Buscar

AV Fundamentos de Comércio Exterior

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 227422)
	Pontos: 0,5  / 1,5 
	Qual o ministério que dá as diretrizes administrativas para o Comércio Exterior Brasileiro
		
	
Resposta: MDIC
	
Gabarito: MDIC - Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 276462)
	Pontos: 0,5  / 1,5 
	Qual a importância da classificação fiscal para os importadores e exportadores?
		
	
Resposta: Para saber qual o valor das taxas aplicadas a mercadoria e se a importação ou exportaçãoda mesma é viavel, assim como o valor que deve ser aplicado a mercadoria referente as taxas.
	
Gabarito: A classificação fiscal estabelecerá o tratamento administrativo, fiscal e tributário das importações e exportações sendo imprescindível para a definição se essas operações serão permitidas ou proibidas e quais serão os procedimentos apropriados para as suas respetivas execuções. 
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 623801)
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Alguns conceitos são importantes para diferenciarmos um país rico de um país pobre. Sabemos que muitos deles podem ser relativos de acordo com a cultura em questão, porém alguns parecem primordiais. Assinale o ÚNICO que não se enquadra neste contexto.
		
	
	A justiça social e empresarial.
	
	A conscientização do bem comum.
	
	Níveis educacionais igualitários para todos os membros da sociedade.
	
	Uma equilibrada e justa distribuição de riqueza
	
	Questionamentos governamentais sobre a propriedade intelectual e material
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 730889)
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	A OMC trouxe a promessa de liberdade econômica, as políticas protecionistas unilaterais teriam que dar lugar ao liberalismo econômico multilateral demandante pela globalização. Neste contexto UMA das funções da Organização Mundial do Comércio é:
		
	
	Fornecer recursos financeiros para incentivar o desenvolvimento econômico mundial
	
	Solucionar controvérsias sobre subsídios ilegais no comércio internacional
	
	Fomentar a formação de relações comercias bilaterais em detrimento das relações comerciais multilaterais
	
	Promover a adesão dos países latino-americanos ao NAFTA em alternativa ao MERCOSUL
	
	Promover a cooperação técnica entre as nações ricas
		Gabarito Comentado.
	Gabarito Comentado.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 619216)
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	A Europa do Séc. XV tinha por prática econômica o protecionismo que dava ao Estado um papel primordial no desenvolvimento da riqueza nacional, em particular, estabelecendo barreiras tarifárias, medidas de apoio à exportação e acúmulo dessas riquezas. Tal prática econômica era conhecida por:
		
	
	Mercantilismo;
	
	Nenhuma das respostas anteriores.
	
	Capitalismo;
	
	Neoliberalismo;
	
	Liberalismos Econômico;
		Gabarito Comentado.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 623857)
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	São exemplos de Recintos Alfandegados localizados em zona primária, EXCETO:
		
	
	Armazéns alfandegados
	
	Portos e aeroportos alfandegados
	
	Lojas Francas ou Duty Frees
	
	Portos secos
	
	Zona Franca de Manaus
		
	
	
	 7a Questão (Ref.: 227400)
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Qual o Site Oficial do Governo que Apresenta a Série "Aprendendo a Exportar" da SECEX?
		
	
	www.aeb.org.br
	
	Nenhuma das respostas anteriores.
	
	www.mdic.gov.br
	
	www.srfb.gov.br
	
	www.bacen.gov.br
		
	
	
	 8a Questão (Ref.: 627746)
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	Alguns países adotam o princípio da tributação no destino, em que a incidência dos tributos ocorre no país onde serão consumidas as mercadorias. Dessa forma, a exportação é isenta dos tributos internos. Outros adotam o princípio da tributação na origem das mercadorias. As exportações são tratadas como qualquer transação interna, sofrendo a incidência dos tributos.   No Brasil, é adotado o princípio da:
		
	
	tributação no país de destino, pelo que as exportações e as importações de mercadorias sofrem a incidência de impostos, respeitados os princípios internacionais. 
	
	Tributação no país de destino, pelo que as exportações de mercadorias não sofrem a incidência de impostos, respeitados os princípios internacionais. 
	
	Tributação no país de destino, pelo que as importações de mercadorias não sofrem a incidência de impostos, respeitados os princípios internacionais. 
	
	tributação no país de destino, pelo que as exportações e as importações de mercadorias não sofrem a incidência de impostos, respeitados os princípios internacionais. 
	
	Tributação no país de destino, pelo que as exportações de mercadorias sofrem a incidência de impostos, respeitados os princípios internacionais. 
		
	
	
	 9a Questão (Ref.: 46293)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Os exportadores preferem fechar os seus negócios com a forma de pagamento mundialmente conhecida como crédito documentário ou carta de crédito. O motivo financeiro desta preferência é:
		
	
	A rede bancária internacional não se responsabiliza pelo pagamento do valor da carta de crédito, pois essa questão se refere ao relacionamento entre o vendedor e comprador.
	
	A rede bancária emite a carta de crédito com garantias financeiras e vai honrar o valor da carta de crédito para o exportador, mesmo que sejam apresentados documentos discrepantes.
	
	A rede bancária, nesta forma de pagamento, não oferece ao exportador garantias financeiras, a não ser que o importador se comprometa a pagar o valor da fatura junto ao vendedor.
	
	A rede bancária oferece garantias financeiras e vai honrar o valor da carta de crédito desde que o exportador apresente documentos de embarque em boa ordem, sem discrepâncias.
	
	A rede bancária vai honrar o valor da carta de crédito em favor do exportador, desde que seja verificada se a mercadoria chegou ao destino em perfeitas condições e previamente aprovada pelo importador.
		Gabarito Comentado.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 627760)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Como regra geral, as importações brasileiras estão :
		
	
	Licenciadas automaticamente, devendo os importadores tão somente providenciar o Registro de Exportação RE.
	
	Dispensadas de licenciamento, devendo os importadores tão somente providenciar o registro do Licenciamento de Importação LI.
	
	Dispensadas de licenciamento, devendo os importadores tão somente providenciar o registro da Declaração de Importação DI.
	
	Licenciadas não automaticamente, devendo os importadores somente providenciar o registro da Declaração de Importação DI.
	
	Dispensadas de licenciamento, devendo os exportadores tão somente providenciar o registro da Declaração de Importação DI.

Continue navegando