Buscar

EAD - Endomarketing - SIMULADO - TODOS OS AV. APRENDIZADO - 2015

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Endomarketing
A.V 1
1. Entender quais são os fatores que motivam a verdadeira satisfação do colaborador em seu ambiente de trabalho tornou-se fator importantíssimo:	
Para a busca de vantagens competitivas sustentáveis e na administração das modernas empresas
2. (IPAD-2010) As atividades de endomarketing são diversas. Estabelecer uma lista que esgote suas possibilidades é praticamente impossível. As opções abaixo se referem a algumas das atividades típicas de endomarketing. Todavia, uma delas não apresenta o objetivo compatível com a visão de endomarketing. Identifique-a.	
Treinamentos de habilidades de comunicação com o objetivo de aumentar o volume de vendas.
3. Uma das razões pelas quais as empresas investem no endomarketing é:	
O fato de os colaboradores atuarem como vendedores dos produtos e serviços, na medida em que conhecem e defendem a marca.
4. A frase que melhor se relaciona às ações de endomarketing é:	
O endomarketing é o segmento de marketing que tem como objetivo melhorar o clima organizacional através de ações que promovam a integração e a comunicação entre os 
5. Sobre o endomarketing, podemos dizer:	
É o segmento do marketing que visa promover o bem- estar do funcionário. Além disso, é responsável por transformar o colaborador em um verdadeiro cliente, que divulga a marca da empresa e aposta nos produtos e serviços que esta oferece.
6. Sobre o endomarketing podemos dizer:	
O endomarketing pode-se definido como um conjunto de ações voltadas para promover o bem-estar dos colaboradores, melhorando a produção dos mesmos.
A.V 2
1. Uma empresa do segmento de energia deseja contratar um colaborador para a área de endomarketing. Sobre o trabalho realizado por este profissional, pode-se dizer:	
Este colaborador irá trabalhar planejando e estruturando ações de comunicação interna, visando a troca de informações entre os colaboradores.
 
2. Mário é gestor de marketing institucional. Ele sabe que a preocupação com o bem-estar do funcionário a longo prazo e o seu equilíbrio psicológico fazem arte da agenda de prioridades para algumas empresas. Muito embora estas práticas tenham evoluído nos últimos anos, Mário está fazendo uma autocrítica sobre a própria empresa e lamenta que sua empresa ainda seja inflexível na sua forma de administrar. Ele acha que a organização está ocupada com a produção e suas decisões tomadas pela alta gerência e determinadas aos escalões inferiores, sem qualquer participação daqueles que contribuem efetivamente para o resultado final da empresa. O que caracteriza a empresa de Mário, do ponto de vista da gestão e do endomarketing?	
É uma empresa que ainda sobrevive numa gestão autocrática, cuja preocupação é somente produzir e produzir, sem ouvir os seus clientes externos e internos.
3. Uma empresa deseja motivar seus colaboradores. Para isso, criou ações de endomarketing. A única alternativa que não é uma destas ações é:	
Leilões internacionais, com o objetivo de angariar fundos para a empresa.
4. De repente, empresas começaram a fechar. Essa epidemia misteriosa fechou a Swissair, levou a United Airlines e a American Airlines à concordata, colocou a Varig em processo de absorção, fez desaparecer a Antartica, o Chase Manhattan e a Chrysler e quase quebrou a Fiat e a Xerox, entre outras. A série é interminável e assustadora. Empresários de todo o mundo procuram entender o que está acontecendo e o nome do vírus que gerou essa epidemia. O nome do vírus é globalização e o seu efeito mais sentido foi mudar a realidade do mundo em que vivemos. De acordo com o texto, marque a alternativa INCORRETA:	
As competências tradicionais são fundamentais para enfrentar a mudança.
5. Até alguns anos, parecia que as pessoas não existiam, a sociedade também não. Os funcionários das empresas eram substituíveis, o revendedor era apenas uma razão social e os consumidores supostamente se comportavam como aquelas figuras irreais e patéticas dos comerciais de pasta de dente na televisão. A razão de ser da empresa era vender. Este cenário é resultado de que princípio:	
Aumente o volume de vendas e a participação de mercado; o resto virá sozinho.
6. Com o advento da economia do conhecimento superando a importância do capital, o grande diferencial está nas pessoas. De acordo com o texto, marque a alternativa INCORRETA:	
As empresas precisam disseminar ideias que incentivem uma visão departamentalista.
-------------------------------------------------------------
A.V 3
1. Nelson foi promovido a diretor de marketing de uma grande empresa de tecnologia da informação. Ele reconhece a sinergia que deve existir entre as unidades gerenciais ou departamentos. Sendo assim, ele percebeu a importância do profissional de RH das organizações, em sua associação colaborativa com o departamento de Marketing em diversas áreas
Quais áreas ou ações de RH o novo diretor Nelson poderá integrar ao departamento de marketing? 
Seleção, treinamento, planos de carreira, trabalho em equipe
2. As linhas de ação de um programa de Endomarketing são calcadas na atitude e na comunicação. Sobre isso, é importante afirmar que: I - Entendemos a comunicação como o principal elemento de estímulo à adesão do cliente interno ao produto/empresa. II - A comunicação não possui papel estratégico ao auxiliar internamente na motivação dos empregados para uma ação produtiva, mas tem papel essencial na integração dos funcionários. III - Se a empresa se comunica bem mas não implementa ações de aproximação com os funcionários, isto é, não faz, ela cai em descrédito. Estão corretas:	
I e III
3. Em janeiro de 2005, o departamento de RH da Hong Kong Disneyland (China) selecionou e enviou o primeiro grupo de 500 representantes culturais à Walt Disney em Orlando (EUA) para um treinamento de seis meses. Eles foram aprender a respeito da cultura mágica da Disney e teriam uma plataforma para compartilhar suas experiências da cultura da China com outros integrantes de elenco na Walt Disney World. 
Este caso é um exemplo que demonstra:
A importância para o endomarketing da Disney, do profissional de RH e dos funcionários de atendimento da Hong Kong Disneyland se associarem de forma colaborativa com o departamento de Marketing da matriz americana.
4. As ações de endomarketing podem ser elaboradas e executadas de diversos modos. O melhor é que as ações sejam fruto da parceria das duas áreas: Recursos Humanos e Marketing. Qual é a alternativa que favorece este argumento?	
Recursos Humanos é a principal fonte de informação sobre e para os profissionais, e Marketing detém o conhecimento das estratégias e técnicas para que o trabalho tenha efeito.
5. Na atualidade, as empresas investem em seus recursos humanos. Neste sentido, podemos destacar o endomarketing. Sobre este segmento de marketing, a única opção que não se aplica é:	
O endomarketing é o segmento do marketing que estudas as possibilidades de mudanças organizacionais na estrutura hierárquica da empresa.
6. (IPAD-2010) Uma das premissas da gestão de endomarketing é levar os funcionários de uma organização a assumirem um papel de "profissionais de marketing de tempo parcial". Neste sentido, qual das atividades abaixo relacionadas é compatível com este objetivo?	
Orientar funcionários a desempenharem suas funções tendo em vista a qualidade do serviço para o consumidor final.
-------------------------------------------
A.V 4
1. O Endomarketing, conforme as definições apresentadas, busca a adaptação de instrumentos, conceitos e técnicas de Marketing, num movimento de fora para dentro da organização. Para facilitar a compreensão do composto de Endomarketing, podemos transformar os 4 Ps em 4 Cs - Companhia, Custos, Coordenadores e Comunicação, numa espécie de transmutação dos elementos do composto de Marketing em Endomarketing-mix. Em que consiste a Comunicação no endomarketing:	
Utilização pela companhia de métodos, técnicas, recursos e meios para dirigir-se e tornar-se receptiva a seu cliente
interno, com o objetivo de estimulá-lo a adquirir e identificar-se com o produto-empresa.
2. Gerson é um design experiente. Ele domina o processo técnico e criativo relacionado à concepção, configuração, elaboração e especificação de um artefato. Esse processo normalmente é orientado por uma intenção ou objetivo, ou para a solução de um problema. Qual a contribuição de Gérson à sua empresa, se ele quiser aplicar e integrar este processo na ótica do endomarketing?	
Criar sistemas de identidade visual, que enfatizem as características próprias e exclusivas de sua empresa
3. O produto é um dos componentes do composto de marketing pelo qual a empresa produz e adapta seus produtos e serviços ao mercado. Se quisermos fazer uma adaptação deste componente no composto de endomarketing, o correspondente de produto seria:	
Companhia
4. O Endomarketing busca a adaptação de instrumentos, conceitos e técnicas de Marketing, num movimento de fora para dentro da organização. Para facilitar a compreensão do composto de Endomarketing, podemos transformar os 4 Ps. Essa transformação resultaria em 4 Cs, que são:	
Companhia, Custos, Coordenadores e Comunicação.
5. A praça é um dos componentes do composto de marketing responsável pelos pontos de distribuição e venda dos produtos da empresa. Se quisermos fazer uma adaptação deste componente no composto de endomarketing deveremos chamá-lo de:	
Coordenação
--------------------------------------------------
A.V 5
1. São meios de comunicação dentro da empresa utilizados no endomarketing:	
Vídeos institucionais, manuais educativos para colaboradores e cartazes motivacionais.
2. Quando se implementa um plano de endomarketing em uma organização, uma grande ferramenta é o Programa de Comunicação Interna. Seu principal objetivo é:	
Provocar melhorias na qualidade dos produtos/serviços oferecidos e do clima organizacional e aproximar a empresa dos seus públicos ajudando no aumento de seus lucros.
3. Observe atentamente as afirmativas relacionadas à comunicação interna nas empresas: I - Com o passar do tempo, o Endomarketing assumiu a função de, além de informar, fazer com que os funcionários sintam-se parte da empresa. II - A proposta da Comunicação Interna dentro de um programa de Endomarketing não é só fazer propaganda interna da empresa, mas criar possibilidades para se implementar cursos e treinamentos. III - A melhor forma como a Comunicação Interna deve ser gerida dentro da organização é através de um código de ética da informação, implantado pela diretoria e aceito por todos os colaboradores. Está (ão) correta (s):	
Somente I
4. Além de Aumentar a produtividade e melhorar a qualidade do produto, num programa de Comunicação Interna, a empresa deve ter com clareza as seguintes metas, exceto:	
Conquistar a credibilidade dos funcionários;
 
5. Leila estava estudando sobre comunicação interna e leu esta sentença abaixo, composta de duas afirmativas. Um programa de Comunicação Interna deve ser usado para propor melhorias na qualidade dos produtos/serviços oferecidos e do clima organizacional, PORQUE ajuda no aumento dos lucros da organização.	
Ambas as afirmativas são verdadeiras, a segunda não justifica a primeira.
6. Paulo era um dedicado diretor de comunicação da sua indústria de metalurgia. Ele cuidava pessoalmente de todo o processo de comunicação interna, gerando com sua secretária os newsletters e cartazes internos, além de supervisionar diretamente os filmes institucionais gerados na intranet, para manter informados os funcionários dos rumos do negócio. Em recente pesquisa de clima organizacional, entretanto muitos funcionários afirmaram desconhecer ou apontaram como ineficiente o processo de comunicação interna da empresa. Paulo se debruçou sobre as possíveis causas desta aparente contradição. Qual teria sido a causa principal?	
Maior disponibilidade de meios de comunicação descendente
A.V 8
1. Recompensas e prêmios dirigidos ao grupo e a criação de um ambiente de interação dentro da empresa são reconhecidos como fatores importantes na criação de um programa motivacional. Para criação de um programa de motivação, outros critérios podem ser adotados, exceto:
o de poderes de acordo com a natureza da função exercida	
Aumento da carga horária;
2. Dentre as opções abaixo descritas, assinale aquela que não se enquadra num dos critérios para a criação de um processo de motivação:
Metas inatingíveis
	
3. Leia as afirmativas: I - As organizações precisam, na medida do possível e dentro dos limites, criar oportunidades e situações de autonomia para os seus colaboradores. II - Os incentivos financeiros e as premiações por resultados são os únicos recursos capazes de motivar os funcionários III - Os colaboradores de uma organização devem ter motivos para se levantar todos os dias e se deslocar até seu local de trabalho Estão corretas:	
I e III
	
4. A relação motivadora, existente entre o clima organizacional e o empregado, parte de três princípios básicos:	
Individualidade, integridade e dignidade humana
5. Um dos pilares mais importantes do programa de motivação da empresa CDE Investimentos é a manutenção da integridade dos funcionários. No âmbito desta relação motivadora, existente entre o clima organizacional e o empregado, como podemos conceituar a integridade?	
A integridade pode ser entendida como a satisfação plena nos níveis físicos e também emocionais de cada ser humano.
6. Paulo é gerente comercial de uma empresa de cosméticos. Trabalha com mão-de-obra que utiliza a venda porta-à-porta. Ele pretende aumentar o preço de uma linha de produtos, mas quer conhecer as consequências desta decisão na motivação dos vendedores. Quais as consequências imediatas desta decisão?	
Os vendedores terão que se motivar a vender pelo preço maior, e com menos esforço de vendas, cabendo a empresa estimular essa retomada com um programa motivacional.
A.V 9
1. Dentro das seis fases em que pode ser dividido o planejamento de um programa de Endomarketing, a fase de Definição da Meta Global pode ser definida como:
A fase em que deve ser iniciada a criação do slogan que caracterizará o desafio proposto
2. Os momentos ou alternativas ambientais para melhorar a convivência entre o funcionário e a organização pode ser denominados de:	
Instrumentos de Integração.
3. Problemas mais sérios que ocorrem no cotidiano de uma empresa podem ser detectados e corrigidos na implantação do programa de Endomarketing. A única alternativa que não corresponde a uma mudança no cotidiano de uma empresa é:	
Mudança na economia do país onde está sediada a empresa
4. O Endomarketing se vale também de ações complementares que visam aumentar a área de influência da organização trazendo envolvimento e participação positiva do público interno. Dentre estas ações, o chamado Marketing de Incentivo pode ser definido como:
 Programas de incentivos à produtividade, à melhoria do atendimento ao público e ao aumento de vendas.
5. O Endomarketing se vale também de ações complementares que visam aumentar a área de influência da organização trazendo envolvimento e participação positiva do público interno. Dentre estas ações, o chamado Marketing de Benefícios pode ser definido como:
O uso de instrumentos de Comunicação Interna para divulgar aos seus funcionários os benefícios (salários indiretos) oferecidos pela empresa.
	
 
6. Uma questão importante na implantação de programas de endomarketing é promover o envolvimento emocional das pessoas para enfrentar os desafios e alcançar os objetivos propostos pela organização. Um dos exemplos de envolvimento emocional utilizado nas empresas pode ser descrito como:	
Participação de premiação anual de uma revista que elege as maiores ou as melhores empresas para se trabalhar
A.V 10
1. A delegação de poder é uma consequência do clima organizacional favorável à iniciativa criativa. A delegação de poder é sempre fruto de uma relação positiva entre o
líder e o seu grupo. O líder capaz de transmitir conhecimento, de injetar confiança, colaboração e lealdade fortalece a confiança do funcionário e se converte em fator decisivo para que ele desenvolva todo o seu potencial. É comum em empresas com estruturas organizacionais rígidas, dirigidas de cima para baixo.
2. (ENADE-99) O presidente de uma grande loja de departamentos quer aumentar as vendas e decide fazer uma liquidação de calçados, porque tal departamento fica localizado no fundo do segundo andar da loja. O presidente acredita que os clientes comprarão outros produtos no trajeto até o fundo do segundo andar. Como o departamento de calçados é o mais distante da entrada da loja, apenas uma liquidação fantástica atrairia os clientes para o segundo andar. Ele, então, decide fazer uma liquidação do tipo 'Pague 1 e leve 2'. No entanto, o gerente do departamento tem como meta vender o maior número de calçados possível, porque seus vendedores são comissionados e dependem do valor total de vendas. Quando o presidente anuncia que o departamento de calçados terá uma liquidação do tipo 'Pague 1 e leve 2', o gerente fica enraivecido. Podemos identificar a fonte deste conflito organizacional na:	
diferença entre as metas dos grupos (departamentos ou unidades).
3. Para implantação de qualquer ação de CRM, a empresa necessita de lideranças. O lider que dirige os esforços das pessoas por meio de tarefas, recompensas e estruturas, é um lider:	
transacional
4. (IPAD-2010) Uma imagem positiva representa um dos maiores patrimônios de uma organização, uma vez que pode propiciar diversos benefícios. Uma imagem negativa, por sua vez, pode comprometer seu desempenho de mercado. Assinale a alternativa incorreta.	
A imagem de uma organização pode comprometer o desempenho dos funcionários, uma vez que eles serão cobrados com base neste parâmetro.
5. Carlos, como gerente de marketing da empresa ABC, implantou um programa de endomarketing que foi bem sucedido, até que começou a verificar que os clientes internos que tinham assimilado as mudanças introduzidas, com o passar do tempo começaram a apresentar desinteresse. Nesse caso, o que você poderia sugerir para ajustar o programa de endomarketing?	
A verificação periódica dos desejos e anseios dos colaboradores por meio de novas pesquisas de Endomarketing é altamente recomendável.
6. É claro que o endomarketing auxilia nas mudanças organizacionais. Em um processo de mudanças, por onde devemos começar, segundo os autores Schermerhorn JR, Hunt e Osborn (1999) ?	
cúpula da organização

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais