Buscar

História da Educação no Brasil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: (AG) » HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno LIVIA CELINA MARTINS
	Professor:
	LELIA FERREIRA BRANTH DE ARRUDA
MARIA DE LOURDES DE ARAUJO TRINDADE
	Turma: 9033/AB
	Nota da Prova: 5,0    Nota de Partic.: 0   Av. Parcial 2  Data: 14/11/2015 10:04:25
	
	 1a Questão (Ref.: 201407406742)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	Relacione a construção do Império brasileiro com as características da educação brasileira.
		
	
Resposta:
	
Gabarito: O aluno deve discutir como no Brasil escravista o modelo educacional era exclusivista e não integrador.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): Sem resposta
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201408033280)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	Os reflexos da ditadura civil militar sobre a educação foram tão nocivos e profundos que até hoje, 30 anos após o início da redemocratização, impedem o país de alavancar a qualidade e democratizar o acesso a este que deveria ser um direito fundamental de todo brasileiro. Em audiência pública promovida pela Comissão de Educação da Câmara, especialistas foram unânimes em apontar as heranças do regime como principais responsáveis pela má qualidade da educação pública e pela vergonhosa falta de acesso a ela para os pelo menos 14 milhões de analfabetos, além de número maior ainda de analfabetos funcionais. Elabore um breve texto apresentando as principais características das políticas educacionais deste período e qual a relação que pode ser estabelecida entre elas e as "heranças" citadas no parágrafo anterior.
		
	
Resposta:
	
Gabarito: O aluno deve apresentar a questão elitização do ensino superior, da ausência da perspectiva de gestão democrática, deve citar também os empréstimos e financiamento internacionais, bem como os acordos, como o MEC/USAID.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201407585020)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Indique a alternativa INCORRETA em relação ao contexto religioso na Europa do séc. XVI:
		
	 
	a burguesia via no movimento reformista uma maneira de se aliar à Igreja Romana, já que esta condenava diversas práticas comerciais e financeiras.
	
	a Companhia de Jesus, principal instituição responsável pela educação no Brasil Colonial, tinha como objetivo principal de reafirmar a fé católica e impedir o avanço das ideias protestantes
	
	a Igreja Católica, instituição símbolo da unidade cultural e religiosa e guardiã dos valores cristãos, não consegue dar sustentação ideológica e as questões do moderno mundo que se anunciava.
	
	As severas críticas feitas pelo padre e teólogo alemão Martinho Lutero (1483-1546) tinham como alvo a hierarquia eclesiástica e a corrupção moral da Igreja de Roma.
	
	Um dos movimentos de maior importância no contexto das transformações religiosas na Europa no século XVI foi a Reforma Protestante
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201407965606)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Considere as afirmações abaixo acerca da educação brasileira e sua relação com o processo colonial: I. o processo civilizatório brasileiro foi marcado pelos estranhamentos e preconceitos étnicos. II. o pluralismo étnico - cultural inexistiu em nosso país. III. os métodos pedagógicos indígenas foram recusados. IV. A ação pedagógica no período colonial estava relacionada com a expansão ultramarina. Com base nas afirmações indique a opção correta.
		
	
	II, III e IV estão corretos.
	
	Todos os ítens estão incorretos.
	 
	I, III e IV estão corretos.
	
	São corretos todos os ítens.
	
	I, II e III estão corretos.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201408058107)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O tratado assinado em 13 de janeiro de 1750 tornou-se responsável por determinar os limites entre as duas colônias sul-americanas, acabando definitivamente com as contendas. Consequentemente os jesuítas foram expulsos das colônias, pois demonstravam radicais diferenças de propósitos. O nome deste tratado era:
		
	 
	Tratado de Madri
	
	Tratado de Shengen
	
	Tratado de Versalhes
	
	Tratado de Methuen
	
	Tratado de Tordesilhas
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201408054512)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	De tudo trouxeram os ingleses desde as primeiras viagens: fazendas de algodão, lã e seda; peças de vestuário, alimentos, artigos de armarinho, móveis, vidros, cristais, louças, porcelanas, panelas de ferro, cutelaria, quinquilharias, carruagens, etc. O mercado brasileiro abria-se no momento em que a maioria dos outros mercados tradicionais estavam fechados para a Grã-Bretanha, de modo que os comerciantes ingleses logo exportaram quantidades enormes de mercadoria, acima da capacidade de absorção do mercado brasileiro. O desejo de solucionar esse problema (...) é responsável pelo aspecto que tomaram as exportações para o Brasil em 1808-1809. Olga Pantaleão, A presença inglesa. As referências presentes no trecho acima permitem relacioná-lo com a seguinte situação histórica:
		
	
	o estreitamento das relações entre Inglaterra e Brasil, depois de este romper com a Coroa portuguesa, em virtude do impasse político criado pela Revolução do Porto.
	
	a necessidade crescente de abastecimento da população das cidades mineiras, ao longo do período de auge da economia mineradora;
	 
	a ampliação das relações comerciais entre Inglaterra e Brasil, resultado imediato da assinatura do Alvará de Abertura dos Portos pelo regente D. João;
	
	o comércio que piratas ingleses realizavam com os índios, ao longo do litoral brasileiro, nas décadas que se seguiram à descoberta do Brasil;
	
	a carência brasileira de produtos industrializados, em decorrência da estagnação da produção nacional durante os anos da guerra contra o Paraguai;
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201408053045)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O autor Carlos Carvalho assim escreveu... Silenciosa, mas profundamente, arrancaram as mulheres de seu enclausuramento, elevando-as, instruindo-as e fazendo delas profissionais; além disso, ofereceram-lhes oportunidade de serem úteis ao próximo, de se realizarem, de trabalharem fora. Capacitaram-na a melhor educar seus próprios filhos e deram-lhes, pela primeira vez, instrução de grau médio, fato jamais acontecido no Brasil, ainda mais de maneira oficial e sistemática. O texto refere-se à criação, no período do Império brasileiro das:
		
	
	escolas militares;
	
	universidades;
	
	escolas técnicas;
	
	escolas de primeiras letras;
	 
	escolas normais;
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201407365945)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Em 1889, temos a queda da Monarquia e a instauração da República, em um processo que implicou num modelo descentralizado de administração pública, com o fortalecimento do poder local e da autonomia aos Estados. Em termos de políticas educacionais temos no período:
		
	
	atribuição a União da incumbência do ensino fundamental e profissional e aos Estados o ensino superior e secundário.
	
	a manutenção do ensino religioso católico nos estabelecimentos públicos.
	
	as políticas educacionais vão contar com um forte apoio das oligarquias rurais nos Estados.
	
	a influência dos ideários educacionais anarquistas trazidos pelos imigrantes.
	 
	uma forte influência do ideário positivista de educação que amplia a inserção de estudos científicos na escola normal e secundária. .
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201408033283)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O Manifesto dos Pioneiros da Educação é um manifesto importante na história da educação brasileira. A respeito dele é incorreto afirmar:
		
	
	No documento a educação é colocada como um dever do Estado
	
	O manifesto defende a escola obrigatória, pública, gratuita e laica.
	
	O Manifesto foi liderado por Fernando de Azevedo.
	
	O documento critica o sistema dual de ensino que destina uma escola para a elite e outra para os pobres
	 
	O Manifesto surgiupara protestar contra a Ditadura Militar, de 1964.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201408033274)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	¿O educador democrático não pode negar-se o dever de, na sua prática docente, reforçar a capacidade crítica do educando, sua curiosidade, sua insubmissão. Uma de suas tarefas primordiais é trabalhar com os educandos a rigorosidade metódica com que devem se ¿aproximar¿ dos objetos cognoscíveis. E esta rigorosidade metódica não tem nada que ver com o discurso ¿bancário¿ meramente transferidor do perfil do objeto ou do conteúdo¿. (FREIRE, Paulo.Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. Paz e Terra:1996, p. 26). Nesse sentido, a função da escola é transformar o educando possibilitando-lhe aprender criticamente, porque:
		
	
	faz parte das condições em que ensinar é simplesmente transferir conhecimentos a educandos
	
	quem ensina deve ter competência e dominar todos os saberes e quem aprende é objeto de quem ensina.
	
	é possível se tornar um leitor crítico da realidade, a partir dos ensinamentos dos professores, porque o aluno memorizador fala de seus conhecimentos como se estivesse recitando de suas memórias aquilo que aprendeu, isto é, repete o que ouviu do professor, mas raramente ensaia algo pessoal
	 
	nessas condições, é necessário que os educadores e educandos sejam sujeitos criadores, instigadores,inquietos e ajam com rigor e persistência. Desse modo, aprender é um contínuo permanente em que educadores e educandos experimentam a produção de novos saberes.
	
	o educador é aquele que sabe. Cabe a ele dar, entregar e transferir seus conhecimentos aos alunos.

Outros materiais