Buscar

Fibras Musculares

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fisiologia do Exercício- Fisioterapia MA4-2015-2
Profa. Eliana Corrêa 
Atividade para a aula do dia 21-09-15
1-Estudo sobre tipos de fibras musculares e correlação com exercício:
“A massa muscular do corpo humano é composta por dois tipos principais de fibras musculares, as vermelhas e as brancas. As fibras vermelhas são também chamadas de Tipo I e as brancas de Tipo II. A classificação dessas fibras foi feita por pesquisadores através das suas características contráteis e metabólicas.”
 
a- Pesquise essas características, explique-as e correlacione o tipo de atividade com o tipo de gasto energético de cada uma.
b- Indique a modalidade de exercício que melhor se adapte ao tipo de fibra muscular.
c- É possível sabermos qual o predomínio de fibra muscular de um músculo, ou grupo muscular? Justifique sua resposta.
d- Quando queremos ganhar força muscular devemos trabalhar com um determinado tipo de fibra e um determinado tipo de atividade física. Explique essa afirmativa.
e- Quando queremos ganhar resistência muscular devemos trabalhar com um determinado tipo de fibra e um determinado tipo de atividade física. Explique essa afirmativa.
2- Estudo sobre as Fases de um programa de treinamento.
Busque artigos científicos e/ou capítulos de livros que tenham o seguinte assunto: Fases de um programa de treinamento: Aquecimento, condicionamento, endurance, força e desaquecimento. 
Orientações: Traga as questões respondidas e o material da segunda atividade no dia 21-09. Vocês deverão reunir-se em grupo, verificar as respostas de todos os componentes e redigir um resumo sobre a atividade 1 e outro sobre a atividade 2. Entregar ao final da aula.

Outros materiais