Buscar

AV. TCC NOV/2015

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação: GST0560_AV_201002092647 (AG) » TCC EM ADMINISTRAÇÃO
	Tipo de Avaliação: AV 
	Aluno: 
	Professor:
	EDUARDO ANTONIO RESENDE HOMEM DA COSTA
	Turma: 9017/CA
	Nota da Prova: 4,0    Nota de Partic.: 2   Av. Parcial  Data: 20/11/2015 11:26:48 
	
	 1a Questão (Ref.: 201002355137)
	sem. N/A: Referencial Teórico
	Pontos: 1,0  / 1,5 
	Descreva resumidamente seu referencial teórico explicando o processo de definição de autores, obras e modelos teóricos selecionadas para sua pesquisa. Qualifique estes em termos de qualidade, quantidade e pertinência em relação ao seu tema. É importante que sua resposta contenha os motivos da escolha dos autores e/ou teorias que utilizou para fundamentar suas colocações.
		
	
Resposta: A escolha dos autores se deu por conta da importância das suas obras em relação ao tema do meu TCC. Segundo Chiavenato a comunicação é fundamental entre indivíduos e organização e essa troca de informação precisa ser clara para a compreensão de todos e motivação dos funcionários contribuindo assim para cooperação e satisfação. Para Serra a comunicação pode ser em vários níveis, de varias formas, para muitas pessoas. Davis e Newstrom enxerga a comunicação como a forma de passar a outros ideias, pensamentos, sentimentos e valores. Para Paschoal uma grande aliada da comunicação interna são ações de endomaketing responsável por motivar, satisfazer e fidelizar o cliente interno com o objetivo de torna-lo comprometidos e atingir os objetivos da organização. Nassar destaca o feedback como indispensável para sucesso das organizações, pois com a retroalimentação das informações é possível o melhoramento continuo.
	
Gabarito: O aluno deverá explicar sua escolha de autores e sistemas teóricos. 
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201002355140)
	sem. N/A: Metodologia
	Pontos: 1,5  / 1,5 
	A metodologia de um trabalho pode ser definida quanto aos objetivos como: exploratória, descritiva ou explicativa. Quanto aos procedimentos como: bibliográfica, documental, experimental, estudo de campo ou de caso, pesquisa-ação e de levantamentos. Apresente a metodologia aplicada ao seu trabalho e justifique a adequação da mesma em função de seu objeto de investigação.
		
	
Resposta: A metodologia utilizada foi exploratória e os procedimentos utilizados foi o estudo bibliográfico com leitura de vários livros e e-books de vários autores como Analisa de Medeiros Brum, Idalberto Chiavenato, Davis e Newstrom entre outros que me permitiram conhecer e aprofundar os conhecimentos sobre a importância da comunicação interna para o sucesso das organizações, foi possível analisar e comprovar através do estudo a resposta para o problema em questão.
	
Gabarito: O aluno deverá descrever a metodologia aplicada ao seu trabalho correlacionando-a com os objetivos propostos.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201002355143)
	sem. N/A: Considerações Finais
	Pontos: 1,0  / 1,5 
	Escreva resumidamente sobre as considerações finais do seu trabalho. Examine suas conclusões, seus resultados obtidos e faça uma análise crítica sobre o quanto você obteve sucesso e coerência entre seus objetivos e seus resultados. 
		
	
Resposta: O estudo revelou a importância da comunicação interna para o sucesso das organizações, pois se o funcionário estiver sempre bem informado isso contribuirá para um maior comprometimento atingindo os objetivos da empresa, cliente interno satisfeito=cliente externo satisfeito. Uma grande aliada da comunicação interna são ações de endomarketing utilizada para motivar, satisfazer e fidelizar o cliente interno fazendo com que se sintam parte integrante da empresa e contribuindo para alcançar os objetivos. O Feedback é indispensável para a sobrevivência das organizações, pois ele é responsável pela melhoria continua da organização.
	
Gabarito: O aluno deverá relatar as considerações finais de seu trabalho correlacionando-as com os objetivos iniciais.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201002355138)
	sem. N/A: Problema de Pesquisa
	Pontos: 0,5  / 1,0 
	O problema da pesquisa se refere ao que você pretende responder com seu trabalho. É uma pergunta da qual se originam as hipóteses. Este problema, naturalmente, precisa estar em harmonia com seus objetivos. Descreva os objetivos de seu trabalho vinculando-os ao seu problema de pesquisa. 
		
	
Resposta: O problema: A falta de comunicação interna prejudica a boa gestão de uma organização e causam diversos problemas começando pelo funcionário desmotivado atingindo as relações, os processos até afetar os clientes externos. Clientes internos insatisfeitos=clientes externos insatisfeitos. O objetivo foi observar que a comunicação interna é fundamental e indispensável para a sobrevivência e existência das organizações. Que o endomarketing contribui para motivar e fazer com que os funcionários se sintam parte da empresa os tornando-os comprometidos os objetivos organizacionais e atingindo os objetivos da empresa. E que para uma melhoria continua é necessário que exista o feedback ou seja um retorno, uma retroalimentação para identificar se a organização está no caminho certo, se precisa melhorar, etc.
	
Gabarito: O aluno deve descrever seu problema de pesquisa e vinculá-lo aos objetivos do trabalho.

Outros materiais