Logo Passei Direto
Buscar

Sem título 1

User badge image
Diego Toledo

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

Questões resolvidas

Prévia do material em texto

· Versão Nova! 
· DIEGO FRANCO TOLEDO
· 
· 
1. Meus Cursos 
2. SG Didática e avaliação da aprendizagem 
 
SG Didática e avaliação da aprendizagem
	Avalie este curso: 
	
	Visualização dos conteúdos:
	100%
	Estudar:
	Todos os conteúdos foram visualizados 
	Aproveitamento em atividades com nota: 
	40%
	 
	 
	Situação:
	Cursando
	Aproveitamento mínimo necessário para aprovação: 70% 
  
	  
	  
	  
	  
	  
	  
· Conteúdos 
· Sobre 
Didática e avaliação da aprendizagem   
Didática e aprendizagem 
Didática: uma prática organizada 
A importância da didática na formação do professor 
Videoaula   
Aula 1 - A prática da avaliação no Brasil 
Aula 2 - A avaliação da aprendizagem no Brasil 
Aula 3 - Diferentes momentos para a avaliação da aprendizagem 
Aula 4 - A função da avaliação 
Aula 5 - Ensino, aprendizagem e avaliação 
Aula 6 - A concepção de fracasso escolar 
Aula 7 - Por uma nova cultura avaliativa 
Aula 8 - Uma proposta de avaliação 
Aula 9 - Gestão e Avaliação 
Aula 10 - PPP e Avaliação 
Aula 11 - A avaliação do PPP 
Aula 12 - Registros e Avaliação 
Aula 13 - Instrumentos de avaliação 
Aula 14 - Tipos de instrumentos de avaliação 
Aula 15 - Prova prática 
Aula 16 - Projeto Didático em sala de aula 
Avaliação I   
Avaliação 
Nota: 8    
Avaliação II   
Avaliação 
Tópicos
· Didática e avaliação da aprendizagem 
· Didática e aprendizagem 
· Didática: uma prática organizada 
· A importância da didática na formação do professor 
· Videoaula 
· Aula 1 - A prática da avaliação no Brasil 
· Aula 2 - A avaliação da aprendizagem no Brasil 
· Aula 3 - Diferentes momentos para a avaliação da aprendizagem 
· Aula 4 - A função da avaliação 
· Aula 5 - Ensino, aprendizagem e avaliação 
· Aula 6 - A concepção de fracasso escolar 
· Aula 7 - Por uma nova cultura avaliativa 
· Aula 8 - Uma proposta de avaliação 
· Aula 9 - Gestão e Avaliação 
· Aula 10 - PPP e Avaliação 
· Aula 11 - A avaliação do PPP 
· Aula 12 - Registros e Avaliação 
· Aula 13 - Instrumentos de avaliação 
· Aula 14 - Tipos de instrumentos de avaliação 
· Aula 15 - Prova prática 
· Aula 16 - Projeto Didático em sala de aula 
· Avaliação I 
· Avaliação 
· Avaliação II 
· Avaliação 
· Avaliação II
Avaliação
Aluno: DIEGO FRANCO TOLEDO 
PRAZO
- 
NOTA MÁXIMA
10 
1. A didática é o principal ramo de estudos da pedagogia. Sobre ela, analise as afirmativas a seguir. I. Os estudos realizados pela didática referem-se aos conteúdos do ensino e aos processos inerentes à construção de conhecimentos. II. As teorias didáticas são universais, uma vez que podem ser utilizadas em qualquer contexto educativo. III. A didática busca generalizar para todos os componentes curriculares, sem prejuízo das especificidades metodológicas de cada um, o que é comum e fundamental no processo educativo escolar. IV. Enquanto a didática busca elencar aquilo que é comum aos processos educativos escolares, as metodologias específicas contemplam as particularidades de cada componente curricular. Estão corretas apenas as afirmativas:   
II, III e IV. 
2. Para Vygotsky (1988), todas as crianças têm possibilidades intrínsecas de progresso intelectual e, assim, na perspectiva da avaliação para promover a aprendizagem, deve-se procurar analisar o seu potencial de aprendizagem, e não determinar suas capacidades em algum momento para simplesmente apontá-la. Considerando a afirmativa acima, assinale a única assertiva correta, quanto à função primordial do avaliador: 
Ter como eixo norteador os resultados de desempenho escolar obtidos pelos alunos nos testes das avaliações externas (MEC/SAEB/Prova Brasil, etc).   
Fazer com que todo conteúdo ensinado seja transformado em conteúdo aprendido. A avaliação escolar é um procedimento para medir esta aprendizagem. 
Manter registros de desempenho do aluno tendo por finalidade informar a família visando ao seu processo de acompanhamento dos estudos. 
Registrar cada fase de aprendizagem do aluno para informar à direção e coordenação da escola sobre o trabalho desenvolvido em sala de aula. 
Desenvolver estratégias desafiadoras para que a criança, a partir dos conceitos que já construiu, alcance formas mais elaboradas de compreensão da realidade. 
3. O termo "didática" está relacionado à maneira como se concebe a forma de transmissão de conteúdos acadêmicos. Gradualmente, o aluno, mais ou menos consciente, aprende e assimila um conteúdo, condicionando o seu pensamento e a sua conduta em médio e longo prazo. A assimilação se encontra além e aquém dos conteúdos explícitos nesse currículo. Assinale a alternativa que melhor explica o enunciado acima: 
4. Analisando modelos didáticos, práxis cotidiana na educação e a história da didática no Brasil, em relação ao seu campo de conhecimentos e às suas relações com as tendências pedagógicas, encontramos a existência de dois grupos de tendências pedagógicas no país, sendo um deles de cunho liberal (formado pela pedagogia tradicional, pedagogia renovada-progressista, renovada não diretiva e tecnicista) e o outro de cunho progressista (pedagogia libertadora, pedagogia libertária e pedagogia crítico-social dos conteúdos). (LIBÂNEO, 2006) Considerando a ação didática (métodos e pressupostos de aprendizagem), relacione a tendência pedagógica a sua forma de atuação: 
1. Pedagogia Tradicional 
2. Pedagogia Renovada Progressista 
3. Pedagogia Tecnicista 
4. Pedagogia Libertadora 
5. Pedagogia Crítico-social dos Conteúdos 
(    )    Procedimentos e técnicas necessárias ao arranjo e controle das  condições ambientes que assegurem a transmissão/recepção de informações. Aprendizagem como modificação do desempenho. (    )   Exposições verbais, demonstrações. Aprendizagem receptiva e mecânica. (    )   Estabelecimento de correspondência entre os conteúdos e os interesses dos alunos, como forma de ampliação da compreensão da realidade social. Estabelecimento de correspondência entre os conteúdos e os interesses dos alunos, como forma de ampliação da compreensão da realidade social. (    )   “Aprender fazendo”. Valorização das tentativas experimentais, da pesquisa, da descoberta, do estudo do meio natural e da resolução de problemas. Motivação como fruto da força de estimulação do problema e das disposições internas e interesses do aluno.  (    ) Estabelecimento de uma relação dialógica. A motivação se dá pela problematização de questões relevantes para o educando.   Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
3 – 2 – 5 – 4 – 1 
3 – 1 – 5 – 2 – 4 
1 – 3 – 4 – 2 – 5 
5 – 3 – 4 – 2 – 1 
3 – 1 – 5 – 4 – 2 
5. De acordo com Libâneo (1994), a formação profissional é um processo pedagógico, intencional e organizado que abrange as formações teórico-científica e técnico-prática. Para o autor, o que significa a formação técnico-prática? 
6. No processo de escolarização, existe a transmissão de ideologias de forma explícita no sentido de reforçar e manter o status quo. A escola é uma importante instituição social que é produtora e reprodutora de cultura. Sacristán e Gómez (1998, p. 17) afirmam que: "A escola cumpre a função de impor a ideologia dominante na comunidade social mediante um processo mais ou menos aberto e explícito de transmissão de ideias e comunicação de mensagens, seleção e organização de conteúdos de aprendizagem." Sendo assim, qual das alternativas indica o termo que se refere a esse processo existente dentro da escola?   
7. Na história da didática no Brasil, dois grupos de tendências pedagógicas foram constituídos: um de cunho mais liberal e outro de cunho progressista. Assinale a alternativa que melhor define a tendência pedagógica de cunho progressista, representada pela pedagogia libertadora, pedagogia libertária e pedagogia crítico-social dos conteúdos. 
8. Na área da Educação, em se tratando de compreender o conceito de “Didática”, “... não significa acumular informações sobre as melhores técnicas e práticas de trabalho para alcançar o processo de ensino e aprendizagem. Pelo contrário, a didática estuda a ação pedagógica e propõe ao professor que ele estenda e amplie o diálogoe a capacidade dos alunos de questionar e fazer reflexões sobre as informações e os conhecimentos adquiridos ao longo do processo de aprendizagem. Dessa forma, ela prepara o docente para criar estratégias de ensino pautadas na reflexão entre teoria e prática.” (KUCYBALA, Fabíola dos Santos. Didática. Porto Alegre, SAGAH, 2018. Pág. 02)   Sobre didática no processo de ensino e de aprendizagem, avalie as afirmações a seguir: 
I. A didática estuda os saberes necessários à prática docente e é um dos principais instrumentos para a formação do professor, visto que, a partir dela, é possível conceber os ensinamentos necessários e pertinentes à prática diária. 
II. Para a profissão do magistério, são necessários conhecimentos acerca dos fundamentos da educação e do campo da didática, que trata especificamente do ensino. 
III. A formação profissional é um processo pedagógico, intencional e organizado que abrange a formação teórico-científica e a formação técnico-prática. 
IV. Os saberes docentes são plurais, pois perpassam elementos distintos, entre eles os saberes advindos da formação profissional, os saberes disciplinares, curriculares e experienciais. 
É correto o que se afirma em: 
I, II e III, apenas.   
I, II, III e IV. 
I e III, apenas. 
II, III e IV, apenas. 
II e IV, apenas. 
9. As pedagogias de cunho progressista têm como característica comum, nas pedagogias que a representam, a análise crítica das realidades sociais e a defesa das finalidades sociopolíticas da educação. Partindo de diferentes visões sobre o papel da escola, dos conteúdos de ensino, dos métodos, da relação professor-aluno, dos pressupostos de aprendizagem e das manifestações na prática escolar, essas pedagogias acabam por determinar diferentes arranjos nas práticas educativas. Assinale a alternativa que apresenta pressupostos de aprendizagem da pedagogia crítico-social dos conteúdos. 
10. Por que é possível dizer que a didática é um dos principais instrumentos para a formação dos professores?   
   
 
  Desenvolvido por amais educação - 08/05/2025 12:12:12.

Mais conteúdos dessa disciplina