Buscar

Atividade Fisica, Saúde e Qualidade de vida - av2 - 2015.2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201402120431)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	Qual quantidade de exercício é suficiente para proporcionar benefícios de saúde/aptidão?
		
	
	
Gabarito:
A quantidade ou o volume de exercício é uma função da frequência, intensidade e duração (tempo) do exercício realizado. Existe uma relação de dose-resposta para o volume de exercício necessário para obter benefícios de saúde/aptidão. Até mesmo pequenos aumentos no dispêndio calórico que ocorre com a atividade física poderão aprimorar os resultados em termos de saúde/aptidão, com as pessoas sedentárias usufruindo os maiores benefícios. A quantidade mínima e máxima (dose) do exercício ainda terá que ser quantificada com maior exatidão para obtenção de benefícios de saúde/aptidão. No entanto, em geral, algum exercício é preferível à inatividade física.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201402130419)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	Uma mulher, após identificar num programa de televisão os benefícios da atividade física regular para a saúde das pessoas procurou um profissional de Educação Física para iniciar um programa de exercícios voltado à aptidão cardiorrespiratória; contudo ela relatou que só tinha disponibilidade de 30 minutos por dia e no máximo 3 vezes por semana. Esta disponibilidade é suficiente para melhorar a saúde dessa aluna? Explique.
		
	
	
Gabarito:
Sim, pois nas recomendações do Colégio Americano de Medicina Esportiva para melhoria da aptidão cardiorrespiratória, indicam-se no mínimo três sessõe semanais, com duração entre 20 a 60 minutos.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201402161220)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	De acordo com LEITÃO et al.(2000) 1) A atividade física regular não é importante para a promoção e manutenção da saúde da mulher em todas as idades e situações, inclusive na gestação e na fase pós-parto. 2) Deve-se enfatizar que, em relação à doença arterial coronariana, o sedentarismo é hoje considerado fator de risco maior e deve ser combatido na população feminina de forma sistemática e enfática, seja através da inserção de atividades cotidianas que envolvam um maior gasto energético, seja através da prática de modalidades desportivas. 3) As mulheres respondem a estímulos de treinamento de forma semelhante aos homens, porém não estão aptas a praticar esportes competitivos ou não, respeitadas suas características particulares. 4) Os governos, em seus diversos níveis, as entidades profissionais e científicas e os meios de comunicação devem considerar o sedentarismo como um problema endêmico de saúde pública, divulgando esse tipo de informação e implementando programas para a prática orientada de exercício físico. De acordo com os dados acima, responda: Estão certos apenas os itens:
		
	
	II, III e IV.
	
	I, II e III.
	
	todas as alternativas
	 
	II e IV.
	
	I e III.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201402122583)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	"Capacidade de realizar atividades diárias com vigor e energia, assim como por uma demonstração de traços e capacidades que são associados a um baixo risco de desenvolvimento prematuro de doenças hipocinéticas" (PATE, 1988). Essa definição pertence a:
		
	
	Senilidade
	
	Epidemiologia
	
	Dislipidemia
	 
	Fitness 
	
	Qualidade de vida
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201402131411)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	João tem 30 anos, seu IMC é 31 kg/ m2, fuma 10 cigarros por dia, perdeu seu pai devido a um problema cardiovascular com 60 anos de idade, sua pressão arterial é 120 x 80 mmHg, a glicemia de jejum é 120 mg/dL e seu HDL é 50 mg/dL. Analisando os dados expostos, indique quais fatores de risco para doença cardiovascular João apresenta:
		
	
	Tabagismo, hipoglicemia e hipertensão.
	
	Obesidade, história familiar e dislipidemia.
	
	Tabagismo, dislipidemia e obesidade.
	 
	Tabagismo, hiperglicemia e obesidade.
	 
	Tabagismo, história familiar e hiperglicemia.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201402822806)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera que a obesidade é a epidemia global do século XXI. Muitos são os fatores que contribuem para a obesidade em crianças na idade escolar. Esses fatores incluem excesso de horas na utilização de computadores e jogos eletrônicos, ausência de espaços próximos da residência ou seguros para a prática de atividades físicas e dietas hipercalóricas e desbalanceadas. Considerando o texto acima, avalie as afirmações a seguir. I. O aumento da pressão arterial, as dislipidemias e a resistência à insulina são algumas das possíveis consequências resultantes da obesidade infantil. II. Associada à prática regular de atividade física, o profissional de educação física também pode prescrever a restrição do consumo de alimentos com alto teor calórico. III. Espera-se que a intervenção do profissional de educação física contribua para que o indivíduo reconheça a si próprio e sua relação com o ambiente, conheça os padrões de saúde e adote hábitos saudáveis. IV. O professor de educação física, ciente da sua responsabilidade educacional com a saúde de seus alunos, deve elaborar atividades físicas a serem executadas diariamente com o objetivo de aumentar a massa muscular, mesmo que causem desconforto aos alunos. V. A compreensão dos benefícios provocados pelos exercícios físicos poderá motivar as crianças em idade escolar a realizarem atividades com maior frequência, pois é nessa faixa etária que o ser humano perpetua seus hábitos. É correto apenas o que se afirma em
		
	 
	III, IV e V.
	 
	I, II, III e IV.
	 
	II, IV e V.
	 
	I, III e V.
	 
	I e II.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201402159370)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O diabetes é um problema cada vez mais presente na vida da nossa juventude. Felizmente, a atividade física pode beneficiar muito o indivíduo que tem diabetes. Um dos benefícios da atividade física para o portador de diabetes é que ela estimula a
		
	
	Produção de insulina, o que faz com que os níveis de glicose sanguínea aumentem, reduzindo as possibilidades de hipoglicemia.
	 
	Absorção de glicose, retirando esta substância da corrente sanguínea, compensando a falha de produção de insulina que deveria desempenhar esse papel.
	
	Absorção de adrenalina fazendo com que sua reposição não seja necessária.
	
	Absorção de insulina, retirando esta substância da corrente sanguínea, compensando a falha de produção de glicose que deveria desempenhar esse papel.
	
	Produção de glicose, o que reduz a possibilidade de hipoglicemia.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201402693650)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A prática regular de exercícios traz benefícios no tratamento da saúde mental. Além de mecanismos psicobiológicos, como o aumento das endorfinas e serotoninas circulantes,identifique pelo menos dois benefícios do ponto de vista emocional e/ou social que estão associados à prática dos exercícios.
		
	 
	Maior autoconfiança e autoestima
	
	Redução do peso com aumento da autoestima
	
	Aumento da resistência e da autoconfiança
	
	Melhor imagem corporal e redução do peso
	 
	Relaxamento mental e físico
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201402652461)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A aplicação do questionário denominado "IPAQ" objetiva:
		
	 
	Identificar o nível de atividades físicas praticadas
	
	Identificar a composição corporal do indivíduo
	
	Identificar a qualidade de vida
	
	Identificar o estilo de vida
	
	Identificar a aptidão física individual
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201402127397)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Por que a aptidão neuromuscular é um componente da aptidão física relacionada à saúde?
		
	
	Porque aprimora a aptidão cardiorrespiratória.
	
	Porque os exercícios de alongamento aumentam a massa óssea, combatendo a osteoporose.
	
	Porque apenas os exercícios de força facilitamos processo de emagrecimento.
	
	Porque somente os exercícios de força são responsáveis pelo aumento da serotonina e assim, redução de estados de ansiedade e depressão.
	 
	Porque está relacionada a uma melhor capacidade de realização de atividades da vida diária.

Continue navegando