Buscar

Avaliação Gestão de Benefícios

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação: GST0522_AV_201401273289 » GESTÃO DE BENEFÍCIOS
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201401273289 - HELLEN MUNIZ DA SILVA
	Professor:
	MARCIO GONCALVES DE PINHO
GUILHERME BALBONE MARQUES
	Turma: 9003/AC
	Nota da Prova: 5,0    Nota de Partic.: 1,5    Data: 13/11/2015 19:20:45
	�
	 1a Questão (Ref.: 201401542955)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	Segundo Chiavenato, Idalberto (2009). os pacotes de benefícios sociais são constituídos de facilidades, serviços, vantagens e conveniências oferecidos aos empregados, para suprir suas necessidades, sejam elas fisiológicas, de segurança, sociais e de auto realização, em sequência cronológica. Com base nessa teoria, elabore um texto dissertativo que contemple os seguintes aspectos: a) Conceitos de benefícios sociais; b) Quanto representa o custo dos benefícios da folha de pagamento (soma dos salários nominais). Com base nessa teoria, elabore um texto dissertativo que contemple os seguintes aspectos: a) Conceitos de benefícios sociais; b) Quanto representa o custo dos benefícios da folha de pagamento (soma dos salários nominais).
	
	
Resposta: a)Benefícios sociais são aqueles com a finalidade de melhorar a qualidade de vida do empregado, trazendo facilidade e vantagens e conveniências que possam satisfazer as necessidades dos funcionários. Ex:Auxílio educação, academia de ginástica, grêmio recreativo, empréstimo, auxílio funeral, assistência médica e odontológica, temos os tipos de benefícios que podem ser classificados em: EXIGÊNCIAS- que são divididos em benefícios LEGAIS (13° salário, férias e vale transporte) e ESPONTÂNEOS (previdência privada, auxílio alimentação e auxílio funeral); NATUREZA - quem são divididos em MONETÁRIOS (férias, repouso remunerado) E NÃO- MONETÁRIOS (auxílio creche, assistência odontológica); OBJETIVOS - que podem ser dividos em ASSISTENCIAIS (assistência médica e odontológica), SUPLETIVOS (flexibilidade de horário, estacionamento privativo). b)Esses benefícios representam cerca de 2,5% da folha de pagamento.
	
Gabarito: Os benefícios são meios indispensáveis de suprimento e apoio que visam promover a atração, retenção e a satisfação dos seus recursos humanos, assim como o aumento de produtividade das empresas e, por sua vez, o custo dos benefícios representa cerca de 36% da folha de pagamento, no que concerne à soma dos salários nominais.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): Gabarito: Os benefícios são meios indispensáveis de suprimento e apoio que visam promover a atração, retenção e a satisfação dos seus recursos humanos, assim como o aumento de produtividade das empresas e, por sua vez, o custo dos benefícios representa cerca de 36 da folha de pagamento, no que concerne à soma dos salários nominais.
	
	�
	 2a Questão (Ref.: 201401374550)
	Pontos: 0,5  / 1,5
	A quem se destina o PAT - Programa de Alimentação ao Trabalhador?
	
	
Resposta: Á pessoa física com vínculo empregatício com a pessoa jurídica, com prioridade para aqueles que recebem até cinco salários.
	
Gabarito: O PAT é destinado, prioritariamente, ao atendimento dos trabalhadores de baixa renda, isto é, aqueles que ganham até cinco salários-mínimos mensais. Entretanto, as empresas beneficiárias poderão incluir no Programa trabalhadores de renda mais elevada, desde que esteja garantido o atendimento da totalidade dos trabalhadores que percebam até cinco salários-mínimos e o benefício não tenha valor inferior àquele concedido aos de rendimento mais elevado, independentemente da duração da jornada de trabalho (art. 3º, parágrafo único, da Portaria nº 03/2002).
	
	�
	 3a Questão (Ref.: 201401374817)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A consultoria Valor e Reconhecimento sugeriu a uma indústria de artigos esportivos a adoção de um pacote de benefícios, com a finalidade de melhorar a qualidade de vida de seu pessoal. Entre os itens mais procurados, foram sugeridos os seguintes: consultório odontológico completo, reembolso de até 75% para cursos universitários e de pós-graduação, academia de ginástica na empresa e financiamento para compra de automóvel. Considerando o alto investimento envolvido, a empresa resolveu adotar um plano de benefícios flexíveis. O que essa prática contém de relevante para diminuir os custos do programa?
	
	
	O valor definido para recebimento é calculado por meio de um percentual que varia conforme o nível hierárquico.
	
	O valor dos benefícios é calculado de forma correspondente aos ganhos obtidos com a remuneração variável.
	 
	O valor definido para recebimento deve ser escolhido pelos empregados mais bem avaliados, dentro de limites estabelecidos para cada item.
	
	A definição do valor a ser pago é obtida pela aplicação de um percentual ao salário com a escolha dos itens pelos empregados mais bem avaliados.
	
	A definição do valor a ser convertido em benefícios é feita com base em um percentual fixo aplicado ao salário a ser pago por trimestre
	
	�
	 4a Questão (Ref.: 201402013891)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Qual o Benefício classificado como financeiro que se caracteriza pela extensão da gravidade do problema vivido pelo funcionário e o valor concedido é considerado a fundo perdido, ou seja, o funcionário não necessita reembolsar.
	
	
	Adiantamento.
	 
	Doação.
	
	Empréstimo Especial.
	
	Empréstimo Consignado.
	
	Vale.
	
	�
	 5a Questão (Ref.: 201401987726)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Para Chiavenato, Idalberto (2009), os pacotes de benefícios sociais são constituídos de facilidades, serviços, vantagens e conveniências oferecidos aos empregados, para suprir suas necessidades, sejam elas fisiológicas, de segurança, sociais e de auto realização, em sequência cronológica. Assim sendo, de que forma os empréstimos são concedidos pelas empresas para a sua força de trabalho?
	
	
	São geralmente concedidos em caso de emergência, pagos em folha de pagamento de cinco a sete parcelas mensais e consecutivas e a maioria das empresas não cobra juros pelos empréstimos concedidos.
	 
	São geralmente concedidos em caso de emergência, pagos em folha de pagamento de três a seis parcelas mensais e consecutivas e a maioria das empresas não cobra juros pelos empréstimos concedidos.
	
	São geralmente concedidos em caso de emergência, pagos em folha de pagamento de sete a onze parcelas mensais e consecutivas e a maioria das empresas cobra juros pelos empréstimos concedidos.
	
	São geralmente concedidos em caso de emergência, pagos em folha de pagamento de três a seis parcelas mensais e consecutivas e a maioria das empresas cobra juros pelos empréstimos concedidos.
	
	São geralmente concedidos em caso de emergência, pagos em folha de pagamento de doze a trinta e seis parcelas mensais e consecutivas e a maioria das empresas cobra juros pelos empréstimos concedidos.
	
	�
	 6a Questão (Ref.: 201401376127)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Que padrão de plano se saúde oferece somente rede credenciada menos abrangente e internação em enfermaria?
	
	
	Livre escolha
	 
	Básico
	
	Padrão
	
	Geral
	
	Executivo
	
	�
	 7a Questão (Ref.: 201401548332)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A empresa Alfa decidiu buscar a certificação de qualidade para aumentar sua competitividade no mercado em que atua. Para tanto, estabeleceu prazo de dezoito meses para obtenção da certificação. A certificação ISO 9001 trabalha com procedimentos estabelecidos para cada atividade que afeta o produto/serviço. Assim, a empresa deve definir seus procedimentos que irão compor o manual da qualidade e servirão de orientação e treinamento de todos os empregados envolvidos na produção. O RH detectou que 20% dos empregados envolvidos na produção não tinham o ensino fundamental e 10% não tinham o ensino médio. O RH da empresa identificou que os empregados deveriam ser capaz de ler e entender os procedimentos da empresa e, como esses procedimentossempre sofrerão melhorias/mudanças, não bastaria adestrar as pessoas e que a estratégia escolhida não deveria afetar a motivação dos empregados. Escolha, entre as opções a seguir, a estratégia o RH deveria adotar para atender às necessidades da empresa e não desmotivar os empregados?
	
	
	Comunicar aos empregados que os que não tiverem a escolaridade de ensino médio em dezoito meses serão desligados da empresa e deixar que cada um busque sua qualificação
	
	Convencer a diretoria a desistir da sua estratégia de certificação ISO 9001, pois existem empregados sem o nível de escolaridade necessária atuando na produção e seria necessário demiti-los e isso iria afetar o clima e a motivação dos empregados
	 
	Prover ensino fundamental e médio para esses empregados, acompanhando a evolução dos mesmos. Comunicar que os empregados que não apresentarem a evolução programada para cada semestre serão substituídos
	
	Substituir os empregados que não tem ensino fundamental, que demandaria mais tempo, e prover o ensino médio a quem não tem
	
	Substituir imediatamente os empregados que não tem o ensino fundamental e ensino médio e resolver o problema
	
	�
	 8a Questão (Ref.: 201402034472)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Um zelador de prédio e um caseiro de um sitio, tem em comum um determinado benefício, que quando não cobrarmos um valor por ele no contra cheque e em contrapartida não descontarmos esse mesmo valor poderemos ter a reivindicação quando de sua saída de integrar esse benefício aos salários, estamos nos referindo a qual dos benefícios abaixo:
	
	
	Alimentação.
	 
	Vale transporte.
	
	Plano de Saúde.
	
	Telefone.
	 
	Habitação.
	
	�
	 9a Questão (Ref.: 201402034520)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	As empresas muitas vezes oferecem um local, normalmente administrado pelos trabalhadores, em especial empresas de médio e grande porte, para que possam desfrutar de alguma atividade em seus horários de descanso, nessas instalações, as empresas oferecem campos de futebol, quadras de futebol de salão ou tênis, piscinas, churrasqueiras, salão de festas etc., qual das opções abaixo atende a estas condições desse benefício?
	
	 
	Grêmio.
	
	Hotel.
	
	Espaço Social
	
	Clube de Festas.
	
	Atividades Lúdicas.
	
	�
	 10a Questão (Ref.: 201401542283)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A venda de produtos e de serviços da pröpria empresa, aos empregados e/ou seus dependentes, é uma forma de benefício interessante para algumas organizações e seus colaboradores. Entre as vantagens apontadas em nossas aulas, relativamente aos empregados, temos:
	
	 
	Custo vantajoso para os empregados, além de o valor poder ser descontado em folha de pagamento;
	
	Ajuda na eliminação de estoques encalhados e geração de receitas para as empresas envolvidas;
	
	Aumento das vendas dos produtos e dos serviços às empresas concorrentes e ao mercado em geral;
	
	Os empregados podem revender os produtos e ganhar algum dinheiro extra com isso, eliminando ou reduzindo furtos na empresa;
	
	Acelera a renovação dos estoques, reduz os custos com furtos e melhora a margem de lucro;

Outros materiais