Buscar

Filosofia da Educação Brasileira

Prévia do material em texto

Avaliação: CEL0343_AV_201505463718 » FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA     
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201505463718 - BEATRIZ HAFNER GOMES
	Professor:
	LUIZ FERNANDO CONDE SANGENIS
	Turma: 9006/AB
	Nota da Prova: 6,5   Nota de Partic.: 2     Av. Parcial.:2     Data: 17/11/2015 20:03:39 (F)
	
	 1a Questão (Ref.: 43612)
	Pontos: 1,0  / 1,5
	"Os cursos de pedagogia e licenciatura devem proporcionar uma compreensão sistematizada da educação, a fim de que o trabalho pedagógico se desenvolva para além do senso comum e se torne realmente uma atividade intencional" (ARANHA, 2006, p. 44). Destaque os três aspectos que são de suma importância na formação do professor/a e disserte de maneira sucinta sobre cada um deles:
		
	
Resposta: Para a uma formação satisfatória é preciso tornar o educando crítico, para que questione e critique o que é imposto, questionando o que for determinado. A libertação dos paradigmas impostos pela sociedade, quebrando barreiras entre o aprender e ensinar.
	
Gabarito:
- Qualificação - o professor precisa adquirir os conhecimentos científicos indispensáveis para o ensino de um conteúdo especifico; - Formação pedagógica - a atividade educativa supera os níveis do senso comum, para se tornar uma atividade sistematizada que visa transformar a realidade; - Formação ética e política - o professor educa a partir de valores, tendo em vista a construção de um mundo melhor.
O trabalho docente deve ser refletido à luz das teorias pedagógicas, mas, (re) significadas, sob risco de se submeter à condição de objeto do processo de aprendizagem, o que não significa tomar uma decisão qualquer, amadora, empírica, baseada apenas, na intuição, na prática, a prática pela prática com um fim em si mesmo. Exercício da práxis, refletir na e sobre a prática.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 60176)
	Pontos: 1,0  / 1,5
	"Mas a possibilidade de trabalho que parece-me mais próxima no momento é o pensar a filosofia da educação no contexto do paradigma anarquista. Se tal filosofia da educação pode servir de suporte teórico para a construção deste projeto de educação que tem por meta a autogestão e a verdadeira democracia que a tecnologia informática pode finalmente tornar possível através de uma rede planetária que imploda as fronteiras dos Estados-nação,  ela pode  ainda servir-nos como ferramenta de análise e crítica da sociedade capitalista e da educação por ela pensada" Gallo,www,nodo50.org/insurgentes/textos/educa/06paradigma.htm 
 O que significa tendência anarquista em educação? Quais são as propostas do paradigma libertário/anarquista em educação?
		
	
Resposta: Seria a tendência opressora, com uma educação de qualidades para poucos, agindo de forma dominante. A proposta libertária é dar oportunidades ao educando de questionar, criticar, tornando o ser crítico.
	
Gabarito:
RESPOSTA PADRÃO: O conceito anarquista em educação não está relacionado com desordem, bagunça...etc. e sim com a construção do que chamam a verdadeira democracia, enfatizando a autogestão, ação direta e autonomia individual ao mesmo tempo que enfatizam o trabalho planejado coletivamente...
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 700553)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Leia com atenção o trecho abaixo: "o pensamento sistematizado e fundamentado que busca o verdadeiro significado das coisas, a verdade sobre a existência do homem e de todas as coisas do mundo." (LOPES, 2015, p. 08) Podemos dizer, portanto, que a definição apresentada por Viviana Lopes refere-se à:
		
	
	arte
	 
	filosofia
	
	mitologia
	
	pedagogia.
	
	física
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 26101)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O aluno não é um ser abstrato; não existe personalidade humana básica e universal ou uma natureza humana padrão. Se a educação consiste na educabilidade do indivíduo concreto, produto de relações sociais, ela deve-se centrar-se na analise das condições concretas da vida dos homens, a forma de interação, a luta com o ambiente e o cotidiano do trabalho. O que um aluno é depende daquilo que o meio social permite que seja. A ação pedagógica pressupõe, portanto, a compreensão do significado social de cada comportamento, no conjunto das condições de existência em que ocorre (LIBÂNEO. José C. Democratização da Escola Pública a Pedagogia Crítico Social dos Conteúdos. São Paulo, Loiola, 15ª edição, 1985.p. 67).
De acordo com Libâneo, qual dos procedimentos abaixo corresponde à Pedagogia Crítico Social dos Conteúdos?
		
	
	O Conteúdo é compreendido como verdade absoluta e separado da experiência dos alunos e da realidade social concreta
	
	O aluno se encontra numa condição passiva de mero receptor do conhecimento e sujeito a castigos quanto não cumprir suas tarefas
	
	O aluno é formado para aceitar a realidade social e manter o status quo
	
	O professor é o centro do processo ensino-aprendizagem e valoriza o conteúdo científico, cumulativo e quantitativo
	 
	O aluno é encorajado e incentivado pelo professor a lidar ativamente com a tarefa investigativa, tornando-se sujeito e centro da aprendizagem
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 176051)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Identifique nos enunciados abaixo as características do liberalismo político e do liberalismo econômico:
I.   Doutrina que tomou para si a defesa e a realização da liberdade no campo político.
II.  O liberalismo político centra-se na defesa de que os seres humanos têm, por natureza, direitos fundamentais e que cabe ao Estado respeitá-los.
III.  O princípio que rege o liberalismo econômico é a defesa em torno da independência da economia em relação a toda e qualquer forma de controle, principalmente estatal, das relações econômicas. Tanto que se enfatiza a liberdade da iniciativa econômica, a livre circulação da riqueza, a valorização do trabalho humano e da economia de mercado.
IV. A economia deve ser regulada pelo Estado, pois, em última instância este deve desenvolver mecanismos de socialização da riqueza produzida pelo conjunto da sociedade.
Assinale a alternativa correta:
		
	
	Somente os enunciados I, III e IV estão corretos.
	
	Somente os enunciados II, III e IV estão corretos.
	
	Somente os enunciados II e IV estão corretos.
	
	Somente os enunciados II e III estão corretos.
	 
	Somente os enunciados I, II e III estão corretos.
		
	
	
	 6a Questão (Ref.: 26096)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Qual dos princípios descritos abaixo NÃO está de acordo com a definição de Democracia?
		
	 
	A participação nas eleições é privilégios de grupos isolados da sociedade.
	
	É o governo do povo e defende a liberdade de expressão.
	
	Ocorrem eleições, plebiscitos e referendos que são consultas populares.
	
	Por ela os cidadãos de um país podem participar da vida política.
	
	Uma educação de qualidade é um direito de todos.
		
	
	
	 7a Questão (Ref.: 26113)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A concepção que se tem de avaliação determina a escolha dos procedimentos e instrumentos que serão utilizados. Assim, entre diferentes atividades e estratégias, a prática que atende a uma concepção de avaliação baseada na superação da Pedagogia Tradicional em Educação é:
		
	 
	Incentivo á participação ativa dos alunos através de técnicas interativas.
	
	Valorização das provas como instrumento principal e indispensável da avaliação.
	 
	Imposição da memorização e da repetição como condição da aprendizagem.
	
	Aulas expositivas reforçando o professor como o depositário do conhecimento.
	
	Ênfase no condicionamento, no resultado e certificação
		
	
	
	 8a Questão (Ref.: 182774)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Louis Althusser, típico representante do pensamento crítico-reprodutivista em educação, ao se propor analisar as relações de produção existentes nasociedade capitalista, compreende que o Estado é composto por dois aparelhos. São eles:
		
	
	5. Aparelhos Conciliatórias do Estado ¿ Aparelhos Culturais do Estado
	
	1. Aparelhos Educacionais Pedagógico - Aparelhos Ideológicos do Estado
	 
	3. Aparelhos Repressivos do Estado - Aparelhos Ideológicos do Estado
	
	4. Aparelhos Educacionais Pedagógicos - Aparelhos Repressivos do Estado
	
	2. Aparelhos Repressivos do Estado - Aparelhos Culturais do Estado
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 183342)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Sobre a Tendência Liberal Tradicional podemos considerar:
I. Ensino humanístico de cultura geral, tradicional, verbalista, autoritário inibindo a participação do aluno.
II. Valorização do aspecto psicológico (testes de inteligência), do sentimento e da subjetividade.
III. Parte de uma biopsicologização da educação e do indivíduo.
IV. Os homens são essencialmente diferentes¿. Defesa em torno das diferenças individuais.
V. Do ponto de vista filosófico, parte de uma concepção essencialista baseada no princípio de que "os homens são essencialmente iguais", ou seja, de uma natureza essencialmente boa, como afirmara Rousseau.
Assinale a alternativa correta:
		
	
	2. Somente os enunciados II, III e IV estão corretos
	
	5. Somente os enunciados I, II e III estão corretos
	
	4. Somente os enunciados II, IV e V estão corretos
	
	3. Somente os enunciados I, III e IV estão corretos
	 
	1. Somente os enunciados I e V estão corretos
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 728364)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Tendo como parâmetro as discussões acerca dos projetos que viessem direcionar uma nova política educacional no Brasil, acabavam explicitando o embate entre duas propostas distintas. Marque a opção que corresponde a estas:
		
	
	a primeira de cunho tradicional, em defesa de uma escola altamente refreadora e religiosa; a segunda, fundamentada a partir da lógica de uma educação para a vida prática
	
	a primeira de cunho alienante, em defesa de uma escola pública que trabalhe com programas de TV; a segunda, fundamentada a partir da lógica de uma educação para a competitividade, de acordo com os interesses dos setores modernos da economia brasileira
	 
	a primeira de cunho estatizante, em defesa de uma escola pública, laica, gratuita; a segunda, fundamentada a partir da lógica de uma educação para a competitividade, de acordo com os interesses dos setores modernos da economia brasileira
	
	a primeira de cunho político, em defesa de uma escola crítica e defensora dos pobres; a segunda, fundamentada a partir da lógica de uma educação voltada para o lazer e para o entretenimento de massa.
	
	a primeira de cunho técnico, em defesa de uma escola pública, laica, gratuita; a segunda, fundamentada a partir da lógica de uma educação para a liberalidade, de acordo com os interesses dos setores anarquistas

Continue navegando