Buscar

Aula 02 - resinas compostas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

MATERIAIS DENTÁRIOS – RESINA COMPOSTA
As resinas compostas são formadas de três componentes principais, são eles: matéria orgânica, partículas de cargas – porção inorgânica e agente de união. Aquelas são usadas para restaurar e repor tecidos dentários perdidos através de processos infecciosos e/ou traumas. 
Como vantagem pode citar o fator estético, bem como uma ótima consistência que permite sua múltipla manipulação, permitindo, que a moldagem deixe a resina no formato desejado; nota - se também a ótima capacidade de reparo e boa resistência ao desgaste. A resina composta é menos invasiva, o que possibilita uma menor infiltração marginal. 
Como aplicações da resina composta, pode-se citar restaurações de cavidades e coroas, ser usado como agentes adesivos e selantes de sulco e fissuras; podem ter sua aplicação como cimentos endodontícos, pode ser usados na adesão de facetas cerâmicas, bem como o uso na cimentação de coroas e pontes. 
A classificação para compósitos deve – se basear no tamanho da partícula de carga e na distribuição dos tamanhos das partículas. Como dito anteriormente os compósitos odontológicos são compostos de três partes; uma matriz resinosa altamente cruzada e reforçada pela dispensão de partículas de cargas – vidro e sílica, que são aderidos à matriz resinosa por um agente silâmico de união. É importante citar ainda a presença de sistemas ativador-iniciador (converte a resina pasta – maleável em uma restauração rígida e durável). Pode – se notar ainda a presença de pigmentos de cor e inibidores de polimerização – estendem o período de validade e aumentam o tempo de trabalho. Resumindo, os compósitos são formados por: matriz orgânica, partículas de carga, agente silâno de união, sistema ativador e inibidor de polimerização. 
O BIS-GMA é um monômero gigante – cadeia longa que sofre pouca contração; mas, afinal o que é resina composta? É o resultado de misturas químicas de dois ou mais componentes diferentes que apresentam propriedades superiores ou intermediarias a aquelas que são características dos componentes que lhes deram origem. Resumindo, resina nada mais é que uma macromolécula que apresenta estruturas iguais repetidas; aquela pode ser dividida em homopolímeros e copolímeros. 
A matriz orgânica apresenta em sua composição alguns constituintes que ajuda na formação de uma fase continua no qual a carga de reforço é dispersa. Os constituintes são: monômeros, inibidores, modificadores de cor e sistema iniciador-ativador. 
O principal monômero deste grupo é o BIS-GMA, este apresenta alto peso molecular – favorece uma baixa contração, algo em torno de 5%, nota-se ainda uma alta viscosidade (isso acontece por causa da presença de inúmeras hidroxilas) e uma alta rigidez do polímero formado. “Quando maior o polímero, menor é a contração de polimerização.” O TEG-DMA é um monômero diluente, apresenta baixo peso molecular, bem como uma um alto poder de contração, algo em torno de 13%. A associação entre o BIS-GMA e o UDMA forma um composto altamente viscoso, dificultando, assim, a mistura e a manipulação, por isso, é necessária a adição do TEG-DMA que é mais fluido e de baixo peso molecular, isso permite a mistura e a diluição dos compósitos viscosos. 
Os inibidores tem como função evitar a polimerização espontânea dos compósitos, bem como garantir o aumento de vida útil das resinas; os inibidores mais importantes são a hidroquinona e o BHT. Os modificadores de cor são representados pelos óxidos metálicos e auxiliam na opacidade da resina, além de apresentar pigmentos inorgânicos em sua composição. O sistema iniciador/ativador pode ser ativado de duas maneiras, a primeira é através dos compósitos quimicamente ativados e a segunda é a fotopolimerização. O primeiro sistema é encontrado na forma de pasta/pasta e o principal produto encontrado é o ADAPTIC que apresenta estrutura de Quartzo em sua constituição. O sistema de pasta/pasta é dividido em pasta catalisadora (ativador) que apresenta aminas terciárias em sua constituição; já a pasta base (iniciadora) apresenta compósitos a base de peróxidos de benzoíla. 
O segundo sistema é encontrado na forma de luz, sendo o ativador da reação de polimerização. Esta é iniciada através da canforoquinona e tem acelerador de polimerização a partir de um co-iniciador, constituído de amina. Resumindo, a luz excita a canforoquinona - está apresenta BIS-GMA em sua constituição, aquela quebra a dupla de carbonos, uma ligação se dá com outra canforoquinona e a outra fica livre. 
As partículas de carga apresentam como funções, redução da contração de polimerização e redução do coeficiente de expansão térmica, bem como o controle de viscosidade e das características de manipulação. Ainda como função percebe-se a diminuição da absorção de água e melhora na radiopacidade do compósito. As partículas de carga podem ser divididas em três categorias, Quartzo, sílica coloidal e vidros de metais pesados. O Quartzo apresenta uma estrutura extremamente dura, de difícil polimento, além de ser radiolúcido. A sílica coloidal apresenta baixa dureza e apresenta fácil polimento e também é radiolucido; já os vidros de metais pesados apresentam menor dureza se comparado ao Quartzo e apresenta radiopacidade. 
As partículas de carga podem ser classificadas quanto ao tamanho, quanto à viscosidade e quanto à forma de atuação. 
Quanto ao TAMANHO DA PARTÍCULA de longa, está pode ser subclassificada em macro e micropartículas, partículas pequenas, compósitos híbridos e nanopartículas. “redução do tamanho da partícula.” 
	
	Macropartículas
	Micropartículas
	Partículas pequenas
	Compósitos híbridos
	Nanopartcículas
	Tipo de partícula
	Quartzo – partícula irregular e extremamente dura
	Sílica coloidal
	Sílica coloidal e vidros de metais pesados
	Sílica coloidal e vidros de metais pesados
	Sílica
	Polimento
	Limitado - difícil
	Excelente polimento - fácil
	Regular
	Satisfatório
	Ótimo
	Indicação
	Não é indicado para restaurações em dentes posteriores.
	Uso em dentes anteriores
	Uso em dentes posteriores
	Uso em dentes anteriores e posteriores
	Uso em dentes anteriores e posteriores
	Tempo de trabalho
	Limitado
	*Nota-se redução das propriedades mecânicas
	* apresenta radiopacidade
	-
	Apresenta boas propriedades mecânicas
	
	Apresenta rugosidade superficial, alto coeficiente de expansão, alta contração de polimerização, é radiolúcido. 
	Apresenta baixa resistência à fratura, tem grande sorção de água, elevado coeficiente de expansão térmica e alta resistência à abrasão.
	
	Apresenta boa resistência e baixo coeficiente de expansão térmica. 
	
Quanto à VISCOSIDADE, esta pode ser subdividida em baixa, média e alta; em relação à baixa viscosidade está apresenta ótima fluidez, apresenta 25% menos carga, como vantagem pode-se notar a fácil inserção na cavidade e baixa porosidade, contudo, como desvantagem observa-se propriedades mecânicas inferiores – modulo de elasticidade e resistência a compressão. Em relação à média viscosidade notam-se problemas relacionados com a inserção, como, por exemplo, dificuldade em restaurações (ponte de contorno e contornos proximais) e alta Adesividade aos instrumentos de inserção. Já na alta viscosidade percebe-se menor aderência aos instrumentos de inserção, menor escoamento o que mantém ou preserva a sua forma; sem contar que os materiais com esta propriedade não são estéticos, apresentam alta rugosidade e são de difícil polimento. Em sua composição nota-se a adição de aditivos (fibras de vidro) percebe-se ainda altas tensões de contração de polimento e menos capacidade de molhamento nas paredes cavitárias.
Quanto a FORMA de atuação, pode-se subclassificar este tópico de duas formas, a forma química e a forma fotoativado. Aquela apresenta propriedades mecânicas reduzidas, o tempo de trabalho não é controlado, além de a reação ser bem lenta. Já a forma fotoativado observa-se uma polimerização adicional através do calor de pressão associado a algum aparelho especifico. É uma técnicaque aumenta e/ou melhora as propriedades mecânicas, é uma técnica indireta, contudo, essa técnica apresenta um longo tempo de trabalho. 
Em relação à contração de polimerização nota-se uma sensibilidade pós-operatória, surgimento de trincas no esmalte, micro infiltração e descoloração marginal. A contração volumétrica é em torno de 1,5% a 3,6%.
Como as fendas se formam na interface dente/restauração? Como o compósito está aderido às paredes cavitárias, a contração ocorrerá acompanhada de tensões na interface; quando as tensões de contração superam a resistência de união adesivo/dente, ocorre o rompimento de união. Como reduzir os efeitos da formação dessas fendas? Realizar de forma criteriosa a técnica adesiva, realizar a associação do material como baixo custo de elasticidade, bem como realizar a fotoativação de forma lenta e gradual. A técnica de fotoativação pode ser dar de quatro formas, sendo elas, a convencional, a lenta ou gradual, o inicio lento e a transcendental. 
A técnica convencional se dá através da radiação, está se propaga de forma lenta e continua, sendo a intensidade constante. 
A densidade de energia ajuda na obtenção do alto grau de convenção em uma espessura de no máximo 2 mm; essa espessura depende da potencia do aparelho e da área irradiada, esta depende do diâmetro e da distancia entre a ponta do aparelho e a superfície do compósito. 
Os fatores iniciadores que afetam a polimerização são: cor e o fator C. Em relação à cor percebe-se que quanto mais escura a cor da resina, maior a adição de óxidos, menor a velocidade de profundidade. Está é afetada pelo tamanho das partículas e pela temperatura. “a resina deve ser mantida sobre refrigeração e retirada 1hora antes do seu uso” 
O fator C é o fator de configuração cavitária e é medido pela divisão da superfície aderida pela superfície livre. “quando maior o fator C, maiores as tensões.” Como exemplo, se tem um dado de 6 faces, quando tiver uma parede aderida e 5 paredes livres, o fator C será de 0,2, quando tiver como, exemplo, 4 paredes aderidas e 2 paredes livres, o fator C será de 2.

Outros materiais