Buscar

Questionário sobre Controle de Constitucionalidade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Exercício de Constitucional
( ) A existência do controle de constitucionalidade pressupõe uma constituição flexível.
Falso, porque o controle de constitucionalidade pressupõe uma constituição rígida e pressupõe a noção de um escalonamento normativo, ocupando a constituição o grau máximo da aludida relação hierárquica, caracterizando-se como norma de validade para os demais atos normativos do sistema.
( ) Controle de constitucionalidade brasileiro sofreu forte influência do governo americano, notadamente a parti da constituição de 1924.
Falso, pois na Constituição de 1824 inexiste um controle de constitucionalidade em razão do poder moderador. A parti na constituição de 1891 que surge o controle difuso trazido dos Estados Unidos por Rui Barbosa.
( ) No controle de constitucionalidade difuso, todo e qualquer juiz pode declarar a inconstitucionalidade de uma lei, no entanto nesses casos nunca será possível a modulação de efeitos.
Falso, pois a Lei 9868/99 disciplina o controle concentrado e tem sido aplicado por analogia no controle difuso.
( ) No controle de constitucionalidade concentrado são necessários ao menos 8 votos para se declara uma norma inconstitucional.
Falso, pois a deliberação de ação direta é necessária a presença de pelo menos 8 ministros, e para declara a inconstitucionalidade ou não será necessários pelo menos 6 votos (art. 22 e 23 Lei 9868)
( ) O AGU, defenderá a constitucionalidade do ato normativo tanta em sede de ADI, e de ADC.
Falso, em sede de ADI o AGU deverá defender o ato impugnado (art. 103 § 3º, CF), porem em sede de ADC não será necessária defesa do AGU pois as leis presumem-se constitucionais.
( ) O governador de Estado possui legitimidade universal para ajuizar ações de controle concentrado de constitucionalidade no STF.
Falso, pois o governador de estado segundo o (art. 103, V, CF) tem legitimidade especial, sendo assim necessário provar pertinência temática.
( ) O objeto da ADC é mais restrito do que o objeto da ADI.
Verdadeiro, pois ADC diferentemente de ADI, o objeto é lei ou ato normativo federal, e ADI pode ser proposta contra lei ou ato normativo federal e estadual. (Art. 102 I, a, CF) 
( ) Na ação de controle de constitucionalidade concentrado estadual a legitimidade para agir a exclusiva do PGJ.
Falso, pois segundo o art. 125, CF, é vedado à a legitimação exclusiva de um só órgão. Podemos o PGJ ter legitimidade, mas desde que não seja única. Os legitima serão previstos na constituição do estado ou na LODF
( ) Para se modular os efeitos de uma declaração de controle de constitucionalidade são necessários ao menos 06 votos.
Falso, tendo em vista razões de segurança jurídica ou excepcional interesse social, pode o STF modular os efeitos da decisão por 2/3 de seus membros (8 ministros) art. 27 da Lei 9868/99
( ) O senado federal deve obrigatoriamente revogar em seu todo uma lei declarada inconstitucional pelo STF em sede de controle concentrado.
Falso, com base no art. 52, X, CF é facultativo o senado suspender, e não revogar, em todo ou em parte uma lei declarada inconstitucional por decisão do STF em sede de controle concentrado.
( ) O PGR exerce o mesmo papel tanto em ADI, quanto na ADC.
Verdadeira, de acordo com o art. 103, §2 CF, o PGR deve ser ouvido previamente em todos os processos de competência do STF.
( ) A parti da constituição de 1891 e sob a influência do modelo Europeu, foi instaurado o controle de constitucionalidade.
Falso, o controle concentrado foi instaurado no Brasil a partir da Emenda Constitucional 16/95 na CF de 1946, na qual o PGR possuía legitimidade exclusiva.
( ) Viola a cláusula de reserva de plenário, a decisão de órgão fracionário de tribunal que afasta a incidência da lei sem declara a sua inconstitucionalidade.
Falso, de acordo com a Sumula vinculante nº 10, não pode um órgão fracionário afastar a incidência da norma sem antes o órgão especial analise questão e declare a inconstitucionalidade da norma, o que viola a clausula de reserva de plenário.
( ) No Controle Concentrado não cabem de desistência nem intervenção de 3º.
Verdadeira, de acordo com o art. 5º e 7º da Lei 9868/99 uma vez proposta ação direta não se admitirá desistência e também não é possível intervenção de terceiros, mas o relator pode admitir amicus curie que emite memorias sobre o assunto para ajudar n decisão dos ministros.

Outros materiais