Buscar

Continue navegando


Prévia do material em texto

Defina Previsão de Demanda e suas aplicações.
	A previsão da demanda visa estimar a demanda futura por produtos e/ou serviços da organização. Ela constitui uma etapa importante de diversos processos de planejamento da gestão de operações, pois visam determinar onde, quanto e quando os produtos/serviços serão requisitados, de maneira a responder adequadamente a esta demanda. 
	Existem dois grandes grupos de modelos de previsão: os métodos quantitativos se utilizam de matemática e estatística para identificar padrões nos dados históricos, impulsionados pelo avanço da computação e da capacidade de processamento; e os métodos qualitativos são aqueles baseados em julgamento e apreciação de especialistas, principalmente quando não há dados históricos ou estes são insuficientes.
Explique as funções de uma organização, separando as centrais das periféricas.
	A função geral de uma organização é atender às necessidades de seus consumidores oferecendo-lhes um ou outros produtos, que assumem a forma de bens ou serviços. Porém, existem as funções centrais, que são as de: Produção, Planejamento e Desenvolvimento e Marketing, já que são essas que se encarregam de alcançar o objetivo principal da empresa, e as periféricas que são as de: Recursos Humanos, Tecnologia da Informação, Engenharia e Financeira, que servem como funções de apoio. 
Quais os tipos de capacidade? Defina cada um.
	São 4 tipos de capacidade:
	Capacidade Instalada: É a quantidade de unidades de produto que as máquinas e equipamentos instalados são capazes de produzir, ou seja, é a capacidade máxima de produção de uma fábrica.
	Capacidade Disponível ou de Projeto: Refere-se à capacidade máxima da produção sobre o tempo disponível do funcionamento da empresa, sem considerar as perdas envolvidas.	Capacidade Efetiva ou de carga: representa a capacidade disponível subtraindo-se as perdas planejadas desta capacidade. As perdas planejadas são aquelas perdas que se sabe de antemão que irão acontecer, por exemplo: setup, manutenção planejada, troca de turnos, controles de qualidade e etc.
	Capacidade realizada: é obtida subtraindo-se as perdas não planejadas da capacidade efetiva, em outras palavras, é a capacidade que realmente aconteceu em determinado período, como por exemplo: falta de energia e de pessoal, problemas de qualidade e etc.
Qual a importância para um projeto das seguintes práticas: Engenharia simultânea, arranjo celular e Banchmarking.
 	A estratégia global da empresa está intimamente relacionada com a estratégia manufatureira. É necessário cada vez mais a otimização dos processos de produção, para que haja menor custo, menor tempo e, assim, obter maior receita e, principalmente, competitividade. Com isso, existem algumas técnicas de manufatura que visam em atingir tal resultado. A engenharia simultânea e o arranjo celular, são algumas delas. Consistem, basicamente, em erradicar as ineficiências do modelo da engenharia sequencial, maximizar as capacitações existentes na organização e investir em sistemas computacionais, que permitem maior dinamismo e produtividade no processo, além de promover interatividade no projeto. Outra técnica, como caráter mais estratégico é o benchmarking, que tem como objetivo a utilização de inteligência competitiva para atingir uma posição estratégica privilegiada através da comparação com a empresa líder de mercado ou com um concorrente, buscando a unicidade de mercado.
Em síntese, essas técnicas promovem importantes alterações na organização do trabalho, de maneira que, quando bem implementadas, garantem a competitividade da empresa. 
O que é produtividade e qual a importância das medidas de produtividade para as organizações?
	Produtividade é a relação entre os recursos utilizados e a produção final. Quanto maior for a adequação dos métodos de produção, menor será a ineficiência dos equipamentos; o uso de técnicas mais avançadas como: estudos de tempo e movimentos, layout e movimentação de materiais, são aspectos de grande relevância e contribuem para redução de perdas, e, consequentemente levam às empresas a aumentarem suas receitas, com produtos melhores e também mais barato. Fator que está sendo decisivo para a sobrevivência e crescimento das organizações e que as tornam mais competitivas.
O que é Gestão da Cadeia de Suprimentos?
	Segundo Rockford Consulting Group (RCG, 2001), é o processo da movimentação de bens desde o pedido do cliente através dos estágios de aquisição de matéria prima, produção até a distribuição dos bens para os clientes finais.
Quais são características do planejamento de capacidade antecipando a demanda e seguindo a demanda?
Antecipando a demanda a empresa trabalha em ritmo de ociosidade de demanda (produção em massa). Seguindo a demanda: capacidade de atender aos clientes em curto período, escassez de recursos. 
Desenvolva um breve histórico sobre MRP, MPR2 e Pet/CPM.
MRP é um sistema na qual permite avaliar quanto material de determinado tipo é necessário e em que momento.
MRPII permite que as empresas avaliem as implicações de demanda futura nas áreas financeira e de engenharia, assim como as necessidades de materiais.
PERT é o cálculo a partir da média ponderada de 3 durações possíveis de uma atividade (otimista, mais provável e pessimista)
CPM é um método de apuração do caminho crítico dada uma sequência de atividades, isto é, quais atividades de uma sequência não podem sofrer alteração de duração sem que isso reflita na duração total de um projeto.