Buscar

APRURAÇÃO DE FALTA GRAVE - AULA 05

Prévia do material em texto

EXCELENTISSÍMO DOUTOR JUIZ DO TRABALHO DA ___ VARA TRABALHISTA DE CUIABÁ - MT
O BANCO AFORTUNADO S.A., inscrita no CNPJ /MF sob o número ...... pessoa jurídica de direito privado, estabelecido na Rua do Dinheiro Fácil, nº 171, Centro, Cuiabá-MT, CEP ......, através de seu procurador judicial infra-assinado, (cfr. Instrumento de mandato incluso ), inscrito na OAB sob o num ....., com fundamento nos artigos 890 e seguintes do Código de Processo Civil, vem propor a presente
AÇÃO DE APURAÇÃO DE FALTA GRAVE
Com base nos artigos 840, parágrafo 1º, e 853 da CLT combinado com artigo 282, do CPC em face de VALERSON PORRADA, brasileiro, solteiro, bancário, com RG n. º......, expedido em ....... , com CPF n.º........, nascido aos ........., portador da CTPS 123456, série 123, n.º de PIS, (nome da mãe), residente na Rua do cemitério, nº 13, Cuiabá, Mato Grosso, CEP, pelos fatos e fundamentos a seguir expostos.
I – DOS FATOS E FUNDAMENTOS
O requerido, dirigente sindical, em 24.06.2015, durante o período de greve dos bancários, inconformado com seu superior hierárquico, que não aderiu a greve deflagrada, o agrediu com socos e pontapés, além do fato de que invadiu a agência bancária, depredando o patrimônio da empresa. O fato foi presenciado por vários colegas de trabalho e registrada a ocorrência na Delegacia de Polícia do bairro, com instauração de inquérito policial.
VALERSON foi eleito dirigente sindical por seus pares e detém garantia provisória de emprego para cumprir seu mandato.
Neste contexto o artigo 8, inciso VIII da CF e o artigo 543, parágrafo 3º, da CLT impõem a garantia provisória do emprego do dirigente sindical eleito.
Por fim, apesar de ser o requerido garantido no emprego com o cometimento de falta grave apurada e comprovada, pode ser demitido por justa causa. E é isto que esta vem demonstrar nos termos abaixo.
Nesta linha de raciocínio o artigo 482, alínea B, deixa claro que a incontinência é falta grave que enseja a demissão por justa causa, mesmo que o requerido tenha a época de seu cometimento a garantia provisória de emprego.
Sergio Pinto Martins, ao tratar do tema (MARTINS, Sergio Pinto. Direito do Trabalho. 23 ed. São Paulo: Atlas, 2007, p. 358.) , diz que “a improbidade revela mau caráter, perversidade, maldade, desonestidade; ímproba é uma pessoa que não é honrada.”
III – DOS PEDIDOS
Diante o exposto requer:
Diante do exposto requer a total procedência da ação, nos seguintes termos:
1.	Rescisão do contato de trabalho por justa causa em decorrência de falta grave cometida pelo requerido; 
2.	Consequentemente pagamento de saldo salário e férias vencidas;
3.	Requer ainda que o requerido seja notificado para apresentar no prazo legal suas respostas, e caso não o faça que seja decretada sua revelia, sob a pena de confissão. E que seja condenado a pagar as custas processuais;
4.	Alega provar os fatos por todos os meios admitidos em Direito, principalmente por meio documental, testemunhal, pericial, por depoimento pessoal das partes e outras mais que Vossa Excelência entender necessárias.
III - DAS PROVAS
Pretende a reclamada provar suas alegações através do depoimento de sua viúva, sob pena de confesso, prova testemunhal e demais meios de prova em direito admitidos, na amplitude do art 332 do Código de Processo Civil.
IV – DO VALOR DA CAUSA
Dá-se a causa, para efeitos fiscais, o valor de R$
Termos em que,
Pede Deferimento.
LOCAL E DATA.
ADVOGADO
OAB/UF.

Continue navegando