Buscar

Semana 1 Direito Civil I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Direito Civil I – Semana 1
Aluno: José Airton Cardoso Sacramento
Matrícula: 201301873021
Campus: Sulacap - Noite
Caso concreto 1
Respostas:
1) Não, pelo princípio da Socialidade que reflete a prevalência dos valores coletivos sobre os individuais, sem perda, porém, do valor fundamental da pessoa humana. A ausência de local reservado para Augusto não caracteriza lesão aos postulados constitucionais e legais, pois este não se encontra ameaçado ou privado de exercer nenhum direito conforme art. 153 do CC.
2) É a análise do direito privado com base nos fundamentos constitucionalmente estabelecidos, ou seja, a aplicação dos mandamentos constitucionais no direito privado.
Caso concreto 2
Respostas:
1) Decorre do princípio da Sociabilidade, visto a flexibilidade do direito de propriedade e o interesse partindo do interesse social privado. O direito à propriedade deve estar de acordo à função social, ou seja, deve estar limitado ao interesse da coletividade.
2) Cláusulas gerais são normas com diretrizes indeterminadas, que não trazem expressamente uma solução jurídica. A norma é inteiramente aberta. Uma cláusula geral, em outras palavras, é um texto normativo que não estabelece “a priori” o significado do pressuposto, tampouco as consequências jurídicas da norma.
3) Sim, pois tanto CC quanto a CF, trazem em seus artigos o direito a propriedade, porém o Código Civil traz o direito a propriedade, mas não de forma sucinta, mas sim os seus trâmites legais para adquirir uma propriedade, já a Constituição, posiciona-se a favor do coletivo ao determinar ser facultado ao Poder Público Municipal promover a desapropriação do solo urbano quando este não cumprir a sua função social, estando não edificado, subutilizado ou não utilizado. o parágrafo 1º do art. 1228 CC, estabelece que “O direito de propriedade deve ser exercido em consonância com suas finalidades econômicas e sociais e de modo que sejam preservados, de conformidade com o estabelecido em lei especial, a flora, a fauna, as belezas naturais, o equilíbrio ecológico e o patrimônio histórico e artístico, bem como evitada a poluição do ar e das águas."
4) Sim, pois ainda citando o parágrafo 1º do art. 1228 CC “O direito de propriedade deve ser exercido em consonância com suas finalidades econômicas e sociais e de modo que sejam preservados, de conformidade com o estabelecido em lei especial, a flora, a fauna, as belezas naturais, o equilíbrio ecológico e o patrimônio histórico e artístico, bem como evitada a poluição do ar e das águas.” o Poder Público atua em nome do interesse público.
Questão Objetiva
Resposta:
Letra B.

Outros materiais