Buscar

Atividade TSPII

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

BIOGRAFIA DE SIGMUND FREUD
Sigmund Freud (1856-1939) foi psiquiatra e neurologista austríaco. É o pai da Psicanálise. Utilizou o termo psicanálise pela primeira vez, em 1896.
Sigmund Freud (1856-1939) nasceu em Freiberg, Morávia, quando esta pertencia ao império austríaco, no dia 6 de maio de 1856. Filho de Jacob Freud, pequeno comerciante e de Amalie Nathanson. De família judaica, foi o primogênito de sete irmãos. Aos quatro anos sua família muda-se para Viena, onde os judeus tinham melhor aceitação social e melhores perspectivas econômicas.
Desde pequeno mostrou-se brilhante aluno. Aos 17 anos, ingressou na Universidade de Viena, no curso de Medicina. Durante os anos de faculdade, trabalhou no laboratório de neurofisiologia, até formar-se em 1881. Em 1882, conheceu Martha Bemays. Ficam noivos e em 1886, quando Freud já possuía consultório particular, realizam o casamento. Tiveram seis filhos. Ana, a mais nova, era secretária, enfermeira e discípula do pai.
Freud trabalhou em Paris, durante seis meses, com o neurologista francês Jean-Martin Charcot. Observou o tratamento da histeria com o uso da hipnose, despertando então seu interesse pelo estudo dos distúrbios mentais. Tornou-se especialista em doenças nervosas. Fundamenta então suas teorias psicanalíticas da mente.
Em "Estudos sobre Histeria" (1893), descreve os sintomas da doença nervosa como manifestações de energia emocional não-descarregada, associada a traumas psíquicos esquecidos. Substitui a hipnose pela análise dos sonhos e pela associação de ideias para revelar o processo mental inconsciente na raiz do distúrbio. Ao afirmar a influência do inconsciente sobre as ações humanas e a ligação dos impulsos sexuais com as neuroses, ganha a oposição dos meios científicos.
Para estudar melhor seus pacientes, iniciou um processo de auto-análise. Trabalhou com a interpretação de seus próprios sonhos. Em 1896, utilizou pela primeira vez o termo psicanálise. Freud cercou-se de um grupo de seguidores, entre eles, Alfred Adler e Carl Jung.
Em 1903, funda a Sociedade Psicanalítica de Viena. O primeiro sinal de aceitação da Psicanálise no meio acadêmico surge em 1909, quando é convidado a dar conferências nos EUA. Após a I Guerra Mundial (1914-1918), usa suas teorias para interpretar a cultura, a mitologia, a religião, a arte, e a história.
Em 1923, doente, passou pela primeira cirurgia para retirar um tumor no palato. Passou a ter dificuldades para falar, sentia dores e desconforto. Em 1938, quando os nazistas tomaram Viana, Freud, de origem judia, foi obrigado a refugiar-se em Londres, onde passou os últimos dias de sua vida.
Sigismund Schlomo Freud morreu em Londres, Inglaterra, no dia 23 de setembro de 1939.
Informações biográficas de Sigmund Freud:
Data do Nascimento: 06/05/1856
Data da Morte: 23/09/1939
Morreu aos: 83 anos
Atividade
1.O que representou o sec. XVI e qual foi o resultado de tudo que ocorreu nesse sec.?
Foi um século de incertezas e abalado por grandes descobertas, invenções e transformações políticas e religiosas. Deixou dúvidas em todas as certezas adquiridas pelos séculos anteriores.
2.O que restou da destruição do mundo e de Deus segundo Michael Montaigne?
O vazio do ceticismo e a ausência de qualquer garantia.
3.Como era visto o louco antes do sec. XVII?
Não havia o louco como uma identidade diferenciada. Se tinha a denúncia da loucura, mas não a definição da sua especificidade ou das formas de sua aparição. 
4.Qual o ponto mais significativo a ser destacado na visão cartesiana da loucura?
A loucura não atingia o pensamento, mas apenas o homem. Segundo Descartes a loucura e pensamento eram dois termos que podiam ser definidos por exclusão, pois o pensamento era exatamente aquilo que, por ser regulado pela razão, opunha-se a loucura. O homem pode ficar louco, o pensamento não. E o ficar louco implica exatamente a perda da racionalidade.
5.Qual foi o ponto que chegou a consciência da loucura no sec. XVII?
Dizer que a loucura foi fabricada, sendo que a grande fábrica foi o hospital e que o grande artesão foi o psiquiatra. 
6.Fale sobre as práticas de dominação da loucura.
Em um certo tempo adquiriram características idênticas as empregadas a se domar um animal bravo. 
7.Por que Foucault afirmou que a loucura era uma produção do sec. XVIII?
Produzir o saber sobre a loucura é produzir a própria loucura.
8.Como era visto o louco na visão do psiquiatra dentro do contexto do saber psiquiátrico?
Era visto como um indivíduo perigoso e o psiquiatra como aquele que poderia resguardar a sociedade da ameaça que ele representava.
9.Relate o que era o diagnostico psiquiátrico segundo Foucault.
Que não era diferencial, mas absoluto.
10.Dentro do contexto do sec. XVIII a loucura tinha cura?
Não, o louco não era curado e sim domado. 
11.Na impossibilidade de apontar o substrato material da loucura localizada no corpo do indivíduo era feito um interrogatório buscando uma confissão. Descreva o objetivo do interrogatório, da confissão e o papel da hereditariedade.
O objetivo do interrogatório é a busca de antecedentes e a obtenção de uma confissão, isto é, o reconhecimento, por parte do paciente, de sua própria loucura. A confissão era indicativa da submissão do paciente a vontade do médico, e além disso, possuía uma catártica. Através dela o doente se livrava do mal.
Antes de aparecer no indivíduo, a loucura já estava presente na disposição hereditária. A família é a loucura hipostasiada.

Outros materiais