Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

Laboratórios escolares: aprendizagem a partir da experimentação 
Próximo Infográfico 
Apresentação 
Embora os laboratórios escolares sejam antigos, durante muito tempo eles foram utilizados como espaços de demonstração do professor, com aulas assistidas passivamente pelos alunos. 
Após a divulgação das ideias da abordagem construtivista de ensino, que enfatizaram a necessidade de que os alunos agissem sobre os objetos de conhecimento para aprender, os laboratórios passaram a ser utilizados como espaços de experimentação. 
Nesta Unidade de Aprendizagem, você irá conceber os laboratórios escolares como espaços para a experimentação por parte dos alunos, na qual teoria e prática se articulam, conferindo mais significação às aprendizagens. Irá refletir também sobre a importância das atividades de experimentação e conhecer diferentes tipos de laboratórios.
Bons estudos.
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados:
· Explicar o que são laboratórios escolares.
· ​​​​​​​Reconhecer a experiência como potencializadora das aprendizagens.
· Descrever os tipos de laboratórios escolares existentes.
Infográfico 
As atividades desenvolvidas em laboratório são de extrema importância para a promoção da aprendizagem ao oportunizarem a experimentação por parte dos alunos e a mobilização de suas capacidades cognitivas.
Contudo, a simples disponibilização de materiais e equipamentos não é suficiente para que as aprendizagens ocorram. É preciso que o professor assuma o seu papel no planejamento, na proposição e no acompanhamento das atividades, para que elas sejam bem-sucedidas.
Neste Infográfico, você irá conhecer alguns aspectos para os quais o professor deve atentar, de modo que as atividades desenvolvidas em laboratório sejam bem-sucedidas e cumpram seus objetivos didáticos.​​​​​​​​​​​​​​
Conteúdo do Livro 
Os laboratórios escolares se constituem como espaços estruturados para a proposição de atividades experimentais, envolvendo diferentes materiais e equipamentos. Eles são espaços privilegiados para a construção de conhecimentos na medida em que demandam a participação ativa dos alunos.
No capítulo Laboratórios escolares: aprendizagem a partir da experimentação, da obra Laboratórios escolares, bibliotecas e ambientes de convivência, base teórica desta Unidade de Aprendizagem, você entende como conceituar os laboratórios escolares, além de conhecer alguns tipos de laboratórios e refletir sobre a importância da experimentação para a promoção da aprendizagem. 
Boa leitura.
Dica do Professor 
Ao permitirem a experimentação por parte dos educandos, as atividades propostas em laboratório oportunizam a aprendizagem significativa dos conteúdos escolares. Elas aproximam os alunos dos procedimentos adotados pelos cientistas que, ao se depararem com um problema, levantam e testam hipóteses, empreendem esforços para encontrar uma solução e registram os processos e os resultados. 
Esta Dica do Professor aborda a importância da realização de registros nas situações de laboratório como forma de sistematização dos conhecimentos construídos e como instrumento para retomada dos processos vivenciados.​​​​​​​​​​​​​
Exercícios 
1.  Os laboratórios escolares se constituem como espaços privilegiados para a promoção de aprendizagens significativas. Sobre esses espaços, leia as afirmativas a seguir:
I. Os laboratórios escolares foram criados a partir da adoção, nas escolas brasileiras, da abordagem construtivista de ensino.
II. Para que se constituam efetivamente como espaços de aprendizagens, os laboratórios devem se constituir como espaços nos quais os alunos possam agir física e cognitivamente sobre os objetos de conhecimento.
III. Os laboratórios se destinam apenas às aprendizagens na área de ciências da natureza.
IV. As atividades de laboratório precisam ser cuidadosamente planejadas pelo professor para que os alunos atinjam os objetivos propostos.
São verdadeiras as afirmativas:
Você acertou! 
A.  II e IV.
Os laboratórios escolares já existem há muito tempo, sendo utilizados de diferentes maneiras pelas diferentes abordagens de ensino. Para que se constituam efetivamente como espaços de aprendizagem na perspectiva atualmente adotada, os laboratórios precisam se constituir como espaços nos quais os alunos possam agir física e cognitivamente sobre os objetos de conhecimento. No espaço escolar, podem ser constituídos laboratórios de diferentes áreas do conhecimento, visando sempre a situações de experimentação. Os materiais e o espaço do laboratório não são, por si só, promotores de novas aprendizagens. Faz-se necessário que o professor planeje, cuidadosamente, as atividades que serão realizadas para que elas cumpram os objetivos propostos.
2.  As atividades que oportunizam experiências por parte dos educandos têm se mostrado mais eficientes na promoção de aprendizagens mais significativas, em oposição àquelas que colocam o aluno em uma posição de passividade. 
A explicação para que isso ocorra pode ser encontrada nos referenciais da psicologia, que afirmam:
Você acertou! 
C.  A aprendizagem demanda a mobilização das capacidades cognitivas do sujeito.
Os referenciais teóricos da psicologia podem ser utilizados para justificar a importância das experiências no processo de aprendizagem ao demonstrarem que a esta demanda a mobilização das capacidades cognitivas dos sujeitos. A escola não é o único local no qual os indivíduos aprendem. As aprendizagens realizadas fora do contexto escolar podem ser mais efetivas do que as escolares, desde que sejam decorrentes da ação cognitiva do sujeito. A recepção passiva dos conteúdos não promove a aprendizagem, mas sim a memorização e a mecanização de procedimentos. A experiência é promotora de aprendizagens durante toda a vida dos indivíduos, e não somente na Educação Infantil.
3.  Sendo o Brasil um País de grandes dimensões e desigualdades, há escolas com laboratórios muito bem equipados e outras sem nenhuma estrutura ou com laboratórios muito sucateados. 
Quando o professor está ciente da importância das atividades experimentais, mas se depara com uma realidade sem o espaço adequado, ele deve:
Você acertou! 
B.  planejar atividades de caráter experimental utilizando outros espaços escolares.
Quando o professor está ciente da importância de atividades que promovam a experimentação por parte dos alunos, mas se depara com uma realidade na qual não há um espaço constituído para essa finalidade, ele deve planejar atividades de caráter experimental utilizando outros espaços escolares. Desistir desse tipo de experiência significaria impedir a aprendizagem significativa por parte dos alunos. O professor pode até conversar com a direção para pedir providências, mas enquanto elas não são tomadas, ele deve realizar as atividades em outros espaços. A demonstração por parte do professor não substitui a experimentação por parte do aluno, uma vez que não permite a participação ativa dos aprendizes. O financiamento coletivo até pode ser feito, mas há uma série de outras providências envolvidas na reforma escolar, que demandam tempo.
4.  Diferentes tipos de laboratórios podem ser encontrados em diferentes realidades educativas. Um tipo muito comum é o laboratório de informática. 
A importância desse tipo de laboratório é dada:
Você acertou! 
A.  pela diversificação dos recursos de aprendizagem oferecidos pelo uso de tecnologias.
O laboratório de informática é importante nos processos de aprendizagem na medida em que coloca os alunos em contato com recursos pedagógicos diversificados, que contribuem para a construção de novos conhecimentos. O acesso às redes sociais, o contato com jogos virtuais e a realização de pesquisas podem ser pensados em termos de possibilidades dos laboratórios de informática, desde que articulados com os objetivos didáticos propostos ao grupo. O professor deve acompanhar as atividades e propor boas intervenções docentes enquanto elas são realizadas.
5.  Os laboratórios de ciências são os mais comumente encontrados nas escolas,dada a natureza dos conteúdos abordados por essa área do conhecimento. 
Na utilização desses espaços, o professor tem um papel muito importante, que consiste em:
Você acertou! 
D.  planejar atividades que permitam o levantamento e a testagem de hipóteses, bem como a socialização dos resultados.
Na utilização dos laboratórios de ciências, o professor tem um papel muito importante que consiste em planejar atividades que promovam a ação dos alunos sobre os objetos de conhecimento, permitindo o levantamento e a testagem de hipóteses, bem como a socialização dos resultados. A organização dos espaços e dos materiais por si só não se constituem como elementos promotores de aprendizagens. Como o objetivo do uso do laboratório é oportunizar a experimentação por parte dos alunos, oferecer um passo a passo do que deve ser feito ou realizar demonstrações não promove a participação ativa dos sujeitos. O professor deve orientar os alunos sobre os comportamentos adequados ao espaço, mas as orientações devem ter caráter formativo, e não punitivo.
Na prática 
Quando se fala em laboratórios escolares, sempre pensa-se em espaços estruturados, destinados às atividades de experimentação voltadas para a construção de novos conhecimentos em uma área específica.
Nem sempre o professor pode contar com esses espaços. Contudo, isso não significa que ele não possa propor atividades de experimentação em outros ambientes da escola.
Neste Na Prática, você conhece a história dos alunos do quinto ano do Ensino Fundamental de uma escola de Osasco (SP). Com o apoio da professora, eles construíram um forno solar para assar alimentos.​​​​​
image3.jpeg
image1.jpeg
image2.wmf

Mais conteúdos dessa disciplina