Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

AULA ESCOLA DA MATURIDADE
1ª aula pratica
BRUSCETTA DE TOMATES
	INGREDIENTES
	Quantidade (g / mL)
	Quantidade (medidas caseiras)
	Pão italiano 
	
	1 und
	Tomate
	
	6 und
	Queijo de búfala
	200 g
	
	Azeite de oliva
	
	6 colheres de sopa
	Alho
	
	3 dentes
	Manjericão
	
	30 folhinhas
	Orégano
	
	1 colher de chá
	Sal
	
	
	Pimenta do reino
	
	
PREPARO
Corte os tomates em cubos pequenos, sem as sementes e coloque em uma tigela. Acrecente o azeite, o orégano, o manjericão e dois dentes de alho bem picados. Misture bem e deixe repousar por 20 min. Depois acrescente o queijo cortado em cubos e temperado com pimenta e sal.
Doure as fatias do pão em uma frigideira com um pouco de azeite. Esfregue um dente de alho cortado ao meio nas fatias de pão e cubra cada um com a mistura de tomate.
Leve ao forno quente.
2ª aula – Queijos e vinhos ( garrafa pequena de 350ml)
- Vinho tinto (cabernet ) –
- Espumante (Brut)
- Vinho Branco (Chardonnay)
Queijos :
Parmezão – 100g
Emental – 100g
Gouda – 100g
Pao italiano com gorgonzola
200g de gorgonzola
1 lata de creme de leite sem soro
1 copo de requeijão cremoso
1 Pão italiano redondo
Modo de fazer:
Corte uma tampinha no pão italiano, retire o miolo e reserve
Corte o gorgonzola em pedaços finos e derreta, acrescente o requeijão ate formar uma mistura fina e homogenea, deixe ferver um pouco sempre misturando, acrescente o creme de leite e coloque dentro do pão italiano. Coloque os miolos cortados de forma irregular ao redor do pão e coloque a tampinha no pão. Esta pronto para servir
3ª aula pratica – 3 bancadas com 4 pessoas em cada
RISOTTO AI FUNGHI PORCINI – Bancada 1
	INGREDIENTES
	Quantidade (g / mL)
	Quantidade (medidas caseiras)
	Funghi porcini secos
	50g
	
	Caldo de carne
	1L
	
	Manteiga
	100g
	
	Cebola média picada finamente
	
	½ unidade
	Arroz arbório
	350g
	
	Vinho branco seco
	100 mL
	
	Parmesão ralado
	50 g
	
	Sal
	
	
	Pimenta do reino
	
	
PREPARO
Lave bem os funghi porcini para eliminar os possíveis resíduos de terra. Deixe-os de molho em água por 15 minutos para reidratá-los. Corte em pedaços médios. Reserve.
Prepare o caldo de carne. Deixe no fogo brando.
Numa panela larga, em fogo médio, coloque metade da manteiga e refogue a cebola, sem deixar dourar. Acrescente o arroz e misture bem. Junte o vinho e mexa até o arroz absorve-lo totalmente.
Junte o funghi e vá acrescentando o caldo de carne aos poucos, à medida que for sendo absorvido pelo arroz, sem parar de mexer.
Quando o arroz estiver cozido, mas ainda al dente, junte mais uma concha do caldo de carne para manter a umidade.
Retire do fogo e acrescente o restante da manteiga e o parmesão.
Corrija o sal e tempere com pimenta.
Sirva imediatamente.
Receita do Restaurante Parigi (São Paulo).
Bancada 2
SCALOPPINE AL MARSALA
INGREDIENTES
MOLHO DE MARSALA
1 cebola média
1 bouquet garni com tomilho, sálvia e louro
350 ml de vinho tinto seco ( Cabernet)
250 ml de molho roti pronto
ESCALOPES
1 kg de filet mignon
1 colher de sopa de manteiga
sal a gosto
MODO DE FAZER
Molho: numa panela, leve ao fogo a cebola, o bouquet garni e o vinho. Deixe reduzir à metade, acrescente o molho roti e ferva por cerca de 10 min, até adquirir consistência de molho. Reserve.
Escalopes: limpe o filet mignon e divida em 12 und de 80g cada. Tempere com sal.
Grelhe na manteiga.
Bancada 3
PETIT GATEAU
Ingredientes
-250g de chocolate meio amargo (Nestle ou Garoto)
-1 xícara de margarina sem sal
-1 xícara de farinha de trigo
-1 xícara de açúcar
-4 ovos 
-1 litro de sorvete de creme (Kibon ou Nestle)
-cobertura de chocolate
Modo de Preparo
Em uma vasilha derreta o chocolate ( embanho-maria), quando ele estiver completamente derretido junte a margarina que deverá estar em temperatura ambiente. Misture bem (ficará com aspecto de uma ganache), reserve. 
Em uma outra vasilha junte a farinha de trigo peneirada, o açúcar e os ovos ligeiramente batidos, até ficar na consistência de um bolo. Agora junte aos poucos o chocolate a essa massa e misture muito bem.
Coloque essa massa em forminhas individuais untadas com margarina e enfarinhadas. Levar ao forno já pré-aquecido ( bem quente) em temperatura
alta por 10 a 15 minutos, dependendo da potência do forno.
Desinforme e sirva com sorvete de creme e calda de chocolate. 
DICA:
O segredo do ponto é sempre desinformar para saber
se está bom, ele tem que estar com as laterais
assadas e o meio mole, mais não pode desmoronar.

Mais conteúdos dessa disciplina