Buscar

Currículo

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Escola & Currículo
Profª Caren Bühler
Acadêmicos:
 Melina Oliveira
 Michael Cardoso
 Patrício Guimarães
 Rodolfo Machado
Currículo: Os dois extremos
Entrevista Nº 1
1 - O que significa currículo escolar para você?
Entre outros objetivos como organização, o currículo tem como finalidade de levar o professor a planejar, estando sempre comprometido com a aprendizagem dos alunos.
2 - Como você define a gestão da sua escola? Por que?
Competência, organização e coragem! Porque são amigos.
3 - O que significa liderança na escola para você?
Depende muito do contexto. Liderança na sala de aula por exemplo, é quando o educador tem plena certeza do que está ensinando aos educandos.
(Professora de escola comunitária)
Entrevista Nº 2
1 - O que significa currículo escolar para você?
O Currículo escolar é o caminho a ser trilhado durante o ano letivo. Buscamos fazê-lo interdisciplinar e desfragmentado, porém se torna difícil isto que quem o constrói deverá ter o entendimento de que um trabalho conjunto é essencial para o desenvolvimento integral de nosso aluno.
2 - Como você define a gestão da sua escola? Por que?
Nosso gestor está sempre de portas abertas para receber quem quer que seja e pensa em seu próximo acima de tudo. O aluno é o principal dentro da escola, mas não quer dizer que não haja um olhar especial as famílias da comunidade e aos professores.
OBS: Acolhimento humano / filosofia cristã
3 - O que significa liderança na escola para você?
Do gestor: Visão geral do ambiente escolar, com objetivo claro e específico. Apoio professores.
Do professor: Estimular os alunos na busca de conhecimentos e orientá-los nas atitudes e posturas. Limites são importantes.
Equipe pedagógica: Ao lado dos professores buscar o desenvolvimento integral dos alunos e apoio a comunidade escolar.
(Gestora de escola comunitária)
Entrevista Nº 3
1 - O que significa currículo escolar para você?
Currículo escolar, pra mim, é a soma do conteúdo programático e da metodologia da escola; aquilo que precisa ser ensinado (de acordo com o MEC) somado ao que a escola entende que faz do aluno uma pessoa melhor e melhor preparada para os desafios da vida pós formação formal. O currículo escolar também é enriquecido com atividades extracurriculares que, paradoxalmente, fazem parte de um bom currículo escolar.
2 - Como você define a gestão da sua escola? Por que?
Acho que é muito bem feita. A escola consegue satisfazer os alunos, pais dos alunos e professores - sempre mantendo seus valores e metodologia de ensino. Também entendo que a escola tem conseguido se atualizar constantemente.
3 - O que significa liderança na escola para você?
Essa pergunta me parece ampla...
Vejo que depende do ponto de vista porque:
- os alunos têm líderes entre eles, além de professores que consideram líderes. Em ambos os casos, creio que essa liderança é mais em termos comportamentais; o aluno parece escolher como líder aquele que melhor o represente.
- para os professores, temos a liderança formal - normalmente na figura da Diretoria - e a informal...essa segunda representada por aquele (s) que defendem os interesses dos colegas professores.
(Professor de escola privada)
Entrevista Nº 4
1 - O que significa currículo escolar para você?
Para mim significa o histórico da vida acadêmica de um aluno dentro de uma instituição.
2 - Como você define a gestão da sua escola? Por que?
Nossa gestão é colaboradora, participativa e interativa pois é visada à proporcionar o bem estar do aluno a fim de facilitar a aprendizagem do idioma para o aluno.
3 - O que significa liderança na escola para você?
Acredito que seja uma maneira de promover a integração, colaboração e participação do grupo que integra o quadro de funcionários pois uma boa liderança (com um líder e não um chefe) facilita tudo isso.
(Gestora de escola privada)
Concepções de Currículo
Sim, pois há todo um empenho organizacional para o desempenho tanto dos professores como dos gestores da escola.
Nas escolas comunitária podemos ver o "caminho do coração aberto", gerando proximidade ao aluno; e nas particulares podemos analisar relação de escola como uma empresa, onde o objetivo maior parece ser lucrar. 
Podemos identificar que nas particulares os professores e gestores só falaram aquilo que queríamos ouvir, nas comunitárias a questão central era a da amizade, do confiar um no outro, e podemos identificar aqueles professores que só responderam por responder.
Concepções de Currículo
Os desafios da liderança na escola
	A escola é uma organização que sempre precisou mostrar resultados - o aprendizado dos alunos. Porém nem sempre eles são positivos. Para evitar desperdício de esforços e fazer com que os objetivos sejam atingidos ano após ano, sabe-se que é necessária a presença de gestores que atuem como líderes, capazes de implementar ações direcionadas para esse foco. A concepção de que a liderança é primordial no trabalho escolar começou a tomar corpo na segunda metade da década de 1990, com a universalização do ensino público. A formação e a atuação de líderes, até então restritas aos ambientes empresariais, foram adotadas pela Educação e passaram a ser palavra de ordem para enfrentar os desafios.
Concepções de Currículo
	Na comunidade escolar, é recomendável que essa liderança seja exercida pelo diretor. Mas a educadora paranaense Heloísa Lück, diretora educacional do Centro de Desenvolvimento Humano Aplicado (Cedhap), em Curitiba, e consultora do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), vai além. Ela defende o estímulo à gestão compartilhada em diferentes âmbitos da organização escolar. Onde isso ocorre, diz ela, nasce um ambiente favorável ao trabalho educacional, que valoriza os diferentes talentos e faz com que todos compreendam seu papel na organização e assumam novas responsabilidades.
Conforme Heloísa Lück:
	“O ensino de qualidade, orientado para que todos os alunos aprendam o máximo possível, demanda uma cultura escolar onde haja diálogo, confiança, respeito, ética, profissionalismo (fazer bem feito e melhorar sempre), espírito e trabalho de equipe, proatividade, gosto pela aprendizagem, equidade, entusiasmo, expectativas elevadas, autenticidade, amor pelo trabalho, empatia, dentre outros aspectos. Estes são, por certo, componentes a partir do qual se realiza a liderança no ambiente escolar.” (LÜCK, 2011, p. 31).
Teorias Curricular
Currículo Oculto na Construção de Aprendizagem
Escola comunitária
Sobre o conceito de currículo oculto, Michael Withman Apple explica:
“...normas e valores são implícitos, porém efetivamente transmitidos pelas escolas e que habitualmente não são mencionados na apresentação feita pelos professores dos fins e objetivos.” ( APPLE, 1982, p.127)
	Por meio do currículo oculto são transmitidas ideologias, concepções de mundo pertencentes a determinados grupos hegemônicos na sociedade e que servem para reproduzir as desigualdades sociais.
Conclusão
	Ao analisarmos estes conjuntos de dados acerca de professores e gestores de diferentes escolas (uma privada e outra comunitária), conseguimos observar que os ambas têm o mesmo objetivo de lecionar com grande empenho e dedicação, com os seus currículos sendo sempre revisados e atualizados, e usando da liderança e da gestão das instituições citadas, uma ferramenta a mais para se organizar e apoiar na instrução dos alunos, havendo todo um desempenho organizacional para o desempenho tanto dos professores como dos gestores das instituições de ensino. Mas encontra-se uma diferença.
Conclusão
Nas instituições de ensino privadas e particulares, a gestão e todos os professores têm o objetivo de ensinar da melhor forma para que os alunos aprendam e saiam dali sabendo o máximo possível. A liderança exerce uma gestão de administração como nas empresas, pois parece haver uma preocupação em relação aos lucros, em cima da qualidade do ensino.
Já na rede pública e comunitária, a liderança exerce uma gestão mais humanizada, visando sempre
o melhor para o aluno. Os professores também se dedicam (apesar de todos os contrapontos), e se esforçam ao máximo para ensinar melhor os alunos, sabendo-nos de todas as dificuldades que tanto os alunos, professores e escolas passam. Vemos o então "caminho do coração aberto", onde o lucro monetário não tem valor, e o único valor é o da gratidão dos alunos. Também nos parece ser visto tanto o currículo oculto, quanto o currículo em ação, que é a articulação do currículo formal com o currículo oculto.
Referências
APPLE, Michael. Ideologia e Currículo. São Paulo: Brasiliense, 1982.
LÜCK, Heloísa. Liderança em gestão escolar. Rio de Janeiro: Vozes, 2011.
Site: http://gestaoescolar.abril.com.br/formacao/toda-forca-lider-448526.shtml

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais