Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

1. A matemática no Brasil, em especial, a matemática escolar, vem se transformando de acordo com as necessidades da sociedade. Nos atuais dias, percebe-se que o ensino de matemática é atrelado as suas práticas políticas e sociais produzidas historicamente. Sobre a história da matemática no Brasil, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
 
(    ) O Padre Christopher Clavius foi uma das personalidades que contribuiu para o desenvolvimento do ensino da matemática no Brasil. 
(    ) O Padre Manuel da Nóbrega foi quem tomou as providências para a criação da primeira escola no Brasil. 
(    ) Em 15 de abril de 1569 foram dadas as primeiras aulas de alfabetização, sendo que nessas primeiras aulas havia matemática. 
(    ) A história da matemática teve seu início com o modelo americano. 
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A F – F – V – V.
B V – V – F – F.
C V – F – V – F.
D  V – V – F – V.
2. Leia as frases abaixo e assinale a alternativa correta. No capítulo sobre as concepções de matemática, tem-se que:
I-A disciplina de matemática é compreendida como uma estratégia desenvolvida pela espécie humana ao longo da história para explicar, para entender, para manejar e conviver com a realidade sensível, perceptível, e com o seu imaginário. Naturalmente dentro de um contexto natural e cultural.
II-A presença da matemática na escola é uma consequência de sua presença na sociedade e, portanto, as necessidades matemáticas que surgem na escola deveriam estar subordinadas às necessidades da vida em sociedade.
III-Desde os primeiros contatos com a matemática, enquanto matéria escolar, a concepção muito difundida, entre leigos e especialistas, é de que o conhecimento matemático possui características gerais de objetividade, de precisão, de rigor, de neutralidade do ponto de vista ideológico, que o universalizam.
A
As frases II e III estão corretas.
B
As frases I e III estão corretas.
C
Todas as frases estão corretas.
D
As frases I e II estão corretas.
3. Sobre a história da matemática no Brasil:
I-O Padre Manuel da Nóbrega foi quem tomou as providências para a criação da primeira escola no Brasil. Em 15 de abril de 1549, na Bahia, foram dadas as primeiras aulas de alfabetização – ler e escrever – pelo jesuíta Vicente Rijo Rodrigues.
II-Em 1837, no Rio de Janeiro, foi criada, nos moldes dos colégios franceses, a primeira escola secundária pública, o Colégio Pedro II, na qual as matemáticas – aritmética, geometria e álgebra – tiveram seu lugar garantido e aparecendo em todas as oito séries do curso.
III-A Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo foi criada em 1934, e a Faculdade Nacional de Filosofia, integrante da Universidade Brasil, foi criada no ano de 1939, no Rio de Janeiro. A partir da criação dessas universidades foram estabelecidos cursos específicos visando à formação de professores secundários nos cursos de bacharelados e licenciaturas.
Assinale a alternativa correta:
A As frases I e III estão corretas.
B As frases II e III estão corretas.
C As frases I e II estão corretas.
D Todas as frases estão corretas.
4. Depois de duzentos anos de educação jesuítica em nosso país, acontece a expulsão dos jesuítas do território brasileiro, pelo Marquês de Pombal. A partir de 1772, com a reforma pombalina, foram criadas as:
A Aulas utilitaristas, dadas em locais diferentes, com o ensino fragmentado e com professores despreparados.
B Aulas formalistas, dadas em locais diferentes, com o ensino fragmentado e com professores despreparados.
C Aulas estruturais, dadas em locais diferentes, com o ensino fragmentado e com professores despreparados.
D Aulas régias, dadas em locais diferentes, com o ensino fragmentado e com professores despreparados.
5. Mariotti (2008, p. 91) afirma que “a abordagem transdisciplinar seria [...] um sistema total, sem fronteiras entre as disciplinas”. Para o autor, o pensamento complexo e a transdisciplinaridade assumem uma relação e, nesse caso, a matemática, por meio do pensamento complexo, é vista de forma tão importante quanto as demais disciplinas escolares. Segundo o autor, o pensamento complexo deve ser compreendido como a complementaridade dos pensamentos:
A Objetivo e subjetivo.
B Linear e sistêmico.
C Interdisciplinar e transdisciplinar.
D Disciplinar e transdisciplinar.
6. Skovsmose (2006) ressalta alguns dos principais aspectos ressaltados na Educação Matemática Crítica: a perspectiva dialógica, a ideologia da certeza, e o poder formatador da matemática. Sobre esses aspectos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(   ) O poder formatador da matemática nos é apresentado como aquele que tira da matemática qualquer suspeita com relação à confiabilidade de seus resultados, de suas pesquisas. 
(   ) A ideologia da certeza está relacionada à dependência que o mundo atual tem em seguir modelos matemáticos. 
(    ) O poder formatador da matemática influencia a realidade escolar e as relações a ela subjacentes. 
(    ) Na perspectiva dialógica, há uma ligação especial com Paulo Freire, cuja educação deve levar o aluno à libertação. 
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 
Fonte: SKOVSMOSE, Ole. Educação Matemática crítica: A questão da democracia. 3.
ed. Campinas: Papirus, 2006
A  V – F – F – F.
B   F – V – V – F.
C  F – F – V – V.
D V – V – F – V.
7. O Positivismo foi uma tendência filosófica que enfatizou o conhecimento matemático, vendo-o como fundamento relevante para a ciência, na qual, por meio da técnica, do método, do objetivo (com dados quantitativos), e da neutralidade, atingir-se-iam os verdadeiros propósitos para a educação científica. Quem foi o criador do Positivismo?
A Augusto Comte.
B Gottfried Wilhelm von Leibniz.
C Johann Carl Friedrich Gauss.
D René Descartes.
8. Sobre a Educação Matemática, Skovsmose (2007, p. 15) destaca que “poderíamos indagar sobre qual seria o fundamento socioeconômico para tal formato educacional. De acordo com muitas pesquisas, não há muita aprendizagem de matemática a ser alcançada com tal padrão educacional. Os alunos não desenvolvem nenhum entendimento próprio de matemática. Temos que lidar com a sustentação irracional de uma tradição?”. Skovsmose também evidencia algumas questões importantes de serem citadas como possibilidades de a Educação Matemática ser percebida. Sobre essas possibilidades, analise as sentenças a seguir:
 
I.Pode ter a função de dar poder exagerado aos estudantes, capacitando-os para uma visão científica e acrítica. 
II.Pode funcionar como embaixador de uma tecnocultura, que facilmente passa a dominar outros sistemas culturais. 
III.Pode assumir formas alternativas, por exemplo, através de abordagens temáticas e processos dialógicos de invenção. 
 
Assinale a alternativa CORRETA:
A As sentenças I e II estão corretas.
B As sentenças II e III estão corretas.
C Somente a sentença II está correta.
D Somente a sentença III está correta.
9. Segundo Carvalho (1991, p. 8), a educação matemática “é o estudo de todos os fatores que influem, direta ou indiretamente, sobre todos os processos de ensino-aprendizagem em Matemática e a atuação sobre estes fatores”. Sobre educação matemática e educação matemática crítica, analise as sentenças a seguir:
 
I.A educação matemática crítica começou a ser pensada em meados de 1975, pelo matemático Ubiratan D’Ambrósio. 
 
 
II.A educação matemática crítica se preocupa com a maneira como a matemática em geral influencia nosso ambiente cultural. 
 
 
III.A educação matemática crítica deve ser entendida como um ramo especial da educação matemática. 
 
 
IV.A educação matemática crítica deve ser identificada com certa metodologia de sala de aula. 
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 
FONTE: CARVALHO, João Bosco Pitombeira. O que é Educação Matemática? Temas & Debates, ano IV, n. 3, p. 17-26, 1991.
A Somente a sentença III está correta.
B  As sentenças I e IV estão corretas.
C Somente a sentença II estácorreta.
D  As sentenças II, III e IV estão corretas.
10. O Movimento da Matemática Moderna trazido ao Brasil representou as ideias de um grupo francês que pretendia inovar a matemática na perspectiva da Modernidade, fato que acabou gerando controvérsias entre matemáticos da época. Qual era o nome desse grupo francês?
 
A Marques.
B Comte.
C Bourbaki.
D Rousseau.
11. Ao longo da história da humanidade, grandes filósofos perceberam a matemática de maneira peculiar. Ao se apresentar as concepções de matemática, você conheceu o que Pitágoras, Platão e Aristóteles entendiam por matemática. Sendo assim, analise as sentenças a seguir:
 
I.Para Pitágoras ou para os pitagóricos, a matemática explicava a ordenação do Universo, tirava do caos a ordem, fazendo a natureza se render aos seus princípios: os objetos do mundo. 
II.Para Aristóteles, a matemática era o estudo das abstrações matemáticas elaboradas pelos matemáticos a partir dos objetos do mundo, da percepção sensível, reabilitando o mundo empírico, bem como o trabalho matemático. 
III.Para Platão, a matemática se refere ao mundo das formas, que só poderia ser captado por meio da razão e que se restringe a duas classes: matemáticas e as morais. 
 
Assinale a alternativa CORRETA:
 
A Somente a sentença II está correta.
B As sentenças I e II estão corretas.
C As sentenças I e III estão corretas.
D As sentenças II e III estão corretas.
12. A matemática sempre esteve presente na vida do homem desde os tempos mais remotos, em que o homem vivia da caça e da pesca. Ela vem sendo incluída ao longo do caminho da humanidade, interagindo com as transformações que ocorreram e que continuam a ocorrer na sociedade e no próprio homem. A matemática foi criada e vem sendo desenvolvida pelo homem em função das suas necessidades de sobrevivência no meio social. Assim sendo, o início do ensino da matemática no Brasil, se deu:
 
A Para a fortificação e para a guerra, nas primeiras aulas de artilharia, restrita aos oficiais militares.
B Para o exame de bombeiros, ministrado pelo professor Euclides Roxo.
C Para o desenvolvimento da agricultura, considerando a necessidade de irrigação das terras.
D Para a elaboração dos primeiros livros didáticos.
13. No último capítulo, ao se tratar da matemática e a subjetividade, foi apresentado que o cientificismo, ou a era da ciência, considerou como conhecimento digno a objetividade, fazendo com que a subjetividade fosse rejeitada com desprezo, atitude que se manteve nos últimos séculos, como herança. Esse fato, de acordo com Nicolescu, mostrou que uma consequência inevitável, foi a:
A Transformação da subjetividade em um sujeito que constrói a própria história, não servindo de exploração do homem pelo homem, de objeto das experiências de ideologias.
B
Transformação do sujeito em relativismos, objeto da relatividade do homem pelo homem, objeto das experiências de formatação da matemática em estudos científicos, para ser dissecada.
C
Transformação do sujeito em ser ideológico, que busca a massificação de ideias por meio da educação matemática, mostrando a necessidade e relevância em ser objeto da exploração do homem pelo homem, objeto das experiências de ideologias.
D
Transformação do sujeito em objeto, objeto da exploração do homem pelo homem, objeto das experiências de ideologias, objeto de estudos científicos para ser dissecado, formalizado e manipulado.
14. Em 1549, na Bahia, foram dadas as primeiras aulas de alfabetização pelo jesuíta Vicente Rijo Rodrigues. Vicente veio para o Brasil com o padre Manoel de Nóbrega na comitiva do governador-geral Tomé de Souza, sendo ordenado padre logo depois de sua chegada na Bahia. Quinze dias após desembarcar, Vicente já tinha aberto uma escola. Sendo assim, nessas primeiras aulas, tinha-se como objetivo, ensinar:
A
A geometria e a astronomia.
B
As relações entre números e letras.
C
A ler e a escrever.
D
As relações entre a geografia e a história.
15. Para grande parte dos alunos, de acordo com o exposto no caderno de estudos, a concepção que se estabelece de matemática é:
A
Da representação numérica e das operações básicas, que faz parte da aritmética. Dessa forma, matemática é tudo o que envolve números e cálculos, além de a relacionarem com questões de exatidão, rigor e de dificuldades de aprendizagem.
B
Da ciência da ordem. Ordem aqui no sentido de padrão e regularidade. É objetivo da matemática identificar e descrever as fontes de ordem, tipos de ordem, e as relações entre os diversos tipos de ordem que ocorrem.
C
Um instrumental do qual lançamos mão quando nos deparamos com situações do dia a dia. A matemática é muito importante e necessária para o cotidiano de todos. Fazemos uso da matemática e por isso ela é essencial no dia a dia, uma ciência por meio da qual aprendemos no cotidiano a ordenar o tempo, seriação, sequência, fórmulas, cálculos etc.
D
Da álgebra e a trigonometria.
16. Sobre a Educação Matemática, do capítulo 3, leia as frases a seguir e assinale a alternativa correta:
1. É o estudo de todos os fatores que influem, direta ou indiretamente, sobre todos os processos de ensino-aprendizagem em Matemática e a atuação sobre esses fatores.
2. As suas formas influem em um ensino interdisciplinar, sendo uma construção social sujeita à concepção que cada sociedade tem do saber, da ciência, da perfeição, cujo tema de estudo tem, em sua base, a matemática.
3. Pode assumir formas alternativas – por exemplo, através de projetos, abordagens temáticas, cenários para investigação, processos dialógicos de invenção.
A
Todas as frases estão corretas.
B
As frases I e II estão corretas.
C
As frases I e III estão corretas.
D
As frases II e III estão corretas.
17. Relacione as colunas e assinale a alternativa correta:
A – Reforma Benjamin Constant
B – Reforma Campos
C – Reforma Capanema
( ) o ensino torna-se enciclopédico e inclui todas as ciências da hierarquia positiva. São eliminadas disciplinas como Filosofia, Retórica e surgem outras, como Astronomia e Sociologia Moral. Às matemáticas fica reservada grande parte do currículo.
( ) a reestruturação do ensino secundário estabeleceu-se da seguinte forma: 1º ciclo, denominado Ginásio, com 4 séries; e 2º ciclo, com três séries, subdividido em clássico e científico.
( ) a matemática nasce como disciplina escolar, unificando os ramos da matemática - aritmética, geometria e álgebra - e sendo instituída em todas as séries do ensino primário e, a partir desse momento, também no ensino secundário.
A
Sequência correta: A – B - C.
B
Sequência correta: B – A – C.
C
Sequência correta: A – C - B.
D
 Sequência correta: B - C - A.
18. Escola é a instituição que fornece o processo de ensino para discentes (alunos), com o objetivo de formar e desenvolver cada indivíduo em seus aspectos cultural, social e cognitivo. Sendo assim, quem foi a pessoa que tomou as primeiras providências para a criação da primeira escola no Brasil?
A
 Professor Ubiratan D’Ambrósio.
B
 Jesuíta Vicente Rijo Rodrigues.
C
  Padre Manuel da Nóbrega.
D
 Padre Christopher Clavius.
19. Em seu aspecto geral, pode-se afirmar que a Teoria Crítica está baseada numa interpretação ou abordagem materialista - de caráter marxista e multidisciplinar (porque agrega contribuições de várias ciências: sociologia, filosofia, psicologia social e psicanálise) - da sociedade industrial e dos fenômenos sociais contemporâneos. A chamada Revista de Pesquisa Social foi a principal publicação da Escola de Frankfurt. Sobre a Teoria Crítica, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
 
(    ) A Teoria Crítica surgiu no período pós-guerra, no final dos anos 1920. 
(    ) A Teoria Crítica surgiu por um grupo de pensadores da Escola de Pitágoras. 
(    ) A Teoria Crítica surgiu na Alemanha, sendo que um dos principais representantes foi Ubiratan D’Ambrósio. 
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
 V – F – V.
B
 F – V – V.
C
 V – V – F.
D
 V – F – F.
20. De acordo com Ubiratan D’Ambrosio, para se fazer História da Matemática no Brasil é necessário reformularos atuais parâmetros historiográficos, particularmente na cronologia. A cronologia proposta por D’Ambrósio é:
A
Pré-Colombo/Cabral: os primeiros povoamentos, a partir da pré-história; Conquista e Colônia (1500-1822); Império (1822-1889); Primeira República (1889-1916) e a entrada na modernidade (1916-1933); Tempos Modernos (1933-1957); Desenvolvimentos contemporâneos (a partir de1957).
B
Pré-Colombo/Cabral: os primeiros povoamentos, a partir da pré-história; Conquista e Colônia (1300-1422); Primeira República (1422-1589); Segunda República (1600-1716) e a entrada na modernidade (1745 -1933); Tempos Modernos (1933-1957); Desenvolvimentos contemporâneos (a partir de1957).
C
Pré-Colombo/Cabral: os primeiros povoamentos, a partir da pré-história; Conquista e Colônia (1500-1822); Império (1822-1916); Entrada na modernidade (1916-1933); Tempos Modernos (1933-1957); Desenvolvimentos contemporâneos (a partir de1957).
D
Pré-Colombo/Cabral: os primeiros povoamentos, a partir da pré-história; Conquista e Colônia (1500-1889); Primeira República (1889-1933); Tempos Modernos (1933-1957); Desenvolvimentos contemporâneos (a partir de1957).

Mais conteúdos dessa disciplina