Buscar

Denominações salariais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Denominações salariais
Impróprias
Salário Contribuição: base de cálculo para o recebimento junto ao INSS;
Salário Família: pago pelo empregador ao empregado de baixa renda em função dos dependentes com menos de 14 anos ou inválidos, vacinados e na escola ( descontado posteriormente pelo empregador junto ao Inss.)
Salário Educação: contribuição social paga pelo empregador ao INSS para o suposto fomento da educação dos empregados;
Salário Social: conjunto de prestações genericamente pagas ao trabalhador em virtude de sua existência como sujeito da relação de emprego. A figura engloba, não so as prestações pagas pelo empregador e terceiros como também prestações assumidas pela comunidade mais ampla ou pelo Estado em favor do empregado. ( verbas previdenciárias e seguro desemprego por exemplo.)
Próprias
Grupo do Salário Mínimo
Salário Mínimo legal: pagamento mínimo a que faz jus qualquer empregado do país (art 76 da Clt) independente das gorgetas atrelado a uma jornada de 44h/s para os urbanos, rurais e avulsos. No caso das domésticas como não existe jornada fixa, existem posicionamentos, um dando direito ao valor integral ( ainda que o labor seja em 3 dias da semana por exemplo) e outra dmitindo o salário mínimo dia como forma de pagamento proporcional a doméstica.
Salário Normativo: Em sentido estrito é aquele fixado em sentença pelos Tribunais do Trabalho.
Salário Convencional: Também chamado de piso da categoria, é o valor mínimo a ser pago ao empregado, fixado em ACT ou CCT para determinada categoria profissional.
Salário Profissional: Fixadas em lei para determinadas profissões que são destacadas das demais. Pode ter como base o salário mínimo sem se falar em inconstitucionalidade, já que não funciona como indexador econômico. Exemplos são médicos, cirurgiões dentistas e engenheiros.
Grupo Salário Isonômico
Salário Isonômico: Em sentido estriro devido a equiparação salarial. É o salário devido ao paragonado em função, da equiparação salarial com o paradigma na forma do art 461 da CLT.
Salário Equitativo: Engloba duas situações jurídicas.
Igualdade de remuneração entre o temporário e os empregados da mesma categoria na empresa tomadora de serviços. ( art 12 da lei 6.019/74)
Igualidade entre o valor pago ao empregado brasileiro e o empregado estrangeiro em empresa localizada no Brasil desde que o primeiro exerça função análoga a do segundo. ( art 358 CLT)
Salário Substituição: Previsto no art 450 da CLT é devido em substituição não eventual de outro empregado da empresa. ( En. 159 OJ 96 e 112 TST)
Salário Supletivo: É o salário arbitrado pelo juiz na ausência de prova ou de estipulação do mesmo pelas partes, previsto no art 460 da CLT.
Salário Judicial: Designa o parâmetro salarial fixado no contexto de um processo judicial, desdobrando-se em salário normativo em sentido estrito e salário supletivo em alguns casos, quando necessária a intervenção judicial, em salário isonômico, salário substituição e salário equitativo.
Salário Complessivo: Expressão criada pela jurisprudência para traduzir a ideia de cumulação em um mesmo montante de distintas parcelas salariais, constituindo conduta vedada (Em. 91 TST)
Grupo Salário Condição : São adicionais
Compreende esta figura o conjunto de parcelas salariais pagas ao empregador em virtude do exercício contratual em circunstâncias específicas. Assim, a princípio, podem ser suprimidas caso desapareça a condição, circunstância ou fato que lhe deu origem.

Outros materiais