Buscar

CONSULTORIA INTERNA DE RH EXERCÍCIO 7

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CONSULTORIA INTERNA DE RH – EXERCÍCIO 7
	
		1.
		Assim como um gestor de RH, um Consultor Interno de RH precisa de sólidos conhecimentos sobre a moderna gestão de pessoas. Contudo, isto não basta. Marque a opção INCORRETA sobre o que mais o CI de RH precisa conhecer/dominar:
	
	
	
	
	
	Sólidos conhecimentos sobre a organização.
	
	
	Habilidades de Análise e Solução de Problemas.
	
	
	Conhecimentos sobre a Administração Empresarial.
	
	
	Habilidades de Interação Social.
	
	 
	Ter sólidos conhecimentos sobre a organização não é tão necessário assim, já que suas habilidades e atitudes é que mais importam na sua atuação.
	
	
	
		2.
		Além de profundo conhecimento técnico, é fundamental que o consultor interno reúna algumas habilidades e atitudes específicas. Uma destas características se manifesta pela capacidade de recuperação frente às adversidades e dificuldades encontradas no desenvolvimento dos trabalhos. Esta atitude é denominada de:
	
	
	
	
	
	Benchmarking
	
	 
	Resiliência
	
	
	Autocontrole
	
	
	Inovação
	
	
	Resignação
	
	
		3.
		Dentre as características esperadas do Consultor Interno de RH, destacam-se: I. Amplo domínio da melhor teoria e das práticas de administração empresarial; visão sistêmica. II. Sólidos e atualizados conhecimentos sobre a moderna gestão de RH e suas implicações estratégicas. III. Plena compreensão e utilização das diferentes abordagens e ferramentas usuais em consultoria. IV. Facilidade no relacionamento interpessoal e intragrupal para que a comunicação com o(s) cliente(s) se faça de modo empático e eficaz no processo da relação de ajuda. V. Perspicácia na análise de situações complexas e de formulação de opções de solução adequadas levando em conta as opiniões, possibilidades e limitações do cliente. Assinale:
	
	
	
	
	 
	As afirmações I, II, III, IV e V ão verdadeiras.
	
	
	As afirmações I, II e III são falsas.
	
	
	Apenas as afirmações I, II e V são verdadeiras.
	
	
	Apenas as afirmações II, IV e V são verdadeiras.
	
	
	
		4.
		Não existe um consenso sobre que profissional deve exercer a função de consultor interno. Algumas organizações entendem que seus executivos e profissionais técnicos devem exercer esta função. Já outras preferem identificar dentre seus empregados aqueles que apresentam predisposição para a função submetendo-os a treinamento específico de modo que seus conhecimentos, habilidades e atitudes sejam potencializados em benefício dos demais colegas, da cultura organizacional e da própria organização. Neste contexto, considera-se que o mais importante na implantação de consultoria interna nas organizações é:
	
	
	
	
	
	que os empregados estejam preparados para receber a consultoria interna, compreendendo a sua importância.
	
	
	a garantia da gestão da organização de que o consultor interno gozará de total autonomia para executar bem as suas funções.
	
	 
	que o consultor interno possa exercer seu papel de ajudador, de conselheiro, um solucionador de problemas apoiado em suas habilidades e competências.
	
	
	que os custos com a consultoria interna sejam bem inferiores aos custos com o uso de consultoria externa.
	
	
	a experiência e o conhecimento que o consultor interno possui sobre a cultura organizacional.
	
	
	
		5.
		Existem características profissionais e pessoais marcantes no perfil de um consultor interno de RH. Algumas são classificadas por três áreas basilares da competência desse profissional. Caracteriza a capacitação HABILIDADES:
	
	
	
	
	
	Manter o equilíbrio de julgamento e a devida isenção de opinião sem que isto, todavia, comprometa a relação de ajuda profissional ao cliente.
	
	 
	Perspicácia na análise de situações complexas e de formulação de opções de solução adequadas levando em conta as opiniões, possibilidades e limitações do cliente.
	
	
	Amplo domínio da melhor teoria e das práticas de administração empresarial; visão sistêmica.
	
	
	Plena compreensão e utilização das diferentes abordagens e ferramentas usuais em consultoria.
	
	
	Demonstrar resiliência ante as dificuldades, restrições, incompreensões e resistências que surgem no decorrer do esforço ao se tornar parceiro facilitador.
	
	
		6.
		Quando pensamos num melhor profissional como consultor interno de RH, pensamos numa junção de um perfil profissional para atuar como um ajudador, um conselheiro e um solucionador de problemas com as habilidades e atitudes compatíveis com o seu papel. Logo, assinale, entre as alternativas a seguir, aquela que NÃO demonstra as características profissionais e pessoais mais marcantes no perfil de um consultor interno de RH, em relação aos conhecimentos necessários ao seu trabalho.
	
	
	
	
	 
	Plena compreensão e utilização das diferentes abordagens e ferramentas usuais em consultoria.
	
	
	Sólidos e atualizados conhecimentos sobre a moderna gestão de RH e suas implicações estratégicas.
	
	 
	Intelectualidade e domínio de todos os assuntos da mídia.
	
	
	Visão sistêmica.
	
	
	Amplo domínio da melhor teoria e das práticas de administração empresarial.

Continue navegando