Buscar

Resenha do livro O monge e o executivo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Resenha do livro 
Hunter, James C.O monge e o executivo: uma historia sobre a essência da liderança.
Traduzido por Maria da Conceição Ferraz de Magalhães. 21° edição. Rj, sextante.2007
 Este livro trata sobre o fundamento da Liderança, conquistando um grande publico de leitores em nível nacional e mundial. O autor evolve seus leitores em uma de ficção fascinante, fazendo nos adquirir uma nova forma de ver o nosso relacionamento pessoal e interpessoal de com olhar mais humanista. Inicialmente o livro apresenta a historia de John Daily. Pai de família e executivo de uma grande empresa, que começa a passar por dificuldades tanto na empresa quanto na família. Com a sugestão de sua esposa, acaba indo para um mosteiro cristão para refletir sobre sua vida no momento.
 O autor utilizou de um ambiente fascinante para de se utilizar para passar o teor da liderança.Um Mosteiro onde todos possuem o mesmo nível hierárquico entretanto escolhem um reitor entre eles para dar a ultima palavra nos assuntos do cotidiano desta comunidade para que seja um lugar de plenitude e saúde .O aspecto do cotidiano desta comunidade que chama atenção são totalmente organizados , fazem suas atividades sempre na hora determinada como a hora do almoço comem todos juntos na hora certa.O mosteiro e um lugar calmo organizado onde todos vivem entusiasmados.
 No capitulo um As Definições o autor tem como foco descrever o verdadeiro significado de liderança.Destaca claramente que a liderança não deve ser confundida com poder .A liderança é ‘’a habilidade de influenciar pessoas para trabalhar entusiasticamente visando atingir objetivos comuns, inspirando confiança por meio da força de caráter’’.Ou seja, pode se ate usar do poder para tentar conseguir resultados entretanto com o tempo ele se torna danoso para os relacionamentos.Portanto um líder não deve se importar só com relacionamento e também com a e execução das tarefas” executar as tarefas enquanto se constrói os relacionamentos”.
 Este capitulo dois do livro refere se a necessidade de flexibilidade que o líder líder tem que ter sobres os velhos e novos paradigmas. Saber como analisar e diferenciar a forma de estrutura das empresas do passado que eram realizadas visando a satisfação do dono da organização e hoje e a satisfação do cliente tendo como conseqüência o lucro do empenho.Já no capitulo três, se resume na liderança, autoridade, serviço, sacrifício, amor e vontade. Esta se fundamentando em dos papeis de liderança se servir, satisfazer as necessidades legitimas. Ser necessário fazer sacrifício pelos aqueles que são servidos, mas com atenção para não satisfazer as vontades, mas sim as necessidades das pessoas “intenções ações e igual a vontade ‘’
 No quarto capitulo O Verbo Hunter, se reflete sobre o amor ágape “o ato de se por a disposição dos outros, identificando e atendendo suas reais necessidades, sempre procurando o bem maior”. A liderança esta intrigadamente ligada ao amor. O Hunter sita as características que um líder do modelo de liderança do saber: paciência ,bondade,humildade ,respeito,abnegação ,perdão e compromisso.Líder deve ter controle da situações dar o devido valor as metas e funcionários ,se destacar par atingir um objetivo em conjunto com equipe ser firme com suas escolhas as sustentando dando lucro ou prejuízo.
 Neste quinto e sexto capitulo, colocam em discução as dificuldades de o líder colocar em pratica todas as o conhecimento de todas essas habilidades. E necessário um ambiente propicio e muita força de vontade ,sendo que o líder e um dos responsável por criar esse ambiente” os comportamentos positivos acabaram produzindo sentimentos positivos” toma atitudes para criar condições para que se crie esse ambiente.
 Na finalização de sua obra o autor, aponta as recompensas por utilizar todo este conhecimento para atingir resultados satisfatórios para todos que estão em seu ambiente pessoal e interpessoal “ a alegria e a satisfação interior e convicção de saber que você esta em cetona com seus princípios profundos e permanentes da vida”.Sempre que as pessoas se ajudam mutuamente se livram da arrogância de seu ego e do foco em sim mesma.
 O monge e o executivo foi um livro que, pois em questão a administrar e liderar nossas vidas tanto a pessoal e profissional de uma maneira que refletimos a maneira que lidamos com isso no nosso dia a dia.Nos mostrando uma maneira melhor de lidar com essas situações sem prejudicar nos mesmo e as pessoas em nossa volta.Transformando em um fluxo de vida lucrativa mentalmente ,socialmente e financeiramente.