Buscar

Administração e Gestão: conceitos e aplicações e Modelos Contemporâneos de Gestão

Prévia do material em texto

Questão 1/5
A base da organização é ser uma unidade social, onde os objetivos organizacionais têm várias funções, entre elas, ser a fonte de legitimidade que justifica suas atividades; padrões para avaliar sua eficiência e rendimento; unidade de medida, para verificar sua produtividade. A razão de ser então da organização é servir a esses objetivos. O autor destaca que existem muitas organizações que, simultaneamente e legitimamente, têm dois ou mais objetivos, isto é, possuem finalidades múltiplas; deixando claro que a organização deve ser vista como uma unidade social que procura atingir objetivos específicos, sendo estruturada para tal. Sob uma perspectiva estruturalista, as organizações são intencionalmente construídas e reconstruídas.
 MILANI, N. C. et al. Uma breve análise sobre os conceitos de organização e cultura organizacional. Revista Científica Eletrônica de Administração, vol. 08, n. 14, 2008.
A partir do que se apresenta na contextualização da questão e dos conteúdos trabalhados nas aulas, organização é...
	
	A
	Apenas a empresa em que os indivíduos trabalham.
	
	B
	Pode ser a empresa que o individuo trabalha, o modo de distribuição de tarefas em sua rotina doméstica, a associação de moradores do bairro, uma Igreja, ou ainda, uma função administrativa.
	
	C
	Ser organizado com seus pertences e objetivos de vida.
	
	D
	Sinônimo de empresa, pois ambas possuem conceitos abrangentes.
	
	E
	Realizar as tarefas de modo ineficaz e ineficiente.
2- O ambiente contemporâneo exige instituições extremamente flexíveis e adaptáveis; instituições que produzam bens e serviços de alta qualidade, assegurando alta produtividade aos investimentos feitos. Requer instituições que respondam às necessidades dos clientes, oferecendo-lhes opções de serviços personalizados; que influenciem pela persuasão e com incentivos, sem usar o comando; que tenham para seus empregados uma significação, e um sentido de controle, que eles sintam como se fossem deles. Instituições que confiram poder aos cidadãos, em lugar de simplesmente servi-los.
SANTOS, L. F. B. Evolução do Pensamento Administrativo. Curitiba: Editora InterSaberes, 2013.
A partir do que se apresenta sobre o ambiente contemporâneo e o que se torna imprescindível para as organizações, analise se as sentenças são verdadeiras ou falsas:
() No final da década de 1980 imperou, no contexto das organizações, a Era das Competências, onde satisfazer o cliente é essencial e primordial.
() A reengenharia de processos, advoga a adoção de uma nova visão processual da atividade combinada com a aplicação da reengenharia nos processos chave das organizações.
() A reengenharia é uma teologia, pois requer a crença de que há um modo diferente de fazer e organizar o trabalho de uma organização.
() No contexto da reengenharia a tradição é essencial, pois é dela que surgem as mudanças.
Assinale a alternativa correta:
	
	A
	V-V-V-F.
	
	B
	F-F-F-V.
	
	C
	V-V-F-F.
	
	D
	F-V-V-F.
	
	E
	V-F-V-F.
Questão 3/5
As profundas mudanças tecnológicas, sociais, políticas, econômicas etc., demandarão mudanças radicais nas organizações e, principalmente, na administração.
(CHIAVENATO, I. Introdução à teoria geral da administração. Rio de Janeiro: Campus, 2013).
Marque a alternativa correta de acordo com a sentença:
	
	A
	Cada época desenvolve uma forma organizacional apropriada as suas características de acordo com o princípio evolucionário.
	
	B
	Em todas as épocas e idades, a forma organizacional das empresas sempre foi a mesma, de acordo com o princípio da constância.
	
	C
	Não existe correlação entre as épocas e idades e as formas organizacionais.
	
	D
	São duas variáveis completamente estranhas entre si.
	
	E
	A forma organizacional depende principalmente de fatores políticos: são as leis e as políticas governamentais que determinam os diferentes aspectos que as organizações e as empresas deverão possuir.
4- A adoção de uma estratégia de diversificação no nível corporativo envolve a decisão de quantos e quais negócios a empresa virá a desenvolver, sugerindo a mudança de uma estrutura funcional para uma estrutura multidivisional.
 
PORQUE
 
O aumento da diversificação dos negócios no nível corporativo gera problemas de processamento de informação, coordenação e controle com os quais a estrutura funcional tem grandes dificuldades de lidar.
 
A esse respeito, conclui-se que:
	
	A
	as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
	
	B
	as duas afirmações são falsas.
	
	C
	as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
	
	D
	a primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.
	
	E
	a primeira alternativa é falsa e a segunda é verdadeira.
Questão 5/5
As organizações formais se caracterizam pela forte orientação racional que é dada pela administração. Assim, as empresas se depararam com o planejamento racional de ações e tomadas de decisões lógicas como uma necessidade (SILVEIRA, 2008), ao tempo que as práticas capitalistas se expandiam. Nessa época, com o aumento do número de organizações existentes e o desenvolvimento das indústrias, ocorreu também o aumento da necessidade de técnicas e procedimentos para facilitar o trabalho de organizar empresas cada vez maiores e mais complexas.Assim, analise as afirmativas abixo e identifique qual(is) está(ão) de acordo com a noção de racionalidade administrativa:
 
I- Os sistemas racionais baseiam-se na previsibilidade da conduta dos indivíduos, e somente assim é possível planejar e estabelecer metas organizacionais.
II- A racionalidade é o estabelecimento de uma estrutura organizacional, com cargos com descrições específicas- quem faz o quê-, e tem por objetivo criar uma certa ordenação que permita que a organização faça aquilo que ela se propõe a fazer, visando cumprir seus objetivos.
III- O sistema racional é apenas uma medida normativa de alcance dos resultados, baseada no volume de recursos utilizados para produzir uma unidade de produto. Ela pode ser medida como a razão entre as entradas e as saídas em um processo produtivo.
IV- A racionalidade é a combinação de processos de produção, distribuição, vendas e/ou outros processos econômicos tecnologicamente distintos, que se dão dentro das fronteiras de uma mesma empresa.
	
	A
	Apenas as afirmações I e II estão corretas.
 
	
	B
	Apenas as afirmações I e III estão corretas.
	
	C
	Apenas as afirmações II e IV estão corretas.
	
	D
	Apenas as afirmações II, III e IV estão corretas.
	
	E
	Todas as quatro afirmações estão corretas.

Continue navegando