Buscar

Parcial de Gestão da Qualidade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

GST0445_SM V.1
segunda-feira, 25 de abril de 2016 (22:13) 
	   » de 50 min.
	Aluno: 
	Matrícula: 
	Disciplina: GST0445 - GESTÃO DA QUALIDADE  
	Período Acad.: 2016.1 EAD (G) / SM
	
	
		1.
		Quando pensamos no Modelo de Produção Feudal - estamos com um tipo de produção (que evidenciava numa não uniformidade) nas construções das peças para o uso diário durante esse período histórico da humanidade.Assim, como poderemos chamar o INDIVÍDUO que produzia essas peças no Modelo de Produção Feudal?
		Quest.: 1
	
	
	
	
	artesão
	
	
	mensageiro
	
	
	escudeiro
	
	
	biscateriro
	
	
	lenhador
	
	
		2.
		Durante uma das várias palestras de sensibilização para a geração do processo de qualidade na empresa o Gestor - enfatiza em seu discurso a importância de: "...alinhamento interno dos processos de produção com as constantes modificações dos ambientes externos de mercado para obtenção de resultados tangíveis para a empresa...". Essa frase evidencia o conceito de GESTÃO da QUALIDADE TOTAL?
		Quest.: 2
	
	
	
	
	parcialmente incorreta. 
	
	
	totalmente incorreta.
	
	
	necessita de revisão conceitual.
	
	
	parcialmente alinhada.
	
	
	totalmente alinhada.
	
	
		3.
		Edwards Deming apresentou 14 princípios para a gestão efetiva das empresas. Alguns desses princípios são filosóficos e outros mais pragmáticos. De qualquer maneira, todos eles são importantes para a manutenção dos bons níveis de qualidade. Qual alternativa abaixo apresenta o princípio relacionado a "oferecer oportunidades efetivas para o desenvolvimento das competências de todos da organização"?
		Quest.: 3
	
	
	
	
	Crie um ambicioso programa de capacitação.
	
	
	Elimine slogans com imposição de metas.
	
	
	Elimine padrões artificiais para o chão de fábrica.
	
	
	Não classifique o desempenho dos trabalhadores ordenando-os por ranking.
	
	
	A mudança é tarefa de todos.
	
	
		4.
		Os modelos de produção fordista e o toyotismo tiveram influência preponderante nas suas respectivas épocas, o fordismo desde a 1913, quando implantou a produção em linha de automóveis e o toyotismo a partir da década de 50 do século passado. Quanto ao controle de qualidade, pode-se afirmar que:
		Quest.: 4
	
	
	
	
	O controle de qualidade a posteriori é típico do toyotismo. 
	
	
	O controle de qualidade integrado ao processos são típicos de ambos os modelos de produção. 
	
	
	O controle de qualidade integrado ao processos é típico do toyotismo. 
	
	
	O controle de qualidade a posteriori são típicos de ambos os modelos de produção. 
	
	
	O controle de qualidade integrado ao processo é típico do fordismo. 
	
	
		5.
		É muito importante que as organizações estejam preparadas para o mercado e para isso há uma necessidade de estabelecer alguns componentes que nortearão o seu caminho. Dentre esses componentes está a MISSÃO da organização. Podemos afirmar que a MISSÃO:
		Quest.: 5
	
	
	
	
	É algo responsável por nortear a organização. É um acumulado de convicções que direcionam sua trajetória.
	
	
	É a razão de ser da empresa, pois determina o negócio da mesma, porque ela existe e ainda (se possível) em que tipos de atividades deverá se concentrar no futuro.
	
	
	É um documento "vivo", conhecido por todos na organização que pode ser modificado a qualquer momento, constituindo um ponto de partida para crescentes níveis de aumento de desempenho. 
	
	
	É aquela que detecta os sinais de mudança, identificando oportunidades e ameaças e direciona esforços, inspirando, animando e transformando proativamente o propósito em ação, em fato concreto.
	
	
	É algo que pode ser pensado como um cenário, uma intuição, um sonho, uma vivência, a ser concretizada em um determinado período de tempo e em uma determinada região.
	
	
		6.
		A qualidade é medida em diversas dimensões, como a conformidade, a confiabilidade, a durabilidade, a estética, o desempenho, a capacidade de assistência técnica e a qualidade percebida. A Volvo iniciou as suas atividades em 14 abril de 1927 na cidade de Gotemburgo, capital do condado de Vasttra Gotaland na Suécia. A ideia de seus fundadores, Assar Gabrielsson e Gustav Larson, era a produção de veículos de passeio que fossem ao mesmo tempo seguros e adequados às condições severas do clima e do pavimento da Suécia na época. Com base nas dimensões da qualidade, aponte a resposta que melhor represente a preocupação dos fundadores da Volvo.
		Quest.: 6
	
	
	
	
	Confiabilidade e durabilidade
	
	
	Confiabilidade e qualidade percebida
	
	
	Conformidade e estética
	
	
	Desempenho e estética
	
	
	Estética e qualidade percebida
	
	
		7.
		O BSC (Balanced Scorecard) é uma metodologia de indicadores impulsionadores de desempenho auxilia os gestores e suas organizações, a atuar em um mercado altamente desafiador e de constantes mudanças. O BSC possibilita medir o desempenho das organizações e agir conforme os resultados dessas medições. Seus autores (Kaplan e Norton), estabeleceram que os indicadores devem trabalhar em 4 perspectivas: financeira, cliente, processos internos e crescimento e aprendizagem. O indicador conhecido como: quantidade de produtos ofertados, faz parte de qual perspectiva?
		Quest.: 7
	
	
	
	
	Crescimento
	
	
	Processos Internos
	
	
	Aprendizado
	
	
	Clientes
	
	
	Financeira
	
	
		8.
		José da Silva, proprietário da "BRINQUEDO DE LUXO", constatou o seguinte cenário no ambiente em que sua empresa está atuando: insatisfação com os resultados obtidos, mudanças constantes das estratégias organizacionais, avanço da tecnologia e demandas dos clientes cada vez mais exigentes e a competitividade acirrada, decidiu tornar a sua empresa mais flexível, para atender todos essas variáveis da melhor forma possível e em tempo hábil. Assim sendo, decidiu pela implementação de uma administração voltada para: 
		Quest.: 8
	
	
	
	
	Escolha dos fornecedores
	
	
	Processos financeiros
	
	
	Pesquisa de clima organizacional
	
	
	Processos organizacionais
	
	
	Projetos organizacionais
	
	
		9.
		O objetivo de uma organização, ao implementar os padrões da ISO 9001:2008, é:
		Quest.: 9
	
	
	
	
	Especificar a compra de uma ferramenta de gestão de TI adequada para o bom funcionamento dos processos.
	
	
	Ter um método de gerenciar os processos para que sejam construídos produtos que satisfaçam as expectativas de seus clientes.
	
	
	Estabelecer um plano detalhado de projeto, para um produto inovador no mercado que supere as expectativas de seus clientes.
	
	
	Controlar o funcionamento financeiro da empresa, desdobrando quais partes do custo de TI podem ser repassadas para as áreas clientes.
	
	
	Definir os indicadores corporativos de governança de processos.
	
	
		10.
		Carla participa de um Grupo Hoteleiro internacional. Durante sua jornada de trabalho seu gerente geral - sempre faz circular entre seus funcionários algum texto ou recorte de jornais que apresentem algum informação a respeito das atualizações das versões da ISO. No último recorte de jornal, Carla leu e avaliou o texto como é atualizado as versões ISO 9001/9002 e 9003 - (1994) para ISO 9000-200 (2000). Quais foram as informações que Carla leu a aprovou como sendo as VERDADEIRAS?
		Quest.: 10
	
	
	
	
	Pesquisa algumas fontes primárias para desenvolver seus relatórios de mudanças em setores da economia que apresentam grau elevando inovação nos processos industriais. 
	
	
	Proporciona para empresas um conjunto de pré-teste dos novosprocedimentos para obtenção da certificação e avalia as informações recebidas para proceder as alterações nas novas versões da ISO.
	
	
	Identifica as questões geradoras de problemas nas versões anteriores da ISO e propõem mudanças localizadas para segmentos das industrias de tecnologias. 
	
	
	Coletas de dados mundialmente para adequar as novas expectativas dos usuários e clientes do Sistema de Gestão da Qualidade.
	
	
	Sistematiza ao longo de um período de tempo uma pequisa na empresas somente internacionais para colher informações básicas para construção das mudanças na ISO.
	
	
	
	Legenda:   
	 
	 Questão não respondida
	 
	 
	 Questão não gravada
	 
	 
	 Questão gravada

Outros materiais