Direito Administrativo exercícios
52 pág.

Direito Administrativo exercícios


DisciplinaIntrodução ao Direito I82.375 materiais496.123 seguidores
Pré-visualização30 páginas
reformasse o ato nele praticado, tendo em vista a sua ilegalidade. A respeito dessa situação hipotética, do regime jurídico dos recursos minerais e da avocação administrativa.
(AGU PROCURADOR FEDERAL CESPE/2007) O ministro de Estado do MME detém poder dever de supervisão sobre o DNPM, que é uma autarquia vinculada à área de competência desse ministério. O ministro, entretanto, só poderá exercer a avocação se provocado pelo particular, pois inexiste a possibilidade de avocação de ofício.
(OAB/RJ 32 CESPE/2007) Segundo o STF, a OAB
A) é uma autarquia e está sujeita ao princípio do concurso público.
B) exerce função pública, mas não é uma pessoa jurídica pertencente à administração pública.
C) é uma entidade privada e por isso não exerce poder de polícia.
D) é uma autarquia e está sujeita à supervisão ministerial.
(SEGER-ES ANALISTA DAMINISTRATIVO E FINANCEIRO FORMAÇÃO: DIREITO CESPE/2007) As autarquias fazem parte da administração pública direta.
(SEGER-ES ESPECIALISTA EM POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO GOVERNAMENTAL CESPE/2007) Autarquia é uma pessoa jurídica de direito público, que compõe a administração indireta e é criada para a prestação de serviço público que constitua atividade típica de Estado.
(UEPA NÍVEL MÉDIO AGENTE ADMINISTRATIVO CESPE/2007) Assinale a opção correta em relação às autarquias.
A) As autarquias atuam em nome próprio e são criadas por leis específicas de iniciativa do chefe do Poder Executivo.
B) É dispensada a realização de concurso público para contratar servidores para autarquias.
C) Para a autarquia contratar serviço de terceiros, não é exigida licitação.
D) As autarquias não possuem patrimônio próprio.
Relativamente à administração indireta, julgue o item seguinte.
(AGU ADVOGADO DA UNIÃO CESPE/2008) As agências reguladoras são autarquias sob regime especial, as quais têm, regra geral, a função de regular e fiscalizar os assuntos relativos às suas respectivas áreas de atuação. Não se confundem os conceitos de agência reguladora e de agência executiva, caracterizando-se esta última como a autarquia ou fundação que celebra contrato de gestão com o órgão da administração direta a que se acha hierarquicamente subordinada, para melhoria da eficiência e redução de custos.
Regulamentando dispositivo previsto no inciso XXI do art. 37 da Constituição Federal de 1988 (CF), a Lei n.º 8.666/1993 veio a dispor, em substituição ao Decreto-lei n.º 2.300/1986, para todos os entes da Federação, da administração direta e indireta, sobre as compras, alienações, concessões e permissões de serviços públicos, bem como sobre obras, serviços e locações da administração pública. Como objetivo maior dessa lei, tem-se a seleção da proposta mais vantajosa para a administração, respeitando a isonomia entre os participantes do certame. Com relação ao procedimento licitatório e sua concretização via a contratação:
(ANATEL ANALISTA ADMINISTRATIVO CESPE/2008) Segundo liminar em mandado de segurança deferida à PETROBRAS, o Supremo Tribunal Federal abriu a possibilidade para que as empresas públicas e sociedades de economia mista que atuem em atividades econômicas e tenham regulamentos próprios licitatórios não precisem seguir a Lei n.º 8.666/1993.
(MMA ANALISTA AMBIENTAL ADMINISTRAÇÃO CESPE/2008) As dívidas passivas da União e suas autarquias prescrevem em cinco anos, contados a partir da data do ato ou fato do qual se originaram.
(AUGE/MG AUDITOR INTERNO CESPE/2008) A respeito das agências reguladoras, assinale a opção correta.
A) São exemplos de agências reguladoras federais a ANEEL, a ANP e o INMETRO.
B) Os dirigentes das agências reguladoras não dispõem de mandato fixo.
C) As agências reguladoras são órgãos da administração pública direta.
D) Essas agências são consideradas autarquias sob regime especial.
E) Essas agências são diretamente vinculadas à presidência da República.
(HEMOBRAS ANALISTA DE GESTÃO CORPORATIVA ADMINISTRADOR CESPE/2008) A HEMOBRAS compõe a administração indireta, sendo um exemplo de autarquia federal.
Acerca das autarquias, fundações, sociedades de economia mista e empresas públicas, julgue os itens subseqüentes.
(MS TÉCNICO DE NÍVEL SUPERIOR DIREITO CESPE/2008) Sempre que os entes políticos descentralizam atividades de natureza típica do Estado, a entidade a ser criada para tal finalidade é a autarquia.
(MS TÉCNICO DE NÍVEL SUPERIOR DIREITO CESPE/2008) A criação de uma autarquia depende de lei específica e sua personalidade é de direito público.
(MS TÉCNICO DE NÍVEL SUPERIOR DIREITO CESPE/2008) As autarquias corporativas, como o Conselho Regional ou Federal de Medicina, fiscalizam o exercício de atividades profissionais, estão vinculadas e subordinadas indiretamente a um ente político e gozam de prerrogativas típicas das entidades de direito público, tais como imunidade tributária relativa a seus bens, rendas e serviços e a possibilidade de cobrança de seus créditos por meio de execução fiscal.
(STJ ANALISTA JUDICIÁRIO CESPE/2008) Entre as prerrogativas processuais impostas em favor das autarquias públicas federais está a intimação pessoal de seus procuradores federais de todos os atos do processo.
1.4.3 \u2013 Fundações Públicas
(MPE/AM PROMOTOR DE JUSTIÇA SUBSTITUTO CESPE/2007) Julgue os itens subseqüentes, a respeito das fundações e de sua organização e fiscalização.
I Se for extinta uma fundação, por decisão administrativa, seu patrimônio deverá ser alienado pelo melhor preço de mercado, exigindo-se autorização da maioria absoluta dos integrantes do conselho curador e aprovação do MP.
II O MP tem legitimidade para a propositura de ação civil pública que objetive a responsabilização de ex-dirigentes de fundação de direito privado de assistência ao idoso e aos portadores de deficiência física.
III Poderá o instituidor de uma fundação encarregar o MP da elaboração dos estatutos daquela entidade. Nessa situação, cabe ao MP, além do encargo da elaboração no prazo estipulado, a função de aprová-lo e levá-lo a registro.
IV O MP pode recomendar modificações a serem feitas no estatuto de uma fundação, bem como denegar a aprovação, por decisão administrativa. Em qualquer caso, o interessado poderá requerer suprimento judicial de modificação de estatutos ou de instituição de fundação, ação da qual participará o MP, como custos legis, obrigatoriamente.
V Compete ao membro do MPF a fiscalização das fundações que tiverem atividades em diversos estados da Federação, com a finalidade de evitar eventual divergência entre os representantes do MP de cada estado.
Estão certos apenas os itens
A) I e II.
B) I e III.
C) II e IV.
D) III e V.
E) IV e V.
(MS TÉCNICO DE NÍVEL SUPERIOR DIREITO CESPE/2008) Independentemente de constituir-se como entidade de direito público ou de direito privado, a fundação submete-se a normas de ordem pública.
1.4.4 \u2013 Empresa Pública
(SEGER-ES ANALISTA DAMINISTRATIVO E FINANCEIRO FORMAÇÃO: DIREITO CESPE/2007) As empresas públicas, apesar de serem pessoas jurídicas de direito privado, não estão sujeitas à falência.
(SEGER-ES ANALISTA DAMINISTRATIVO E FINANCEIRO FORMAÇÃO: DIREITO CESPE/2007) Para que o nascimento de uma empresa pública ocorra, basta a edição de uma lei que autorize a sua instituição.
(TCM/GO PROCURADOR DO MUNICÍPIO CESPE/2007) Em um trabalho de auditoria, os técnicos do TCM/GO verificaram que uma empresa pública, recém-criada por um município goiano para exploração de atividade econômica, estava admitindo como empregados somente os parentes do presidente da empresa, sem a realização de prévio concurso público.
Com base na situação hipotética descrita, assinale a opção correta.
A) A empresa pública mencionada, cuja instituição depende de prévia autorização em lei específica, é pessoa jurídica de direito privado, sujeitando-se, em regra, ao regime próprio das empresas privadas, inclusive quanto aos direitos e obrigações civis, comerciais, trabalhistas e tributários.
B) A admissão de quaisquer