Buscar

Gestão de Processos para Melhoria Empresarial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

GESTÃO DE PROCESSO
A melhoria do desempenho empresarial requer a reformulação da clássica estrutura organizacional das empresas, baseada na especialização por funções e o reconhecimento da informação e do conhecimento como um dos principais recursos empresariais. Isto exige profundas modificações nas práticas administrativas correntes e na condução dos processos de negócios, como forma de sobrevivência no atual ambiente competitivo.
A estruturação da empresa em torno de seus processos de negócio significa, antes de tudo, uma mudança na postura administrativa tradicional, cujo enfoque estava no gerenciamento de como as atividades é executada individualmente, o que representa deslocar-se de uma visão fragmentária e estanque de responsabilidades e de relações de subordinação para uma visão global e dinâmica de toda a empresa. Essa visão global objetiva a compreensão de como as atividades são executadas conjuntamente na produção dos bens ou serviços ofertados. Tais atividades executadas pela empresa são, na realidade, os seus processos, permitindo uma visão holística da empresa, visando uma melhor compreensão do todo organizacional.
A gestão de processos é uma disciplina primordial para qualquer organização moderna. As áreas departamentais das organizações e suas atividades são regidas por processos e conhece-los e saber organizá-los é fundamental para o futuro administrador.
A empresa possui clientes internos e externos os quais possuem vários tipos de processos. Estes processos precisam ser entendidos e analisados a fim de otimiza-los para tornar o relacionamento com os clientes compatível com os objetivos da organização.
A excelência do desempenho e o sucesso da organização necessitam que todas as atividades inter-relacionadas sejam compreendidas e gerenciadas segundo uma visão de processos. Portanto, é mister que sejam conhecidos os clientes desses processos, seus requisitos e o que cada atividade adiciona de valor na busca do atendimento a esses requisitos. E com processos bem gerenciados, a relação com estes clientes é melhor definida e exercida ainda mais contando com modernas técnicas de gestão aliadas aos recursos que a tecnologia da informação oferece em termos de ferramentas.

Outros materiais