Buscar

AV Parcial Educação Especial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AV Parcial Educação Especial
	1a Questão 
	sem. N/A: Cultura das Diferenças
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Na escola em que João é aluno, existe um laboratório de informática, que é utilizado para os estudantes trabalharem conteúdos em diferentes disciplinas. João foi impedido de usar o laboratório devido a sua deficiência intelectual (síndrome de down). O professor de ciência acredita que João não irá conseguir construir conhecimento participando da atividade, e ainda  corre risco de se ferir com a  manipulação dos potes de vidros e produtos químicos.
Segundo o paradigma que orienta a perspectiva da construção de uma escola inclusiva no contexto brasileiro contemporâneo, a atitude do professor pode ser considerada
		
	
	correta, pois havia perigo na realização da atividade, já que o aluno possui síndrome de down.
	
	errada, pois o professor deveria chamar a mãe do aluno para acompanhar a atividade.
	
	correta, pois o aluno está apenas integrado a escola, não tendo obrigatoriedade de participar de todas as propostas educacionais.
	
	errada, pois se a atividade oferece segurança para os alunos sem deficiência, precisa oferecer segurança também para o aluno com síndrome de down.
	
	errada, pois o professor deveria deixar João sentado em um banco, observando a atividade. 
	
	 2a Questão 
	3a sem.: EDUCAÇÃO INCLUSIVA
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	O preconceito pode ser definido como uma atitude: 
		
	
	desfavorável e negativa dirigida à pessoa com uma diferença/deficiência, antes mesmo de qualquer inter-relacionamento mais pessoal. 
	
	desfavorável e positiva dirigida à pessoa com uma diferença/deficiência, antes mesmo de qualquer inter-relacionamento mais pessoal. 
	
	favorável e negativa dirigida à pessoa com uma diferença/deficiência, antes mesmo de qualquer inter-relacionamento mais pessoal. 
	
	favorável e positiva dirigida à pessoa com uma diferença/deficiência, antes mesmo de qualquer inter-relacionamento mais pessoal. 
	
	nem favorável nem desfavorável, pois depende do tipo de preconceito que está sendo mencionado. 
	
	 3a Questão
	3a sem.: EDUCAÇÃO INCLUSIVA
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Leia a descrição que se segue: "Quando essa criança nasceu, toda a família acreditou que se tratava de um castigo divino, pois apenas o pecado pode explicar o fato de um bebê nascer cego". Ela se refere a uma concepção de deficiência como castigo. Concepção esta que já foi muito vivenciada em qual período histórico? 
		
	
	Idade Média 
	
	Idade Moderna 
	
	Antiguidade 
	
	Idade Contemporânea 
	
	Primeira metade da Idade Moderna 
	
	 4a Questão 
	2a sem.: Paradigmas educacionais
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	São três os paradigmas educacionais que orientam o campo da Educação Especial. Dentre as principais características do paradigma de suporte, marque a opção que NÃO esta de acordo com este paradigma.
		
	
	Atendimento educacional especializado
	
	Escolarização no turno oposto da escola da escola
	
	Suporte e apoio necessário para a escolarização
	
	Pouca ênfase o trabalho pedagógico
	
	Inclusão direita do aluno na escola regular
	
	 5a Questão 
	4a sem.: EDUCAÇÃO INCLUSIVA
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Em se tratando das conquistas que foram assinadas pelos países participantes da Declaração de Salamanca, em 1994, todas são verdadeiras exceto uma. Marque a resposta que apresenta uma INVERDADE em relação às diretrizes que foram planejadas para que o sistema de ensino pudesse receber alunos com deficiências na rede regular. 
		
	
	A escola deve utilizar recursos, programas, serviços e tecnologias disponíveis para todos os alunos, adaptando o currículo, apenas quando necessário, para atender aos alunos com necessidades especiais. 
	
	O sistema educacional deve organizar-se de forma a atender a todos os alunos e o sistema de segregação de alunos com necessidades educacionais especiais em instituições especializadas não é recomendado. 
	
	A escola deve receber alunos com deficiências somente se a família estiver presente no processo de escolarização, pois os professores e coordenadores devem ser responsáveis por toda as questões didáticas e a família, pelo cuidado desse aluno no período em que estiver na escola. 
	
	A educação de alunos com deficiências física, mental entre outros quadros será feita na rede regular de ensino, pois a escola deve ser para todos e deve se preparar para recebê-los. 
	
	É de responsabilidade do sistema educacional e das instituições escolares a criação dos suportes para viabilizar o acesso ao currículo e a quebra de barreiras que impeçam ou dificultem o aprendizado de todos os alunos. 
	
	 6a Questão 
	10a sem.: EDUCAÇÃO INCLUSIVA
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	No ano de 2009, o Brasil elaborou as Diretrizes Operacionais para Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, Modalidade Educação Especial com o objetivo de distribuir os recursos FUNDEB com base nos dados obtidos pelo INEP, dentre outros. Qual é a concepção de Educação Especial referida? Marque a resposta correta. 
		
	
	Separar os alunos com deficiências mentais moderadas e graves em classes especiais afim de que possam melhor se apropriar dos ensinamentos escolares. Essa separação acontecerá na própria escola através de um atendimento em turma especializada com menor número de alunos e com professores capacitados. 
	
	Integrar crianças deficientes, portadoras de deficiências mentais e doenças psiquiátricas à rede privada, pois somente ela terá a estrutura necessária para acolher e trabalhar com esses prognósticos tão complexos. 
	
	A Educação especial será oferecida na mesma escola e no mesmo turno que a criança faz a sua escolaridade básica. Sendo que a criança deficiente é retirada da sala de aula em determinadas atividades que não consegue realizar dadas as suas dificuldades e é levada para um centro de apoio específico para deficiência. 
	
	Superar a visão do caráter substitutivo da Educação Especial ao ensino comum, bem como a organização de espaços educacionais separados para alunos com deficiência. Será realizada em turno inverso ao da escolarização, contribuindo para garantir o acesso dos alunos à educação comum e disponibilizando os serviços e apoios que complementam a formação desses alunos nas classes comuns da rede regular de ensino. 
	
	É uma modalidade complementar que somente poderá ser destinada à criança com superdotação e talentos específicos, pois estes teriam condição de serem retirados da sua sala de aula, em algumas atividades diárias para serem levados aos centros especiais de formação para talentosos e superdotados. 
		
	 7a Questão 
	7a sem.: TECNOLOGIA ASSITIVA
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Patrícia é mãe de Fernanda, uma menina de 5 anos de idade que sofreu de Paralisia Cerebral e apresenta um comprometimento motor acompanhado de deficiências sensoriais na audição e na visão. Na última reunião de colégio ela foi convidada a retirar sua filha, pois a escola alegava não ter profissionais adequados para o trabalho com crianças portadoras de necessidades especiais. Qual das providenciais abaixo deveria ter sido tomada pela escola para assegurar uma boa inclusão de Fernanda. 
		
	
	Fernanda deve continuar na escola e ter adaptações em sua mesa onde escreve, pois é cadeirante. Além disso, qualquer investimento na aprendizagem se torna desnecessária, pois a escolarização para ele é simplesmente para a socialização.
	
	Ao matricular Fernanda, a escola inicialmente deve exigir da família que faça uma escolarização complementar da menina em escola para crianças com deficiências visuais e auditivas, pois ela precisa aprender a se comunicar e se orientar no espaço com profissionais especializados. 
	
	Matricular Fernanda na turma de educação infantil da rede regular e oferecer um atendimento em turnooposto para ela aprender a ter independência nas atividades da vida diária, como a se comunicar e estabelecer um vínculo de confiança com os professores. 
	
	Fernanda deveria ter sido colocada numa turma especial, dadas as suas dificuldades sensoriais e nesta turma, deveria ser alfabetizada, pois essa será a principal conquista da menina. 
	
	As atividades educativas de Fernanda precisam ser apenas atendimentos na sala de recursos pois as suas deficiências são tão grande que ela pouco pode se apropriar do que está sendo estudado em sala de aula com os demais colegas. 
	
	 8a Questão 
	7a sem.: EDUCAÇÃO INCLUSIVA
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	São vários os serviços e recursos de apoio pedagógico especializado que podem ser oferecidos ao educando com necessidades educacionais especiais, com o objetivo de facilitar seu desempenho no processo de escolarização. Assinale a opção que poderá beneficiar o aluno com deficiência física: 
		
	
	acesso à LIBRAS. 
	
	rampas e elevadores de acesso 
	
	tradutor/intérprete de sinais 
	
	reglete e punção. 
	
	acesso ao Sistema Braille. 
	
	 9a Questão 
	5a sem.: Deficiência Visual
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Marque a alternativa que conceitua corretamente a pessoa cega.
		
	
	Pessoa com glaucoma ou perda parcial da visão por tempo indeterminado.
	
	Pessoa que possui resíduos visuais em grau pequeno, mas que permite ler textos impressos à tinta, desde que com letras grandes.
	
	Pessoa que possui perda total ou um resíduo mínimo de visão.
	
	Pessoa que tem limitação visual e comprometimentos neurológico e intelectual.
	
	Pessoa que pode ter a visão corrigida por métodos cirúrgicos ou não.
	
	 10a Questão 
	5a sem.: Deficiência Visual.
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Quanto ao processo educacional do aluno cego ou com baixa visão é correto afirmar que:
 A - A falta da visão não interfere na capacidade intelectual e cognitiva das crianças cegas. Elas têm o mesmo potencial de aprendizagem e podem demonstrar um desempenho escolar equivalente ou superior ao dos alunos que enxergam, se tiverem as condições e recursos adequados.
 B - Alunos cegos ou com baixa visão podem ser mais lentos na realização de algumas atividades, pois a percepção tátil demanda mais tempo para ser analisada e compreendida do que a visual. 
C- Alunos cegos ou com baixa visão possuem a mesma vontade de aprender que as outras crianças, a mesma curiosidade e as mesmas necessidades de carinho, proteção, recreação e convívio social para se desenvolverem de forma harmoniosa intelectual e emocionalmente. 
Assinale a alternativa correta: 
		
	
	As afirmativas A, B e C estão corretas.
	
	As afirmativas B e C são as únicas corretas.
	
	As afirmativas A e B estão erradas.
	
	A afirmativa A é a única correta. 
	
	As afirmativas A e B são as únicas corretas.

Outros materiais