Buscar

pH - Experimento exemplo sobre varoação de pH

Prévia do material em texto

Relatório da aula prática - Bioquímica (10/05/2016)
Variação de pH
O termo pH significa "potencial Hidrogeniônico", que é uma escala logarítmica que mede o grau de acidez, neutralidade ou alcalinidade de uma determinada solução.
A escala compreende valores de 0 a 14, sendo que o 7 é considerado o valor neutro. O valor 0 (zero) representa a acidez máxima e o valor 14 a alcalinidade máxima. Valores abaixo de zero ou superiores a 14 também podem ser verificados em algumas substâncias.
Objetivo da aula: Examinar as variações de pH de uma substância mediante a adição de uma base e um ácido.
Material utilizado:
- Becker de 100 mL
- HCl 1 Mol (ácido clorídrico) -> Caráter ácido
- NaOH 1 Mol (hidróxido de sódio) -> Caráter Básico(alcalino)
- Água
O experimento:
1ª parte do experimento: Água
 Inicialmente foi posto 100 mL de água no becker, após isso foi verificado o pH da água (para medir o pH foram utilizadas as fitas medidoras). Ao verificar o pH da água, constatou-se que o mesmo era 5, o que caracteriza-se então como um pH ácido.
2ª parte do experimento: Água + NaOH
Logo após a verificação do pH da água, foi adicionado a substância uma gota de NaOH (hidóxido de sódio) e novamente verificando observou-se que o pH havia variado em apenas um na escala de medição (foi de 5 para 6), assim sendo, a substância continuou com caráter ácido. Como o objetivo nesse experimento era mudar o carater da substância para alcalino, foram adicionadas mais 4 gotas de NaOH, resultando então na adição de 5 gotas. Após isso, mais uma vez, foi medido o pH da substância, então a medição mostrou que a substância tornou-se alcalina com um pH de 9. E assim, foi alcançado o objetivo da segunda parte do experimento.
3ª parte do experimento: Água + NaOH + HCl
Tendo como substância inicial a mesma utilizada no experimento anterior, temos por tanto uma substância alcalina de pH 9 (Água + NaOH). Inicialmente foram adicionadas ao liquído duas gotas de HCl (ácido clorídrico), após a medição, foi observado que o pH da substância foi de 9 para 7, sendo assim, nesse momento a substância possuía caráter neutro. Porém, como o objetivo era fazer a substância tornar ao seu carater ácido, foram adicionadas mais duas gotas de HCl, resultando em um pH de 5, ou seja, a subtância voltou a ser um ácido.
Após as três fases experimentais relatadas, conclui-se a aula prática.

Continue navegando