Buscar

Cultura Organizacional

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
CULTURA ORGANIZACIONAL
PROF GLÁUCIO MATOS
SIMULAÇÃO EMPRESARIAL
*
*
Definição
A cultura organizacional é um conjunto de hábitos e crenças que normalmente são estabelecidas por normas, valores e atitudes que estão sendo compartilhados por todos das corporações. 
(CHIAVENATO, 1999).
Cultura Organizacional
*
*
Cultura Organizacional
Definição
um padrão de assuntos básicos compartilhados que um grupo aprendeu como maneira de resolver seus problemas de adaptação externa e integração interna, e que funciona bem a ponto de ser considerado válido e desejável para ser transmitido aos novos membros como a maneira correta de perceber, pensar e sentir em relação àqueles problemas”. 
(SCHEIN).
*
*
Os administradores da Procter & Gamble fazem memorandos que não ultrapassam uma página. 
Todas as reuniões da Du Pont começam com um comentário obrigatório sobre segurança. 
3M tem dois valores fundamentais: um deles é a regra dos 25%, que exige que um quarto de suas vendas venham de produtos introduzidos nos últimos cinco anos; outro é a regra dos 15% que leva todo funcionário a despender 15% da sua semana de trabalho para fazer qualquer coisa que prefira, desde que relacionada com algum produto da companhia. 
Toda organização tem sua cultura
*
*
O pessoal da Toyota está focado em perfeição. 
A IBM leva ao máximo a sua preocupação com o profundo respeito aos funcionários como pessoas. 
Toda organização tem sua cultura
*
*
Níveis da Cultura Organizacional
*
*
Artefatos
Constituem o primeiro nível da cultura, o mais superficial, visível e perceptível. São as coisas que cada um vê, ouve e sente quando se depara com uma organização cuja cultura não é familiar. 
Incluem produtos, serviços e os padrões de comportamento dos membros de uma organização. Como as pessoas se vestem, como falam, sobre o que conversam, como se comportam, quais as coisas que são importantes e relevantes para elas. 
Os artefatos são todas as coisas ou eventos que podem nos indicar visual ou auditivamente como é a cultura da organização. Os símbolos, as histórias, os heróis, os lemas, as cerimônias anuais são também exemplos de artefatos. 
Níveis da Cultura Organizacional - 1
*
*
Valores Compartilhados
São os valores relevantes que se tornam importantes para as pessoas e que definem as razões pelas quais elas fazem o que fazem. Funcionam como justificativas aceitas por todos os membros. 
Em muitas culturas organizacionais, os valores são criados originalmente pelos fundadores da organização. 
Exemplo: Na DuPont, muitos dos procedimentos e produtos são resultados dos valores atribuídos à segurança. É que a organização foi criada por um fabricante de pólvora para armas. Os valores de segurança são traços fortes da cultura da DuPont desde os tempos e que a pólvora era o centro de seus negócios.
Níveis da Cultura Organizacional - 2
*
*
Pressuposições básicas
Constituem o terceiro nível da cultura organizacional, o mais íntimo, profundo e oculto. 
São as crenças inconscientes, percepções, sentimentos e pressuposições dominantes em que os membros da organização acreditam. 
A cultura prescreve “a maneira certa de fazer as coisas” adotada na organização, muitas vezes, através de pressuposições não escritas e nem sequer faladas. 
Exemplo: Muitas empresas de cosméticos assumem previamente que toda estratégia de marketing deve focalizar a propaganda e promoções sobre seus produtos para aumentar a beleza das mulheres
Níveis da Cultura Organizacional - 3
*
*
Dá-se nome de organização formal à estrutura de relações profissionais entre pessoas, planejada no sentido de facilitar o alcance dos objetivos globais da organização. A organização formal é a organização oficialmente adotada e é geralmente caracterizada pelo organograma e pelos manuais de organização. 
Organização formal
*
*
Os principais aspectos retratados pela organização formal são:
ÓRGÃOS: Como departamentos, divisões, seções, setores etc.
CARGOS: Diretores, gerentes, supervisores, funcionários, operários etc.
HIERARQUIA DE AUTORIDADE: Com autoridade e responsabilidade previamente definidas.
OBJETIVOS E PLANOS: Definidos para alcançá-los adequadamente.
TECNOLOGIA: Que constitui o modo de realizar o trabalho dentro da organização
Organização formal
*
*
A organização informal é a rede de relacionamentos e interações que se desenvolve espontaneamente entre as pessoas que ocupam posições na organização formal. Em outras palavras, a organização informal é composta de sentimentos de afeição ou rejeição entre pessoas, de atitudes favoráveis e desfavoráveis em relação às práticas administrativas, de cooperação ou hostilidade entre grupos. Envolve uma complicada trama de processos espontâneos que pertencem ao campo comportamental e que surge, desenvolve e predomina sobre as relações que teoricamente são formais. 
Organização informal
*
*
Os principais aspectos retratados pela organização informal são:
GRUPOS INFORMAIS: Que se desenvolvem de acordo com os interesses comuns e identificações das pessoas. Podem ser blocos de interesses, círculos de amizades, “panelas” etc. Os grupos informais incluem sentimentos de inclusão ou rejeição de certos membros, sentimentos de hostilidade ou de amizade, comportamento agressivo de ou afiliação entre pessoas e outros aspectos de origem emocional.
Organização informal
*
*
Os principais aspectos retratados pela organização informal são:
ATITUDES E COMPORTAMENTOS: Que manifestam percepções favoráveis ou desfavoráveis às práticas administrativas. Os grupos informais desenvolvem padrões de relações e de atitudes e que passam a ser aceitos e assimilados pelos seus componentes, pois traduzem os interesses e as aspirações do grupo. Nesse sentido, a organização informal pode desenvolver colaboração espontânea ou oposição à organização formal. 
Organização informal
*
*
NORMAS DE TRABALHO. Que os diversos grupos estabelecem como padrão de desempenho aceitável nas suas atividades e que são impostos a todos os seus membros, independentemente das normas formais e oficiais da organização. Também nesse aspecto, a organização informal pode desenvolver colaboração espontânea ou oposição à organização.
PADRÕES DE LIDERANÇA. Que podem conferir autoridade informal a certas pessoas, independentemente de sua posição na organização formal. Por características pessoais ou circunstâncias, certos indivíduos podem se transformar em influenciadores de atitudes ou formadores de opinião. É a chamada liderança informal, que pode ou ao coincidir com o poder formal.
Organização informal

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais