Buscar

Aula 03 – Seleção de Pessoas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Práticas de RH
Aula 03 – Treinamento e Desenvolvimento
Contratado o novo colaborador, precisamos garantir que seu desempenho seja o melhor possível e que receba as informações e atualizações necessárias a exercer seu trabalho.
O alinhamento inicial, entre o novo empregado e os que já estão no curso de suas atividades requer um estudo, realizado com todos eles, para que os treinamentos surtam os efeitos esperados e as despesas não sejam em vão.
Esta aula será dedicada ao Treinamento e Desenvolvimento de Recursos Humanos, com ênfase nas informações, no clima organizacional, nas estratégias, nas inovações tecnológicas. Esse processo promove grande diferencial nas organizações, mantendo profissionais motivados e empenhados na evolução da organização.
Diferenciaremos treinamento, desenvolvimento e formação profissional, identificaremos situações que geram necessidade de treinamento, assim como as necessidades que devem ser supridas.
Diferenças entre educação e treinamento
Antes de adentrarmos nosso tema, precisaremos diferenciar educação e treinamento.
EDUCAÇÃO
É uma espécie de aprendizagem que forma para a vida, para a adaptação à sociedade ou determinado grupo, é transmitida de várias formas. Ela pode ser institucionalizada e sistemática, tais como as que ocorrem nas igrejas e escolas, ou assistemática, como aprendemos no lar, nos grupos sociais ou mesmo nas ruas.
TREINAMENTO
Visa ao aprimoramento de uma tarefa ou cargo, é oferecido pelo empregador, ou existe a contratação de uma empresa especializada em treinamento. Pretende atender a uma demanda de curto prazo.
DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL
É um planejamento de longo prazo que visa a traçar objetivos de toda uma vida profissional. Nele, inclui-se outro conceito, o de formação profissional, que é a preparação para a profissão que se vai exercer durante a carreira.
Situações que geram necessidade de treinamento
Quando se identifica a necessidade de um treinamento, significa que algo precisa ser trabalhado para que as tarefas possam fluir melhor. O comportamento do trabalhador precisa de alguma forma, ser ajustado.
Assim, o treinamento organizacional deve ter como objetivo mudar os conhecimentos, as habilidades ou as atitudes do treinando, ou seja, o CHA.
Diversas são as situações que geram necessidade de treinamento, e diversos são, também, os setores ou indicadores que sinalizam essa necessidade.
Etapas do treinamento e do desenvolvimento
O processo de treinamento e desenvolvimento é dividido em etapas, conforme nos ensina Luz (2008).
1 - Levantamento das Necessidades de Treinamento – LNT;
2 - Programação dos Treinamentos;
3 - Execução dos Treinamentos;
4 - Avaliação dos Treinamentos;
Levantamento das Necessidades de Treinamento – LNT
Entrevista com funcionário - O funcionário pode relatar suas necessidades e indicar cursos.
Entrevista com a Chefia - O superior, que lida diariamente com os colaboradores, também pode ser grande indicador sobre as necessidades de treinamento de seus colaboradores.
Avaliação de desempenho individual: As avaliações podem demonstrar desempenhos diferentes em determinado setor, ou mesmo declínio de produtividade durante a vida profissional do empregado.
Pesquisas de clima: As relações entre os funcionários, e entre funcionários e chefias, afetam a produtividade, o que pode ser sanado com treinamentos.
Reuniões com equipes: É uma técnica semelhante à entrevista individual, mas feita com o grupo. Normalmente, a busca é por identificar dificuldades em todo o grupo.
Testes de conhecimento: São muito utilizados quando ocorrem alterações em processos ou há interesse em descobrir quem tem potencial para novas atividades.

Continue navegando