Buscar

Relatorio 2 Polarimetria e Refratometria

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Turma B 	Curso de Farmácia	Disciplina de Fisico-quimica 
Relatório de Refratometria e Polarimetria dos líquidos 
ISSN 18088449		Universidade Federal do Ceará /2016.11
Camila Gadelha Pinheiro 378888 8 
Universidade Federal do Ceará – Curso de Farmácia camila9628@hotmail.com
Resumo
Para determinarmos o teor de sólidos dissolvidos em uma solução, usamos a refratometria. A medida de quanto a luz se desvia chama-se índice de refração (n). Pode ser utilizado para determinar a concentração de uma substância dissolvida em outra ou ainda determinar a pureza de uma determinada substância. 
A atividade óptica é a propriedade de uma substância, em solução, girar o plano da luz polarizada. Se a amostra possui atividade óptica, o plano da luz polarizada será girado no sentido horário (positivo) ou no sentido anti-horário (negativo) segundo um determinado ângulo, conforme a natureza e a concentração da amostra que foi determinada através de uma breve série de cálculos. Substâncias opticamente ativas são aquelas que não possuem simetria, caracterizado pela presença do carbono quiral (assimétrico).
 
Palavras-chave: Inserir até cinco palavras-chave, separadas por pontoRefratometria, refratometro, polarimetria
Finalidade 
- Identificar os teores de sólidos totais dissolvidos por refratometria das seguintes amostras: soro fisiológico, soro caseiro, soro de reidratação oral; 
- Determinar a concentração de substâncias oticamente ativas nas amostras de soro fisiológico, soro caseiro, soro de reidratação oral e da água destilada; 
Metodologia
Refratometria 
Recolheu-se com uma pipeta de Pasteur uma alíquota de soro de reidratação oral, colocou-se no prisma inferior fechando-se os prismas e em seguida travando-os, o refratômetro não se encontrava em um lugar bem iluminado do laboratório e foi necessário ajuda de uma laterna de celular, giraram-se os prismas com o botão giratório até a fronteira luz-escuro coincidir com a interseção das linhas cruzadas. Melhorou-se a imagem da fronteira luz-escuro. Após este procedimento fez-se a leitura do índice de refração e a quantidade em porcentagem de sólidos totais dissolvidos, os dados observados foram coletados e armazenados para estudos. Logo após lavou-se os prismas e repetiu-se essa operação para o restante das amostras. 
Para a leitura dos resultados existe um visor na ocular onde se pode ler os resultados obtidos de sólidos totais dissolvidos e do índice de refração das amostras. Este visor é constituído de duas partes, uma superior onde pode-se ler os valores de sólidos totais dissolvidos, graduados de 0,25 em 0,25 e dimensionados em graus Brix, e na parte inferior onde pode ser visto o índice de refração da amostra, graduado de 0,005 em 0,005.
Temperatura ambiente: 30 ºC.
Polarimetria 
A lâmpada do polarímetro já estava ligada. Encheu-se o tubo do polarímetro com água destilada e colou-se no instrumento (polarímetro). Tomou-se cuidado para não formar bolhas de ar no interior do tubo e limparam-se suas faces externas; observou-se a ocular do instrumento de maneira a distinguir nitidamente as linhas que separam as três partes do campo visual do polarímetro. Girou-se a alavanca que comanda a posição do analisador no sentido horário, até que se observou que havia uma inversão na iluminação das partes centrais e laterais do campo visual. Em seguida, girou-se o analisador no sentido que torne as três partes iluminadas (campo visual totalmente sombreado). Determinou-se cuidadosamente, este ponto e anotou-se o ângulo encontrado; 
Esvaziou-se o tubo polarimétrico fez-se a ambientação do tubo, ou seja, lavou-se o tubo com a próxima amostra e repetiu-se essa operação para o restante das amostras. 
Temperatura ambiente: 30 ºC
Resultados e Discussão
Refratometria:
	Amostra
	Índice de refração
	Sólidos totais dissolvidos
	Temperatura (ºC)
	Agua destilada
	1,3320
	0,00° Bx
	30,8
	Soro de reidratação oral
	1,3365
	2,50° Bx
	30,0
	Soro caseiro 
	1,3375
	3,00° Bx
	30,6
	Soro fisiologico
	1,3335
	0,25° Bx
	30,8
Em relação aos resultados obtidos pode-se dizer que:
A água destilada tem menor índice de refração, e não apresenta sólidos totais dissolvidos, pois se trata de uma substância pura. 
Soro fisiológico tem o índice pouco maior que o da agua já que sua composição química possuí em cada 100mL da solução aquosa contém 0,9 gramas do sal (0,354 gramas de Na+ e 0,546 gramas de Cl-, com pH = 6,0).
O soro caseiro que em sua composição possuí em cada 100 mL aproximadamente a 0,35 gramas de sal de cozinha e 4 gramas de açúcar. Observamos que a quantidade de sal é parecida com a quantidade de sal que contém no soro fisiológico. Mas devido o soro caseiro possuir o açúcar faz com que seu índice de refração e de sólidos totais dissolvidos seja maiores que o do soro fisiológico. 
O soro de reidratação oral devido ele possuir mais compostos dissolvidos: 0,35gramas de cloreto de sódio; 0,29 gramas de citrato trissódico; 0,15 de cloreto de potássio; 2 gramas de glicose, possui o maior índice de refração, e sólidos totais dissolvidos entre as amostras.
Polarimetria:
Para podermos calcular a concentração comum das substâncias, devemos utilizar Lei de Biot que e dada por:
α = [α]20D x L x C
Em que α é o desvio angular final e [α]20D é uma constante de poder rotatório específico, característico da substancia oticamente ativa que depende de λ e da temperatura. L é o comprimento do tubo polarímetrico, em dm; C é a concentração da solução em g/cm3.
Valores adotados à temperatura de 20ºC:
Para o soro caseiro: rotação específica da sacarose: 66,53° 
Rotação específica da glicose sob luz de sódio: 52,7°
Comprimento do tubo do polarímetro: 190dm (19cm)
	Amostra
	αobservado
	αfinal
	C /g cm-3
	Agua
	-
	-
	-
	Soro caseiro
	7,20
	7,20
	4,82x 10-3
	Soro de reidratação oral
	3,25
	3,25
	3,24x10-3
	Soro Fisiológico
	-
	-
	0
Aconteceram alguns fatores que puderam diminuir a precisão dos resultados:
Troca de analista- Devido cada analista visualizar diferentemente o alinhamento dos prismas. 
Tubo polarimetrico molhado
Para uma analise mais correta, o ambiente deveria estar em torno de 20° C 
Conclusão
O numero em graus Brix, determina o numero de gramas de sacarose por cem gramas de solução, portanto, aquele que tiver maior valor de graus Brix tem um maior número de sacarose em sua composição. O maior valor de graus Brix encontrado foi para o soro caseiro. Observando a composição dos dois soros restantes, soro fisiológico e soro de reidratação oral, pode-se inferir que a escala de graus Brix e o índice de refração do soro de reidratação oral serão maiores que a do soro fisiológico, uma vez que o soro de reidratação oral possui citrato de sódio e glicose em sua composição, e o soro fisiológico possui cloreto de sódio, este sofre hidrólise em presença de água, portanto, dissolvendo-o quase totalmente, portanto, tendo seus resultados encontrados tendendo a zero.
É sabido que, para que haja atividade ótica em uma substância, é necessário que existam carbonos quirais.. Apenas as duas soluções que possuem carbonos em sua composição, as soluções de soro caseiro (solução de água, cloreto de sódio e sacarose) e de reidratação oral (solução de água, cloreto de sódio, cloreto de potássio, citrato de sódio e glicose), tiveram resultados diferentes de 0 no exame com o polarímetro para encontrar seu desvio angular. Os resultados encontrados no polarímetro para a água destilada (H2O) e soro fisiológico (solução de água destilada e cloreto de sódio) foram iguais a 0,00°, pois nenhum destes possui compostos carbonados em sua composição, o que impossibilita a presença de carbonos quirais, portanto, tornando as soluções opticamente inativas.
Vale lembrar que essas moléculas podem ser classificadas como dextrógiras e levógiras, as que desviam a luz para a direita são chamadas de dextrógiras e as que desviam a luz para esquerda são chamadaslevogiras. O açúcar do soro caseiro (sacarose) é dextrogira e o do soro para reidratação oral (glicose) é levogiro.
Referências
MANUAL de práticas: Disciplina: Físico - Química aplicada à Farmácia. Ceará: Universidade Federal do Ceará, Centro de Ciências, Departamento de Química Analítica E Físico- Química, 2009.2.

Outros materiais