Buscar

Questões sobre Comportamento Reprodutivo e Homeostase


Continue navegando


Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201502408388)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O hipotálamo recebe, pela nossa circulação sanguínea, informações sobre as condições de funcionamento de nosso corpo e sempre que necessário determina ajustes ao estimular ou inibir a liberação dos hormônios, como resultado, verificamos o estimulo ou bloqueio dos nossos comportamentos apetitivos. Além disso, estabelece conexões com nosso córtex cerebral que irão regular nossos comportamentos consumatórios. Isso significa que:
		
	
	O hipotálamo não é responsável pelos nossos comportamentos apetitivos, como o ato sexual, e também os comportamentos exploratórios, como buscar um parceiro(a) em uma festa .
	
	O hipotálamo influencia nossos comportamentos desagradáveis, como buscar comer demasiadamente, e também os comportamentos consumatórios, como buscar os alimentos na geladeira.
	
	O hipotálamo influencia nossos comportamentos apetretivos, como vestir uma blusa, e também os comportamentos consumatórios, como buscar uma blusa no armário.
	
	O hipotálamo não exerce nenhuma influência sobre nossos comportamentos apetitivos, também os comportamentos consumatórios.
	 
	O hipotálamo influencia nossos comportamentos apetitivos, como buscar alimentos na geladeira, e também os comportamentos consumatórios, como comer.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201502408387)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A Homeostase é definida como a permanente tendência dos organismos de manter a constância do meio interno por Walter Canon (1871-1945), é atualmente reportada como a manutenção do ambiente interno do organismo dentro de estreitos limites fisiológicos (Bear, 2008). Isso significa que:
		
	
	Um organismo em homeostase está em processo de inconstância e inconsistência, sem limites fisiológicos.
	
	O organismo que possui homeostase é raro e excêntrico, pois o normal é o organismo doente e frágil, debilitado.
	
	Cada organismo reage de um jeito aos estímulos externos, por isso a homeostase não existe.
	 
	A manutenção do organismo em homeostase assegura as condições necessárias para uma vida livre e independente.
	
	O organismo não pode se manter internamente, visto que há constantes desequilíbrios provocados pelo meio externo, o que impossibilita a homeostase.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201502408393)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Quando consumimos uma refeição e imediatamente após este consumo, ocorre a reposição das reservas energéticas em nosso corpo, este processo é conhecido como período prandial e a energia pode ser armazenada de duas formas em nosso organismo: através do glicogênio e dos triglicerídios. A esse respeito é correto afirmar que:
		
	
	Quando as reservas de glicogênio começam a aumentar temos a necessidade de repô-las e sentimos o que chamamos de fome.
	
	Quando as reservas de glicogênio começam a aumentar temos a necessidade de repô-las e sentimos o que chamamos de descontrole emocional.
	
	Quando as reservas de triglicerídeos começam a aumentar temos a necessidade de repô-las e sentimos o que chamamos de fome.
	 
	Quando as reservas de glicogênio começam a baixar temos a necessidade de repô-las e sentimos o que chamamos de fome.
	
	Quando as reservas de triglicerídeos começam a aumentar temos a necessidade de repô-las e sentimos o que chamamos de descontrole emocional.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201502408392)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A razão primária para a nossa motivação de comer é a manutenção das reservas de energia em um nível suficiente para que não ocorra falta de abastecimento energético e consequentemente prejuízo de nossas funções vitais. Isso significa que:
		
	
	O jejum por tempo prolongado é benéfico e auxiliar a ampliar os recursos de reservas energéticas do organismo.
	
	O alimento em excesso é benéfico para a saúde bem como o ganho de peso excessivo.
	
	O alimento deve ser ingerido apenas por prazer e as compulsões não representam um mal para o indivíduo.
	
	Os alimentos ingeridos não têm correlação com a manutenção de reservas do organismo.
	 
	A falta de alimento por longos períodos pode prejudicar o organismo.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201502945634)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Conforme os estudos relacionados ao Comportamento Reprodutivo sabemos que o comportamento sexual humano é controlado por ações conjuntas de diversas estruturas do nosso sistema nervoso. O córtex cerebral, por exemplo, tem papel importante, sendo o sítio onde as ideias eróticas surgem e se diversificam. Já a medula espinhal tem papel mais determinante, pois por ela seguem as aferências para o cérebro e os comandos que determinarão as eferências. Avalie as opções abaixo e assinale aquela que indica uma aferência:
		
	
	Contrações dos músculos pubianos.
	
	Ereção do pênis.
	 
	Estímulos táteis.
	
	Ereção do clitóris.
	
	Eriçamento dos pelos.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201502945653)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Experimentos do comportamento reprodutivo de roedores demonstraram que estresse (causado por uma limitação controlada experimentalmente da quantidade de água e comida) durante a gestação pode determinar o nascimento de filhotes geneticamente masculinos que se comportam como fêmeas quando do amadurecimento reprodutivo. Quais evidências observadas neste filhotes levou a estas conclusões?
		
	
	As fêmeas revelavam comportamento agressivo ao ser expostas a esses machos.
	
	Nos machos, apesar da genitália externa normal, não há produção de gametas.
	
	Os filhotes machos apresentam a genitália externa típica das fêmeas.
	
	As fêmeas rejeitavam esses machos para reprodução.
	 
	Animais machos comportam-se expondo a genitália diante de outros machos.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201502275032)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	No ano de 1861 um cientista relatou que lesões localizadas na porção posterior do lobo frontal esquerdo levavam a uma disfunção motora da linguagem: disfasia ou afasia. Essas proposições abriram questionamentos sobre uma hipótese de localização específica para cada função da memória. Quem foi esse pesquisador?
		
	
	Karl Lashley
	
	Sigmund Freud
	
	Wilder Penfield
	 
	Paul Broca
	
	Donald Hebb
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201502308708)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Indique, dentre as opções abaixo, o tipo de amnésia sofrida pelo paciente descrito: Paulo, após um acidente de carro, não consegue formar novas memórias, embora lembre com perfeição dos anos de sua vida até o momento do acidente.
		
	
	sistematizada.
	
	seletiva.
	
	retrógrada.
	
	generalizada.
	 
	anterógrada.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201502476630)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	DE ACORDO COM SEUS ESTUDOS SOBRE OS MECANISMOS DA EMOÇÃO, VOCÊ VERIFICOU QUE EXISTEM DOIS PADRÕES PRINCIPAIS DE COMPORTAMENTO AGRESSIVO EM ANIMAIS: A AGRESSÃO PREDATÓRIA E A AGRESSÃO AFETIVA. CONSIDERANDO SEU APRENDIZADO SOBRE O TEMA, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA CORRETA.
		
	
	O ATAQUE SILENCIOSO COM MORDIDA É REALIZADO COM SIGNIFICATIVA ATIVAÇÃO SIMPÁTICA.
	 
	A AGRESSÃO AFETIVA OCORRE, POR EXEMPLO, NA DEFESA DE TERRITÓRIO.
	
	O HIPOTÁLAMO ANTERIOR ESTÁ DIRETAMENTE RELACIONADO COM A AGRESSÃO PREDATÓRIA.
	
	O ATAQUE COM AMEAÇA É DIRECIONADO PARA PONTOS FATAIS NA VÍTIMA, COMO CABEÇA E PESCOÇO.
	
	O ATAQUE COM AMEAÇA ESTÁ DIRETAMENTE RELACIONADO COM O HIPOTÁLAMO LATERAL.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201502945667)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Charles Darwin, durante seus estudos sobre a expressão emocional, observou que todos os animais de um grupo não precisam apanhar do macho dominante para compreender que ele é o líder, somente aqueles que se julgarem mais fortes que o líder farão um desafio. Por quê? Porque os outros assistem às demonstrações de força e recebem sinais visuais que lhes sugerem sua posição hierárquica do grupo.Na nossa espécie a comunicação visual é muito utilizada. Considerando essa definição assinale abaixo qual o princípio proposto por Darwin que ela explica:
		
	 
	Comunicação social.
	
	Sobrevivência da espécie.
	
	Sobrevivência do indivíduo.
	
	Teoria de evolução das espécies.
	
	Hipótese talâmica.