Buscar

Processos Organizacionais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201602386500)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Os principais executivos de uma confecção de moda praia optaram por desenvolver um modelo de tomada de decisão visando à otimização da produção e ao fornecimento de uma estrutura lógica consistente. Sobre os motivos para escolha de um modelo de tomada de decisão, considere as afirmativas seguintes: I - A adoção do modelo de tomada de decisão força a identificação e o registro dos tipos de decisões que influenciam os objetivos estratégicos da organização. II - A adoção do modelo de tomada de decisão força o pensamento cuidadoso sobre variáveis quantificáveis e definições correspondentes. III - A adoção do modelo de tomada de decisão permite o reconhecimento de restrições (limitações) nos valores que as variáveis podem assumir. É correto o que se afirma em:
		
	
	I, apenas.
	
	III, apenas.
	 
	II, apenas.
	
	I e II, apenas.
	 
	I, II e III.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201602386528)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A diferenciação refere-se à divisão do trabalho organizacional em departamentos ou subsistemas e em camadas de níveis hierárquicos. A diferenciação pode ser feita da seguinte forma:
I - Diagonal: desdobramento em níveis secundários.
II - Vertical: desdobramento em níveis hierárquicos pela criação de vários escalões de autoridade.
III - Horizontal: desdobramento em departamentos ou divisões pela departamentalização.
Com base nas afirmações acima, podemos concluir:
		
	
	as afirmações I, II e III estão corretas
	 
	as afirmações II e III estão corretas
	
	as afirmações I e II estão corretas
	
	as afirmações I e III estão corretas
	
	a afirmação I está correta
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201602386509)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O desenho organizacional contribui de quatro maneiras diferentes para a organização. Identifique a informação que NÃO corresponde a um desses quatro requisitos fundamentais:
		
	
	mecanismo de operação
	
	mecanismo de coordenação
	 
	mecanismo sistêmico
	
	mecanismo de decisão
	
	estrutura básica
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201602386512)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Não existe estrutura organizacional acabada nem perfeita. Não é tarefa fácil organizar, de forma eficiente e lógica, o trabalho executado em uma empresa. Trata-se de um processo desafiador que exige conhecimento dos componentes básicos da estrutura organizacional. A esse respeito, assinale a única afirmativa correta acerca de estrutura formal e estrutura informal de uma organização.
		
	
	A estrutura formal, é propícia ao desenvolvimento das habilidades dos líderes informais, o que contraria a ideia de que a estrutura formal é sempre uma força negativa do grupo de trabalho.
	
	A estrutura informal é a rede de relações sociais e pessoais estabelecidas ou requeridas pela estrutura formal, e suas relações, usualmente, constam do organograma.
	
	A estrutura informal é planejada e surge, naturalmente, da interação social dos profissionais de uma empresa.
	
	Os executivos mantêm controle permanente da estrutura informal, o que torna o trabalho mais simples e exige menos preocupação dos profissionais envolvidos.
	 
	A estrutura formal é deliberadamente planejada e formalmente representada, em alguns de seus aspectos, pelo organograma.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201602386518)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Quanto maior a complexidade da dinâmica competitiva do ambiente de negócios, maior será a necessidade de diferenciação da estrutura organizacional e das tarefas executadas internamente. As tendências contemporâneas das estruturas organizacionais estão mais para a generalização do que para especialização, para integração holística e flexibilização do que para divisão do trabalho, para projetização do que para setores definitivos e separados, para adaptabilidade e mudança do que para rigidez mecanicista. Em qual sentido a diferenciação pode ser configurada no desenho organizacional da empresa?
		
	
	Diferenciação Comercial - em função de mercados-alvo; Diferenciação de Qualidade - em função de sistemas de qualidade e certificação ISO.
	
	Diferenciação Funcional - em áreas funcionais e departamentos; Diferenciação Produtiva - em níveis produtivos, pela criação de sistemas de autoridade.
	 
	Diferenciação Horizontal - em áreas funcionais, departamentos ou divisões; Diferenciação Vertical - em níveis hierárquicos, pela criação de escalões de autoridade.
	 
	Diferenciação Vertical - em especialidades, pela concentração em áreas focais; Diferenciação Horizontal - em níveis de autoridade formal;
	
	Diferenciação Produtiva - em departamentos ou divisões produtivos; Diferenciação de marca - em função da dinâmica competitiva de mercado.

Outros materiais