Buscar

Fichamento de Estudo de Caso Rede de comida Árabe

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS
Fichamento de Estudo de Caso
Danielle Medeiros Costa
Trabalho da disciplina
Educação Corporativa
 Tutor: Prof. João Luiz Carvalho Rocha de Oliveira
Rio de Janeiro 
2016
 
Estudo de Caso - Rede de comida árabe abre centro de excelência
REFERÊNCIA: Luiz de França
A rede de comida árabe Habibs resolveu investir na criação de sua universidade com o intuito de inaugurar mais 20 lojas por ano em todo o Brasil sem perder o foco na qualidade do serviço e dos produto. O conteúdo da Universidade Habibs foi desenvolvido a partir das 75 regras de como administrar a organização, elaboradas pelo fundador da rede, Alberto Saraiva. "Todos os nossos cursos estão bem focados no conhecimento do negócio."
Funcionando desde fevereiro de 2009, a universidade oferece 15 cursos que vão desde aulas de liderança à prática de venda, de atendimento e gerenciamento com o objetivo de é ensinar de garçons a gerentes como escolher uma boa equipe, manter práticas de higiene na manipulação de alimentos, além de aprimorar o relacionamento interpessoal.
O modelo de universidade adotado veio de experiências européias. No total, foram investidos cerca de 1 milhão de reais para sua concretização. 
Como a companhia opera em mais de 600 municípios, o custo de deslocamento de pessoas para treinamento é alto. Para equacionar esse problema, a empresa já pensa em promover o ensino a distância, migrando a carga de treinamentos individuais presenciais de aproximadamente 98% para 60%.
A necessidade de falar uma mesma linguagem entre a linha de criação, produção e logística fez surgir em 1995 a Universidade Brahma, a terceira universidade corporativa do país, que em 2000 mudaria de nome com a fusão com a Antártica.
O Gerente Corporativo de Desenvolvimento de Gente da Ambev, Thiago Porto, diz que a fusão surgiu de uma necessidade de formar um pouco mais o profissional que saía da universidade e não conhecia muito o mundo dos negócios.
A Universidade AmBev oferece cursos para cada um dos oito níveis hierárquicos da empresa, incluindo cursos de MBA para os funcionários em postos mais altos, contando com a parceria do mundo acadêmico como a Business School São Paulo, a Fundação Dom Cabral e a Escola Superior de Propaganda e Marketing.
Em 2008, 25.000 pessoas, entre funcionários, parceiros e produtores de insumo, passaram pela universidade, que recebeu 70 milhões de reais de investimento nos últimos cinco anos, cujo resultado se via no crescimento do próprio negócio. 
2

Continue navegando