Buscar

AV CONT. MET. E PRAT. DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AV CONT. MET. E PRAT. DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
	
	
	Professor:
	LUZIA TERESA MARIA VELLOSO PORTO
	
	Data: 14/11/2015 
	
	 1a Questão (Ref.: 201402158256)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Maria Antonieta Antunes Cunha (1999), no livro Literatura Infantil. Teoria e Prática, ao dizer que..."a nossa escola, é, sim, uma das últimas, se não a última oportunidade que têm a criança e o jovem de entrar em contato sistemático com a leitura, em especial com a literatura." - está chamando a atenção sobre a importância de trabalhar com a leitura em sala de aula. Escreva um texto argumentativo sobre a importância de se incentivar a leitura na escola.
		
	
Resposta: A leitura na escola dá ao aluno a oportunidade de conhecer as variações linguísticas e ainda acrescenta a norma culta e a conceituação de gramática.Essa leitura pode ser contextualizada através dos diferentes gêneros textuais(inclusive o gênero literário), que possibilitam o acesso a uma maior e melhor capacidade linguística e ainda promovem uma visão de mundo mais ampla e mais crítica. Através dos livros, a criança e o jovem podem explorar o mundo ao seu redor e partir da sua própria leitura de mundo, podem fazer inferências e uma análise crítica e reflexiva sobre aquilo que está lendo. A leitura promove a curiosidade, a criatividade e o enriquecimento do vocabulário e ainda permite aos alunos o intercâmbio multicultural e o acesso às diferentes formas da linguagem e comunicação, sejam nos contextos formais ou informais. O hábito de ler também permite a produção e a compreensão tanto de textos escritos, quanto de textos orais, já que como unidade de ensino, considera os aspectos semânticos, pragmáticos e gramaticais dos diversos textos trabalhados. A leitura promove a formação de um público leitor mais crítico e mais preparado para a transformação da sociedade e de seu próprio contexto sócio-cultural.
	
Gabarito: Espera-se que o aluno responda: A criança terá maiores chances de ser boa leitora se receber os estímulos adequados na escola para a fruição literária pela leitura; se os bibliotecários montarem um acervo diversificado e atraente de livros infantis; se os professores não transformarem em obrigação o que deveria ser prazer e se a preocupação dos mestres for a aprendizagem cultural e não apenas informativa.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201402337330)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	"O leitor precisa aprender a capacidade básica de reconhecer os signos comuns pelos quais uma sociedade escolheu comunicar-se: em outras palavras, o leitor precisa aprender a ler". (MANGUEL, 1997, p.85). Com base na afirmação apresentada, comente sobre a importância da construção da prática de leitura pelo professor.
		
	
Resposta: O professor, que é pesquisador e consciente de sua prática educacional(que não é neutra), vai reconhecer a leitura, como uma importante prática no seu processo de construção como pessoa e como profissional. A prática de ler, assim como a prática de aprender e ensinar, devem ser uma constante em sua vida. O esforço nessa construção de leitura em si e no aluno, deve ser sistemático, e embora desafiador e difícil, o professor No atual mundo global e multicultural e que valoriza a comunicação e a linguagem o professor precisa aprender a reconhecer os signos comuns, que a sociedade em que está inserido escolheu, ou seja, as variantes linguísticas que traduzem as diferentes realidades sociais e culturais dessa sociedade, para que possam compreender seus alunos e também levá-los a construir o "gosto pela leitura". A construção da prática de leitura pelo professor, em si mesmo e também em seus alunos, promove a interação com o mundo e com experiências que levam a criticidade , à reflexão e ao envolvimento ativo entre o leitor, o autor, o texto e as ideias.
	
Gabarito: A figura do professor é de fundamental relevância na construção de práticas de leitura, pois não se pode imaginar que os procedimentos de leitura sejam apenas uma mera didatização e alfabetização de palavras e textos sem conexão com os espaços sociais que o aluno está inserido.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201402342951)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	     Segundo os PCN, o ensino de Língua Portuguesa deve partir de atividades que envolvam a língua em uso, o que engloba a produção e compreensão de textos orais e escritos em diferentes gêneros discursivos, complementadas por atividades de reflexão sobre a língua e a linguagem com o objetivo de  aprimorar o nível de linguagem do aluno e desenvolver em sala as possibilidades de uso da língua.
     Nesse sentido, é correto afirmar que
		
	
	o trabalho de análise linguística deve priorizar  a memorização de regras gramaticais antes de  aplicá- las aos textos  escritos. 
	
	 por meio da análise, não deve ser  abordada a constituição de sentido do texto,   coesão e  coerência.  
	
	o professor deve seguir a tradição gramatical, que analisa unidades menores como fonemas, classes de palavras, frases conforme  a metodologia de definição, classificação e exercitação.
	 
	o texto deve ser usado como unidade de ensino  através da qual,  considerem-se  os aspectos semânticos e pragmáticos que se encaixam em determinado  gênero textual, além de  aspectos gramaticais.
	
	a reescrita de texto não é uma atividade adequada para desenvolver a análise linguística, já que, por meio dela, não se apreende gramática
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201402685074)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	" A Língua não pode vista como uma questão de certo e errado. " ( Antunes, 2007). Esta afirmação pode ser entendida como:
		
	
	A língua portuguesa possui uma gramática formal, tradicional e o seu uso deve ser obrigatório e rígido em sala. Os alunos não podem desviar da norma em seus falares.
	
	O trabalho do professor precisa e deve ser pautado sempre no que está certo e desprezar, principalmente, os falares presentes em sala de aula.
	 
	A língua deve ser vista muito além de certo e errado. Por ser parte de nós mesmos, traduz as realidades sociais e culturais. É por meio dela que interagimos com o grupo e desenvolvemos nosso pertencimento à uma determinada comunidade.
	
	A citação acima reforça que o trabalho do professor precisa estar voltado para o que é certo, corrigindo, em sala, toda forma de falar que foge ao padrão.
	
	A língua portuguesa deve ser ensinada nas escolas de forma normativa, desprezando-se toda e qualquer variante linguística presente em sala de aula.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201402162994)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Ler é interagir... O ato de ler não se dá linearmente, como um processo contínuo, tranqüilo e sem interrupções. Ao contrário. É uma operação mental complexa marcada por tensões, porque envolve ativamente a pessoa. "Ler não é fácil, exige esforço mental e físico. E, como tudo que dá trabalho, muitas vezes tendemos a abandonar", explica Heloísa Cerri Ramos, consultora de Língua Portuguesa. "Por isso, o esforço dos professores deve ser incansável." Quem lê está em contato com quem escreveu o texto, com as idéias de uma ou de várias pessoas. E recorre às próprias idéias para conferir o que conhece sobre um assunto, para criticar ou concordar com o autor. Portanto, a leitura só desperta interesse quando interage com o leitor, quando faz sentido e traz conceitos que se articulam com as informações que já se tem. Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/compreender-eis-questao-423576.shtml Acesso em 27/10/2011 às 15:52 horas.
No processo de Alfabetização e Letramento, após a leitura de um texto feita pelo professor, assinale o que NÃO deve ser realizado:
		
	 
	Cópia do texto trabalhado.
	
	O reconto oral pelos alunos.
	
	Recuperar a estrutura do texto através do trabalho oral.
	
	Conversa informal com as crianças sobre a narrativa.
	
	Verificar se houve dificuldades de compreensão.6a Questão (Ref.: 201402164895)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Leia o texto a seguir retirado de uma novela: Aquele homem simples, sotaque caipira, foi eleito governador. Um dia, um desses políticos de palácio chega bem perto e surpreende o governador vendo televisão. Faz sua média: - E aí, governador, firme? - Firme, não.  Marque a única opção que explica o problema que ocorreu na comunicação entre o político e o governador, do ponto de vista sociocultural e linguístico: 
		
	
	O político de palácio utilizou uma linguagem coloquial inadequada ao momento.
	
	As diferenças dialetais não provocam problemas de comunicação entre os falantes.
	 
	A diferença dialetal na pronúncia da palavra "firme" provocou a resposta do governador eleito.
	
	O problema ocorreu porque o político de palácio não pronuncia a palavra "firme" igual ao governador.
	
	O problema ocorreu porque o político do palácio não entendeu o que o governador estava fazendo.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201402813120)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O ensino de língua portuguesa na escola enfrenta muitos desafios.Com as modernas tendências linguísticas, o professor deve:
		
	
	Inserir a norma culta e só depois mostrar as variantes linguísticas.
	
	Evidenciar as regras gramaticais que devem ser decoradas.
	 
	Trazer as variantes linguísticas dos alunos e acrescentar a norma culta.
	
	Mostrar a importância da norma culta em relação ao repertório linguístico do aluno.
	
	Ensinar as regras gramaticais através da leitura, cópia e ditados.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201402163493)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Em relação às práticas de linguagem em nosso país, podemos afirmar que:
		
	
	os ¿burocratas da língua¿ lograrão êxito, um dia, na sua tentativa de unificação da língua.
	 
	no Brasil, há uma enorme diversidade linguística e essas diferentes formas de falar não podem ser padronizadas numa única variedade que tem como referência a gramática normativa;
	
	em termos linguísticos, há uma relação bastante estreita entre o que é ensinado na escola e o que se vivencia cotidianamente;
	
	há uma parcela considerável da população brasileira que, embora iletrada, reconhece as regras da gramática normativa, fala e escreve perfeitamente;
	
	todos estão atentos e aceitam como fatos rotineiros as possibilidades de variação da língua portuguesa;
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201402165093)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A partir da noção de gêneros discursivos, marque a única opção correta com relação ao papel do professor em sala de aula:
		
	
	O que devemos levar em consideração no trabalho com os gêneros discursivos é criar condições imaginárias num ambiente escolar para que os textos surjam de algum modo a partir das diversas leituras de textos e da produção do aluno conquistando uma maior e melhor capacidade linguística do mundo.
	
	O que devemos levar em consideração no trabalho com a produção de gêneros discursivos são apenas, em cada fase do aprendizado do aluno, as diversas leituras de textos e da sua produção.
	
	O que não devemos levar em consideração no trabalho com a produção de gêneros discursivos são as condições necessárias e ambiente adequado para que os textos surjam em cada fase do aprendizado do aluno.
	 
	O que devemos levar em consideração no trabalho com a produção de gêneros discursivos é criar condições necessárias e ambiente adequado para que os textos surjam em cada fase do aprendizado do aluno de modo que este possa construir a partir das diversas leituras de textos e da sua produção uma maior e melhor capacidade linguística e ter uma visão de mundo mais ampla e crítica.
	
	O que devemos levar em consideração no trabalho com a produção de gêneros discursivos é que os textos surjam, de repente, em cada fase do aprendizado do aluno de modo que este possa construir a partir de muitas leituras de textos e da sua produção uma visão de mundo maior.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201402164863)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Faca a correspondência de acordo com a conceituação de gramática:
1.Gramática como disciplina escolar
2. Gramática da Norma Culta
3. Gramática Internalizada
4. Gramática como livro
5. Gramática como objeto de estudo
(   ) Livros que estudam a gramática
(   ) Aula de gramática
(   ) Funcionamento das regras
(   )Saber intuitivo
(   )Tradicional, funcionalista
Assinale a opção com a sequência adequada:
		
	
	2-1-5-3-4
	
	4-2-5-3-1
	 
	4-1-5-3-2
	
	4-1-5-2-3
	
	1-5-3-2-4

Outros materiais