Buscar

DISCURSIVA PARADIGMAS EDUCACIONAIS CONTEMPORANEOS

Prévia do material em texto

Leia o fragmento de texto a seguir:
 
"A pedagogia libertária coloca como papel da escola o de exercer uma transformação da personalidade do aluno no sentido libertário e autogestionário".
 
GAZIM, E.C. B.B. et al. Tendências pedagógicas brasileiras: contribuições para p debate. Revista chão da escola. Curitiba, n. 4, p.41, out.2005.
 
Tendo por base o texto citado acima, os conteúdos trabalhados durante as teleaulas e o livro-base da disciplina, discorra sobre as características que dizem respeito à pedagogia libertária.
Nota: 20.0
	A pedagogia libertária está ligada à filosofia do anarquismo, movimento que possui como uma de suas características principais uma desconfiança profunda em relação ao papel do Estado, considerando-o nocivo e desnecessário para impedir a liberdade. A pedagogia libertária coloca como papel da escola exercer uma transformação da personalidade do aluno no sentido libertário e autogestionário. A escola deveria instituir modificações institucionais que alcançaria níveis mais amplos da organização social. Com base na participação grupal, deveria contribuir para o desenvolvimento de pessoas livres e autônomas, que pudessem se organizar coletivamente em assembleias, conselhos, associações etc. (p. 139-141).
Resposta. 
Questão 2/5
Leia a citação a seguir:
 
"O movimento conhecido como escola nova foi bastante heterogêneo nas ações e ideários difundidos, entretanto, marcou profundamente a organização da escola nas sociedades ocidentais, cujos efeitos ainda se encontram no presente".
 
VEIGA, Cynthia Greive. História da educação. São Paulo: ática, 2007. p. 13.
 
Tendo por base o texto citado acima, os conteúdos trabalhados durante as teleaulas e o livro base da disciplina, responda:
 
Qual era o papel da escola na concepção da escola nova na vertente diretiva?
Nota: 16.0
	O papel da escola na concepção da escola nova na vertente diretiva continua sendo o de adequar as pessoas à sociedade vigente, mas muda a compreensão de como isso se efetiva (p. 94).
Resposta:
Questão 3/5
Leia o fragmento do texto a seguir:
 
O professor deve explicar de forma descritiva, sobre o nível individual de desempenho e de aprendizagem dos alunos.
 
Fonte: BOTH, Ivo José. Avaliação planejada, aprendizagem consentida: é ensinando que se avalia, é avaliando que se ensina. 2 ed. rev. ampl. Curitiba: Ibpex, 2008, p. 99.
 
Qual o papel do professor diante aluno ao apresentar o nível de desempenho da sua aprendizagem?
Nota: 16.0
	Espera-se que o acadêmico apresente em seu texto os seguintes conceitos: (Livro-base, p. 99)
O aluno deve receber alusões positivas sobre seu desempenho e contribuição para o seu desenvolvimento.
O professor deve incentivar para que o aluno atinja a melhoria de seu desempenho, além e oferecer contribuição no desenvolvimento dos conteúdos proposto em aula.
O aluno deve receber incentivo para atingir melhoria de seu desempenho e oferecer apoio pedagógico extraclasse direcionando recuperação de estudos.
Cabe ao professor indicar referências bibliográficas para que o aluno possa realizar leituras complementares referentes ao conteúdos propostos.
Resposta:Na relação professor e aluno compete ao professor, considerar e valorizar mais as limitações dos alunos , do que suas próprias potencialidades. A didática um dos fundamentos que influenciam diretamente na relação professor e aluno. Não ha como acontecer na escola uma educação adequada as necessidades do aluno sem contar com o comprometimento ativo do professor no processo educativo.
Questão 4/5
Leia o extrato de texto abaixo:
 
"Os autores da linha da pedagogia nova defendem que aprender é uma atividade de descoberta e não de apreensão de algo que é transmitido de fora para dentro. Dito de outro modo, a aprendizagem é um ato individual, uma construção subjetiva do conhecimento".
 
SUHR, Inge Renate Fröse; SILVA, Simone Zampier da. Relação professor-aluno-conhecimento. Curitiba: Intersaberes, 2012. p. 31.
 
Nesse contexto, levando em consideração as teleaulas e o livro-base da disciplina, discorra sobre os conteúdos de ensino na concepção da escola nova na vertente não diretiva.
Nota: 16.0
	Nessa concepção, os conteúdos de ensino não possuíam relevância, o importante seria estabelecer condições, permitir que os alunos estudassem por si próprios, se o desejassem. Mas, em última instância, os conhecimentos eram dispensáveis, servindo apenas como meio para o autodesenvolvimento (p. 102).
Resposta:. 
Questão 5/5
Leiao fragmento do texto
 
O uso do conceito e da prática de “notas” na escola como equivalente de avaliação é outro ponto de representação social dos educadores no contexto do tema avaliação. A nota esconde nela mesma o seu verdadeiro significado, que não vem à tona num primeiro momento, em razão de nosso comprometimento com o significado costumeiro de que nota e avaliação são conceitos que se equivalem, quando, de fato, isto não acontece.
 
Fonte: LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem na escola e a questão das representações sociais, p. 6. Disponível em: <http://www.luckesi.com.br/textos/art_avaliacao/art_avaliacao_eccos_1.pdf> Acesso em: 27 mar. 2015.
 
Com base no fragmento do texto acima, e de acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro da disciplina, descreva:
A função dos instrumentos de avaliação no processo de aprendizagem.
Nota: 16.0
	Espera-se que o acadêmico apresente em seu texto os seguintes conceitos: (Livro-base, p. 70)
Como processo, a avaliação requer observação e percepção voltadas ao nível de desempenho e de contribuição do aluno em sua ação formativa, no entanto, instrumentos podem ser utilizados no processo avaliativo, para que o estudante possa revelar de forma explicita expressões de sua aprendizagem.
A concepção de avaliação como processo e a adoção de instrumentos auxiliares de avaliação do desempenho estudantil não se contrapõem, na medida em que os resultados quantitativos não se sobreponham aos qualitativos.
Resposta:.
Conheça o novo AVA

Continue navegando