Buscar

historia do dreito brasileiro bdq2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Fechar
	
	  HISTÓRIA DO DIREITO BRASILEIRO
	
	Simulado: CCJ0105_SM_ V.1 
	Aluno(a): 
	Matrícula:1
	Desempenho: 0,4 de 0,5
	Data: 26/04/2016 12:12:01 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201601229674)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A partir do reconhecimento de nossa independência, o sistema escravista brasileiro se viu pressionado tanto pela Inglaterra (no que se referia ao tráfico interatlântico de africanos), como pela opinião pública externa e interna, sendo que, a partir de 1870, e mais precisamente na década de 1880, o movimento abolicionista obteve grande projeção no cenário social e político brasileiro.  No que se refere à legislação que balizou o processo de desarticulação do sistema escravista brasileiro, é CORRETO afirmar que:
 
		
	
	A abolição definitiva da escravidão pela Lei Áurea implicava, na verdade, no pagamento de indenizações aos proprietários dos ex-escravos através de títulos da dívida pública do governo imperial.
	
	A Lei do Ventre Livre pode ser considerada como a primeira lei abolicionista que resultou da tomada de consciência, por parte dos grandes senhores de escravos, produtores de café, em relação à necessidade do reconhecimento da cidadania plena dos escravos mais jovens.
	
	Pela Lei dos Sexagenários, todo o escravo com 60 anos completos, antes ou depois da promulgação da lei, seria posto imediatamente em liberdade, sem que se pagasse qualquer tipo de indenização ao antigo senhor (fosse em dinheiro, em títulos públicos ou em forma de trabalho prestado pelo ex-escravo).
	
	A Lei Eusébio de Queiróz, de 1850, nada mais fez do que ratificar a posição brasileira de combate efetivo ao tráfico de africanos, condição esta que já havia sido firmada por ocasião da elboração de nossa primeira Carta Constitucional.
	 
	A Lei de 1831 que tinha como objetivo efetivar a aplicação dos dispositivos do tratado firmado com a Inglaterra em 1826, pelo qual o Brasil se comprometia a considerar o tráfico de africanos como ilegal, se constituiu, na verdade, em "lei para inglês ver".
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201601229723)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	De acordo com o art. 1º da Constituição de 1891, a Nação brasileira adotava como forma de governo, sob regime representativo, a República Federativa, corroborando o que estava fixado no art. 1º do Decreto nº 1 do Governo Provisório, de 15 de novembro de 1889. Assim, tomando como base a primeira Carta Constitucional Republicana brasileira, naquilo que se referia aos critérios definidores do exercício do direito de voto, é CORRETO afirmar que:
		
	 
	A adoção da forma de governo republicana e federativa se fez acompanhar do fim do critério censitário (baseado em renda) para o exercício do voto.
	
	A substituição do regime monárquico pelo regime republicano representou a adoção do sufrágio universal para todos os brasileiros e brasileiras maiores de 18 anos, independentemente de sua condição socioeconômica e cultural.
	
	A implantação da forma de governo republicana e federativa, sob regime representativo, se deu sob a égide da permanência do voto censitário e das eleições em dois níveis, tanto para o Poder Executivo, como para o Poder Legislativo.
	 
	A implantação do regime republicano no Brasil trouxe consigo o voto direto para a escolha do Presidente e do Vice-Presidente, mantendo-se, todavia, o critério censitário (baseado na renda) para o exercício efetivo do direito de voto, tanto para homens, como para mulheres.
	
	Extinguiu-se o critério censitário (baseado em renda) para o exercício do direito de voto quando da implantação do regime republicano, conservando-se, entretanto, o sistema de eleição em dois niveis, tanto para o Executivo, como para o Legislativo.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201601229732)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Atualmente a Constituição Federal Brasileira prevê a divisão dos três poderes, Legislativo, Executivo e Judiciário, os quais são autônomos e independentes. No que se refere à organização dos poderes do Estado Brasileiro prevista pela Constituição de 1824, é CORRETO afirmar que:
		
	 
	Legislativo, Executivo, Judicial e Moderador, sendo que este, considerado como quarto poder, representava a influência do Imperador sobre os demais poderes.
	
	Legislativo, Executivo, Judicial e Moderador, sendo que todos os poderes eram autônomos e independentes, sem nenhum tipo de interferência ou influência de um sobre o outro;
	
	Legislativo, Executivo e Judiciário, do mesmo modo que atualmente, porém o Executivo era representado pelo Imperador.
	
	Executivo e Judicial, posto que o Executivo também desenvolvia as funções do Legislativo.
	
	Legislativo e Executivo, posto que o judiciário ainda não fazia parte do cenário nacional.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201601304736)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A assimetria das relações entre Inglaterra e Portugal, explicitada ao longo da segunda metade do século XVII e durante o século XVIII, ganhou contornos dramáticos por ocasião da invasão napoleônica do território português, ocorrida em finais de 1807 e que levaria à transferência da corte para o Brasil, atingindo assim, a dependência portuguesa em relação à Inglaterra, o seu ponto máximo. No que se refere ao desdobramento das relações anglo-portuguesas a partir da transferência do núcleo decisório do Estado português para sua colônia americana, podemos afirmar que:
I  Com a presença da Família Real portuguesa no Rio de Janeiro, todos os "mecanismos" da relação monopolista entre a metrópole portuguesa e a colônia brasileira foram reforçados, apesar da ocupação do território metropolitano pelas tropas francesas.
II  A promulgação da carta régia de 28 de janeiro de 1808 que fixava a abertura provisória das alfândegas brasileiras ao comércio das nações amigas vinha atender a uma antiga reivindicação de comerciantes ingleses que pressionavam seu governo a obter de Portugal livre acesso a todos os portos brasileiros.
III  Os tratados de 1810, diferentemente da carta régia de janeiro de 1808, trouxeram um pouco de equilíbrio às relações econômicas e políticas entre Inglaterra e o Império Português, já que, em um de seus dispositivos, ficava estabelecida a cobrança, por parte de Portugal, de uma única taxa de importação (fixada em 24%) para os produtos provenientes de quaisquer países, inclusive da Inglaterra.
Após analisar cada uma das afirmativas acima (verificando se elas estãoCORRETAS ou ERRADAS), assinale, dentre as alternativas apresentadas abaixo, a que melhor reflete o resultado de sua análise:
		
	
	Somente a afirmativa III está correta.
	
	Todas as afirmativas estão corretas.
	
	Somente a afirmativa II está errada.
	
	Somente a afirmativa I está correta.
	 
	Todas as afirmativas estão erradas.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201601959271)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	"Pouco fruto se pode obter deles se a força do braço secular não acudir para domá-los. Para esse gênero de gente, não há melhor pregação do que a espada e a vara de ferro." (José de Anchieta. Pedro Casaldáliga in "Na Procura do Reino") O fragmento de texto anterior, escrito pelo famoso padre jesuíta José de Anchieta nos primórdios da colonização do Brasil, refere-se:
		
	
	à expansão da cana-de-açúcar para o interior de Mato Grosso e a utilização de mão-de-obra indígena.
	
	à inadaptação do índio para o trabalho e a escravização do negro pelos jesuítas em suas reduções de ouro.
	 
	à catequização do índio pelos jesuítas e à sua utilização como mão-de-obra nas propriedades da Companhia de Jesus. Percebe-se que os jesuítas mesclavam o convencimento e a utilização da força na utilização dos indígenas para tarefas de seu interesse.
	
	à determinação dos jesuítas em pregar o Evangelho junto aos índios e negros, ampliando os horizontes da fé.
	
	à evangelização do negro e o apresamento de escravos pelosbandeirantes.

Outros materiais