Buscar

Conhecimento Científico X Senso Comum

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Relação entre Sujeito, Objeto e Conhecimento
Sujeito e Objeto formam entre si, uma relação mútua e de complementaridade, pois o Sujeito, aquele que pretende conhecer, se relaciona com o Objeto, o qual será conhecido, de tal forma a produzir o que chamamos de verdade científica, ou verdade parcial.
Sujeito não existe sem Objeto a ser conhecido, nem Objeto sem Sujeito conhecedor. Existem, basicamente, quatro tipos de Objeto, quais sejam: percebido, construído, ideal e real. 
E ainda, quatro acepções do Sujeito: afetivo, biológico, cognitivo e social.
 (Acepções - diz respeito aos diversos significados e usos que pode ter uma palavra) 
Da relação entre Sujeito e Objeto nasce o conhecimento científico. Relação esta, e sua conseqüente produção, é o que se torna objeto de estudo da Epistemologia, que é apenas uma acepção da Metodologia.
 A Epistemologia estuda o conhecimento, sua origem, suas formas, e sua produção a partir das relações entre Sujeito e Objeto. O conhecimento, portanto, é o resultado da relação Sujeito-Objeto. 
Dessa relação resulta também a verdade, que pode ser subjetiva, objetiva, parcial ou total. A verdade parcial, ou conhecimento científico, almeja a verdade total, onde tudo já está conhecido, nada mais necessita de explicação.
Como elementos da história, Sujeito, Objeto e conhecimento são construtores desta, pois o homem, no decorrer do tempo, sempre se relacionou com o social, abstraindo deste os seus objetos de estudo. A partir do momento em que o ser torna-se conhecido (Objeto), necessitando assim do seu conhecedor (Sujeito), produz o conhecimento necessário a construção da história, da ciência.
CONHECIMENTO CIENTÍFICO X SENSO COMUM
O senso comum é uma opinião baseada em hábitos, preconceitos, tradições cristalizadas, enquanto O Conhecimento Científico baseia-se em pesquisas, investigações metódicas e sistemáticas e na exigência de que as teorias sejam internamente coerentes e digam a verdade sobre a realidade. A ciência é conhecimento que resulta de um trabalho racional.

Outros materiais