Buscar

AP2 CH 2008 1 COMPLETA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Avaliação Presencial – AP2
Período - 2008/1º
Disciplina: Comportamento Humano nas Organizações
Coordenador da Disciplina: Silvestre Prado de Souza Neto
Aluno (a):............................................................................................................................
Pólo: ...................................................................................................................................
Boa sorte
GABARITO
Questão 1
Embora a Engenharia seja milenar, a Psicologia, como disciplina é relativamente recente, tendo ganhado mais importância nas organizações a partir dos anos 1940 com os estudos de motivação no trabalho. Explique porque a Engenharia e a Psicologia são ambas igualmente importantes para o ambiente do trabalho.
R: As organização são compostas por indivíduos, formando um corpo “sócio-técnico”. A técnica (engenharia) permite entender o funcionamento correto das máquinas e dos métodos de trabalho enquanto a psicologia é a ciência que permite entender as pessoas dentro das organizações.
Questão 2
“Até que enfim é sexta-feira” e “segunda-feira é o dia internacional da preguiça” são frases bem conhecidas e se referem ao ambiente organizacional como local onde se vai por obrigação e não por prazer. Porque razão isso acontece no mundo profissional?
R: Segundo Sievers, o trabalhador perdeu o sentido do significado de seu trabalho. Com a massificação da produção e o aumento de número de pessoas envolvidas no trabalho nas fábricas, durante o século XX, houve um desvirtuamento da finalidade principal nas organizações, como ambiente de manifestação de satisfação profissional, levando ao excesso de exigências em relação aos trabalhadores. A reação natural a este fenômeno foi a busca de um entendimento de como as pessoas se comportam dentro das organizações gerando diferentes trabalhos de pesquisa que aos poucos foram identificando como é o comportamento humano nas atividades profissionais. Daí, o fato de terem surgidos tantas teorias para explicar o comportamento humano no trabalho e o significado preciso de motivação.
Questão 3
Se motivação não existe, segundo Sievers, porque as pessoas trabalham? Por outro lado, as muitas pesquisas sobre motivação no trabalho sugerem que os pesquisadores estão trabalhando em vão se isso não existe ou se não está presente na vida organizacional. Explique, em suas palavras, esse suposto paradoxo organizacional. 
R: Motivação é sinônimo de necessidade e, portanto, é algo intrínseco aos indivíduos. As pessoas trabalham porque têm necessidades a serem atendidas. Motivação no trabalho existe na medida em que as pessoas aceitam que as suas atividades profissionais atendem aos seus interesses pessoais e necessidades legítimas.
Questão 4
Vale a pena, para as empresas, desenvolver e publicar um Código de Ética de seus padrões de comportamento profissional?
R: A utilização de práticas éticas nos negócios melhora a saúde organizacional em três aspectos:
1. O primeiro aspecto é a produtividade. Os funcionários de uma organização são os parceiros afetados pelas práticas administrativas. Quando a administração enfatiza a ética em suas ações frente aos seus parceiros, os funcionários são afetados direta e positivamente. Quando uma organização faz um esforço especial para assegurar a saúde e o bem-estar dos funcionários ou define programas para ajudá-los em seus problemas financeiros ou legais, tais programas constituem uma fonte de produtividade melhorada.
2. Um segundo aspecto é que as práticas administrativas éticas melhoram a saúde organizacional afetando positivamente os parceiros externos, como fornecedores ou clientes. Uma imagem pública positiva pode atrair consumidores, que visualizam a imagem da organização como favorável ou desejável. A Johnson & Johnson, fabricante de produtos para bebes, procura guardar cuidadosamente sua imagem pública como uma companhia que põe a saúde e o bem-estar do consumidor acima dos lucros, através de um código de ética, reproduzido a seguir.
3. O terceiro aspecto reside na minimização da regulamentação pelas agendas governamentais. Quando as organizações são confiáveis quanto à ação ética, a sociedade deixa de pressionar por um reforço nas exigências legais ou por uma legislação que regule mais intensamente os negócios.
Questão 5
Na sua opinião, vale a pena uma empresa investir em ações de Responsabilidade Social? Apresente pelo menos três razões que confirmem sua resposta.
R: Grande parte das pessoas acredita que as organizações têm responsabilidade ampliada, extrapolando a produção de bens e serviços para obter lucro ou mesmo suas atividades fins não lucrativas. Como membros da sociedade (vistos como membros privilegiados da sociedade pelo poder e influência que adquirem), as organizações deveriam participar mais ativamente da comunidade e do macro-ambiente em que estão inseridas. Isto representaria vantagem competitiva a longo prazo pela afirmação de imagem respeitável e útil para a sociedade como um todo e pelo bem estar social que promoveriam. Por outro lado, os problemas sociais podem oferecer oportunidades de negócios. Lucro advindo de ambientes menos opulento embora produtivo pode gerar riqueza para a organização e melhoria das condições de vida dos membros da comunidade direta ou indiretamente assistidos pelas empresas.
Questão 6
Explique o que é a Teoria X e a Teoria Y de Mc Gregor.
R: Trata-se das expectativas dos líderes em relação a seus liderados. Se um indivíduo aceita a teoria X sobre as pessoas (considera que o ser humano não gosta de trabalhar, precisa ser controlado etc), as pessoas com que ele interage tendem a se mostrar de fato preguiçosas, irresponsáveis e desmotivadas. Se, ao contrário, esse indivíduo aceita as suposições da teoria Y (acredita que o trabalho pode ser agradável e na integração dos objetivos do indivíduo com a organização a que está ligado), as pessoas teriam iniciativa e seriam ambiciosas. Quanto maior o nível de escolaridade dos trabalhadores maior a tendência a agir segundo a Teoria X e vice-versa. Quanto maior o nível de sofisticação e tecnologia envolvido nas tarefas maior a tendência dos trabalhadores se comportarem segundo a Teoria Y. Quanto maior o desafio intelectual nas tarefas maior a tendência de se comportar segundo a Teoria Y. Quando maior a rotina e padronização de atividades maior a tendência de se comportar segundo a Teoria X. Em todos os casos a tendência se reverte quando se reverte o fator considerado. 
Questão 7
Muitos políticos usam a comunicação de forma dúbia deliberadamente para sugerir que os sucessos de sua administração são de sua inteira responsabilidade e os insucessos ocasionados por causas externas. Apresente pelo menos três motivos para que existam “ruídos” na comunicação, tornando-a menos efetiva e eficiente.
R: Os principais motivos para que a comunicação não seja eficaz é a falta de: Uma mensagem clara, objetiva e unívoca; Um significado consoante e consistente; O destinatário compreender a mensagem; A comunicação ser totalmente completada; A mensagem torna-se comum a ambas as partes; O destinatário fornecer retroação ao emissor, indicando que compreendeu perfeitamente a mensagem enviada; O significado da mensagem ser o mesmo para o emissor e para o destinatário; A mensagem transmitida produzir alguma conseqüência.
Questão 8
As escolas de administração, em geral, preparam os novos profissionais para serem empregados de grandes empresas. Uma situação mais adequada seria torná-los bons empreendedores de novos negócios para alavancar o desenvolvimento de uma região ou um país. Liste pelo menos três das características de um empreendedor que deveriam ser ensinadas nas escolas de administração e diga se elas podem ou não ser ensinadas nas escolas. 
R: Um empreendedorcorporativo deve apresentar as seguintes características principais que deveriam ser ensinadas nas Escolas de Administração: Seu uma pessoa com visão estratégica; Pensar sempre no longo prazo; Apresentar um comportamento ético em qualquer situação; Entender e agir segundo os conceitos da Responsabilidade Social; Respeitar o Meio Ambiente em todas as situações; Aceitar e entender a globalização como um conceito natural da sociedade, não sendo “bairrista”, mas sendo internacional em sua postura; Ser criativo e inovador. Todas essas características podem ser ensinadas, embora o processo de ensino-aprendizado deva ser fundamental na hora de se verificar a eficácia de mudança de comportamento nas pessoas para serem empreendedores de verdade.
Questão 9
Apresente uma definição pessoal de conflito no trabalho e explique como eles podem ser resolvidos em uma organização. 
R: Conflitos são desentendimentos, desacordos ou divergências entre indivíduos ou grupos dentro de uma organização. São comuns porque as pessoas sempre apresentam modelos mentais diferentes e cada indivíduo será sempre único em sua “visão de mundo”. Para resolvê-los devemos negociar em todas as situações para atingir um acordo entre as partes.
Questão 10
Como a disciplina de Comportamento Humano nas Organizações te ajudou a ser um melhor profissional, em sua opinião? Justifique sua resposta.
R: A resposta é pessoal e pode variar conforme o aluno.

Continue navegando