Buscar

MINHAS APOL MODULO II FASE II

Prévia do material em texto

MINHAS APOL MODULO II FASE II
ANGELA MARIA CORREA DE MIRANDA - RU: 1338639 
Nota: 100
PROTOCOLO: 20160509133863986630F
Disciplina(s):
Estudo das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira, Africana e
Libras
Organização Pedagógica em Espaços não Escolares
Questão 1/10
Leia o fragmento do texto: 
A educação perpassa por várias ideias e teorias, contudo, uma coisa é real: por mais que sejam críticos com a educação ou por mais que seja ela mal interpretada de uma forma ou de outra, todos recorrem a ela com vistas a uma garantia de um futuro melhor.
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está disponível em: FERREIA, C. E. C. Sociedade e Educação. <http://portal.fclar.unesp.br/publicacoes/revista/polit_gest/edi4_artigocarloseduardo.pdf> Acesso em: 26 jul. 2015.
Considerando a relação entre desenvolvimento do indivíduo e o desenvolvimento da sociedade, leia as sentenças a seguir, analisando-as:
I.( ) O homem é o agente ativo e passivo do desenvolvimento da sociedade, pois, ele o sujeito que forma a célula básica de uma sociedade.
II.( ) Só uma sociedade desenvolvida pode garantir o progresso, o desenvolvimento de uma nação e de um povo.
III.( ) O desenvolvimento do indivíduo, da sociedade, da comunidade e de uma nação é um processo de evolução e de mudanças, de busca permanente de uma nova maneira de ser.
IV.( ) Uma sociedade que deseja se desenvolver, tem necessidade de outros elementos, independentemente se os cidadãos são ou não desenvolvidos.
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	F, V, F, V
	
	B
	F, V, V, V
	
	C
	V, V, V, F
Você acertou!
As afirmativas I, II e III são verdadeiras, pois O homem é o agente ativo e passivo do desenvolvimento da sociedade, pois, ele o sujeito que forma a célula básica de uma sociedade. Dessa forma, relacionando à educação, vale a pena resaltar que o indivíduo desenvolvido poderá construir uma sociedade desenvolvida. Só uma sociedade desenvolvida pode garantir o progresso, o desenvolvimento de uma nação e de um povo. Assim, o desenvolvimento do indivíduo, da sociedade, da comunidade e de uma nação é processo de evolução e de mudanças contínuas, de instabilidade e de busca permanente de uma nova maneira de ser. A afirmativa IV é falsa, pois, o indivíduo desenvolvido poderá construir uma sociedade desenvolvida. (Livro-base, p.64)
	
	D
	V, F, V, F
	
	E
	F, F, V, V
Questão 2/10
Observe a imagem:
  
https://www.google.com.br/ Acesso em 23/07/2015 
As principais temáticas abordadas pelos estudos feministas, em articulação com o ativismo, no final da década de 1960, foram:
	
	A
	A transexualidade, a homossexualidade e a maternidade.
	
	B
	A maternidade, a homossexualidade e a violência contra a mulher.
	
	C
	A violência contra a mulher, a transexualidade e a maternidade.
	
	D
	A homossexualidade, as relações conjugais e a violência contra a mulher.
	
	E
	A maternidade, as relações conjugais e a violência contra a mulher.
Você acertou!
“Muito interligados, estudos e ativismo estavam centrados nos significados da maternidade, numa melhor compreensão das relações conjugais e no combate à violência contra a mulher.” (p. 67)
Questão 3/10
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“A causa da surdez também é um fator de variabilidade significativa que está relacionado com a idade da perda auditiva, com a reação emocional dos pais, com os possíveis transtornos associados e com o desenvolvimento da criança.”
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro: COLL C.; MARCHESI A.; PALACIOS J. Desenvolvimento psicológico e educação: Transtornos de desenvolvimento e necessidades educativas especiais. Porto Alegre: Artmed, 2004. p. 174.
No texto-base 02 estudado em aula, apresenta-se a definição de surdez e seus fatores etiológicos. Enumere, na ordem sequencial, as explicações que se relacionam a cada um dos elementos a seguir:
Surdez
Fator etiológico período pré-natal
Fator etiológico período perinatal
Fator etiológico período pós-natal
 
(   ) Redução ou a ausência da capacidade para ouvir determinados sons devido a fatores que afetam as orelhas externa, média e/ou interna.
(   ) Acontece durante o parto, como anoxia, falta de oxigenação no cérebro; prematuridade e traumas no parto.
(  ) Pode ocorrer fatores hereditários, encontrando-se entre eles algumas síndromes e fatores familiares ou não hereditários, como as alterações endócrinas; bacterianas como a sífilis; deficiência na nutrição materna; diabetes; drogas e medicamentos e más formações.
(  ) Pode ocorrer pós-nascimento por meio de drogas ototóxicas; infecções bacterianas (encefalite, meningite); traumas (crânio encefálico); virais (caxumba, meningite, sarampo); ruído; icterícia ou hiperbilirrubina e baixo peso.
 
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	1, 3, 2, 4
Você acertou!
A sequência correta é: 1, 3, 2, 4.
Surdez - A redução ou a ausência da capacidade para ouvir determinados sons devido a fatores que afetam as orelhas externa, média e/ou interna.
Fator etiológico período pré-natal - Pode ocorrer fatores hereditários, encontrando-se entre eles algumas síndromes e fatores familiares ou não hereditários, como as alterações endócrinas; bacterianas como a sífilis; deficiência na nutrição materna; diabetes; drogas e medicamentos e más formações.
Fator etiológico período perinatal - Acontece durante o parto, como anoxia, falta de oxigenação no cérebro; prematuridade e traumas no parto.
Fator etiológico período pós-natal - Pós-nascimento por meio de drogas ototóxicas; infecções bacterianas (encefalite, meningite); traumas (crânio encefálico); virais (caxumba, meningite, sarampo); ruído; icterícia ou hiperbilirrubina e baixo peso.
	
	B
	1, 2, 3, 4
	
	C
	4, 1, 3, 2
	
	D
	3, 4, 1, 2
	
	E
	2, 1, 4, 3
Questão 4/10
Leia o fragmento de texto:
“(...) se a existência de raças humanas não encontra qualquer comprovação no bojo das ciências biológicas, elas são, contudo, ‘plenamente existentes no mundo social, produtos de formas de classificar e de identificar que orientam as ações dos seres humanos’.”
Após a avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro: CARVALHO, M. Quem é negro, quem é branco. Revista Brasileira de Educação, n.28, jan./abr., 2005. (p. 78)
Como explica Carvalho, mesmo que não existam do ponto de vista biológico, as raças existem no mundo social. Sobre a classificação racial no Brasil e nos Estados Unidos da América é correto afirmar:
	
	A
	No Brasil o fenótipo é o grande definidor de raça, enquanto nos EUA a origem é que classifica racialmente.
Você acertou!
“No caso brasileiro, estaríamos frente a um tipo de preconceito de cor, enquanto nos EUA a questão se relaciona mais a um preconceito de origem” (p. 134)
	
	B
	Nos EUA, o “embranquecimento” geracional (causado pela mistura racial) apaga a diferenciação racial, diferentemente do Brasil.
	
	C
	No Brasil existe uma bipolaridade racial, enquanto nos EUA não.
	
	D
	Não existe diferença de classificação racial entre os EUA e o Brasil.
	
	E
	A diferença de classificação racial entre o Brasil e os EUA reside no tom da pele que consideramos negra em relação aos norte-americanos.
Questão 5/10
Leia o fragmento de texto:
“Procriar e constituir família são aspectos altamente valorizados em sociedades como a em que vivemos – e em quase todas as sociedades humanas a infertilidade é repudiada como um infortúnio.”
Após a avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro: CORRÊA, M. Ética e reprodução assistida: a medicalização do desejo de filhos. Revista Bioética, v. 9, n. 2, 2009. (p. 72)
Leia as afirmativas abaixo sobre a relação entre técnicas reprodutivas e família, assinalando V para as verdadeiras e F para as falsas:
(  ) Com as técnicas reprodutivas temos novas relações de parentesco na sociedade.
( ) As novas relações de parentesco ensejadas pelas técnicasreprodutivas separam-se da célula conjugal enquanto instituição.
(  ) As tecnologias reprodutivas não alteram a concepção de família nem de parentesco.
(  ) As tecnologias reprodutivas alteram a família, mas não as relações de parentesco.
 
A sequência correta é:
	
	A
	V – V – F – F
Você acertou!
“(…) pela emergência das novas tecnologias reprodutivas, as relações de parentesco podem adquirir uma nova configuração – separando a célula conjugal como uma instituição – e configurando a identidade pessoal pela substância genética, mais do que pelas relações de parentesco”. (p. 71).
	
	B
	F – V – F - V
	
	C
	F – F – V – F
	
	D
	F – V – V – F
	
	E
	V – V – V – F
 
Questão 6/10
Leia o fragmento:
Não há dúvida de que cada ser humano é criado por outros que existam antes dele. Ele cresce e vive como parte de uma associação de pessoas, de um todo social – seja este qual for [...], e onde se localize, no passado, no presente ou futuro.
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro: ELIAS, N. A sociedade dos indivíduos. Rio de Janeiro: J. Zahar, 1994, p. 19.  
Considerando o texto e os conteúdos abordados no livro da disciplina, acerca do processo de conhecimento, leia as sentenças a seguir, analisando-as:              
I – O conhecimento socialmente produzido pela humanidade é repassado para todos por meio dos sistemas de ensino.
II – Os sistemas de ensino contam com o apoio de outros sistemas educacionais para complementar esse processo.
III – É função de a escola oportunizar a articulação entre os indivíduos, potencializando-os.
IV – A escola segue os princípios da modernidade que reconhece a necessidade de manter grupos sociais privilegiados economicamente.
São corretas as afirmativas:
	
	A
	Afirmativas I, II e III, apenas.
Você acertou!
As afirmativas I, II e III são corretas. A escola tem como compromisso promover a socialização do conhecimento entre os indivíduos, além de, repassar o conhecimento historicamente construído pela humanidade, e atualmente há parcerias entre os sistemas de ensino para a promoção do conhecimento. (p. 31). A alternativa IV é falsa porque a modernidade reconhece o direito dos indivíduos.
	
	B
	Afirmativas I, III e IV, apenas.
	
	C
	Afirmativas II, III e IV, apenas.
	
	D
	Afirmativas II e III, apenas.
	
	E
	Afirmativas I, IV, apenas.
Questão 7/10
Leia o fragmento de texto:
“O tema do preconceito é, sem dúvida, um dos mais relevantes e contundentes de nossos tempos. Minimizar os efeitos do preconceito, seja na subjetividade, quanto nas relações objetivas já é uma forma de discriminação.”
Após a avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro: SILVA, R. E. L. Por uma visão social e concreta acerca do preconceito nosso de cada dia. Revista Espaço Acadêmico, v. 14, n. 165, 2015. (p. 101)
A que conjunto de palavras está ligada a definição de preconceito?
	
	A
	Conceito reflexivo – intolerância.
	
	B
	Reflexão a partir da experiência – atitude hostil.
	
	C
	Julgamento prematuro – atitude tolerante.
	
	D
	Julgamento reflexivo – atitude tolerante.
	
	E
	Atitude hostil – opinião sem reflexão.
Você acertou!
“No seu sentido usual, o preconceito implica um julgamento prematuro e inadequado sobre determinada coisa, ou ainda uma opinião formada sem reflexão. (...) O preconceito pode ser definido como uma atitude hostil contra um indivíduo, simplesmente porque ele pertence a um grupo desvalorizado socialmente” (p. 144).
Questão 8/10
Leia o texto:
Uma cidade educadora haverá de saber encontrar, preservar e apresentar sua própria identidade. Assim sendo, ela será considerada “única”, e será a base para um diálogo fecundo com seus habitantes e com outras cidades.
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está em: PAETZOLD, O. S. B. Educação e cidadania na perspectiva da cidade educadora: um estudo a partir de Frederico Westphalen. Unirevista. Vol. 1, n. 2 abr, 2006 Disponível em: <http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/1263/000548125.pdf?...1> Acesso em: 6 jul. 2015.
Considerando o texto e os conteúdos abordados no livro da disciplina, acerca da relação entre a cidade e a educação, leia as sentenças a seguir, analisando-as:
I.( ) A educação na cidade educadora se consolida em todos os espaços públicos e privados.
II.( ) A cidade educadora enxerga as possibilidades que vão além do cotidiano, pois tudo se torna oferta educativa.
III.( ) O museu é um espaço educativo, desde que o passeio seja orientado pelos professores da educação formal.
IV.( ) Praças, parques, ônibus e associações são locais que ofertam possibilidades de crescimento individual e coletivo.
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	V, F, V, V
	
	B
	F, V, V, V
	
	C
	V, V, F, V
Você acertou!
As afirmativas I, II e IV são verdadeiras, a educação nos espaços da cidade deve ocorrer em todos os espaços, sejam eles, públicos ou provados, Além disso, a cidade que tem interesse em promover educação deve ofertar possibilidades em praças, parques, ônibus, associações e museus.
A afirmativa III é falsa, pois o museu também faz parte das possibilidades educativas, sem haver a necessidade de orientações e acompanhamentos pedagógicos, pois isso está intrínseco à proposta de uma cidade educadora. (Livro-base, p. 67)
 
	
	D
	V, F, V, F
	
	E
	F, F, V, V
Questão 9/10
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“A idade da criança quando se produz a perda auditiva tem uma grande repercussão em seu desenvolvimento posterior. Diferenciam-se em dois tempos: antes dos 3 anos e depois dessa idade. No primeiro caso, denomina-se surdez pré-locutiva, isto é, antes que a criança tenha consolidado a fala. No segundo caso, existe uma surdez pós-locutiva, posterior à aquisição da fala.”
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro: COLL C.; MARCHESI A.; PALACIOS J. Desenvolvimento psicológico e educação: Transtornos de desenvolvimento e necessidades educativas especiais. Porto Alegre: Artmed, 2004. p. 175. 
Tendo isso em vista e de acordo com o artigo-base 02 estudado na disciplina, Marchesi (1995) entende que a criança surda não consegue, ao mesmo tempo, olhar para o rosto do adulto para perceber sua intenção comunicativa e olhar o objeto ao qual está se referindo [...] o que faz com que a criança assuma, muitas vezes, uma atitude mais passiva e menos interessada nos intercâmbios comunicativos, denominando esta questão como:
	
	A
	Déficit de atenção e Hiperatividade
	
	B
	Retardo do processamento da informação recebida
	
	C
	Desinteresse intencional
	
	D
	Compreensão total da mensagem
	
	E
	Problema da atenção dividida
Você acertou!
A criança surda tem grande desvantagem em comparação à criança ouvinte quanto a estímulos sonoros a partir do momento em que está privada de participar de experiências que ocorrem simultaneamente; lllatenção, tendo assim, uma maior chance de aprender o seu mundo através dos inúmeros estímulos que se realizam em torno de si.
Questão 10/10
Leia o trecho a seguir: 
”[...] A educação baseada no bilinguismo parte do diálogo, da conversação, como ocorre com crianças ouvintes, possibilitando a internalização da linguagem e o desenvolvimento das funções mentais superiores. Hoje, no Brasil e especificamente no Rio de Janeiro, talvez estejamos passando por um período de transição entre as ideias oralistas e a liberdade de utilização da Libras. O bilinguismo, sendo bem utilizado, ou seja, expondo a criança surda a comunidade que utiliza Libras e possibilitando a aquisição dessa língua por meio diálogos, somada a estimulação sistemática dos resíduos auditivos e da língua oral, pode oferecer iguais condições de aprendizagem e desenvolvimento para crianças surdas em comparação com as ouvintes”.
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro: GOLDFELD, Márcia. A Criança Surda: A linguagem ecognição numa perspectiva sociointeracionista. Rio de Janeiro: Plexus, 2002. p. 165. 
Sobre esta temática apontada no artigo-base 02 visto em aula e entendendo que crianças surdas sem língua adquirida são capazes de realizar provas perceptivas e cognitivas com igual eficiência de crianças ouvintes da mesma idade, podemos afirmar que...
 
I – A criança surda utiliza mecanismos não linguísticos para resolver seus problemas cognitivos.
II – A criança surda desenvolve mecanismos linguísticos para resolver suas atividades cognitivas.
III – A criança surda possui potencial cognitivo, mas precisará adquirir uma língua para aprendizagens mais complexas.
IV – A criança surda usa sua criatividade infantil para interpretar símbolos visuais.
V –  A criança surda tem a capacidade de criar sinais para se comunicar.
 
Sobre as afirmativas, assinale a alternativa correta:
	
	A
	São corretas as afirmativas I, III, IV e V, apenas.
Você acertou!
	
	B
	São corretas as afirmativas II, III, IV e V, apenas.
	
	C
	São corretas as afirmativas I, II, III, apenas.
	
	D
	São corretas as afirmativas I, II, IV e V, apenas.
	
	E
	São corretas as afirmativas II e V, apenas.
KARLA KENIA ALVES DE MOURA DOURADO - RU: 1359221 
Nota: 60
PROTOCOLO: 20160503135922183E037
Disciplina(s):
Estudo das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira, Africana e
Libras
Organização Pedagógica em Espaços não Escolares
	Data de início:
	03/05/2016 18:44
	Prazo máximo entrega:
	- 
	Data de entrega:
	06/05/2016 18:35
Questão 1/10
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“A causa da surdez também é um fator de variabilidade significativa que está relacionado com a idade da perda auditiva, com a reação emocional dos pais, com os possíveis transtornos associados e com o desenvolvimento da criança.”
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro: COLL C.; MARCHESI A.; PALACIOS J. Desenvolvimento psicológico e educação: Transtornos de desenvolvimento e necessidades educativas especiais. Porto Alegre: Artmed, 2004. p. 174.
No texto-base 02 estudado em aula, apresenta-se a definição de surdez e seus fatores etiológicos. Enumere, na ordem sequencial, as explicações que se relacionam a cada um dos elementos a seguir:
Surdez
Fator etiológico período pré-natal
Fator etiológico período perinatal
Fator etiológico período pós-natal
 
(   ) Redução ou a ausência da capacidade para ouvir determinados sons devido a fatores que afetam as orelhas externa, média e/ou interna.
(   ) Acontece durante o parto, como anoxia, falta de oxigenação no cérebro; prematuridade e traumas no parto.
(  ) Pode ocorrer fatores hereditários, encontrando-se entre eles algumas síndromes e fatores familiares ou não hereditários, como as alterações endócrinas; bacterianas como a sífilis; deficiência na nutrição materna; diabetes; drogas e medicamentos e más formações.
(  ) Pode ocorrer pós-nascimento por meio de drogas ototóxicas; infecções bacterianas (encefalite, meningite); traumas (crânio encefálico); virais (caxumba, meningite, sarampo); ruído; icterícia ou hiperbilirrubina e baixo peso.
 
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	1, 3, 2, 4
Você acertou!
A sequência correta é: 1, 3, 2, 4.
Surdez - A redução ou a ausência da capacidade para ouvir determinados sons devido a fatores que afetam as orelhas externa, média e/ou interna.
Fator etiológico período pré-natal - Pode ocorrer fatores hereditários, encontrando-se entre eles algumas síndromes e fatores familiares ou não hereditários, como as alterações endócrinas; bacterianas como a sífilis; deficiência na nutrição materna; diabetes; drogas e medicamentos e más formações.
Fator etiológico período perinatal - Acontece durante o parto, como anoxia, falta de oxigenação no cérebro; prematuridade e traumas no parto.
Fator etiológico período pós-natal - Pós-nascimento por meio de drogas ototóxicas; infecções bacterianas (encefalite, meningite); traumas (crânio encefálico); virais (caxumba, meningite, sarampo); ruído; icterícia ou hiperbilirrubina e baixo peso.
	
	B
	1, 2, 3, 4
	
	C
	4, 1, 3, 2
	
	D
	3, 4, 1, 2
	
	E
	2, 1, 4, 3
Questão 2/10
Leia o trecho a seguir: 
“Os ambientes linguísticos em que as crianças surdas se desenvolvem são muito variados, por isso os processos de socialização linguística são, igualmente, bastante diferentes. As crianças surdas, cujos pais usam sinais, adquirem de forma espontânea a língua utilizada no ambiente familiar [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro: COLL C.; MARCHESI A.; PALACIOS J. Desenvolvimento psicológico e educação: Transtornos de desenvolvimento e necessidades educativas especiais. Porto Alegre: Artmed, 2004. p.176. 
De acordo com o conteúdo do artigo-03  sobre a convivência com pessoas surdas, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
 
I.  (  ) Utilizar tom de voz normal para comunicar-se, evitando gritar ao conversar com a pessoa surda.
II. (  ) Acenar ou tocar levemente seu braço para chamá-lo.
III.(  ) Para o surdo que faz leitura labial, falar frente a ele sem cobrir a boca com objetos e gestos.
IV. (  ) Utilizar pouca expressão facial e corporal para se comunicar.
 
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	F, F, V, F
	
	B
	V, V, V, V
	
	C
	V, F, F, V
	
	D
	V, V, V, F
Você acertou!
	
	E
	F, F, F, V
Questão 3/10
Leia o fragmento de texto:
“(...) entende-se violência doméstica como as variadas formas de violência interpessoal (agressão física, abuso sexual, abuso psicológico e negligência) que ocorrem dentro da família, sendo perpetradas por um agressor (que possui laços de parentesco, familiares ou conjugais) em condições de superioridade (física, etária, social, psíquica e/ou hierárquica).”
Após a avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está  no livro: DESLANDES, S F. et al. Caracterização dos casos de violência doméstica contra a mulher atendidos em dois hospitais públicos do Rio de Janeiro. Cad. Saúde Pública v. 16, n. 1, 2000. (p. 130)
Levando em consideração as elaborações de Saffioti no livro-base, sobre violência doméstica, julgue as afirmações abaixo:
 
I – A violência de gênero é socialmente tolerada.
II – A violência física e simbólica na família é uma forma de punição ao desvio das normas patriarcais.
III – A capacidade de mando dos homens não tem relação com a violência física e/ou simbólica.
IV – A violência doméstica se faz em nome do patriarcado, e não necessariamente dos homens. 
 
São corretas as afirmativas:
	
	A
	II, III e IV apenas.
	
	B
	I e III apenas.
	
	C
	I, II e IV apenas.
“A violência de gênero é uma prática autorizada, ou pelo menos tolerada socialmente, de punição a qualquer forma de desvio ou subversão das normas de gênero patriarcais. Ou seja, a capacidade de mando dos homens e o requisito de obediência das mulheres só funcionam na medida em que são auxiliados pela violência física e simbólica” (p. 84)
	
	D
	I, III e IV apenas.
	
	E
	III e IV apenas.
Questão 4/10
Leia o texto:                                                 
A educação, enquanto atividade intencionalizada, é uma prática cunhada como influência do meio social sobre o desenvolvimento dos indivíduos na sua relação ativa com o meio natural e social, tendo em vista, precisamente, potencializar essa atividade humana para torná-la mais rica, mais produtiva, mais eficaz, diante das tarefas da práxis social postas num dado sistema de relações sociais.
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro: LIBÂNEO, J. C. Pedagogia e Pedagogos: para quê. 8ª. Ed. São Paulo: Cortez, 2005, p. 82.
  
Considerando os múltiplos espaços de atuação dos profissionais da educação, leia as sentenças a seguir, analisando-as:
I.( )O processo de formação do pedagogo e de profissionais que atuam em educação requer, atualmente,o desenvolvimento de novos conhecimentos, habilidades e atitudes, para que sua atuação seja efetiva.
II.( ) As competências necessárias para o desempenho da função do pedagogo estão cada vez mais refinadas.
III.( ) O entendimento do processo educacional indo além dos muros da escola nos remete à reflexão sobre o papel do pedagogo nesse cenário.
IV.( ) Atualmente basta ter domínio de conteúdo correlacionado à área educacional que o profissional está preparado para atuar em diversos espaços educativos.
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	F, V, F, V
	
	B
	F, V, V, V
	
	C
	V, V, V, F
As afirmativas I, II e III são verdadeiras, pois o processo educacional indo além dos muros da escola nos remete à reflexão sobre o papel do pedagogo nesse cenário, pois, o processo de formação do pedagogo e de profissionais que atuam em educação precisa, atualmente, o desenvolver novos conhecimentos, habilidades e atitudes, para que sua atuação seja efetiva, e assim, as competências necessárias para o desempenho da função do pedagogo estão cada vez mais refinadas.
A afirmativa IV é falsa, pois, não basta ter domínio de conteúdo correlacionado à área educacional, para estar preparado para atuar em diversos espaços educativos, o profissional precisa conhecer sobre gestão de pessoas e gestão organizacional. (Livro-base, p.82)
	
	D
	V, F, V, F
	
	E
	F, F, V, V
Questão 5/10
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“A surdez ou uma deficiência auditiva é qualquer alteração produzida tanto no órgão da audição como na via auditiva. A classificação mais habitual do ponto de vista médico foi feita em função do lugar onde se localiza a lesão.”
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro: COLL C.; MARCHESI A.; PALACIOS J. Desenvolvimento psicológico e educação: Transtornos de desenvolvimento e necessidades educativas especiais. Porto Alegre: Artmed, 2004. p.172.
Levando em consideração o conteúdo do texto-base 02 discutido em aula, a perda auditiva pode ser classificada quanto aos tipos e graus. Enumere, na ordem sequencial, as explicações que se relacionam a cada um dos elementos a seguir:
Surdez tipo Condutiva
Surdez tipo Sensório Neural
Surdez tipo Mista
Grau de perda auditiva Hipoacústicos
Grau de perda auditiva Surdos
 
( ) Incluem-se nesse grupo pessoas que adquirem a linguagem de comunicação somente por meio de processos psicopedagógicos adequados e de técnicas altamente especializadas. Surdos que apresentam perda auditiva de grau severo ou profundo.
(  ) As crianças deste grupo adquirem normalmente a linguagem em seu meio familiar e social, frequentando escolas comuns juntamente com ouvintes; apresentam perda leve, moderada ou acentuada.
( ) Perda auditiva proveniente de patologias na orelha externa e/ou média, sendo, na maioria das vezes, passíveis de tratamentos medicamentosos e ou/cirúrgico.
(  ) Perda auditiva afeta a audição tanto na orelha externa quando na orelha interna, apresentando uma surdez de condução e ao mesmo tempo surdez sensório neural.
(  ) Perda auditiva irreversível, pois atinge as células neurais, que, quando lesionadas, não se regeneram. Localiza-se na orelha interna e/ou no nível central.
 
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	4, 2, 3, 1, 5
	
	B
	1, 3, 5, 4, 2
	
	C
	2, 3, 5, 4, 1
	
	D
	1, 4, 5, 2, 3
	
	E
	5, 4, 1, 3, 2
Você acertou!
a sequência correta é 5, 4, 1, 3, 2.
Surdez tipo Condutiva - Perda auditiva proveniente de patologias na orelha externa e/ou média, sendo, na maioria das vezes, passíveis de tratamentos medicamentosos e ou/cirúrgico.
Surdez tipo Sensório Neural - Perda auditiva irreversível, pois atinge as células neurais que quando lesionadas não se regeneram. Localiza-se na orelha interna e/ou no nível central.
Surdez tipo Mista - Perda auditiva afeta a audição tanto na orelha externa quando na orelha interna, apresentando uma surdez de condução e ao mesmo tempo surdez sensório neural.
Grau de perda auditiva Hipoacústicos - As crianças desse grupo adquirem normalmente a linguagem em seu meio familiar e social, frequentando escolas comuns juntamente com ouvintes. Apresentam perda leve, moderada ou acentuada.
Grau de perda auditiva Surdos - Incluem-se nesse grupo pessoas que adquirem a linguagem de comunicação somente por meio de processos psicopedagógicos adequados e de técnicas altamente especializadas. Surdos que apresentam perda auditiva de grau severo ou profundo.
 
Questão 6/10
Leia o fragmento de texto:
“Weber já enfatizava a importância do sentimento (de pertencimento) nas representações sobre a comunidade nacional e a comunidade étnica, usando a noção de vida em comum, de habitus.”
Após a avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro: SEYFERTH, G. A assimilação dos imigrantes como questão nacional. Mana, v. 3, n. 1, pp. 95-131, 1997.
Se é correto afirmar que a identidade étnica só se define em relação ao outro, é correto afirmar também que:
	
	A
	Quanto mais isolado determinado grupo étnico, maior será a ciência que possui de suas particularidades.
	
	B
	Quanto maior o contato entre grupos étnicos, maior a necessidade de estabelecimento de fronteiras identitárias para preservação de suas particularidades culturais.
“Quanto mais complexo for o sistema poliétnico, maior será a necessidade de regular as interações entre grupos distintos e de estabelecer critérios de inclusão e exclusão”. (p. 119)
	
	C
	A existência de uma identidade cultural é um processo ligado a natureza de um povo e não a sua cultura.
	
	D
	Sociedades estratificadas geram grupos étnicos diferentes em seu interior.
	
	E
	Sentimento de pertencimento e identidade construída a partir da diferença em relação a outros grupos étnicos são formas contraditórias de explicar a identidade étnica.
Questão 7/10
Leia o fragmento:
Não há dúvida de que cada ser humano é criado por outros que existam antes dele. Ele cresce e vive como parte de uma associação de pessoas, de um todo social – seja este qual for [...], e onde se localize, no passado, no presente ou futuro.
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro: ELIAS, N. A sociedade dos indivíduos. Rio de Janeiro: J. Zahar, 1994, p. 19.  
Considerando o texto e os conteúdos abordados no livro da disciplina, acerca do processo de conhecimento, leia as sentenças a seguir, analisando-as:              
I – O conhecimento socialmente produzido pela humanidade é repassado para todos por meio dos sistemas de ensino.
II – Os sistemas de ensino contam com o apoio de outros sistemas educacionais para complementar esse processo.
III – É função de a escola oportunizar a articulação entre os indivíduos, potencializando-os.
IV – A escola segue os princípios da modernidade que reconhece a necessidade de manter grupos sociais privilegiados economicamente.
São corretas as afirmativas:
	
	A
	Afirmativas I, II e III, apenas.
As afirmativas I, II e III são corretas. A escola tem como compromisso promover a socialização do conhecimento entre os indivíduos, além de, repassar o conhecimento historicamente construído pela humanidade, e atualmente há parcerias entre os sistemas de ensino para a promoção do conhecimento. (p. 31). A alternativa IV é falsa porque a modernidade reconhece o direito dos indivíduos.
	
	B
	Afirmativas I, III e IV, apenas.
	
	C
	Afirmativas II, III e IV, apenas.
	
	D
	Afirmativas II e III, apenas.
	
	E
	Afirmativas I, IV, apenas.
Questão 8/10
Leia o fragmento de texto:
“Os que condenam as políticas de ação afirmativa ou as cotas favorecendo a integração dos afrodescendentes utilizam de modo especulativo argumentos que pregam o status quo, ao silenciar as estatísticas que comprovam a exclusão social do negro. Querem remeter a solução do problema a um futuro longínquo, imaginando-se sem dúvida que medidas macroeconômicas poderiam miraculosamente reduzir a pobreza e a exclusão social.”
Após a avaliação,caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro: MUNANGA, K. Políticas de ação afirmativa em benefício da população negra no Brasil: um ponto de vista em defesa de cotas. Sociedade e cultura, v. 4, n. 2, 2007. (p. 42)
Munanga afirma que os que contestam as políticas afirmativas defendem o status quo. Julgue as assertivas e responda a questão. 
I – O país possui grande taxa de miscigenação, impedindo que o conceito de raça seja viável.
II – As políticas afirmativas são importadas, não correspondendo a nossa experiência de como lidar com a questão racial.
III – A política de cotas cria um racismo às avessas.
IV – Tratar todos com absoluta igualdade não elimina o fato de existir desigualdade de fato na sociedade.
 
Quais afirmativas contêm críticas às políticas afirmativas feitas no Brasil?
	
	A
	II e IV apenas.
	
	B
	I e IV apenas.
	
	C
	II, III e IV apenas.
	
	D
	I, II e IV apenas.
	
	E
	I, II e III apenas.
Você acertou!
“Alguns argumentam que a implementação dessas medidas comprometeria as relações étnico-raciais existentes, tidas como presumidamente harmônicas. A miscigenação da população seria outro elemento impeditivo à execução de qualquer tratamento diferenciado do fenômeno da pobreza e da marginalização. Além disso, os adversários das ações afirmativas alegam que estaríamos importando mecanismos estadunidenses”. (p.166).
Questão 9/10
Leia o fragmento de texto:
“(...) se a existência de raças humanas não encontra qualquer comprovação no bojo das ciências biológicas, elas são, contudo, ‘plenamente existentes no mundo social, produtos de formas de classificar e de identificar que orientam as ações dos seres humanos’.”
Após a avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro: CARVALHO, M. Quem é negro, quem é branco. Revista Brasileira de Educação, n.28, jan./abr., 2005. (p. 78)
Como explica Carvalho, mesmo que não existam do ponto de vista biológico, as raças existem no mundo social. Sobre a classificação racial no Brasil e nos Estados Unidos da América é correto afirmar:
	
	A
	No Brasil o fenótipo é o grande definidor de raça, enquanto nos EUA a origem é que classifica racialmente.
Você acertou!
“No caso brasileiro, estaríamos frente a um tipo de preconceito de cor, enquanto nos EUA a questão se relaciona mais a um preconceito de origem” (p. 134)
	
	B
	Nos EUA, o “embranquecimento” geracional (causado pela mistura racial) apaga a diferenciação racial, diferentemente do Brasil.
	
	C
	No Brasil existe uma bipolaridade racial, enquanto nos EUA não.
	
	D
	Não existe diferença de classificação racial entre os EUA e o Brasil.
	
	E
	A diferença de classificação racial entre o Brasil e os EUA reside no tom da pele que consideramos negra em relação aos norte-americanos.
Questão 10/10
Leia o texto abaixo: 
Os quatro pilares da educação é um referencial para estruturação de práticas pedagógicas que foi apresentado em um relatório consolidado pela Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI, a partir da solicitação da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura - Unesco.
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro: FARFUS, D. Espaços educativos: um olhar pedagógico. Curitiba: Ibpex, 2011, p. 39.
Considerando o relatório publicado por Jacques Delors (2006), que sistematiza a educação como um tesouro a ser descoberto, leia as sentenças a seguir, analisando-as o que a educação deve buscar:
I – Compreender a questão das comunidades locais, sempre contextualizando às questões globais.
II – Identificar a importância dos sistemas de ensino democráticos como estruturas de inclusão e participação.
III – Buscar universalidade da educação básica, sem qualquer distinção entre pessoas.
IV – Contextualizar o crescimento econômico local, mesmo sem articular com a correlação ao desenvolvimento global.
São corretas as afirmativas:
	
	A
	Afirmativas I, II e III, apenas.
Você acertou!
As afirmativas I, II e III são corretas. A escola tem como compromisso promover a socialização do conhecimento entre os indivíduos, além de, repassar o conhecimento historicamente construído pela humanidade, e atualmente há parcerias entre os sistemas de ensino para a promoção do conhecimento. (Livro-base, p. 40). A alternativa IV é falsa porque é preciso contextualizar o crescimento econômico mundial e sua correlação com o desenvolvimento humano, sobretudo em relação à importância estratégica da educação nesse contexto. (Livro-base, p. 40)
	
	B
	Afirmativas I, III e IV, apenas.
	
	C
	Afirmativas II, III e IV, apenas.
	
	D
	Afirmativas II e III, apenas.
	
	E
	Afirmativas I, IV, apenas.
AGNES ROBERTA REZENDE DO NASCIMENTO - RU: 1351341 
Nota: 80
PROTOCOLO: 20160509135134185D695
Disciplina(s):
Estudo das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira, Africana e
Libras
Organização Pedagógica em Espaços não Escolares
	Data de início:
	09/05/2016 13:56
	Prazo máximo entrega:
	- 
	Data de entrega:
	09/05/2016 21:50
Questão 1/10
“A absoluta maioria das agressões foi praticada no interior da residência (83,3%). Este dado também é encontrado na literatura (Giffen, 1994; Soares et al., 1996), sendo prática recorrente, facilitada pelo fato de a agressão transcorrer sem interrupções de outras pessoas e sob a legitimidade da privacidade do lar.”
Após a avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro: DESLANDES, S. F. et al. Caracterização dos casos de violência doméstica contra a mulher atendidos em dois hospitais públicos do Rio de Janeiro. Cad. Saúde Pública, v. 16, n. 1, 2000. (p. 133)
Considerando os estudos de Maria Filomena Gregori, constantes no livro-base, sobre a violência doméstica julgue as afirmações abaixo:
I – A autora corrobora com a visão vitimizadora da mulher.
II – Gregori procura entender o contexto que levam pessoas a conviverem com a violência em sua vida.
III – A mulher, no que se refere a violência, também é produtora de sua situação de submissão.
IV – Para a autora ao localizar a violência sempre no outro esquecemos que as mulheres também possuem um papel na manutenção da violência ao não romperem com relacionamentos violentos.
	
	A
	II, III e IV apenas.
Você acertou!
 “as cenas de violência envolvem uma atuação da mulher na produção de si como um não sujeito, submisso e objeto de agressões. Isso não significa culpar as vítimas ou então justificar as agressões, mas sim entender o contexto no qual a violência de gênero se desenrola, as razões que fazem os sujeitos perpetrarem a violência e suportarem que ela seja usual em suas vidas. (...) As queixas criam um efeito de exterioridade – localizando a violência no outro (o marido) -, efeito que não considera que são essas mesmas mulheres que mantém estes relacionamentos.” (p. 85-86) 
	
	B
	I e II apenas.
	
	C
	I, II e IV apenas.
	
	D
	I, III e IV apenas.
	
	E
	I e IV apenas.
Questão 2/10
Leia o fragmento:
Não há dúvida de que cada ser humano é criado por outros que existam antes dele. Ele cresce e vive como parte de uma associação de pessoas, de um todo social – seja este qual for [...], e onde se localize, no passado, no presente ou futuro.
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro: ELIAS, N. A sociedade dos indivíduos. Rio de Janeiro: J. Zahar, 1994, p. 19.  
Considerando o texto e os conteúdos abordados no livro da disciplina, acerca do processo de conhecimento, leia as sentenças a seguir, analisando-as:              
I – O conhecimento socialmente produzido pela humanidade é repassado para todos por meio dos sistemas de ensino.
II – Os sistemas de ensino contam com o apoio de outros sistemas educacionais para complementar esse processo.
III – É função de a escola oportunizar a articulação entre os indivíduos, potencializando-os.
IV – A escola segue os princípios da modernidade que reconhece a necessidadede manter grupos sociais privilegiados economicamente.
São corretas as afirmativas:
	
	A
	Afirmativas I, II e III, apenas.
As afirmativas I, II e III são corretas. A escola tem como compromisso promover a socialização do conhecimento entre os indivíduos, além de, repassar o conhecimento historicamente construído pela humanidade, e atualmente há parcerias entre os sistemas de ensino para a promoção do conhecimento. (p. 31). A alternativa IV é falsa porque a modernidade reconhece o direito dos indivíduos.
	
	B
	Afirmativas I, III e IV, apenas.
	
	C
	Afirmativas II, III e IV, apenas.
	
	D
	Afirmativas II e III, apenas.
	
	E
	Afirmativas I, IV, apenas.
Questão 3/10
Leia o fragmento de texto:
“Procriar e constituir família são aspectos altamente valorizados em sociedades como a em que vivemos – e em quase todas as sociedades humanas a infertilidade é repudiada como um infortúnio.”
Após a avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro: CORRÊA, M. Ética e reprodução assistida: a medicalização do desejo de filhos. Revista Bioética, v. 9, n. 2, 2009. (p. 72)
Leia as afirmativas abaixo sobre a relação entre técnicas reprodutivas e família, assinalando V para as verdadeiras e F para as falsas:
(  ) Com as técnicas reprodutivas temos novas relações de parentesco na sociedade.
( ) As novas relações de parentesco ensejadas pelas técnicas reprodutivas separam-se da célula conjugal enquanto instituição.
(  ) As tecnologias reprodutivas não alteram a concepção de família nem de parentesco.
(  ) As tecnologias reprodutivas alteram a família, mas não as relações de parentesco.
 
A sequência correta é:
	
	A
	V – V – F – F
Você acertou!
“(…) pela emergência das novas tecnologias reprodutivas, as relações de parentesco podem adquirir uma nova configuração – separando a célula conjugal como uma instituição – e configurando a identidade pessoal pela substância genética, mais do que pelas relações de parentesco”. (p. 71).
	
	B
	F – V – F - V
	
	C
	F – F – V – F
	
	D
	F – V – V – F
	
	E
	V – V – V – F
 
Questão 4/10
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“A causa da surdez também é um fator de variabilidade significativa que está relacionado com a idade da perda auditiva, com a reação emocional dos pais, com os possíveis transtornos associados e com o desenvolvimento da criança.”
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro: COLL C.; MARCHESI A.; PALACIOS J. Desenvolvimento psicológico e educação: Transtornos de desenvolvimento e necessidades educativas especiais. Porto Alegre: Artmed, 2004. p. 174.
No texto-base 02 estudado em aula, apresenta-se a definição de surdez e seus fatores etiológicos. Enumere, na ordem sequencial, as explicações que se relacionam a cada um dos elementos a seguir:
Surdez
Fator etiológico período pré-natal
Fator etiológico período perinatal
Fator etiológico período pós-natal
 
(   ) Redução ou a ausência da capacidade para ouvir determinados sons devido a fatores que afetam as orelhas externa, média e/ou interna.
(   ) Acontece durante o parto, como anoxia, falta de oxigenação no cérebro; prematuridade e traumas no parto.
(  ) Pode ocorrer fatores hereditários, encontrando-se entre eles algumas síndromes e fatores familiares ou não hereditários, como as alterações endócrinas; bacterianas como a sífilis; deficiência na nutrição materna; diabetes; drogas e medicamentos e más formações.
(  ) Pode ocorrer pós-nascimento por meio de drogas ototóxicas; infecções bacterianas (encefalite, meningite); traumas (crânio encefálico); virais (caxumba, meningite, sarampo); ruído; icterícia ou hiperbilirrubina e baixo peso.
 
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	1, 3, 2, 4
Você acertou!
A sequência correta é: 1, 3, 2, 4.
Surdez - A redução ou a ausência da capacidade para ouvir determinados sons devido a fatores que afetam as orelhas externa, média e/ou interna.
Fator etiológico período pré-natal - Pode ocorrer fatores hereditários, encontrando-se entre eles algumas síndromes e fatores familiares ou não hereditários, como as alterações endócrinas; bacterianas como a sífilis; deficiência na nutrição materna; diabetes; drogas e medicamentos e más formações.
Fator etiológico período perinatal - Acontece durante o parto, como anoxia, falta de oxigenação no cérebro; prematuridade e traumas no parto.
Fator etiológico período pós-natal - Pós-nascimento por meio de drogas ototóxicas; infecções bacterianas (encefalite, meningite); traumas (crânio encefálico); virais (caxumba, meningite, sarampo); ruído; icterícia ou hiperbilirrubina e baixo peso.
	
	B
	1, 2, 3, 4
	
	C
	4, 1, 3, 2
	
	D
	3, 4, 1, 2
	
	E
	2, 1, 4, 3
Questão 5/10
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“A idade da criança quando se produz a perda auditiva tem uma grande repercussão em seu desenvolvimento posterior. Diferenciam-se em dois tempos: antes dos 3 anos e depois dessa idade. No primeiro caso, denomina-se surdez pré-locutiva, isto é, antes que a criança tenha consolidado a fala. No segundo caso, existe uma surdez pós-locutiva, posterior à aquisição da fala.”
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro: COLL C.; MARCHESI A.; PALACIOS J. Desenvolvimento psicológico e educação: Transtornos de desenvolvimento e necessidades educativas especiais. Porto Alegre: Artmed, 2004. p. 175. 
Tendo isso em vista e de acordo com o artigo-base 02 estudado na disciplina, Marchesi (1995) entende que a criança surda não consegue, ao mesmo tempo, olhar para o rosto do adulto para perceber sua intenção comunicativa e olhar o objeto ao qual está se referindo [...] o que faz com que a criança assuma, muitas vezes, uma atitude mais passiva e menos interessada nos intercâmbios comunicativos, denominando esta questão como:
	
	A
	Déficit de atenção e Hiperatividade
	
	B
	Retardo do processamento da informação recebida
	
	C
	Desinteresse intencional
	
	D
	Compreensão total da mensagem
	
	E
	Problema da atenção dividida
Você acertou!
A criança surda tem grande desvantagem em comparação à criança ouvinte quanto a estímulos sonoros a partir do momento em que está privada de participar de experiências que ocorrem simultaneamente; lllatenção, tendo assim, uma maior chance de aprender o seu mundo através dos inúmeros estímulos que se realizam em torno de si.
Questão 6/10
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“A surdez ou uma deficiência auditiva é qualquer alteração produzida tanto no órgão da audição como na via auditiva. A classificação mais habitual do ponto de vista médico foi feita em função do lugar onde se localiza a lesão.”
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro: COLL C.; MARCHESI A.; PALACIOS J. Desenvolvimento psicológico e educação: Transtornos de desenvolvimento e necessidades educativas especiais. Porto Alegre: Artmed, 2004. p.172.
Levando em consideração o conteúdo do texto-base 02 discutido em aula, a perda auditiva pode ser classificada quanto aos tipos e graus. Enumere, na ordem sequencial, as explicações que se relacionam a cada um dos elementos a seguir:
Surdez tipo Condutiva
Surdez tipo Sensório Neural
Surdez tipo Mista
Grau de perda auditiva Hipoacústicos
Grau de perda auditiva Surdos
 
( ) Incluem-se nesse grupo pessoas que adquirem a linguagem de comunicação somente por meio de processos psicopedagógicos adequados e de técnicas altamente especializadas. Surdos que apresentam perda auditiva de grau severo ou profundo.
(  ) As crianças deste grupo adquirem normalmente a linguagem em seu meio familiar e social, frequentando escolas comuns juntamente com ouvintes; apresentam perda leve, moderada ou acentuada.
( ) Perda auditiva proveniente de patologias na orelha externa e/ou média, sendo, na maioria das vezes, passíveis de tratamentos medicamentosos e ou/cirúrgico.
(  ) Perda auditiva afeta a audição tanto na orelha externa quando na orelhainterna, apresentando uma surdez de condução e ao mesmo tempo surdez sensório neural.
(  ) Perda auditiva irreversível, pois atinge as células neurais, que, quando lesionadas, não se regeneram. Localiza-se na orelha interna e/ou no nível central.
 
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	4, 2, 3, 1, 5
	
	B
	1, 3, 5, 4, 2
	
	C
	2, 3, 5, 4, 1
	
	D
	1, 4, 5, 2, 3
	
	E
	5, 4, 1, 3, 2
Você acertou!
a sequência correta é 5, 4, 1, 3, 2.
Surdez tipo Condutiva - Perda auditiva proveniente de patologias na orelha externa e/ou média, sendo, na maioria das vezes, passíveis de tratamentos medicamentosos e ou/cirúrgico.
Surdez tipo Sensório Neural - Perda auditiva irreversível, pois atinge as células neurais que quando lesionadas não se regeneram. Localiza-se na orelha interna e/ou no nível central.
Surdez tipo Mista - Perda auditiva afeta a audição tanto na orelha externa quando na orelha interna, apresentando uma surdez de condução e ao mesmo tempo surdez sensório neural.
Grau de perda auditiva Hipoacústicos - As crianças desse grupo adquirem normalmente a linguagem em seu meio familiar e social, frequentando escolas comuns juntamente com ouvintes. Apresentam perda leve, moderada ou acentuada.
Grau de perda auditiva Surdos - Incluem-se nesse grupo pessoas que adquirem a linguagem de comunicação somente por meio de processos psicopedagógicos adequados e de técnicas altamente especializadas. Surdos que apresentam perda auditiva de grau severo ou profundo.
 
Questão 7/10
Leia o texto:                                                 
A educação, enquanto atividade intencionalizada, é uma prática cunhada como influência do meio social sobre o desenvolvimento dos indivíduos na sua relação ativa com o meio natural e social, tendo em vista, precisamente, potencializar essa atividade humana para torná-la mais rica, mais produtiva, mais eficaz, diante das tarefas da práxis social postas num dado sistema de relações sociais.
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro: LIBÂNEO, J. C. Pedagogia e Pedagogos: para quê. 8ª. Ed. São Paulo: Cortez, 2005, p. 82.
  
Considerando os múltiplos espaços de atuação dos profissionais da educação, leia as sentenças a seguir, analisando-as:
I.( )O processo de formação do pedagogo e de profissionais que atuam em educação requer, atualmente, o desenvolvimento de novos conhecimentos, habilidades e atitudes, para que sua atuação seja efetiva.
II.( ) As competências necessárias para o desempenho da função do pedagogo estão cada vez mais refinadas.
III.( ) O entendimento do processo educacional indo além dos muros da escola nos remete à reflexão sobre o papel do pedagogo nesse cenário.
IV.( ) Atualmente basta ter domínio de conteúdo correlacionado à área educacional que o profissional está preparado para atuar em diversos espaços educativos.
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	F, V, F, V
	
	B
	F, V, V, V
	
	C
	V, V, V, F
Você acertou!
As afirmativas I, II e III são verdadeiras, pois o processo educacional indo além dos muros da escola nos remete à reflexão sobre o papel do pedagogo nesse cenário, pois, o processo de formação do pedagogo e de profissionais que atuam em educação precisa, atualmente, o desenvolver novos conhecimentos, habilidades e atitudes, para que sua atuação seja efetiva, e assim, as competências necessárias para o desempenho da função do pedagogo estão cada vez mais refinadas.
A afirmativa IV é falsa, pois, não basta ter domínio de conteúdo correlacionado à área educacional, para estar preparado para atuar em diversos espaços educativos, o profissional precisa conhecer sobre gestão de pessoas e gestão organizacional. (Livro-base, p.82)
	
	D
	V, F, V, F
	
	E
	F, F, V, V
Questão 8/10
Leia o fragmento de texto:
“(...) se a existência de raças humanas não encontra qualquer comprovação no bojo das ciências biológicas, elas são, contudo, ‘plenamente existentes no mundo social, produtos de formas de classificar e de identificar que orientam as ações dos seres humanos’.”
Após a avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro: CARVALHO, M. Quem é negro, quem é branco. Revista Brasileira de Educação, n.28, jan./abr., 2005. (p. 78)
Como explica Carvalho, mesmo que não existam do ponto de vista biológico, as raças existem no mundo social. Sobre a classificação racial no Brasil e nos Estados Unidos da América é correto afirmar:
	
	A
	No Brasil o fenótipo é o grande definidor de raça, enquanto nos EUA a origem é que classifica racialmente.
Você acertou!
“No caso brasileiro, estaríamos frente a um tipo de preconceito de cor, enquanto nos EUA a questão se relaciona mais a um preconceito de origem” (p. 134)
	
	B
	Nos EUA, o “embranquecimento” geracional (causado pela mistura racial) apaga a diferenciação racial, diferentemente do Brasil.
	
	C
	No Brasil existe uma bipolaridade racial, enquanto nos EUA não.
	
	D
	Não existe diferença de classificação racial entre os EUA e o Brasil.
	
	E
	A diferença de classificação racial entre o Brasil e os EUA reside no tom da pele que consideramos negra em relação aos norte-americanos.
Questão 9/10
Leia o texto abaixo: 
Os quatro pilares da educação é um referencial para estruturação de práticas pedagógicas que foi apresentado em um relatório consolidado pela Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI, a partir da solicitação da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura - Unesco.
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro:  FARFUS, D. Espaços educativos: um olhar pedagógico. Curitiba: Ibpex, 2011, p. 69.    
A Declaração de Barcelona é resultado do Congresso Internacional sobre Cidades Educadoras, e esse documento afirma que:
I – As cidades educadoras relacionam-se com o seu entorno em um sistema complexo.
II – É uma nova forma de pensar a educação a partir da reorganização dos modelos mentais.
III – Permite o crescimento individual e coletivo, sem distinção, ensinando moradores a serem sujeitos corresponsáveis na construção e no desenvolvimento,
IV – A cidade educadora está fechada em si, aproveitando as relações pertencentes aquele espaço.
São corretas as afirmativas:
	
	A
	Afirmativas I, II e III, apenas.
As afirmativas I, II e III são corretas. A cidade educadora apresenta personalidade própria, integrada no país onde se localiza.  Essas cidades relacionam-se com o seu entorno em um sistema complexo. É com certeza uma nova forma de pensar a educação a partir da reorganização dos modelos mentais. Uma cidade educadora permite o crescimento individual e coletivo, sem distinção, ensinando moradores a serem sujeitos corresponsáveis na construção e no desenvolvimento, buscando no processo educativo um novo olhar para os direitos e deveres.
A alternativa IV é falsa porque a cidade educadora não está fechada em si mesma, ela mantém relações com o que rodeia, com outros núcleos urbanos do seu território e cidades. (Livro-base, p. 69)
	
	B
	Afirmativas I, III e IV, apenas.
	
	C
	Afirmativas II, III e IV, apenas.
	
	D
	Afirmativas II e III, apenas.
	
	E
	Afirmativas I, IV, apenas.
Questão 10/10
Leia o fragmento de texto:
“Equacionar o sistema de previdência social, sem que o país tenha alcançado os primeiros degraus de um Estado do Bem-Estar Social, é um desafio para as políticas que visem aumentar a justiça social e reduzir as desigualdades sociais, sem o que as oportunidades demográficas serão desperdiçadas.”
Após a avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro: BRITO, F. Transição demográfica e desigualdades sociais no Brasil. Revista Brasileira de Estudos de População, v. 25, n. 01, 2008. (p. 14)
 
De acordo com as aulas e o livro-base, podemos dividir as explicações das desigualdades sociais em:
	
	A
	Concepção dicotômica, esquemas de graduação e esquema funcional.
Você acertou!
“as formas de explicação sociológicadas desigualdades sociais podem ser divididas em três tipos: a concepção dicotômica, os esquemas de graduação e o esquema funcional” (pg. 17)
	
	B
	Binarismo funcional, gradação, funcionalismo.
	
	C
	Renda, trabalho e escolaridade.
	
	D
	Sexual, gênero e religiosa.
	
	E
	Natural e social.
MARIA LUCIA ALVES NEGRE - RU: 1349699 
Nota: 80
PROTOCOLO: 2016051813496998A274C
Disciplina(s):
Estudo das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira, Africana e
Libras
Organização Pedagógica em Espaços não Escolares
	Data de início:
	18/05/2016 12:27
	Prazo máximo entrega:
	- 
	Data de entrega:
	18/05/2016 13:29
Questão 1/10
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“A surdez ou uma deficiência auditiva é qualquer alteração produzida tanto no órgão da audição como na via auditiva. A classificação mais habitual do ponto de vista médico foi feita em função do lugar onde se localiza a lesão.”
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro: COLL C.; MARCHESI A.; PALACIOS J. Desenvolvimento psicológico e educação: Transtornos de desenvolvimento e necessidades educativas especiais. Porto Alegre: Artmed, 2004. p.172.
Levando em consideração o conteúdo do texto-base 02 discutido em aula, a perda auditiva pode ser classificada quanto aos tipos e graus. Enumere, na ordem sequencial, as explicações que se relacionam a cada um dos elementos a seguir:
Surdez tipo Condutiva
Surdez tipo Sensório Neural
Surdez tipo Mista
Grau de perda auditiva Hipoacústicos
Grau de perda auditiva Surdos
 
( ) Incluem-se nesse grupo pessoas que adquirem a linguagem de comunicação somente por meio de processos psicopedagógicos adequados e de técnicas altamente especializadas. Surdos que apresentam perda auditiva de grau severo ou profundo.
(  ) As crianças deste grupo adquirem normalmente a linguagem em seu meio familiar e social, frequentando escolas comuns juntamente com ouvintes; apresentam perda leve, moderada ou acentuada.
( ) Perda auditiva proveniente de patologias na orelha externa e/ou média, sendo, na maioria das vezes, passíveis de tratamentos medicamentosos e ou/cirúrgico.
(  ) Perda auditiva afeta a audição tanto na orelha externa quando na orelha interna, apresentando uma surdez de condução e ao mesmo tempo surdez sensório neural.
(  ) Perda auditiva irreversível, pois atinge as células neurais, que, quando lesionadas, não se regeneram. Localiza-se na orelha interna e/ou no nível central.
 
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	4, 2, 3, 1, 5
	
	B
	1, 3, 5, 4, 2
	
	C
	2, 3, 5, 4, 1
	
	D
	1, 4, 5, 2, 3
	
	E
	5, 4, 1, 3, 2
Você acertou!
a sequência correta é 5, 4, 1, 3, 2.
Surdez tipo Condutiva - Perda auditiva proveniente de patologias na orelha externa e/ou média, sendo, na maioria das vezes, passíveis de tratamentos medicamentosos e ou/cirúrgico.
Surdez tipo Sensório Neural - Perda auditiva irreversível, pois atinge as células neurais que quando lesionadas não se regeneram. Localiza-se na orelha interna e/ou no nível central.
Surdez tipo Mista - Perda auditiva afeta a audição tanto na orelha externa quando na orelha interna, apresentando uma surdez de condução e ao mesmo tempo surdez sensório neural.
Grau de perda auditiva Hipoacústicos - As crianças desse grupo adquirem normalmente a linguagem em seu meio familiar e social, frequentando escolas comuns juntamente com ouvintes. Apresentam perda leve, moderada ou acentuada.
Grau de perda auditiva Surdos - Incluem-se nesse grupo pessoas que adquirem a linguagem de comunicação somente por meio de processos psicopedagógicos adequados e de técnicas altamente especializadas. Surdos que apresentam perda auditiva de grau severo ou profundo.
 
Questão 2/10
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“A causa da surdez também é um fator de variabilidade significativa que está relacionado com a idade da perda auditiva, com a reação emocional dos pais, com os possíveis transtornos associados e com o desenvolvimento da criança.”
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro: COLL C.; MARCHESI A.; PALACIOS J. Desenvolvimento psicológico e educação: Transtornos de desenvolvimento e necessidades educativas especiais. Porto Alegre: Artmed, 2004. p. 174.
No texto-base 02 estudado em aula, apresenta-se a definição de surdez e seus fatores etiológicos. Enumere, na ordem sequencial, as explicações que se relacionam a cada um dos elementos a seguir:
Surdez
Fator etiológico período pré-natal
Fator etiológico período perinatal
Fator etiológico período pós-natal
 
(   ) Redução ou a ausência da capacidade para ouvir determinados sons devido a fatores que afetam as orelhas externa, média e/ou interna.
(   ) Acontece durante o parto, como anoxia, falta de oxigenação no cérebro; prematuridade e traumas no parto.
(  ) Pode ocorrer fatores hereditários, encontrando-se entre eles algumas síndromes e fatores familiares ou não hereditários, como as alterações endócrinas; bacterianas como a sífilis; deficiência na nutrição materna; diabetes; drogas e medicamentos e más formações.
(  ) Pode ocorrer pós-nascimento por meio de drogas ototóxicas; infecções bacterianas (encefalite, meningite); traumas (crânio encefálico); virais (caxumba, meningite, sarampo); ruído; icterícia ou hiperbilirrubina e baixo peso.
 
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	1, 3, 2, 4
Você acertou!
A sequência correta é: 1, 3, 2, 4.
Surdez - A redução ou a ausência da capacidade para ouvir determinados sons devido a fatores que afetam as orelhas externa, média e/ou interna.
Fator etiológico período pré-natal - Pode ocorrer fatores hereditários, encontrando-se entre eles algumas síndromes e fatores familiares ou não hereditários, como as alterações endócrinas; bacterianas como a sífilis; deficiência na nutrição materna; diabetes; drogas e medicamentos e más formações.
Fator etiológico período perinatal - Acontece durante o parto, como anoxia, falta de oxigenação no cérebro; prematuridade e traumas no parto.
Fator etiológico período pós-natal - Pós-nascimento por meio de drogas ototóxicas; infecções bacterianas (encefalite, meningite); traumas (crânio encefálico); virais (caxumba, meningite, sarampo); ruído; icterícia ou hiperbilirrubina e baixo peso.
	
	B
	1, 2, 3, 4
	
	C
	4, 1, 3, 2
	
	D
	3, 4, 1, 2
	
	E
	2, 1, 4, 3
Questão 3/10
Leia o fragmento de texto:
“Weber já enfatizava a importância do sentimento (de pertencimento) nas representações sobre a comunidade nacional e a comunidade étnica, usando a noção de vida em comum, de habitus.”
Após a avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro: SEYFERTH, G. A assimilação dos imigrantes como questão nacional. Mana, v. 3, n. 1, pp. 95-131, 1997.
Se é correto afirmar que a identidade étnica só se define em relação ao outro, é correto afirmar também que:
	
	A
	Quanto mais isolado determinado grupo étnico, maior será a ciência que possui de suas particularidades.
	
	B
	Quanto maior o contato entre grupos étnicos, maior a necessidade de estabelecimento de fronteiras identitárias para preservação de suas particularidades culturais.
“Quanto mais complexo for o sistema poliétnico, maior será a necessidade de regular as interações entre grupos distintos e de estabelecer critérios de inclusão e exclusão”. (p. 119)
	
	C
	A existência de uma identidade cultural é um processo ligado a natureza de um povo e não a sua cultura.
	
	D
	Sociedades estratificadas geram grupos étnicos diferentes em seu interior.
	
	E
	Sentimento de pertencimento e identidade construída a partir da diferença em relação a outros grupos étnicos são formas contraditórias de explicar a identidade étnica.
Questão 4/10
Leia o fragmento de texto:
“Equacionar o sistema de previdência social, sem que o país tenha alcançado os primeiros degraus de um Estado do Bem-Estar Social, é um desafio para as políticas que visem aumentara justiça social e reduzir as desigualdades sociais, sem o que as oportunidades demográficas serão desperdiçadas.”
Após a avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro: BRITO, F. Transição demográfica e desigualdades sociais no Brasil. Revista Brasileira de Estudos de População, v. 25, n. 01, 2008. (p. 14)
 
De acordo com as aulas e o livro-base, podemos dividir as explicações das desigualdades sociais em:
	
	A
	Concepção dicotômica, esquemas de graduação e esquema funcional.
Você acertou!
“as formas de explicação sociológica das desigualdades sociais podem ser divididas em três tipos: a concepção dicotômica, os esquemas de graduação e o esquema funcional” (pg. 17)
	
	B
	Binarismo funcional, gradação, funcionalismo.
	
	C
	Renda, trabalho e escolaridade.
	
	D
	Sexual, gênero e religiosa.
	
	E
	Natural e social.
Questão 5/10
Leia o fragmento de texto:
“O tema do preconceito é, sem dúvida, um dos mais relevantes e contundentes de nossos tempos. Minimizar os efeitos do preconceito, seja na subjetividade, quanto nas relações objetivas já é uma forma de discriminação.”
Após a avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro: SILVA, R. E. L. Por uma visão social e concreta acerca do preconceito nosso de cada dia. Revista Espaço Acadêmico, v. 14, n. 165, 2015. (p. 101)
A que conjunto de palavras está ligada a definição de preconceito?
	
	A
	Conceito reflexivo – intolerância.
	
	B
	Reflexão a partir da experiência – atitude hostil.
	
	C
	Julgamento prematuro – atitude tolerante.
	
	D
	Julgamento reflexivo – atitude tolerante.
	
	E
	Atitude hostil – opinião sem reflexão.
Você acertou!
“No seu sentido usual, o preconceito implica um julgamento prematuro e inadequado sobre determinada coisa, ou ainda uma opinião formada sem reflexão. (...) O preconceito pode ser definido como uma atitude hostil contra um indivíduo, simplesmente porque ele pertence a um grupo desvalorizado socialmente” (p. 144).
Questão 6/10
Leia o texto a seguir: 
“A importância da comunicação pré-verbal e sua influência na aquisição da linguagem são uma realidade reconhecida unanimemente. Nos primeiros meses de vida, ocorrem intercâmbios comunicativos ente o adulto e o bebê mediante expressões primitivas pelas quais um e outro regulam mutuamente seu comportamento. Esses significados organizam-se em torno das rotinas de vida diária do recém-nascido. Dessa forma, vai se constituindo uma relação social básica entre o bebê e o adulto, na qual este adapta sua conduta ao que observa ou atribui à criança.”
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro: COLL C.; MARCHESI A.; PALACIOS J. Desenvolvimento psicológico e educação: Transtornos de desenvolvimento e necessidades educativas especiais. Porto Alegre: Artmed, 2004. p. 177. 
Levando em consideração o estudado no textos-base 02, sobre as primeiras interações da criança surda com o adulto, leia as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
 
I.  (  ) A interação emocional é percebida pela criança surda através de um conjunto de sinais visuais, como o sorriso e a expressão dos olhos e da face, movimentos estes que adquirem para a criança que não ouve uma importância equivalente à da voz.
II. (  ) A única forma de interação com a criança surda é apenas pela comunicação na modalidade auditiva.
III.(  )  O ambiente físico é outro fator importante a ser considerado. Em um ambiente escuro a criança surda fica isolada pois, além de não ouvir, não tem mais a referência visual da mãe.
IV. (  ) A criança surda perde muitas experiências significativas dentro de um contexto predominantemente oral-auditivo, além de deixar de participar de interações significativas que lhe permitiriam equilibrar-se psiquicamente em um ambiente assim. 
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	V, F, V, V
Você acertou!
As afirmativas I, III e IV são verdadeiras. Um ambiente físico favorável para comunicação visual é de suma importância para o desenvolvimento integral da criança. A afirmativa II é falsa, pois a interação pode acontecer de diversas maneiras que não seja apenas o estímulo oral-auditivo. A criança surda compreende os mesmos sinais, exceto os sonoros, como qualquer outra criança ouvinte.
	
	B
	F, F, V, V
	
	C
	V, V, F, F
	
	D
	V, F, V, F
	
	E
	F, F, F, V
Questão 7/10
Leia o fragmento do texto: 
A educação perpassa por várias ideias e teorias, contudo, uma coisa é real: por mais que sejam críticos com a educação ou por mais que seja ela mal interpretada de uma forma ou de outra, todos recorrem a ela com vistas a uma garantia de um futuro melhor.
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está disponível em: FERREIA, C. E. C. Sociedade e Educação. <http://portal.fclar.unesp.br/publicacoes/revista/polit_gest/edi4_artigocarloseduardo.pdf> Acesso em: 26 jul. 2015.
Considerando a relação entre desenvolvimento do indivíduo e o desenvolvimento da sociedade, leia as sentenças a seguir, analisando-as:
I.( ) O homem é o agente ativo e passivo do desenvolvimento da sociedade, pois, ele o sujeito que forma a célula básica de uma sociedade.
II.( ) Só uma sociedade desenvolvida pode garantir o progresso, o desenvolvimento de uma nação e de um povo.
III.( ) O desenvolvimento do indivíduo, da sociedade, da comunidade e de uma nação é um processo de evolução e de mudanças, de busca permanente de uma nova maneira de ser.
IV.( ) Uma sociedade que deseja se desenvolver, tem necessidade de outros elementos, independentemente se os cidadãos são ou não desenvolvidos.
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	F, V, F, V
	
	B
	F, V, V, V
	
	C
	V, V, V, F
Você acertou!
As afirmativas I, II e III são verdadeiras, pois O homem é o agente ativo e passivo do desenvolvimento da sociedade, pois, ele o sujeito que forma a célula básica de uma sociedade. Dessa forma, relacionando à educação, vale a pena resaltar que o indivíduo desenvolvido poderá construir uma sociedade desenvolvida. Só uma sociedade desenvolvida pode garantir o progresso, o desenvolvimento de uma nação e de um povo. Assim, o desenvolvimento do indivíduo, da sociedade, da comunidade e de uma nação é processo de evolução e de mudanças contínuas, de instabilidade e de busca permanente de uma nova maneira de ser. A afirmativa IV é falsa, pois, o indivíduo desenvolvido poderá construir uma sociedade desenvolvida. (Livro-base, p.64)
	
	D
	V, F, V, F
	
	E
	F, F, V, V
Questão 8/10
Observe a imagem:
  
https://www.google.com.br/ Acesso em 23/07/2015 
As principais temáticas abordadas pelos estudos feministas, em articulação com o ativismo, no final da década de 1960, foram:
	
	A
	A transexualidade, a homossexualidade e a maternidade.
	
	B
	A maternidade, a homossexualidade e a violência contra a mulher.
	
	C
	A violência contra a mulher, a transexualidade e a maternidade.
	
	D
	A homossexualidade, as relações conjugais e a violência contra a mulher.
	
	E
	A maternidade, as relações conjugais e a violência contra a mulher.
Você acertou!
“Muito interligados, estudos e ativismo estavam centrados nos significados da maternidade, numa melhor compreensão das relações conjugais e no combate à violência contra a mulher.” (p. 67)
Questão 9/10
Leia o fragmento a seguir: 
[...] na escola, na sociedade, na empresa, em espaços formais ou não formais, escolares ou não escolares, estamos constantemente aprendendo e ensinando. Assim, como não há forma única nem modelo exclusivo de educação, a escola não é o único em que ela acontece e, talvez, nem seja o mais importante. As transformações contemporâneas contribuíram para consolidar o entendimento da educação como fenômeno multifacetado, que ocorre em muitos lugares, institucionais ou não, sob várias modalidades.
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está em: FRISON, L.M. B. O pedagogo em espaços não escolares: novos desafios. Ciência. Porto Alegre: n. 36, p. 87-103, jul./dez. 2004, p. 88
Considerando o texto e os conteúdos abordados no livro da disciplina, acerca da consolidação de uma cidade educadora, leia as sentenças a seguir, analisando-as:                             
I – Resgatar lugares esquecidos que geram a construção social local e a valorização da história das comunidades.
II – Os sistemas de ensino contam com o apoio de outros sistemas educacionais para complementar esse processo.
III – A consolidação de uma cidade educadora ocorre pela intenção de profissionais, da comunidade escolar e de parceria estratégicas.
IV – A promoção do conhecimento pela cidade educadora ocorre por meio de espaços privados vinculados às propostas dos órgãos públicos.
 
São corretas as afirmativas:
	
	A
	Afirmativas I, II e III, apenas.
Você acertou!
As afirmativas I, II e III são corretas. Em muitas cidades brasileiras existem experiências que obtiveram êxito, nas quais um novo modelo pedagógico oportuniza a apropriação dos múltiplos espaços públicos e não públicos. Deve-se promover o resgate de lugares esquecidos, que geraram a construção social local e a valorização da construção histórica da comunidade. A alternativa IV é falsa porque a promoção do conhecimento pela cidade educadora ocorre por meio de espaços públicos e privados.
 
	
	B
	Afirmativas I, III e IV, apenas.
	
	C
	Afirmativas II, III e IV, apenas.
	
	D
	Afirmativas II e III, apenas.
	
	E
	Afirmativas I, IV, apenas.
Questão 10/10
Leia o texto abaixo: 
Os quatro pilares da educação é um referencial para estruturação de práticas pedagógicas que foi apresentado em um relatório consolidado pela Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI, a partir da solicitação da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura - Unesco.
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro:  FARFUS, D. Espaços educativos: um olhar pedagógico. Curitiba: Ibpex, 2011, p. 69.    
A Declaração de Barcelona é resultado do Congresso Internacional sobre Cidades Educadoras, e esse documento afirma que:
I – As cidades educadoras relacionam-se com o seu entorno em um sistema complexo.
II – É uma nova forma de pensar a educação a partir da reorganização dos modelos mentais.
III – Permite o crescimento individual e coletivo, sem distinção, ensinando moradores a serem sujeitos corresponsáveis na construção e no desenvolvimento,
IV – A cidade educadora está fechada em si, aproveitando as relações pertencentes aquele espaço.
São corretas as afirmativas:
	
	A
	Afirmativas I, II e III, apenas.
As afirmativas I, II e III são corretas. A cidade educadora apresenta personalidade própria, integrada no país onde se localiza.  Essas cidades relacionam-se com o seu entorno em um sistema complexo. É com certeza uma nova forma de pensar a educação a partir da reorganização dos modelos mentais. Uma cidade educadora permite o crescimento individual e coletivo, sem distinção, ensinando moradores a serem sujeitos corresponsáveis na construção e no desenvolvimento, buscando no processo educativo um novo olhar para os direitos e deveres.
A alternativa IV é falsa porque a cidade educadora não está fechada em si mesma, ela mantém relações com o que rodeia, com outros núcleos urbanos do seu território e cidades. (Livro-base, p. 69)
	
	B
	Afirmativas I, III e IV, apenas.
	
	C
	Afirmativas II, III e IV, apenas.
	
	D
	Afirmativas II e III, apenas.
	
	E
	Afirmativas I, IV, apenas.

Continue navegando