Buscar

AV2 2016 » » ADMINISTRAÇÃO DE COMPRAS E SUPRIMENTOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação: GST0188_AV_201408330407 » ADMINISTRAÇÃO DE COMPRAS E SUPRIMENTOS
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno:  COSTA
	Professor:
	SIMONE CLAUDIA DA SILVA PAIS
	Turma: 9002/AB
	Nota da Prova: 7,0    Nota de Partic.: 2   Av. Parcial 2  Data: 13/06/2016 18:17:20
	
	 1a Questão (Ref.: 201408410429)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Como devem ser planejadas as compras?
		
	
Resposta: as compras devem ser planejadas de acordo com a necessidade, levando-se em consideração o historico de demanda no período, assim como a quantidade que ainda existe no estoque, a quantidade correta do lote de compra, verificar o ponto de pedido e o estoque minimo.
	
Gabarito: Para fazer um planejamento de compras alguns componentes são imprescindíveis, tais como: o histórico de vendas, o planejamento de vendas, os índices de perdas em processo, o estoque mínimo, a posição atualizada do estoque, o ponto de reposição dos itens, lotes mínimos dos fornecedores, capacidades produtivas dos fornecedores, desenvolver opções de fornecedores, etc.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201408414202)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Estabelecer relação de parceria e trabalhar com número reduzido de fornecedores acarreta em algumas vantagens e até redução de custos. No entanto, esta prática pode ser perigosa para a empresa em algumas situações. Em quais situações é conveniente trabalhar com fornecedores alternativos?
		
	
Resposta: se faz necessário sempre manter um bom relacionamento com vários fornecedores, seguem as situações: - na falta de estrutura pra poder atender uma demanda maior - Quando se fizer necessário algum produto que so quem fabrica/produz é uma determinada empresa. - Na necessidade de um produto especial/específico.
	
Gabarito: Para itens, os quais são essenciais e que na falta destes poderá haver interrupção da operação da empresa parcial ou total, recomenda-se que suas compras sejam distribuídas para assegurar que não haja desabastecimento mesmo que algum fornecedor enfrente problemas ou imponha condições comerciais impróprias para o negócio. É importante também a prática de opções de fornecedores nacionais em relação a itens importados para prevenir dificuldades de abastecimento que sejam alheias à atuação direta das empresas envolvidas na negociação, tais como greve nos portos ou da receita federal, etc.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): Para itens, os quais são essenciais e que na falta destes poderá haver interrupção da operação da empresa parcial ou total, recomenda-se que suas compras sejam distribuídas para assegurar que não haja desabastecimento mesmo que algum fornecedor enfrente problemas ou imponha condições comerciais impróprias para o negócio. É importante também a prática de opções de fornecedores nacionais em relação a itens importados para prevenir dificuldades de abastecimento que sejam alheias à atuação direta das empresas envolvidas na negociação, tais como greve nos portos ou da receita federal, etc.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201408407326)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Para a indústria, entre os objetivos relacionados da função Compras, qual é o mais importante?
		
	
	Diligenciar os pedidos de compra
	
	Agilizar o ciclo de pedido de compras
	 
	Obter um fluxo contínuo de suprimentos
	
	Integrar as ações da cadeia de suprimentos
	
	Desenvolver novos fornecedores
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201409143471)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Independente do porte da empresa, NÃO está no escopo de compras, o seguinte:
		
	
	Tomada de preços.
	
	Quantidade para compra.
	 
	Ruído com fornecedores. 
	
	Especificações dos fornecedores.
	
	Orçamento de compras.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201409069745)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Sobre os conceitos básicos em Administração de Compras e Suprimentos, seguem as seguintes afirmativas:
I. Não basta apenas comprar, é preciso comprar bem, procurando obter o maior número de vantagens possível focando também o custo benefício que sua operação gerará para a empresa e seu futuro no mercado.
II. O gestor de compras deve, sob quaisquer circunstâncias, decidir com base no custo. Ele deve ter feeling para saber o que é importante para a organização, de modo que, dentro de um contexto voltado para aquisições e suprimentos, compre o mais barato, não importando a qualidade e a relação custo x benefício.
III. A administração estratégica de compras é uma atividade fundamental para uma gestão eficaz das empresas e que influencia diretamente nos seus estoques e no relacionamento com os seus clientes, estando também relacionada à competitividade e ao sucesso da organização ou empresa.
A opção que apresenta somente as afirmativas corretas é:
		
	
	III
	
	I
	
	I, II e III
	 
	I e III
	
	II
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201408989277)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A visão tradicional de compras admite que manter a concorrência de preços entre vários fornecedores, contribui para a redução e/ou manutenção do nível de preços dos materiais comprados. Tal visão baseia-se na hipótese de que se os fornecedores permanecerem sob a ameaça constante de perderem as encomendas consequentemente serão obrigados a "segurar" ou reduzir seus preços para ganhar os pedidos. Diversos fatores causam o baixo desempenho do fornecedor. Dentre eles: I- Quando a empresa insiste em negociar preços e demais condições de tal maneira que seus fornecedores obtenham lucro, impedindo-os de conseguir investir em melhorias ou ainda se manterem no negócio; II- Quando a empresa, por qualquer razão, retém informações sobre o planejamento da produção e das compras, fazendo com que o fornecedor protege, compre, monte e entregue tarde ou cedo demais. Tal atitude certamente poderá afetar seu desempenho econômico financeiro; III- Quando o pessoal técnico não especifica detalhadamente as respectivas características do componente a ser comprado, nem tampouco, como e onde será aplicado, para que o fornecedor possa controlar a qualidade na fonte; IV- A empresa não compartilha seu conhecimento sobre as melhores práticas de negócios, de modo que o fornecedor mantém um alto nível tanto técnico como comercial. Está correto o que consta em: (A) I, apenas. (B) II e III, apenas. (C) I, II e III. (D) I e III, apenas. (E) III e IV, apenas.
		
	
	(E) III e IV, apenas.
	
	(D) I e III, apenas.
	
	(C) I, II e III.
	 
	Gabarito: Os aspectos que filosofia de parceria. Isto dificulta o trabalho de desenvolvimento e limita a geração de fontes potenciais de suprimentos, o que reflete no desempenho competitivo da empresa. A definição clara dos objetivos, a responsabilidade, a cooperação na troca de informações e o alto grau de profissionalização são condições essenciais para se efetuar uma boa parceria. A parceria pode ser considerada como um estágio avançado do processo de cooperação entre em presas, para criar valor nos negócios e dividir riscos.
	
	(A) I, apenas.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201408598409)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Historicamente, o relacionamento entre clientes e fornecedores na cadeia de abastecimento foi marcado pelas características abaixo, EXCETO:
		
	
	Planejamento isolado no âmbito da empresa
	
	Comportamento individualista
	
	Relação conflituosa entre as partes
	 
	Planejamento integrado no âmbito da cadeia
	
	Comportamento distante
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201409143448)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	As principais decisões sobre o controle de estoque não devem levar em conta:
		
	
	Prazos de entrega dos fornecedores.
	 
	Áreas de prédios administrativos.
	
	Ponto de ressuprimento de estoques.
	
	Manutenção de estoques.
	
	Número de pedidos necessários no período.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201408932344)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Os gráficos a seguir ilustram o comportamento das demandas dependentese independentes:
Para a gestão de estoques, a análise da demanda é imprescindível, pois é ela que vai determinar a escolha dos modelos a serem adotados e seus parâmetros. Nesse contexto, podemos afirmar que:
		
	
	as gerências de estoques utilizam abordagens equivalentes, independente do tipo de demanda do itens.
	
	a demanda como independente se dá quando a demanda de um item é facilmente associada à de um outro, podendo ser calculada.
	
	os itens da demanda independente são usados na produção interna de outros itens.
	 
	os itens da demanda dependente dependem da previsão de consumo dos itens de demanda independente.
	
	a demanda dependente não está associada diretamente à de nenhum outro produto e não pode ser calculada, apenas prevista.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201408414630)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Há casos de empresas que o gerente de produção é também o responsável pelos estoques e, nesse caso, os estoques serão encarados por ele como meios de ajuda a sua meta principal: a produção. Fato que poderá ocasionar em estoques exagerados que, sob a ótica financeira e da produção sobre manutenção de estoque, representam:
		
	
	Financeira: redução dos riscos da falta de matéria-prima, aumentos de juros perdidos. Produção: Entregas mais rápidas, grandes lotes de fabricação.
	 
	Finaceira: maior risco de perdas e obsolêscencia, aumento do custo de armazenagem. Produção: nenhum risco de falta de materiais, grandes lotes de fabricação.
	
	Financeira: Descontos sobre as quantidades a serem compradas, redução dos gastos. Produção: Entregas rápidas, boa imagem melhores vendas.
	
	Financeira: Entregas rápidas, juros perdidos. Produção: Desconto sobre as quantidades a serem compradas, menor risco de obsolescência
	
	Financeira: menor risco de perda e obsolescência, redução dos custos operacionais. Produção: nenhum risco de aumento do custo operacional, baixos lotes de produção.

Continue navegando