Buscar

Discursiva de paradigmas e avaliação nota 92

Prévia do material em texto

Questão 1/5
O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) analisa as instituições, os cursos e o desempenho dos estudantes. O processo de avaliação leva em consideração aspectos como ensino, pesquisa, extensão, responsabilidade social, gestão da instituição e corpo docente.
 
Fonte: Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Ministério da Educação. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php/?id=12303&option=com_content> Acesso em: 05 abr. 2015.
 
Descreva os princípios da avaliação institucional que orienta a efetivação dos SINAES – Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior:
 
Nota: 16.0
	Espera-se que o acadêmico apresente os seguintes aspectos no texto (Livro-base, p. 111):
Responsabilidade social com a qualidade da educação superior.
Reconhecimento da diversidade do sistema.
Respeito à identidade, à missão e à história das instituições.
Continuidade do processo avaliativo.
Globalidade, isto é, compreensão de que a instituição deve ser avaliada a partir de um conjunto significativo de indicadores de qualidade, visto em sua forma orgânica e não de forma isolada.
Resposta: O SINAES, avalia todos os aspectos que giram em torno de eixos, o ensino a pesquisa e a extensão; a responsabilidade social, o desempenho dos alunos, a gestão da instituição, o corpo docente, as instalações entre outros vários outros aspectos. Ela possui uma series de instrumentos, complementares, auto-avaliação, avaliação externa, Enade, avaliação dos cursos de graduação, e instrumentos de informação,(censo e cadastro). OS resultados das avaliações possibilitam traçar panoramas da qualidade dos cursos e instituições de ensino.
Questão 2/5
Leia o seguinte fragmento de texto:
 
"Na escola nova, o principal papel da escola é tornar as necessidades individuais apropriadas ao meio social. Com essa finalidade, a escola busca produzir a vida, propiciando experiências para que o indivíduo possa interagir com o meio e se educar, adequando seus interesses pessoais à demanda da sociedade".
 
ANTONIO, José Carlos. Filosofia da educação. São Paulo: Pearson, 2014. p. 91.
 
Tendo por base o texto citado acima, os conteúdos trabalhados durante as teleaulas e o livro-base da disciplina, caracterize os conteúdos de ensino na concepção da escola nova na vertente diretiva.
Nota: 20.0
	O papel dos conteúdos de ensino muda radicalmente; mais importante do que a quantidade de conteúdos aprendidos, era a valorização do processo de aquisição destes, e a sua seleção se daria a partir dos interesses e experiências vividas pelos alunos. Uma autora que contribuiu muito com a construção dessa concepção foi Maria Montessori, que apontava a necessidade de a organização desses conteúdos ser estruturada de modo a promover desafios cognitivos e situações problemáticas a serem resolvidos pelos alunos coletivamente (p. 94).
Resposta: Na vertente diretiva a escola busca produzir a vida, propiciando experiências para que o indivíduo possa interagir com o meio e se educar, os conteúdos de ensino são vários como por exemplo as atividade (atividades extra-classe), levantamento de dados, formulação de hipóteses, experimentação, os alunos são trabalhados de forma ampla e criativa.
Questão 3/5
Considere a seguinte citação:
 
"Para a pedagogia histórico-crítica, o papel da escola é socializar os conhecimentos e saberes universais, principalmente para as camadas populares, entendendo a apropriação crítica e histórica do conhecimento enquanto instrumento de compreensão da realidade social e atuação crítica e democrática para a transformação dessa realidade".
 
GAZIM, E.C. B.B. et al. Tendências pedagógicas brasileiras: contribuições para p debate. Revista chão da escola. Curitiba, n. 4, p.50, out. 2005.
 
Tendo por base o texto citado acima, os conteúdos trabalhados durante as teleaulas e o livro-base da disciplina, discorra sobre as características da pedagogia histórico-crítica.
Nota: 20.0
	A pedagogia histórico-crítica tem em Demerval Saviani seu principal representante e começou a se consolidar a partir de 1979, exatamente no período de redemocratização do país. Está, por tanto, incluída no movimento em prol da educação de qualidade para a totalidade da população, que buscou privilegiar a escola pública e lutar pela sua qualidade (p. 148).
Resposta: A pedagogia histórico-crítica foi um marco na educação, esta teoria objetiva resgatar a prática, visa estimular a criatividade dos alunos, seu foco está no desenvolvimento social,não é uma pedagogia tão presa aos conteúdos,o que o aluno trás para sala de aula pode ser muito bem encaixada e trabalhada, pois acredita que a vivência e a prática é tão importante para o desenvolvimento quanto o conteúdo. 
Questão 4/5
Atente para o extrato de texto abaixo:
 
"De acordo com a pedagogia tradicional, a criança tem capacidade de aprendizagem igual a do adulto, sendo apenas menos evoluída. No modelo tradicional a repetição e o treino são essenciais à aprendizagem, e o estímulo costuma ser negativo, por meio de castigos, notas baixas, comunicados aos pais e outras formas de constrangimento".
 
ANTONIO, José Carlos. Filosofia da educação. São Paulo: Pearson, 2014. p. 91.
 
Tendo por base o texto citado acima, os conteúdos trabalhados durante as teleaulas e o livro-base da disciplina, responda:
 
Qual era o papel da escola na pedagogia tradicional?
Nota: 20.0
	O papel da escola, segundo a pedagogia tradicional, era o de preparar os alunos por meio da assimilação dos conteúdos para assumirem sua posição na sociedade. A escola cumpria também, indiretamente, o papel de justificar as diferenças entre as posições sociais como fruto da incapacidade ou de falta de esforço individual (p. 84).
 
Resposta: Na pedagogia tradicional, o papel da escola era preparar os alunos para o mercado de trabalho, utilizavam técnicas e metodologias onde o foco era o desenvolvimento do aluno para a vida social,crianças aprendiam como pequenos adultos, não existe pedagogia correta ou errada, cada uma trabalha de uma forma onde há seus pontos positivos e negativos, depende de como se aplica, para quem se aplica, com quais intenções se aplica e qual o foco para se utilizar desta pedagogia. A pedagogia tradicional teve seu papel desenvolvido e utilizado por muito tempo, ainda hoje vemos muitas escolas que utilizam das técnicas da pedagogia tradicional tão bem, como se utilizariam da pedagogia histórico-critica por exemplo.
Questão 5/5
Leia o fragmento do texto a seguir:
 
[...] entende-se avaliação como um processo sistemático de análise de uma atividade, fatos ou coisas que permite compreender, de forma contextualizada, todas as suas dimensões e implicações, com vistas a estimular seu aperfeiçoamento.
 
Fonte: BELLONI, I. A. Função Social da Avaliação Institucional. In SOBRINHO, J. D. e RISTOFF, D. I. (organizadores). Universidade Desconstruída – Avaliação Institucional e Resistência. Florianópolis: Insular, 2000. p. 15.
 
Considerando os conteúdos abordados nas aulas e no livro da disciplina,  escreva um texto abordando:
Avaliar em atitude processual e a questão da subjetividade.
Nota: 16.0
	Espera-se que o acadêmico apresente em seu texto os seguintes conceitos: (Livro-base, p. 114)
Avaliar em atitude processual não requer o emprego de (muitos) instrumentos, no entanto eles não ficam banidos na avaliação do processo de aprendizagem.
Esse tipo de avaliação ocorre ao longo de todo o processo de ensino aprendizagem, sendo seus sujeitos o professor e o aluno, enquanto os conteúdos constituem o seu objeto.
Acrescenta-se que a avaliação estabelece, muita vezes, uma relação complexa entre avaliador e avaliado, revelando-se uma questão subjetiva. Mesmo tendo como base parâmetros específicos, a subjetividade na avaliação permanece e, como tal, deve ser levada em consideração.
Resposta: O ato de avaliar em atitude processual e até mesmo em questão da subjetividade colabora com o desempenho do aluno, avaliação embora ainda assuste e tenhacomo podemos dizer o preconceito, ajuda em caráter de desenvolvimento social, humano, avaliação é uma via de duas mãos, onde o aluno não é o único a ser avaliado,pois avaliando o aluno concomitantemente se avalia o professor, o ensino que este oferece. O processo de avaliação leva em consideração aspectos como ensino, pesquisa, extensão, responsabilidade social, gestão da instituição e corpo docente.

Continue navegando