Buscar

Av de currículo teoria e prática



Continue navegando


Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: CEL0374_AV_201301016561 » CURRÍCULO: TEORIA E PRÁTICA
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno:
	Professor:
	ANA MARIA MONICA MACHADO DE OLIVEIRA
	Turma: 9002/AB
	Nota da Prova: 3,0    Nota de Partic.: 1   Av. Parcial 1  Data: 16/06/2016 10:01:46
	O aproveitamento da Avaliação Parcial será considerado apenas para as provas com nota maior ou igual a 4,0.
	
	 1a Questão (Ref.: 201301173867)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Leia a afirmativa a seguir: Os estudos do currículo como "campo especializado" sofrem influências de interpretações e fatores econômicos, políticos e sociais.
Considerando os estudos sobre as teorias de currículo, analise se a afirmativa está certa ou errada. Apresente dois argumentos que justifiquem a sua resposta.
		
	
Resposta: Está certa. O currículo por competências estimula uma nova forma de abordar os conhecimentos.
	
Gabarito:
A afirmativa está certa Justificativa: Como campo de estudos currículo não é neutro e sobre influência das relações de poder, do modelo político, das verbas destinadas à educação, dos critérios de inclusão e inserção de disciplinas, de interesses classes sociais que detém o poder, da concepção de etnia, etc. .
	
Fundamentação do(a) Professor(a): Resposta equivocada.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201301172773)
	Pontos: 0,5  / 1,0
	Para Perrenoud (2000, p.15), "Em vários países, tende-se a orientar o currículo para construção de competências desde o ensino fundamental. A noção de competência designa "uma capacidade de mobilizar diversos recursos cognitivos para enfrentar um tipo de situação". Reflita sobre a concepção de currículo por competência e responda o seguinte questionamento: O Currículo por competências acarreta uma desvalorização dos conteúdos do ensino ou estimula uma nova forma de abordar os conhecimentos"
Construa um texto trazendo um argumento que explique a sua concepção de currículo por competências.
		
	
Resposta: Estimula uma nova forma de abordar os conhecimentos,"recorrer aos conhecimentos desenvolvidos na escola para a elaboração de propostas de intervenção solidária na realidade ,respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural."Ou seja aproveitar as situações reais da vida do aluno para apresentar o conteúdo programatico faz com que seja mais interessante o aprendizado deste aluno.
	
Gabarito:
O aluno pode construir sua resposta a partir das seguintes argumentos: - O currículo ou construção de competências requer ideias, conceitos a serem aplicados e recursos cognitivos que deverão ser mobilizadas para solucionar um problema. - Os conteúdos e conhecimentos sempre se fazem presentes na definição de competências. - O currículo por competências valoriza operações mentais (pensamentos) para serem aplicados em diferentes situações. A metodologia de transmissão de conteúdos não se aplica. O desenvolvimento de competência exige outras formas de mediação didática.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): Resposta parcial.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201301151744)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Ao se refletir sobre currículo, analisamos as ações que se concretizam no ato de educar e, nesse sentido, os professores têm papel importante porque através de suas ações:
I-posicionam-se frente às experiências prévias dos alunos
II-mostram como lidam com erros e acertos dos alunos
III- aplicam concepções teóricas competitivas para aprovar os alunos
IV-participam de reuniões com a equipe pedagógica
Estão corretas:
		
	
	I e IV apenas
	 
	II, III e IV apenas
	
	I e III apenas
	
	II e III apenas
	 
	I, II e IV apenas
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201301191704)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A disciplina e sua importância para a formação do pedagogo: competências, habilidades e formação. Dentre as competências, a serem construídas ao logo da educação básica, propostas pelo Ministério de Educação destacam-se: " Recorrer aos conhecimentos desenvolvidos na escola para a elaboração de propostas de intervenção solidária na realidade, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural". Esta referência curricular mostra, essencialmente, que os currículos dos Cursos de Pedagogia devem:
		
	
	adequar seus conteúdos de modo linear para garantir sequencia lógica.
	
	priorizar o conteúdo teórico das disciplinas pedagógicas.
	 
	estruturar as disciplinas em suas especificidades para atender a teoria crítica.
	
	incluir as atividades assistencialistas como componente obrigatório do currículo.
	 
	valorizar fundamentos da educação para atuar na solução para os problemas atuais.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201301169049)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	"[...] estamos ainda vivendo num ethos e num habitus sociopedagógico que dá preferência ao modelo, à coisa e ao sistema premontado, em detrimento das pessoas, suas demandas formativas, referências culturais e históricas; em detrimento dos contextos e seus interesses indexalizados ao complexo mundo do trabalho e da produção; e em detrimento, por conseqüência, do debate de sentidos que deve ser formulado no coletivo social. Nestes termos, a concepção de currículo expressa o desejo tecnocrata de uniformidade, de unicidade, como nos diz o educador português João Formosinho (1991, p. 1) "Currículo uniforme - pronto-a-vestir de tamanho único". Ou mesmo, cai nas concepções delirantes de quem acha que as coisas da educação não têm especificidade e que toda fonte de elucidação e debate é válida para compreender o ato educativo a partir, apenas, da sua própria lógica ou linguagem" (MACEDO, 2007, p. 18). O fragmento demonstra um discordância em relação:
		
	
	ao currículo como construção histórico-vivencial.
	 
	ao empoderamento político do currículo.
	
	à concepção de educação que visa atender as necessidades da formação profissional e suas especificidades.
	
	a uma educação voltada para as demandas formativas e para as necessidades dos alunos em seus contextos.
	 
	à concepção de currículo como algo passível de homogeneização, de uniformidade.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201301652540)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Quando as escolas valorizam a ciência como a única e verdadeira expressão de conteúdos curriculares válidos e padronizam o modo de aprender para garantir eficiência no ensino das disciplinas do núcleo comum, mostram, em suas práticas, evidências de escola identificada com o movimento denominado
		
	 
	moderno.
 
	
	crítico.
	
	pós-moderno.
	
	progressista.
	
	pós-crítico.
 
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201301763695)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	As ações socioeducacionais formativas e democráticas se concretizam nos atos do currículo, exemplificados nas opções, EXCETO, as que se realizam nas:
		
	
	atividades que articulam escola e comunidade.
	
	reuniões da equipe para elaborar o plano curricular.
	
	aulas de reforço escolar em parceria com voluntários.
	 
	decisões centralizadas sobre aquisição de materiais de ensino.
	
	atividades eletivas para o aprimoramento dos alunos interessados.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201301763636)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Dentre as competências, a serem construídas ao logo da educação básica, propostas pelo Ministério de Educação destacam-se: " Recorrer aos conhecimentos desenvolvidos na escola para a elaboração de propostas de intervenção solidária na realidade, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural". Esta referência curricular mostra, essencialmente, que os currículos dos Cursos de Pedagogia devem desenvolver habilidades e competências para:
		
	
	adequar os conteúdos curriculares de modo linear para garantir erudição e sequencia lógica no ensino.
	
	priorizar o conteúdo teórico das disciplinas pedagógicas na formação profissional dos educandos.
	 
	atuarna solução dos problemas do ensino de acordo com uma abordagem formativa para atender à realidade do alunos.
	 
	estruturar previamente os conteúdos das disciplinas em suas especificidades para atender aos fundamentos da teoria crítica.
	
	incluir as atividades assistencialistas como componente obrigatório do currículo.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201301176207)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O caráter processual para Libâneo (2004) é uma característica importante do planejamento. O ato de planejar, desse modo, seria uma atividade de ação e reflexão marcada por etapas distintas que envolvem:
		
	
	a descrição de atividades, diagnóstico da realidade e a proposta de avaliação.
	
	a definição de objetivos, a compreensão do funcionamento da realidade e a proposta de atividades.
	 
	o diagnóstico da realidade, a definição de objetivos educacionais, a seleção e organização de conteúdos programáticos, a descrição de atividades e a proposta de avaliação.
	
	a compreensão do funcionamento da realidade, diagnóstico da realidade e a proposta de avaliação.
	
	o desenvolvimento de habilidades cognitivas, a definição de objetivos, a proposta de atividades e a proposta de avaliação.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201301264310)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Ao se refletir sobre o campo e a história da disciplina denominada Currículo e sua inserção nos cursos de formação docente ao longo dos tempos, a única afirmação correta é a que apresenta o seguinte argumento:
		
	
	Os conteúdos e os objetivos da disciplina já são enfatizados no ensino das demais disciplinas pedagógicas.
	
	A disciplina ainda carece de setores e documentos específicos sobre as diretrizes curriculares, com abrangência nacional.
	
	A disciplina acumula estudos acadêmicos , mas carece de quadros teóricos explicativos sobre as relações entre currículo e poder.
	 
	A disciplina passou a ser estudada porque seu quadro teórico-prático analisa os limites e possibilidades entre as diretrizes oficiais e as práticas escolares.
	
	A disciplina já faz parte do currículo oficial desde a primeira faculdade de formação de professores, no Brasil.