Buscar

EDUCAÇÃO INFANTIL E CRECHE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nota da Prova: 7,0    Nota de Partic.: 2   Av. Parcial 2  Data: 15/06/2016 18:00:33
	
	 1a Questão (Ref.: 201505598044)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Uma professora procura a diretora da creche pública Criança Feliz, localizada numa região praiana de Salvador e comenta que a mãe de uma das crianças do Primeiro Período, todos os dias chega na creche cedo, deixa seu filho de 3 anos de idade e sai vestida de roupa de praia. Volta às 17 horas, bronzeada e o leva para casa. Esse fato vem despertando a revolta das educadoras, pois elas não querem cuidar da criança para a mãe ir para a praia e, portanto, já pediram a retirada da vaga da criança. As educadoras marcaram uma reunião com a gestora e exigiram a retirada da criança da creche para ceder a vaga para outra criança cuja mãe trabalhasse fora. Na função de gestora desta creche, como você resolveria esse conflito? Explique por quê.
		
	
Resposta: Primeiramente faria uma reunião interna com as professoras, explicando que a função da creche não é de ser babá e sim educar, valorizar as descobertas, fazer com que a criança trabalhe o social, interaja com o mundo e com as outras crianças, priorizando sempre o bem estar da criança, independente do que a mãe faz no período em que a criança esta na creche. Precisamos lembrar que nós pedagogos e futuros pedagogos estamos aqui para orientar, cuidar, educar e zelar pelo bem estar do aluno em qualquer circunstância. Poderia posteriormente fazer uma reunião com o responsável mostrando tudo o que implica colocar um aluno na creche, que sempre precisamos do apoio da família para que ocorra sempre um bom desenvolvimento.
	
Gabarito: Como gestor, é imperativo explicar para essas funcionárias que a creche é um direito da criança assegurado constitucionalmente desde 1988 e, por isso,o que a mãe faz ou não, não deve ser levado em conta, pois o direito é da criança. Além disso, a creche é um local privilegiado de desenvolvimento devendo ser a  primeira etapa da Educação Básica para todas as crianças.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201505598190)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Trabalhar com crianças bem pequenas pode ganhar uma expressão desgastante se o ambiente não for preparado para atender às necessidade delas e das educadoras. Isso significa conforto, segurança para explorar o ambiente e possibilidade de uma organização espacial que propicie movimentos corporais para desenvolver: a percepção espacial, a coordenação motora ampla, praxias finas, o equilíbrio, o senso de localização espacial e possibilidade de locomoção. A creche Gabriela Mistral está planejando uma organização espacial em que todos os materiais de uso coletivo vão ficar armazenados em prateleiras localizadas há 1,5 metros de distância do chão, portanto, longe do alcance das crianças. Esta decisão foi tomada pela diretora depois que a quantidade de material para uso coletivo que deveria ser gasta em 22 dias, foi gasta em uma semana. Qual a mensagem que as crianças receberão ao verem os materiais que tinham livre acesso serem armazenadas em locais tão altos? Quais efeitos que esse planejamento pode causar na formação da subjetividade das crianças?
		
	
Resposta: As crianças vão sem dúvidas ficar "assustadas" por terem perdido a liberdade que tinham, podem se sentir incomodas, que não são bem-vindas. Isso pode causar uma "frustração", a criança pode ficar acoada de querer realizar qualquer atividade e não poder fazer uso do material que sempre tinham livre acesso, fazendo assim que retraia sua criatividade e faça com que pare de fazer o uso de sua criatividade..
	
Gabarito: As crianças compreederão que os materiais deverão ser solicitados aos educadores, dimunindo a sua autonomia tanto na escolha como na parcimônia da utilização da quantidade necessária.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201505552902)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Entre o Brasil Colônia e o Brasil República houve uma mudança na forma como a maternidade era vista e como as crianças eram tratadas. Marque a opção que NÃO retrata essa época:
		
	 
	As crianças negras e as mulheres eram excluídas da educação
	 
	A criança e a maternidade tinham muita importância
	
	A mulher branca entrega seus filhos à ama
	
	A escrava colocava seu filho na roda por opção ou coação
	
	A escrava incorporava o filho ao trabalho cotidiano
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201505598526)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Assinale a assertiva ERRADA, no que se refere à proposta pedagógica da Educação Infantil.
		
	
	A qualidade do trabalho cotidiano nas instituições de Educação Infantil deve ser assegurada, considerando os critérios de: valorização da identidade e da diversidade sociocultural; organização do tempo e espaços; infraestrutura e número de crianças por professor que possibilite responsabilidade, atenção, e interação com as crianças e famílias.
	 
	Propostas pedagógicas para a Educação infantil devem ler em consideração a necessidade de mais estímulação porque as crianças passa muito tempo longe dos seus familiares e se tornam muito carentes e dependentes afetivamente dos educadores.
	
	As propostas Pedagógicas de Educação Infantil devem respeitar e acolher as crianças em suas semelhanças; entendendo que são cidadãs de direitos à proteção e à participação social.
	
	Nas Propostas Pedagógicas de Educação Infantil, a linguagem e a brincadeira são elementos articuladores entre os saberes e os conhecimentos.
	
	As instituições de Educação Infantil devem organizar suas Propostas Pedagógicas considerando o currículo como conjunto de experiências culturais onde se articulam saberes da experiência, da prática, fruto das vivências das crianças e conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural, na perspectiva da formação humana.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201505599689)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Na Educação Infantil, conforme Sonia Kramer (2006), o objetivo é atuar com liberdade para assegurar a apropriação e a construção do conhecimento por todas as crianças. Nesse sentido, é importante considerar:
		
	 
	As crianças em sua totalidade, observando suas especificidades, as diferenças entre elas e sua forma privilegiada de conhecer o mundo por meio do brincar e descobrir.
	
	As crianças e adultos, identificando suas semelhanças no momento de aprender e de apropriar-se do conhecimento.
	
	Os currículos determinados pelos dirigentes e especialistas, a fim de impor padrões de ensino e de aprendizagem dos conhecimentos.
	
	As crianças, suas diferenças e suas fragilidades, para que conheçam o mundo por meio das orientações dos adultos.
	
	Os procedimentos adotados pelas educadoras para avaliar a construção do conhecimento ensinado as crianças.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201505683896)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Em relação ao perfil do educador que irá trabalhar com crianças, existem algumas condições estruturais que irão refletir na qualidade do trabalho que será oferecido para as crianças. Abaixo estão citadas algumas delas EXCETO:
		
	
	formação continuada
	
	observações sistemáticas do trabalho pedagógico
	 
	planejamento rígido
	
	reuniões de equipe
	
	supervisão pedagógica
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201505552914)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A brincadeira permite à criança transitar entre mundos opostos que delimitam a realidade e a fantasia. O real e o imaginário se misturam abrindo a possibilidade de criação que instiga a viver com mais energia e alegria, encarando as dificuldades com mais leveza. As atividades devem concentrar-se em brincadeiras corporais - tocar e ouvir - engatinhar e andar, atirar, botar, balançar e empurrar objetos, fazer percursos, contornar obstáculos. Essas atividades são indicadas para crianças de:
		
	
	3 a 6 anos
	
	5 a 6 anos
	
	5 a 7 anos
	
	4 a 5 anos
	 
	0 a 3 anos
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201505598716)
	Pontos:0,5  / 0,5
	Crianças em torno de um ano e meio, embora ainda não falem, se expressam através de movimentos, sons e ritmos. Elas adoram ouvir música e demonstram satisfação com o canto dos pássaros, das cigarras, dos latidos.Sabemos que a convivência com diferentes sons e ruídos é muito importante porque
		
	
	traz a calma e elas dormem mais rapidamente, deixando a educadora livre para relaxar.
	
	traz a oportunidade de conhecer um som de guitarra ou de violão.
	
	ensina-os a cantar, pular, falar e ouvir, prazerosamente.
	 
	traz novas descobertas e, com elas, o conhecimento e a exploração do diferente, do novo.
	
	leva-a a conhecer um instrumento sonoro trazido pelos alunos em dia de festa na sala de aula.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201505552957)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Raphael é Professor de Educação Infantil e avalia os seus alunos de acordo com a LDB 9394/96, que recomenda:
		
	
	enfatizar o resultado
	
	aplicação de testes de desempenho
	
	utilização de provas e testes bimestrais
	
	valorização da promoção de nível escolar
	 
	acompanhamento e registros do desempenho
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201505598183)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A decisão de colocar um filho na creche nem sempre é fácil de ser tomada e toda inserção à creche é um processo singular, pois depende dos protagonistas envolvidos, algumas pesquisas da Psicologia do Desenvolvimento já sinalizaram medidas que facilitam a inserção à creche e garantem um ano de mais saúde física e mental para todas as pessoas envolvidas. Das medidas abaixo, qual é a única que não se configura como saudável para ser vivida no momento de inserção de novas crianças à creche?
		
	
	Entrada gradativa de bebês para possibilitar a construção de um vínculo afetivo entre eles, suas famílias e as educadoras;
	
	Organização do espaço físico a fim de se tornar mais afetivo e acolhedor, favorecendo ações e interações adultos-crianças e criança-criança tornando a decisão tomada pela família de colocar o filho na creche uma ação de confiança e tranqüilidade.
	 
	Sair da creche sem se despedir da criança para ela não chorar, pois o choro vai causar uma reação emotiva negativa em cadeia nos demais bebês.
	
	Convidar uma figura de apego para ficar alguns momentos na creche a fim de possibilitar maior segurança a criança nos primeiros dias de sua inserção.
	
	Reunião com educadoras da creche e equipe pedagógica para planejar estratégias e brincadeiras para a semana de inserção;

Continue navegando