Buscar

apol 3 relaçoes interpessoais

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Apol 03 Disciplina(s):
Gestão Secretarial: Relações Interpessoais
Psicologia e Comportamento Organizacional
Questão 1/5 
Considere as seguintes sentenças e assinale (V) para verdadeiro e (F) para Falso. Depois assinale a alternativa que indica a sequência correta:
(   ) A multifuncionalidade do profissional de secretariado ajuda no desenvolvimento do perfil intraempreeendedor.
(   ) Muitos secretários são intraempreendedores, pois possuem essas características ao desenvolverem sua rotina de trabalho.
(   ) A postura profissional aliada ao relacionamento interpessoal é característica fundamental na contratação do profissional de secretariado.
(   ) Ser multifuncional é assumir riscos na realização de metas para alcançar os objetivos da empresa.
	
	A
	F, V, F, F
	
	B
	V, V, F, F
	
	C
	F, F, F, V
	
	D
	F,  F, V, V
	
	E
	 V, V, V, F
Questão 2/5
(Enade – Secretariado Executivo – 2012) Os requisitos de informação variam de acordo com o nível administrativo em que a decisão ocorre. Os gerentes de níveis operacional, tático e estratégico necessitam de sistemas de informações com diferentes características. Diante do exposto, é fundamental que um assessor de gerente de nível estratégico considere as informações.
I - Ligadas ao controle e às atividades da empresa, para alcançar padrões de funcionamento preestabelecidos, com controles que propiciem condições para a realização adequada dos trabalhos diários da organização e que forneçam pormenores sobre um dado, uma tarefa ou uma atividade.
II - Que ocorram no nível intermediário e produzam efeitos a médio prazo e de menor impacto na estratégia da organização, sintetizadas por unidade departamental, de um negócio ou de uma atividade da empresa.
III - Que gerem atos de efeito duradouro, a partir do planejamento que envolve toda a estrutura organizacional, com informações macro.
É correto o que se afirma em:
	
	A
	I, apenas.
	
	B
	III, apenas.
	
	C
	I e II, apenas.
	
	D
	II e III, apenas.
	
	E
	I, II e III.
Questão 3/5
Compare as sentenças abaixo e identifique aquelas  que  ilustram quando existe confiança e princípios na relação entre os líderes e os liderados em uma organização.
Quando há confiança entre líderes e liderados ocorrem:
I – Comunicação e postura defensiva, confrontação e retratação gerando mágoas, gestão de detalhes e burocrática.
II – Preocupação com os erros, os quais são e usados como feedback construtivo, buscando a melhoria constante do trabalho.
III – Foco em procurar e multiplicar forças de cada um, trabalho feito em conjunto e caracterizado por um propósito.
IV – Sistemas e estruturas alinhadas, os equívocos são percebidos como oportunidade de aprendizagem.
V – Gestão focada e minuciosa, hierarquia bem estabelecida não gerando dúvidas aos colaboradores sobre a eficiência do trabalho.
 
Assinale a alternativa correta.
	
	A
	a) I e IV.
	
	B
	b) II, III e V.
	
	C
	c) II e V.
	
	D
	d) III e IV.
	
	E
	e) I, III e IV.
Questão 4/5
A empresa “BMX” especializada em soluções de informática possui um quadro funcional composto por 47 colaboradores, lotados nos seguintes departamentos: recepção, comercial, financeiro (contas a pagar e a receber), departamento pessoal, desenvolvimento, produção e manutenção em informática, limpeza e conservação. Pensando na melhoria de seu quadro funcional e na promoção de uma gestão de pessoas que privilegie as competências a empresa decide implantar uma gestão baseada em competências tendo como etapa inicial do processo o mapeamento de todas as atividades desenvolvidas pelos setores. Para cada atividade foram verificados quais eram os conhecimentos teóricos, capacidade prática e atributos pessoais necessários. Em seguida, passou-se ao mapeamento das competências dos colaboradores, onde foram realizadas entrevistas individuais com cada um dos profissionais por uma equipe composta pelo superior imediato, um par, e um membro da área de RH.
Para a realização do mapeamento o profissional de RH deverá aplicar os conceitos pertinentes às competências técnicas e comportamentais, sobre as competências comportamentais é correto afirmar que:
	
	A
	Nas competências comportamentais busca-se levantar os conhecimentos e experiências já adquiridos ao longo de uma formação.
	
	B
	As competências comportamentais definem como deve ser o comportamento da empresa no mercado.
	
	C
	As competências comportamentais se referem as atitudes e comportamentos compatíveis com o que é próprio e particular de cada colaborador e que se torna perceptível em suas atitudes, quando do desenvolvimento de suas atividades.
	
	D
	Para o levantamento das competências comportamentais deve-se recorrer a modelos externos no sentido de buscar informações de outras empresas onde existam pessoas com atividades semelhantes e que apresentem um bom desempenho.
	
	E
	Para o levantamento das competências comportamentais necessitaremos fazer uma análise de um conjunto de colaboradores representantes de cargos e áreas diferentes, sendo os critérios para essa análise não necessariamente deverá basear-se na cultura da empresa.
Questão 5/5
“O clima organizacional é a “atmosfera psicológica” que se percebe quando se entra em um determinado ambiente, deixando as pessoas mais ou menos à vontade para permanecer nesse local, para interagir, trocar, ousar e realizar” (GRAMMS, 2013, p. 13).
Clima organizacional se refere a qualidade do ambiente de trabalho e pode ser diferente de um departamento para outro. A pesquisa de clima organizacional aponta essas diferenças. Os resultados de uma pesquisa trazem informações importantes sobre a qualidade de vida no trabalho.
Assinale com V verdadeiro e com F falso os indicadores utilizados para medir o clima organizacional.
(    ) A satisfação dos funcionários com salários praticados na média de mercado.
(    ) A participação dos funcionários nos programas de qualidade de vida no trabalho.
(    ) A avaliação de desempenho realizada pelo menos uma vez por ano.
(    ) O turnover, que é o índice de rotatividade dos colaboradores.
(    ) Greves, conflitos interpessoais e interdepartamentais.
(    ) O absenteísmo, que é o índice que mede as doenças apresentadas pelos colaboradores.
 
Assinale a alternativa correta.
	
	A
	a) V; V; V; F; F; V.
	
	B
	b) F; V; F; F; V; V.
	
	C
	c) V; F; V; V; F; F.
	
	D
	d) V; F; V; F; V; V.
	
	E
	e) F; F; V; V; V; F.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais