Buscar

1. Estudo dirigido disturbios do crescimento

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Estudo dirigido de Patologia: Distúrbios do crescimento e diferenciação celular
O que é “proto-oncogenes”, “genes supressores de tumores” e “genes de reparo de DNA”?
Proto-oncogenes – são genes de proliferação celular.
Genes supressores de tumores – São genes de controle de qualidade do ciclo celular e indutores de apoptose (aborto de mitoses mal processadas).
Genes de reparo de DNA – Genes indutores de reparo no genoma alterado.
Escreva sobre os conceitos, causas e cite exemplos fisiológicos e patológicos de hipertrofia e hipotrofia.
Hipertrofia é o aumento dos constituintes estruturais e das funções celulares, o que resulta no aumento do tamanho da célula ou órgão, envolve aumento do volume celular sem que ocorra divisão celular. Tem como causas o aumento da demanda de trabalho, pode ser fisiológica, como por ex. a musculatura uterina durante a gravidez; ou patológicas como a hipertrofia do miocárdio, quando há sobrecarga do coração por obstáculo ao fluxo sanguíneo. (hipertensão)
Hipotrofia – consiste na redução quantitativa dos componentes estruturais e funções celulares, resultando na diminuição do volume das cel. e dos órgãos. A redução do volume se dá por diminuição do anabolismo e estruturas cel. Ex Fisiológico – Na senilidade, quando todos os órgãos e sist. do organismo reduzem suas atividades metabólicas. Ex. Patológico, déficit nutricional, a desnutrição proteica calórica causa perda de musc. Acentuada.
Escreva sobre os conceitos, causas e cite exemplos fisiológicos e patológicos de hiperplasia e hipoplasia.
Hiperplasia – aumento do nº de cel. de um órgão (órgão aumenta), devido ao aumento na proliferação ou retardo na apoptose. Ex. Fisiológico, provocado por desiquilíbrio hormonal fisiológico, há aumento da capacidade funcional de um tec. Quando é necessário, estimulado hormonalmente (mama, gravidez). Ex. Patológico, Causada por estimulação excessiva das cel. alvos por hormônios (hiperplasia prostática induzida por hormônios andrógenos – Di-hidrotestosterona).
Hipoplasia – Diminuição da população das cel. de um tecido, órgão ou parte do corpo. Durante a embriogênese pode ocorrer defeito de formação de um órgão. Ex. Fisiológico, a involução do timo a partir da puberdade. Ex. Patológico, hipoplasia da medula óssea por agentes tóxicos ou infecções (AIDS, febre amarela).
O que é metaplasia? Cite exemplos.
Não resulta da alteração do fenótipo de uma cel. diferenciada, mas é o resultado de uma reprogramação de célula- tronco. Conserva a capacidade de cresc.cel. Ex. Transformação de epitélio pavimentoso não queratinizado em ep. Queratinizado (fumantes), transformação de ep. Glandular endocervical em ep. Escamoso. Mudança no tipo de célula adulta e madura por outro da mesma linhagem
O que é displasia? Cite exemplos.
Condição adquirida caracterizada por alterações no crescimento e da diferenciação cel. acompanhadas de redução ou perda da diferenciação das cel. afetadas, diferente da metaplasia onde ocorria a subst. por um novo tipo de cel. (cel. jovens como multiplicação desordenada) Ex. displasias de mucosas como a do colo uterino, brônquios e a gástrica. (áreas suscetíveis ao aparec. De câncer)

Continue navegando