Buscar

Estudos Dirigidos Embriologia


Continue navegando


Prévia do material em texto

TEMA: SISTEMAS GENITAIS
1) Descreva os principais componentes anatômicos do sistema genital feminino.
	Útero, tubas uterinas, vagina e ovários.
2) Descreva a organização anatômica e morfológica do útero.
	O útero é um órgão oco, piriforme, dividido em 2 partes: corpo e colo. A parte superior do corpo é chamada de fundo, situado acima dos orifícios de desembocadura das tubas uterinas. A parede uterina é composta de 3 túnicas: uma camada serosa externa (perimétrio), uma camada intermediária de músculo liso (miométrio) e uma mucosa interna (endométrio).
3) Comente sobre as diferentes regiões do endométrio e descreva as transformações sofridas por esses locais durante o ciclo reprodutivo (menstrual).
	O endométrio é dividido em duas zonas: a camada basal e a camada funcional. A camada basal é irrigada pelas artérias retas, é fonte de células para camada funcional e não é eliminada na menstruação. Já a camada funcional é eliminada pela menstruação, é irrigada pelas artérias espiraladas, delimita o lúmen uterino e contém glândulas uterinas.
4) Descreva as principais regiões do ovário, indicando onde se desenvolvem os gametas femininos.
	Principais regiões: córtex, medula e túnica albugínea;
	Córtex: formado por tecido conjuntivo muito celularizado, onde se observam os folículos ovarianos, onde se desenvolvem os gametas femininos.
	Medula: conjunto central com vasos e inervações.
	Túnica Albugínea: proteção do ovário; formada por colágeno.
5) Porque o útero e a vagina possuem uma acidez elevada?
	Devido ao baixo pH, a parte superior da vagina possui uma função bacteriostática e previne a passagem de agentes infecciosos através do colo.
6) Descreva os principais componentes anatômicos do sistema genital masculino.
	Pênis, testículos, epidídimo, ductos eferentes, a próstata, as vesículas seminais, as glândulas bulbouretrais, os ductos ejaculatórios e a uretra.
7) Porque motivo o controle de temperatura exercido pelos músculos do escroto é tão importante? Como age esse controle?
	O funículo espermático é o músculo responsável por controlar o afastamento e o aproximamento do escroto ao corpo. Isso acontece porque os espermatozoides são formados com 1,5 graus a menos que a temperatura corpórea, assim quando está frio, os testículos estão mais frios que o corpo, tendo que se aproximar para conseguir uma temperatura ideal. Já quando está muito quente, ele pode ficar relaxado.
8) Quais são e como atuam as glândulas genitais masculinas?
	As glândulas genitais masculinas são: as duas vesículas seminais, a próstata e as duas glândulas bulbouretrais.
	As vesículas seminais são responsáveis por 70% do sêmen e produzem o fluido seminal rico em frutose.
	A próstata produz secreção leitosa e alcalina que neutralizam o pH da vagina e dá mobilidade aos espermatozoides.
	As glândulas bulbouretrais limpam o canal uretral antes da ejaculação e produzem uma secreção transparente e não viscosa para lubrificar o pênis.
9) Descreva a estrutura dos testículos e dos túbulos seminíferos.
	Os testículos são envoltos pela túnica parietral (mais externa), pela túnica visceral ou vaginal (meio) e pela túnica albugínea (mais interna). Posterior a túnica albugínea, forma-se o mediastino testicular e a partir dele irradiam septos que subdividem o testículo em lóbulos testiculares, que contém os túbulos seminíferos. Cada túbulo seminífero é ligado à rede testicular por túbulos retos. Os espermatozoides saem da rede testicular pelos ductos eferentes que se fundem com o epidídimo.
	Túbulos Seminíferos: 
10) Descreva a estrutura do pênis, indicando como ocorre a ereção desse órgão.
	Dentro do pênis há três colunas de tecidos eréteis: um corpo esponjoso, que circunda a uretra e dois corpos cavernosos. Durante a ereção essas colunas enchem-se de sangue, inchando as veias e fazendo o pênis ficar ereto.
11) Descreva o trajeto percorrido pelos espermatozoides no sistema genital masculino deste a sua formação até a sua ejaculação.
	Os espermatozoides são produzidos pelo epitélio seminífero e depois se dirigem para os ductos retilíneos e depois para a rede testicular. Em seguida vão para os ductos eferentes e depois armazenados no epidídimo e passam para os ductos deferentes, depois para o ducto ejaculatório, uretra, pênis e são liberados no fundo da vagina.
TEMA: MEIOSE E GAMETOGÊNESE
1) Descreva os principais eventos observados nas principais etapas da meiose.
	
2) Indique os eventos observados durante as fases da interfase.
	G1: Duplicação do conteúdo citoplasmático
	S: Duplicação semiconservativa do DNA
	G2: Duplicação do conteúdo citoplasmático e análise de erros da duplicação.
3) Indique como é denominada a primeira e a segunda divisão da meiose. Explique os motivos dessas denominações.
	
4) O que é crossing-over e qual a importância desse processo?
	É a troca de segmentos entre os cromossomos homólogos; “embaralha” os genes, produzindo recombinação do material genético.
5) Qual a importância e os resultados obtidos através da meiose.
	A meiose permite a constância do numero cromossômico de geração a geração pela redução do número cromossômico de diploide a haploide, produzindo, assim, gametas haploides.
	Permite o arranjo aleatório dos cromossomos maternos e paternos entre os gametas.
	Relocaliza os segmentos dos cromossomos materno e paterno através de crossing-over, que “embaralha” os genes, produzindo recombinação do material genético.
6) Defina:
a) Gametogênese: Processo de produção de células sexuais (produzidos em organismos dotados de reprodução sexuada).
b) Ovogênese: Processo de produção de ovócitos
c) Espermatogênese: Processo de produção de espermatozoides.
d) Espermiogênese: Transformação de Espermátides em espermatozoides.
7) Defina o que são células germinativas primordiais e indique o trajeto seguido por essas células durante o desenvolvimento embrionário.
	Células germinativas são células que dão origem aos gametas. São encontradas até a quarta semana na parede do saco vitelínico e a partir de então iniciam a migração, por movimento ameboide. 
	Trajeto: Mesoderma Extraembrionário -> Alantoide -> Saco vitelino ->Intestino Posterior -> Mesênquima dorsal - >Primórdios – gônadas.
8) Identifique as diferentes células da linhagem espermática, indicado a sua ploidia e em que fase da meiose elas estão.
	Espermatogônia tipo A: diploides; sofrem divisão mitótica para formar mais Espermatogônia. Célula de reserva.
	Espermatogônia tipo B: diploides; sofrem meiose para formar espermatócitos primários. Célula de diferenciação.
	Espermatócito primário: diploides; meiose I.
	Espermatócito secundário: haploides; meiose II.
	Espermátides: haploides; espermiogênese.
	Espermatozoide; 
9) Identifique as principais regiões do espermatozoides, indicando o papel de cada local.
10) Identifique e comente sobre os papéis desempenhados pelas células de Sertoli e de Leydig.
	As células de Sertoli encontram-se dentro dos túbulos seminíferos que tem o papel de nutrir e enviar sinais moleculares aos espermatozoides, produzem ABP (fixação de testosterona), fazem a endocitose do citoplasma que foi descartado pelas Espermátides, produção do hormônio anti-Mulleriano, produção de ativinas e inibinas, produção de estradiol aromatase e de GDNF.
	As células de Leydig são responsáveis pela síntese de testosterona, androstenediona, dehidroepiandrosterona (DHEA), produção de colesterol desmolase. (Colesterol ->pregnelona ->ativação das células de Leydig)
11) O que é e quais são os principais eventos da espermiogênese.
	Espermiogênese é o processo de cito diferenciação pelo qual passam as espermátides até formarem os espermatozoides. Os principais eventos são: 
	Fase Golgi: 
12) Compare e diferencie espermatogênese e ovogênese.
	Na espermatogênese, durante a maturação, o espermatócito I dá origem a quatro espermatozoides; o tempo de germinação é longo em relação a ovogênese. Já na ovogênese, o ovócito I sintetiza apenas um óvulo; o tempo de germinação é curto em relação a ovogênese13) Comente sobre as interrupções da meiose na gametogênese feminina.
	Os folículos primordiais no ovário estão parados em dictióteno (diplóteno) e na prófase I, pois são ovócitos presentes na fase fetal até a puberdade. A partir da primeira menarca
14) Porque a citocinese da ovogênese é desigual?
	Porque não reparte igualmente o citoplasma entre as células-filhas. Isso permite que o óvulo formado seja bastante rico em substâncias nutritivas.
15) Porque o ovócito é a maior célula em volume do corpo humano enquanto que o espermatozoide é uma das menores?
	Porque o ovócito tem grande abundância de citoplasma, enquanto o espermatozoide tem muito pouco. *Além disso, o espermatozoide tem que se movimentar rapidamente e por isso que ser mais leve, menor e*
16) O que são folículos ovarianos? Indique e compare os diferentes tipos dessa estrutura.
	São ovócitos envolvidos por uma ou mais camadas de células foliculares (células da granulosa).
	Folículos Primordiais: formado na vida fetal, são envolvidos por uma única camada de células foliculares achatadas. Localizam-se na periferia da região cortical do ovário e seu ovócito está parado na prófase I.
	Folículos primários: as células foliculares tornam-se arredondadas e há o aparecimento da zona pelúcida na parede interna.
	Folículos primários tardios: as células foliculares começam a se desenvolver para formar a teca interna e a teca externa; aparecimento do polócito I.
	Folículos secundários: Teca interna e teca externa envolvendo o ovócito; aparecimento da membrana basal e dos antros.
	Folículos maduros ou de Graaf: as células foliculares estão organizadas formando o cumulus oophorus e a corona radiata envolvendo o gameta.
	Folículo Final: as células foliculares tornam-se granulosas e o gameta envolvido pela corona radiata está saindo do ovócito.
	Corpo Lúteo: teca interna luteínica está se projetando para dentro do antro; teca externa luteínica, células granulosas luteínicas e membrana basal luteínica.
	Corpo Albicans: cicatriz branca no ovário (corpo lúteo degenerado).
17) Indique que estruturas compõe um folículo de Graaf?
	Teca interna, teca interna, membrana basal, células foliculares, antro, cumulus oophorus, corona radiata, zona pelúcida, polócito I, gameta.
18) Defina:
a) Antro folicular: Espaços formados entre as células foliculares que contém fluido folicular.
b) Corona radiata: Camada de células foliculares que envolvem o gameta do ovócito secundário.
c) Teca interna: Camada interna vascularizada e glandular que envolve o folículo
d) Teca externa: Camada conjuntiva que envolve externamente o folículo.
e) Células da granulosa: Células da parede interna do corpo lúteo.
f) Zona pelúcida: Camada de material amorfo que envolve internamente o ovócito secundário
19) Como, quando e onde se forma o corpo lúteo. O que o compõe? Qual o seu papel e por quanto tempo ele se mantém
	O corpo lúteo é formado logo após a ovulação, onde o folículo ovariano sofre colapso. Sobre a influência do LH, as paredes do folículo desenvolvem em uma estrutura granular. Ele é composto pela teca externa luteínica, a teca interna luteínica, membrana basal luteínica e células da granulosa luteínica. Seu papel é secretar progesterona e estrogênio até a formação da placenta, caso o ovócito foi fecundado.
TEMA: REGULAÇÃO HORMONAL DA REPRODUÇÃO
1) Descreva os componentes e como age o eixo-hipotalâmico hipofisáriogonadal no controle da reprodução feminina.
	
2) Quais são as diferentes fases do ciclo reprodutivo feminino (menstrual)? Que alterações ocorrem durante as diversas etapas desse ciclo nas gônadas e no útero (endométrio)?
	Fase Proliferativa: proliferação das células da camada basal; alongamento das artérias espirais; glândulas uterinas tornam-se tubulares;
	Fase Secretória: as glândulas tornam-se espiraladas e acumulam secreção; envoltório colunar simples; edema (acumulo de liquido) na camada funcional;
	Fase Menstrual: declínio da produção hormonal pelo corpo lúteo; Isquemia (falta de irrigação sanguínea) no endométrio; descamação da camada funcional do endométrio.
3) Indique que alterações hormonais provocam a menstruação? O que ocorre nesse período?
	Não havendo fecundação, os níveis de progesterona e estrogênio caem, provocando a diminuição da produção de LH e FSH, de modo que o corpo lúteo regrida – fase luteínica - reduzindo por sua vez a produção de progesterona e estrogênio e fazendo com que o endométrio descame, ocorrendo a menstruação e dando início a um novo ciclo.
4) Qual a relação entre as alterações que ocorrem nas concentrações de LH e de estrógenos e a ovocitação?
	O corpo lúteo forma progesterona e estrógenos. As células da teca luteínica são ativadas pelo LH; as células granulosas luteínicas são ativadas pelo LH e pelo FSH, pois produzem estrógeno e progesterona...
5) Indique e compare as alterações nos hormônios ovarianos observadas durante o ciclo menstrual e durante a gravidez.
	Durante o ciclo menstrual, o corpo lúteo secreta progesterona e estrógeno, que inibem a produção de LH e FSH, regredindo o corpo lúteo que diminui a produção de progesterona e estrógeno, fazendo com a que a menstruação desça. Na gravidez o útero secreta HCG ,que secreta progesterona e estrógeno que inibem o FSH e o LH, impedindo a ovulação, e mantém corpo lúteo que produz a progesterona para manter a gravidez 
6) Porque a fecundação é essencial para manter os níveis de progesterona no organismo feminino?
7) O que é TPM e quais as reações desse fenômeno com os níveis hormonais?
	São sintomas físicos, psicológicos e emocionais: estresse, fadiga, irritabilidade, insônia, dores de cabeça e abdominais, constipação.
	Diminuição de serotonina e de beta endorfinas.
8) Diferencie retroalimentação (feedback) negativo e positivo e indique exemplos da ocorrência desses processos durante o ciclo reprodutivo.
Feedback Negativo: Grandes quantidades de progesterona e estrógenos inibem a produção de FSH e LH. Inibina também atua no feedback;
Feedback Positivo: Acontece 24-48 horas antes da ovulação; A hipófise passa a secretar grandes quantidades de LH e FSH, causando a ovulação; 
9) Indique onde e quais os papéis desempenhados pela inibina e pela activina?
10) Qual a relação entre o colesterol, os hormônios esteróides e as células do folículo ovariano?
11) Como se dá a dominância folicular? Qual a relação do FSH, do LH e dos estrógenos com esse processo?
12) Defina e indique o(s) papel(is) da gonadotrofina coriônica humana. Porque os testes desses hormônios podem induzir a "falsos negativos"?
13) Compare a regulação hormonal da reprodução masculina com a feminina.
14) Porque se diz que as células de Sertoli são similares em alguns aspectos com as células da granulosa?
	Porque as células da teca interna ativam o LH e captam o colesterol, que é transformado em androstenediona. As células da granulosa captam o androstenediona e se ligam ao FSH, produzindo inibina e ativina, controlando sua própria ativação. As células de Leid