Buscar

Metodologia da Ciência - Oque é pesquisa Texto

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte 
Metodologia da Ciência – Professor Hildemar
Aluno: Acson de Freitas Braz 
Turma: Comunicação Social: Radialismo 2013.2
Texto Explicativo sobre “O que é pesquisa”, baseado no texto de Pedro Demo.
O que é pesquisa? Esta pergunta pode ser respondida de muitas formas. Pesquisar significa, de forma bem simples, procurar respostas para indagações propostas.
Em seu texto Pedro Demo, insere a pesquisa como atividade cotidiana considerando-a como uma atitude, um “questionamento sistemático crítico e criativo, mais a intervenção competente na realidade, ou o diálogo crítico permanente com a realidade em sentido teórico e prático”.
“O que melhor distingue a educação escolar e universitária é sua instrumentação pela pesquisa. Por outro lado, se não aparecer esta instrumentação, ficará sem distintivo próprio, não se diferenciando de outros lugares educativos na sociedade. Educar pela pesquisa do conhecimento. Este é o meio, educação é o fim. Significa também não separar os dois componentes do mesmo todo hierárquico, ou seja, a pesquisa não se basta em ser o princípio científico, pois precisa também ser princípio educativo. Não se faz antes pesquisa, depois educação, ou vice-versa, mas, no mesmo processo, educação através da pesquisa”
Na citação anterior, Pedro Demo deixa claro que a pesquisa é algo fundamental na educação, tanto escolar como universitária, ele realça a importância da educação está completamente proporcional a pesquisa, e ainda afirma que não é feito de maneira correta quando se coloca a pesquisa na frente da educação, ou educação na frente da pesquisa, porém deve ser feito de maneira simultânea, pois um complementa o outro. Então, para Pedro Demo a pesquisa é vista como a maneira ideal de estimular o senso crítico e o espírito investigador do aluno, para assim prepará-lo para os desafios que a realidade cada vez mais complexa lhes impõe.
Entendemos então que a pesquisa é um caminho fundamental para se conseguir uma educação de qualidade baseada na realidade, baseado na sociedade, baseado nos resultados de experimentos científicos ou na exploração de recursos, é neste caminho de pesquisa que se consegue uma forma bem clara e objetiva, do que realmente é cada conceito, levando em consideração que com o surgimento de novas tecnologias, novos conceitos sociais, a pesquisa pode apresentar vários conceitos, em algumas ciências.
Segundo Pedro Demo, a pesquisa deve ser utilizada nas escolas como princípio didático, porque constrói conhecimento, e como princípio educativo, porque promove o questionamento crítico da realidade e sua inovação. Nesse sentido, o conhecimento e a inovação se tornam as principais manifestações da pesquisa (DEMO, 1997).
Entendemos, pois, que a pesquisa para Pedro Demo, tem papel exclusivo para as escolas, e não só para as escolas, mas também em todas as áreas da educação, porque a pesquisa produz conhecimento para o pesquisador e para quem utiliza da pesquisa para adquirir mais conhecimento, ou se basear em seus estudos. A pesquisa faz com que haja uma constatação crítica, e inovadora das coisas presentes na realidade, para Demo também, devem-se andar juntos o conhecimento e a inovação, pois elas se tornam automaticamente as primordiais e mais importantes expressões da pesquisa. 
Então, segundo o que está escrito no texto de Pedro Demo, os principais objetivos da pesquisa são:
Contribuir com o avanço da ciência;
responder a uma pergunta de interesse para a comunidade científica ainda não respondida anteriormente de relevância para o interesse social .
Ajudar na compreensão da teoria, em todas as áreas da educação.
Segundo Demo (1994 e 2000), podemos distinguir, pelo menos, quatro gêneros de pesquisa, mas tendo em conta que nenhum tipo de pesquisa é autossuficiente, pois "na prática, mesclamos todos acentuando mais este ou aquele tipo de pesquisa" (2000, p. 22).
  1. Pesquisa teórica - Trata-se da pesquisa que é "dedicada a reconstruir teoria, conceitos, ideias, ideologias, polêmicas, tendo em vista, em termos imediatos, aprimorar fundamentos teóricos" (Demo, 2000, p. 20). Esse tipo de pesquisa é orientada no sentido de reconstruir teorias, quadros de referência, condições explicativas da realidade, polêmicas e discussões pertinentes. A pesquisa teórica não implica imediata intervenção na realidade, mas nem por isso deixa de ser importante, pois seu papel é decisivo na criação de condições para a intervenção. "O conhecimento teórico adequado acarreta rigor conceitual, análise acurada, desempenho lógico, argumentação diversificada, capacidade explicativa" (1994, p. 36).
   2. Pesquisa metodológica - Refere-se ao tipo de pesquisa voltada para a inquirição de métodos e procedimentos adotados como científicos. "Faz parte da pesquisa metodológica o estudo dos paradigmas, as crises da ciência, os métodos e as técnicas dominantes da produção científica" (Demo, 1994, p. 37).
  3. Pesquisa empírica - É a pesquisa dedicada ao tratamento da "face empírica e fatual da realidade; produz e analisam dados, procedendo sempre pela via do controle empírico e fatual” (Demo, 2000, p. 21). A valorização desse tipo de pesquisa é pela "possibilidade que oferece de maior concretude às argumentações, por mais tênue que possa ser a base fatual. O significado dos dados empíricos depende do referencial teórico, mas estes dados agregam impacto pertinente, sobretudo no sentido de facilitarem a aproximação prática" (Demo, 1994, p. 37).
 4. Pesquisa prática - Trata-se da pesquisa "ligada à práxis, ou seja, à prática histórica em termos de conhecimento científico para fins explícitos de intervenção; não esconde a ideologia, mas sem perder ó rigor metodológico". Alguns métodos qualitativos seguem esta direção, como por exemplo, pesquisa participante, pesquisa-ação, onde via de regra, o pesquisador faz a devolução dos dados à comunidade estudada para as possíveis intervenções (Demo, 2000, p. 22).
	Vemos que Pedro Demo, embora classifique quatro tipos de pesquisa, ele deixa claro que nenhumas destas pesquisas que relatei anteriormente são autossuficientes, porque quando se coloca estas pesquisas na prática se usa todos, porém deixando mais um só tipo de pesquisa.
REFERÊNCIAS: 
DEMO, Pedro. Pesquisa e construção do conhecimento: metodologia científica no caminho de Habermas. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1994. 
 Metodologia do conhecimento científico. São Paulo: Atlas, 2000. 
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1994. 
Comentários e Texto produzindo por Acson de Freitas Braz, com citações e ênfase nos textos de Pedro Demos que fizeram menção dos conceitos e classificações de pesquisa, que levaram a uma única ideia sobre “o que é pesquisa” para Pedro Demo, em vários de seus textos.
Natal, 19 de Agosto de 2013

Continue navegando