paradigmas comtemporaneos
3 pág.

paradigmas comtemporaneos


DisciplinaParadigmas Educacionais Contemporâneos181 materiais521 seguidores
Pré-visualização3 páginas
Questão 1/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
 
[...] as interações que ocorrem no contexto escolar também são marcadas pela afetividade em todos os seus aspectos. Pode-se supor, também, que a afetividade constitui um fator de grande importância na determinação da natureza das relações que se estabelecem entre os sujeitos (aluno) e os diversos objetos de conhecimento (áreas e conteúdos escolares).
Fontes: LEITE, S. A. S.; TASSONI, E. C. M. A afetividade em sala de aula: as condições de ensino e a mediação do professor. In: AZZI, R. G.; SADALLA, A. M. F. A. (Org.). Psicologia e formação docente: desafios e conversas. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2002, p. 8.
 
Com base no texto acima e nos conteúdos abordados em aula, sobre a caracterização da convivência no processo de avaliação, é correto afirmar que...
	
	A
	A convivência está relacionada com a utilização dos recursos para promover a avaliação coletiva garantindo assim, o desenvolvimento das relações interpessoais.

	
	B
	A convivência é um componente de identificação do desempenho do aluno, pois mede as relações interpessoais e o processo de aprendizagem, de forma ampla.

	
	C
	A convivência é compreendida a partir dos conhecimentos que o aluno domina, interpreta, relaciona e aplica, e sua relação com o outro.
Que o aluno saiba \u201cser-com-os-outros\u201d a partir dos conhecimentos que domina, interpretar, relacionar e aplicar.(Livro-base, p. 119)
 

	
	D
	A convivência é um recurso inovador no que tange avaliação no contexto atual, devendo ser observada a partir da unidade de indicadores interpessoais.

	
	E
	A convivência é o processo de demonstração da habilidade criativa, e condição de aplicar os conhecimentos de forma prática.

Questão 2/10
Leia o fragmento a seguir:
Quando no ato de avaliar se dirige um olhar para o real conhecimento do aprendiz, professor e aluno passam a procurar entender um ao outro, a trocar ideias e a se respeitar. Nessa base de respeito, a avaliação passa a ser estratégia para a construção do conhecimento, e não apenas instrumento de verificação de saberes acumulados.
Fonte: DALLA VALLE, L. R. L; LUCA, N, L, R. Avaliação Educacional. Curitiba: Opet, 2012, p. 24.
 
Considerando o texto e os conteúdos abordados no livro da disciplina, acerca das modalidades de avaliação, leia as sentenças a seguir, analisando-as:

I. A diversidade de modalidades de avaliação, envolve os resultados do desempenho do aluno como sendo de valor contínuo e cumulativo, bem como formativo e somativo.
II. A avaliação formativa procura acompanhar o desempenho do aluno no decorrer do processo de aprender.
III. A avaliação somativa é realizada como final do processo de aprendizagem, visando indicar os resultados obtidos para definir a continuidade dos estudos.
IV. A avaliação formativa tem como objetivo principal, medir a qualidade da aprendizagem mediante emprego de fórmulas aritméticas.
 
São corretas as afirmativas:
	
	A
	Afirmativas I, II e III, apenas.
Você acertou!
As afirmativas I, II e III são corretas, pois, em geral, quando se considera a diversidade de modalidades de avaliação, envolve os resultados do desempenho do aluno como sendo de valor contínuo e cumulativo, bem como formativo e somativo. Na obra estudada o autor define como avaliação formativa aquela que procura acompanhar o desempenho do aluno no decorrer do processo de aprender, e como avaliação somativa aquela que é realizada como final do processo de aprendizagem, visando indicar os resultados obtidos para definir a continuidade dos estudos. (Livro-base, p.69).

A alternativa IV é falsa porque, medir a qualidade da aprendizagem mediante  emprego de operações não se coaduna com a avaliação (Livro-base, p. 28 e 29).

	
	B
	Afirmativas I, III e IV, apenas.

	
	C
	Afirmativas II, III e IV, apenas.

	
	D
	Afirmativas II e III, apenas.

	
	E
	Afirmativas I, IV, apenas.

Questão 3/10
Leia o texto a seguir:
Hoje a ênfase está no aprender. Isso significa uma mudança em quase todos os níveis educacionais: currículo, gestão escolar, organização da sala de aula, tipos de atividade e, claro, o próprio jeito de avaliar a turma.
Fonte: PELLEGRINI, D. Avaliar para ensinar melhor: Da análise diária dos alunos surgem maneiras de fazer com que todos aprendam. Diretor Udemo: Projeto Pedagógico, 2008.
Considerando o texto e os conteúdos abordados no livro da disciplina, sobre a relação entre e o ensinar o e avaliar, leia as sentenças a seguir, analisando-as:

I. ( ) A aprendizagem ocorre tanto mais significativamente quanto maior for a interação entre o ato de ensinar e o de avaliar.
II. ( ) Avaliar a aprendizagem do aluno significa, concomitantemente, avaliar o ensino oferecido. Não havendo a aprendizagem esperada, o ensino não terá cumprido sua finalidade de fazer aprender.
III. ( ) Se avalia o aluno para saber se ele adquiriu as competências, capacidades e habilidades essenciais para sua participação efetiva na sociedade, que deveriam ser desenvolvidas pela escola.
IV. ( ) Se avalia o aluno para saber se ele aprendeu a informação que lhe foi repassada pelo professor.
 
São corretas as afirmativas:
 
	
	A
	Afirmativas I, II e III, apenas.
Você acertou!
As afirmativas I, II e III são corretas, pois, A aprendizagem ocorre tanto mais significativamente quanto maio for a interação entre o ato de ensinar e o de avaliar. Assim, avaliar a aprendizagem do aluno significa, concomitantemente, avaliar o ensino oferecido. Não havendo a aprendizagem esperada, o ensino não terá cumprido sua finalidade de fazer aprender. Não se avalia o aluno para saber se ele aprendeu a informação que lhe foi repassada pelo professor e, sim, para saber se ele, além dos conhecimentos construídos a partir das informações transmitidas pelo professor ou buscadas por ele próprio, adquiriu as competências, capacidades e habilidades essenciais para sua participação efetiva na sociedade, que deveriam se desenvolvidas pela escola, diante de sua responsabilidade de formar integralmente os alunos, para que eles possam viver o hoje e preparar-se para o amanhã.
A alternativa IV é falsa porque, Não se avalia o aluno para saber se ele aprendeu a informação que lhe foi repassada pelo professor e, sim, para saber se ele, além dos conhecimentos construídos a partir das informações transmitidas pelo professor. (Livro-base, p. 121).

	
	B
	Afirmativas I, III e IV, apenas.

	
	C
	Afirmativas II, III e IV, apenas.

	
	D
	Afirmativas II e III, apenas.

	
	E
	Afirmativas I, IV, apenas.
 

Questão 4/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
Existem até preconceitos em torno da palavra avaliação [...]
Tais preconceitos tem razão de ser, com raízes tanto em quem é avaliado como em quem avalia, uma vez que ambos se criaram em uma cultura educacional na qual a avaliação é muitas vezes investida de medos que provocam aversão e antipatia à sua aplicação.
Fontes: BOTH, Ivo José. Avaliação planejada, aprendizagem consentida: é ensinando que se avalia, é avaliando que se ensina. 2 ed. rev. ampl. Curitiba: Ibpex, 2008, p. 68. 
 
Por que o processo de avaliação ainda é visto por discente com preconceito? Leia as sentenças a seguir, analisando-as:
 
I. ( ) As exigências burocrático-administrativas, como boletins, por exemplo, impactam na quantidade de trabalho desenvolvido pelo professor.
II. ( ) O emprego da avaliação é normalmente considerado muito em função do processo de ensino aprendizagem e pouco como elemento mediador nas decisões.
III. ( ) Os medos advindos da avaliação acabam criando sobrevida, na medida em que a avaliação não é entendida como aliada do homem para as decisões futuras.
IV. ( ) A aplicação dos parâmetros de desempenho descritivo, a qual dispensa conceitos e notas em nível escolar, é o principal preconceito atribuído ao docente sobre o processo avaliativo.
 
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	F, V, F, V

	
	B
	F, V, V, V

	
	C
	F, V, V, F
As afirmativas II e III são verdadeiras, pois o emprego da