paradigmas comtemporaneos
3 pág.

paradigmas comtemporaneos


DisciplinaParadigmas Educacionais Contemporâneos181 materiais521 seguidores
Pré-visualização3 páginas
avaliação é normalmente considerado muito em função do processo de ensino aprendizagem e pouco como elemento mediador nas decisões e os medos advindos da avaliação acabam criando sobrevida, na medida em que a avaliação não é entendida como aliada do homem para as decisões futuras.
A afirmativa IV é falsa, pois, as necessidade burocráticas-administrativa, fazem parte do trabalho docente e questões como essas não geram preconceitos sobre o processo avaliativo. (Livro-base, p. 25,26, 29)

	
	D
	V, F, V, F

	
	E
	F, F, V, V

Questão 5/10
Leia o texto:
 
É importante haver clareza em torno do problema de que se ocupa a avaliação, seu objetivo e sua abrangência. Igualmente é preciso haver bom domínio por parte do avaliador com relação à composição e à função da avaliação como uma das metodologias de aprendizagem.
Fonte: BOTH, Ivo José. Avaliação planejada, aprendizagem consentida: é ensinando que se avalia, é avaliando que se ensina. 2 ed. rev. ampl. Curitiba: Ibpex, 2008, p. 67.   
 
Considerando o texto e os conteúdos abordados no livro da disciplina, a cerca das singularidades da avaliação, leia as sentenças a seguir, analisando-as:

I. ( ) O avaliador precisar ter pleno domínio sobre o caráter contínuo e cumulativo, bem como do caráter formativo e somativo em qualquer área do conhecimento.
II. ( ) Longe da avaliação representar algum obstáculo, ela visa redirecionar, realimentar e valorizar o papel do ensino em função da aprendizagem.
III. ( ) Avaliação precisa ser entendida como elemento importante e até mesmo fundamental para a tomada de posicionamentos ou de decisões a respeito de questões do cotidiano escolar.
IV. ( ) O objetivo maior da avaliação é mensurar o quanto o aluno reconhecer um conteúdo com que profundidade, e sua relação com a prática.
 
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	F, V, F, V

	
	B
	F, V, V, V

	
	C
	V, V, V, F
Você acertou!
As afirmativas I, II e III são verdadeiras, pois avaliação precisa ser entendida, principalmente por docentes, como elemento importante e fundamental para a tomada de decisões a respeito de questões do cotidiano escolar, mas sobretudo, quem avalia precisa ter pleno domínio sobre as concepções de caráter contínuo e cumulativo, bem como do caráter formativo e somativo em qualquer área do conhecimento, além de reconhecer que a avaliação visa redirecionar, realimentar e valorizar o papel do ensino em função da aprendizagem.
A afirmativa IV é falsa, pois, não é objetivo maior da avaliação, identificar o quanto o aluno sabe e com que profundidade aprendeu os conteúdos, mas verificar os caminhos que o levaram a esse conhecimento. (Livro-base, p. 27, 28)

	
	D
	V, F, V, F

	
	E
	F, F, V, V

Questão 6/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
 
Não se torna fácil dimensionar a diferença entre uma iniciativa corriqueira de avaliação e um procedimento de avaliação dito inovador. Entende-se que o inovador não precisa necessariamente beirar o inédito, mas por vezes se apresenta como uma roupagem nova, tão somente.
 
Fontes: BOTH, Ivo José. Avaliação planejada, aprendizagem consentida: é ensinando que se avalia, é avaliando que se ensina. 2 ed. rev. ampl. Curitiba: Ibpex, 2008, p. 94. 
 
Com base no texto acima e nos conteúdos abordados em aula, sobre os processos inovadores em avaliação da aprendizagem, é correto afirmar que...
 
	
	A
	Os recursos para promover a avaliação devem ser inéditos em sua constituição, para assim garantir seu potencial positivo para dar respostas às exigências avaliativas.

	
	B
	O componente de identificação do desempenho do aluno mais eficiente, ainda é a prova objetiva, pois ela mede todo o processo de aprendizagem, de forma ampla.
 

	
	C
	A ação inovadora em avaliação está mais ligada a uma nova dinâmica dada à avaliação da aprendizagem do que propriamente à criação de um novo formato avaliativo.
Um novo aspecto dado a um procedimento avaliativo pode ser tão ou mais positivo do que o ineditismo que se pretende promover. (Livro-base, p. 94)

	
	D
	A avaliação institucional é um recurso inovador no que tange avaliação, e esta deve ser realizada a partir da unidade de indicadores de qualidade, visto em sua forma isolada.

	
	E
	O formato avaliativo, seja prova, seminário, debate ou trabalhos em grupo, são formas inovadoras de avaliação, desde que a dinâmica do processo de aprendizagem continue o mesmo.

Questão 7/10
Leia o fragmento de texto:
Um processo avaliativo será tão mais valoroso quanto mais instrumentos, conceitos e concepções cristalinas de avaliação conseguirem complementar-se mutuamente.
Fontes: BOTH, Ivo José. Avaliação planejada, aprendizagem consentida: é ensinando que se avalia, é avaliando que se ensina. 2 ed. rev. ampl. Curitiba: Ibpex, 2008, p. 25. 
 
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro da disciplina, de que forma surge o estudo sobre as práticas avaliativas e as concepções de avaliação? Leia as sentenças a seguir, analisando-as:

I. ( ) Surge da necessidade de medir a qualidade da aprendizagem e da necessidade de superar o trinômio, ensino, avaliação e aprendizagem.
II. ( ) Surge com base em investigações de cunho científico ou como experimentação prática e colocando a prova de novas modalidades avaliativas.
III. ( ) Surge de eventos educacionais nacionais e internacionais organizados para a troca de experiências na área.
IV. ( ) Surge do imperativo de sucesso dos aluno que dependem do processo de aprovação organizado pela escola.
 
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	F, V, F, V

	
	B
	F, V, V, V

	
	C
	F, V, V, F
Você acertou!
As afirmativas II e III são verdadeiras, pois a avaliação surge a partir de pesquisas científicas e das aplicações práticas das novas modalidades pesquisadas. Eventos educacionais trazem novas propostas de avaliação, além propiciar a troca de experiência entre os estudiosos da área.
A afirmativa IV é falsa, pois, medir a qualidade da aprendizagem mediante o emprego de operações não se coaduna com a avaliação. (Livro-base, p. 25,26, 29)

	
	D
	V, F, V, F

	
	E
	F, F, V, V

Questão 8/10
Leia o texto:
Para um verdadeiro processo de avaliação, não interessa a aprovação ou reprovação de um educando, mas sim sua aprendizagem e, consequentemente, o seu crescimento.
Fonte: LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 19. ed. São Paulo: Cortez, 2008, p. 23.
Considerando o texto e os conteúdos abordados no livro da disciplina, leia as sentenças a seguir, analisando-as:
 
I. Um dos maiores méritos do debate que vem estabelecendo-se em torno de sistemas e critérios de avaliação é justamente o reconhecimento do fato de que os professores sabem desenvolver ensino e sabem avaliar.
II. Tem-se consciência de ser necessário perceber que ensino e avaliação são processos dinâmicos, e que necessitam de constantes ajustes metodológicos, didáticos, técnicos e científicos quando de seu desenvolvimento e aplicação.
III. A avaliação por si só sugere a intenção de se fazer um diagnóstico de desempenho, tendo em vista o seu redimensionamento, sempre que preciso for.
IV. A prova ainda é o único componente de identificação do desempenho do aluno, pois ela mede todo o processo de aprendizagem, de forma ampla.
 
São corretas as afirmativas:
	
	A
	Afirmativas I, II e III, apenas.
Você acertou!
As afirmativas I, II e III são corretas, pois, o trabalho do professor leva uma um dos maiores méritos do debate em torno do sistemas e critérios de avaliação, pois estes sabem desenvolver ensino e sabem avaliar. No entanto, é importante ter consciência da necessidade de perceber que ensino e avaliação são processos dinâmicos, e que necessitam de constantes ajustes metodológicos, didáticos, técnicos e científicos quando de seu desenvolvimento e aplicação, por isso, a avaliação por si só sugere a intenção de se fazer um diagnóstico de desempenho, tendo em vista o seu redimensionamento, sempre que preciso for.
A alternativa IV é falsa